Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
8.84 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As plataformas digitais MOODLE, SECOND LIFE® e SLOODLE, constituem uma base de
recursos educativos cada vez mais utilizada no ensino superior nas modalidades de elearning
e b-learning.
O mestrado em Educação e Comunicação Multimédia da Escola Superior de Educação de
Santarém tem sido desenvolvido em regime de b-learning, disponibilizando o acesso ao
conjunto das suas disciplinas na plataforma MOODLE. O SECOND LIFE® tem vindo a
constituir um complemento no conjunto de espaços educativos disponibilizados,
inicialmente com a criação da ilha “SLESES”, e recentemente, com a “Ilha da Educação e
Inovação”. O SLOODLE veio garantir a continuidade dos recursos do MOODLE no
ambiente 3D do SECOND LIFE®.
Esta diversidade de recursos levou à reformulação e desenvolvimento da disciplina de
«Metodologia do Projecto Tecnológico» do 1º ano de mestrado em Educação e
Comunicação Multimédia, nas plataformas MOODLE, SECOND LIFE® e SLOODLE, a
desenvolver no segundo semestre.
A proposta de desenvolvimento de uma disciplina curricular em ambiente virtual 3D
surge no seguimento do estudo desenvolvido por José Nunes sobre o SLOODLE
(Simulation Linked Object Oriented Dynamic Learning Environment) e sua divulgação
junto da comunidade educativa da Escola Superior de Educação de Santarém. As duas
plataformas de comunicação que têm vindo a cativar a atenção de todos os professores
inovadores, o MOODLE e o SECOND LIFE®, encontram-se interligadas através do
SLOODLE.
Reconhecidas as potencialidades educativas dos Mundos Virtuais, verifica-se a
necessidade de uma análise dos formatos dos documentos, que sofreram naturais
transformações, nos domínios técnicos e pedagógicos, ao passar do papel para o digital.
Assim, na elaboração dos documentos digitais foram considerados a legibilidade do
documento no monitor, a inserção da imagem, o hipertexto, os mapas de navegação, os
guiões de interfaces. Estas características condicionarão a recepção da informação e a
motivação do cibernauta. Com o desenvolvimento dos Mundos Virtuais, os documentos
digitais sofreram mudanças que pressupõem novas alterações dos formatos.
As constantes inovações, quer ao nível das plataformas digitais quer dos formatos dos
documentos, remetem para a questão da interoperabilidade dos espaços virtuais na
partilha de recursos e documentação, assim como para um conhecimento aprofundado
das suas características técnicas e pedagógicas, com vista a uma utilização adequada
destes recursos no domínio da educação.
Description
Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de mestre em Educação e Comunicação Multiméddia
Keywords
Plataformas digitais Second Life Sloodle Moodle