Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As Tecnologias de Informação e Comunicação na formação de professores de Educação Moral Religiosa Católica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatorio_Mestrado_final FernandaPicao.pdf4.89 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Com este estudo pretende-se contribuir para a formação dos professores de Educação Moral Religiosa Católica (EMRC) na área das TIC. Este estudo incidiu sobre o grupo de professores de EMRC da Diocese de Santarém. O professor tem de enfrentar o desafio constante de se adaptar às novas necessidades da sociedade e, forçosamente, acompanhar o aperfeiçoamento das tecnologias da informação e comunicação, sob o risco, se o não fizer, de ser tornar pouco atractivo e desactualizado, não formando adequadamente cidadãos aptos a enfrentar os novos desafios da sociedade do conhecimento. Segundo Pierre Lévy “Importa acompanhar consciente e deliberadamente uma mudança de civilização que está verdadeiramente questionando as formas institucionais, as mentalidades e a cultura dos sistemas educativos tradicionais e, nomeadamente, os papéis de professor e aluno”. Urge eleger uma nova forma de nos relacionarmos com o conhecimento, elegendo estratégias inovadoras de aprendizagem. O professor já não é mais um mero transmissor de conhecimento mas um assistente da construção do conhecimento. E facilitador da aprendizagem. Através da realização deste estudo procurámos responder às questões: Como sensibilizar os professores de Educação Moral religiosa Católica (EMRC) da Diocese de Santarém, para a utilização das TIC no processo ensino-aprendizagem? Os materiais de apoio à disciplina de EMRC divulgados pelo Secretariado Nacional de Educação Cristã (SNEC) são suficientes e satisfatórios?

Description

Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém para obtenção do grau de mestre em Educação e Comunicação Multimédia

Keywords

formação de professores TIC educação moral e religiosa Moodle

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue