Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.89 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Com este estudo pretende-se contribuir para a formação dos professores de Educação
Moral Religiosa Católica (EMRC) na área das TIC. Este estudo incidiu sobre o grupo de
professores de EMRC da Diocese de Santarém.
O professor tem de enfrentar o desafio constante de se adaptar às novas necessidades
da sociedade e, forçosamente, acompanhar o aperfeiçoamento das tecnologias da informação
e comunicação, sob o risco, se o não fizer, de ser tornar pouco atractivo e desactualizado,
não formando adequadamente cidadãos aptos a enfrentar os novos desafios da
sociedade do conhecimento.
Segundo Pierre Lévy “Importa acompanhar consciente e deliberadamente uma mudança
de civilização que está verdadeiramente questionando as formas institucionais, as mentalidades
e a cultura dos sistemas educativos tradicionais e, nomeadamente, os papéis de
professor e aluno”.
Urge eleger uma nova forma de nos relacionarmos com o conhecimento, elegendo estratégias
inovadoras de aprendizagem. O professor já não é mais um mero transmissor de
conhecimento mas um assistente da construção do conhecimento. E facilitador da aprendizagem.
Através da realização deste estudo procurámos responder às questões: Como sensibilizar
os professores de Educação Moral religiosa Católica (EMRC) da Diocese de Santarém,
para a utilização das TIC no processo ensino-aprendizagem? Os materiais de apoio à disciplina
de EMRC divulgados pelo Secretariado Nacional de Educação Cristã (SNEC) são
suficientes e satisfatórios?
Description
Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém para obtenção do grau de mestre em Educação e Comunicação Multimédia
Keywords
formação de professores TIC educação moral e religiosa Moodle