Browsing by Author "Vieira, Elsa"
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- Análise Importância-Desempenho como suporte à tomada de decisão em contexto hospitalarPublication . São João, Ricardo; Correia, Filipe; Vieira, Elsa; Amendoeira, JoséO ambulatório programado de alta resolução do hospital distrital de Santarém tem como objetivo melhorar o serviço de saúde prestado ao utente, através de um novo conceito de atendimento - a consulta de ato único implementada a partir de junho de 2019. Esta nova consulta possibilita ao utente que no mesmo dia seja observado por um profissional de saúde, realize os exames complementares necessários que permitem o seu diagnóstico após o qual regressará a casa já com tratamento ou proposta terapêutica. Com objetivo de aferir a experiência dos utentes da Consulta de Ato Único por forma a melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados no Ambulatório Programado de Alta Resolução, tem lugar a presente investigação.
- A consulta de ato único, perfil dos seus utentes e contributos para a tomada de decisão em contexto hospitalarPublication . Correia, Filipe; São João, Ricardo; Vieira, ElsaA Consulta de Ato Único-CAU prestada no Ambulatório Programado de Alta Resolução do Hospital Distrital de Santarém (HDS-EPE) foi pioneira em Portugal possibilitando ao utente que no mesmo dia e local seja observado por um profissional de saúde, realize caso necessário os exames complementares que permitam umdiagnóstico preciso e/ou realize procedimentos cirúrgicos de menor complexidade, após o qual regressará a casa já com tratamento ou proposta terapêutica. Dado o caráter inovador da CAU, encontrando a nível europeu à data da sua implementação paralelismo apenas em Espanha, os autores do estudo desenvolveram um questionário que permitiu retratar o perfil sociodemográfico dos seus utilizadores, sua autoestima, bem como o seu seu grau de satisfação com o serviço em 26 itens afetos a 5 domínios, a saber: acesso/admissão aos cuidados de saúde (AcAd), qualidade dos cuidados prestados (QuCa), instalações (Fa), satisfação (Sa) e recetividade à CAU (Re).Os referidos itens foram avaliados numa escala tipo Likert de cinco pontos onde é aferida a Importância (nada importante a muito importante) e Desempenho (nada satisfeito a muito satisfeito) experenciada pelo utente, informação essa que com base na Análise Importância-Desempenho [1] irá permitir aos decisores hospitalares identificar e avaliar que atributos experienciados pelos utentes deverão ser elevados/priorizados, reduzidos, mantidos ou eliminados na formulação de uma estratégia que vise a maximização da satisfação na ótica desses utentes.
- Creation of value for business from the importance-performance analysis:the case of health clubsPublication . Vieira, Elsa; Ferreira, João J.; São João, RicardoThe blue ocean strategy refers to how rebuilding the inputs that customers value in the designing of a new value curve fundamentally requires a four field of action structure: reduce, eliminate, create and raise. However, this does not propose a methodology to identify these fields of action. Hence, the purpose of this study is to present importance-performance analysis (IPA), as a support tool to identify these fields of action given their relevance and utility to managers.
- Importance-performance analysis:a management tool on health decision makingPublication . São João, Ricardo; Correia, Filipe; Vieira, ElsaThe evaluation of the health services provided and their management, when carried out, is commonly done in an autonomous and non-integrated way. In this process it is fundamental that the experience lived by hospital users may be evaluated under different prisms, thus revealing itself as an additional contribution to the decision-making process in hospital management. The fact that decision-makers are unaware of user satisfaction with the health care provided hinders the desired continuous improvement in health care. Santarém District Hospital was a pioneer in Portugal in the introduction of the Single Act Consultation-SAC. SAC is performed in the hospital's High-Resolution Scheduled Outpatient Clinic where the patient is seen and diagnosed by a physician. If necessary complementary exams will be performed that allow a correct diagnosis after which the patient will return home with a treatment or therapeutic proposal. In this research, the information to be analysed was collected from a designed questionnaire structured for this purpose, addressed to 400 users between July to September 2019, containing an evaluation scale for the health services integrated in the SAC in 26 items related to 5 domains which the Importance-Performance Analysis (IPA) model in the decision-making process in hospital settings will be implemented. The questionnaire also includes questions that allow a sociodemographic characterisation of its users. A key issue in IPA is what values to be set as barriers for the P and I axes. In most cases, the value to be attributed to each of the barriers lacks statistical justification and is left to the subjectivity of the decision-maker. The absence of statistical methodology that supports the establishment of such barriers makes the predictive and discriminating power of IPA unfeasible. The pertinence of adopting robust criteria in the setting of barriers therefore becomes an imperative. This research aims to fill this gap by making IPA a more robust and valuable tool, particularly for hospital decision-makers to maximize user satisfaction in the SAC. To this end, the authors propose the adoption of the logistic regression model to help determine IPA barriers, whose cut-off threshold will be guided by the maximization of the discriminant power assessed either by the area under the Receiver Operating Characteristic (ROC) curve or by the adoption of Cohen's k, Somers' correlation and Matteus coefficients. The logistic regression model will have as response variable a new gold standard that allows for a correct classification of the attributes under analysis and as predictors the attributes referring to the five domains with regard to Performance and Importance. In addition to the sociodemographic characterization of the SAC users, the results of this research point to the maintenance and prioritization of the quality of care provided. This methodology proved to be a valuable tool for decision making in hospital settings, leading to greater efficiency in the SAC, translated by the release of vacancies and reduction of the waiting list with increased levels of user satisfaction.
- Participação desportiva na região do AlentejoPublication . Santos, Abel; Silva, A.; Vieira, Elsa; Raposo, PedroNo âmbito territorial da região do Alentejo foi realizado o estudo da participação desportiva com o objetivo de caracterizar a prática desportiva da população residente. Como método foi utilizada a recolha dos dados através de inquérito sociográfico, por entrevistas telefónicas, a 791 indivíduos. Como instrumento de recolha utilizou-se questionário construído para o estudo, que pretendeu analisar o comportamento da população face ao desporto. Os resultados mostraram que a prática de atividades desportivas é realizada por 47,9% da população do Alentejo entre os 15 e os 74 anos. A taxa de sedentarismo é de 52,1%. Os homens evidenciaram uma participação em atividades desportivas mais elevada (51,0%) do que as mulheres (44,9%). A prática de desporto decresce com o aumento da idade e aumenta com o nível de escolaridade. A existência de uma vontade de iniciar a prática desportiva no futuro foi observada em 19,3% dos indivíduos não praticantes, resultado que expressa um índice de procura desportiva não satisfeita de 10,0%. As razões mais referidas para a prática de atividade desportiva foram a melhoria da saúde (96,2%) e a melhoria das capacidades e aptidão física (88,1%).
- Perfil sociodemográfico dos utentes da consulta de ato único e sua autoestimaPublication . São João, Ricardo; Correia, Filipe; Vieira, Elsa; Amendoeira, JoséO Ambulatório Programado de Alta Resolução do Hospital Distrital de Santarém foi pioneiro em Portugal na introdução da Consulta de Ato Único - CAU. A CAU possibilita ao utente que no mesmo dia e local seja observado por um profissional de saúde, realizar os exames complementares necessários que permitam o seu diagnóstico após o qual regressará a casa já com tratamento ou proposta terapêutica. Daqui resulta uma maior eficiência da consulta traduzida com libertação de vagas e diminuição da lista de espera com aumento dos níveis de satisfação dos utentes. Foi desenvolvido um questionário com o objetivo de retratar o perfil sociodemografico e a autoestima destes utentes. Com base na análise documental referente ao período janeiro/2014 a outubro/2018, foram identificadas as especialidades com maior afluência mensal, especialidades essas alvo do questionário. Optou-se pela adoção de uma amostragem aleatória estratificada não proporcional figurando como estratos as referidas consultas. No dimensionamento amostral foi considerado um erro tolerável de amostragem e um nível de significância de 5% que conduziram às seguintes dimensões: dermatologia (121), cirurgia (107), otorrino (96) e oftalmologia (76). Foi igualmente mensurado o nível de autoestima pela escala de autoestima de Rosenberg que continua a ser a medida mais utilizada para aferir a autoestima, não só devido à clareza dos itens que a constituem (avaliados numa escala tipo Likert de quatro pontos) bem como da sua inteligibilidade. Trata-se de um estudo epidemiológico transversal com ênfase na utilização deste serviço de saúde, em particular na descrição do perfil sociodemográfico e da autoestima dos seus utentes.
- Perfil sociodemográfico dos utentes da consulta de ato único e sua autoestimaPublication . São João, Ricardo; Correia, Filipe; Vieira, Elsa; Amendoeira, JoséO Ambulatório Programado de Alta Resolução (APAR) do Hospital Distrital de Santarém (HDS-EPE) foi pioneiro em Portugal na introdução da Consulta de Ato Único – CAU. A CAU possibilita ao utente que no mesmo dia e local seja observado por um profissional de saúde, realizar os exames complementares necessários que permitam o seu diagnóstico após o qual regressará a casa já com tratamento ou proposta terapêutica. Daqui resulta uma maior eficiência da consulta traduzida com libertação de vagas e diminuição da lista de espera com aumento dos níveis de satisfação dos utentes. Determinação do perfil sociodemográfico e da autoestima dos utentes da CAU com base num questionário especialmente desenvolvido para a avaliação deste serviço com base na metodologia Análise-ImportânciaDesempenho (São João et al (2019)). Na mensuração do nível da autoestima foi adotada a escala de Rosenberg (1965) que continua a ser a medida mais utilizada não só pela clareza dos itens que a constituem (avaliados numa escala tipo Likert de quatro pontos) bem como da sua inteligibilidade.
- A qualidade do serviço avaliada pelos clientes que não frequentam o ginásio de acordo com as diferenças sociodemográficasPublication . Vieira, Elsa; Ferreira, João J. M.; São João, RicardoA qualidade de serviço é um tema muito importante na gestão das organizações, os clientes procuram qualidade, e a sua fidelização depende da importância e do desempenho de cada uma das dimensões da qualidade de serviços. Assim, este estudo tem como objetivo conhecer o nível de importância e desempenho dos atributos da qualidade de serviço, na ótica dos ex-clientes de um health club e estudar o comportamento das variáveis o género, o nível de escolaridade, a idade, o preço, a permanência e a frequência quanto às dimensões importância e desempenho dado aos atributos da qualidade de serviço, na ótica dos ex-clientes de um health club. Os métodos tiveram por base um questionário a uma amostra de 101 ex-clientes de um health club, tendo sido utilizada a análise desempenho importância e a ANCOVA, para avaliar quais as caraterísticas dos ex-clientes que influenciam o diferencial entre o desempenho e a importância, tendo como fatores o género e a escolaridade e como covariáveis a idade, a mensalidade, o período de permanência e a frequência mensal. Os resultados obtidos demonstraram uma influência estatisticamente significativa das variável género, habilitações literárias, permanência e frequência nas dimensões importância e desempenho.
- What attributes affect quality of service? The importance-performance analysis applied to health club ex-clients?Publication . Vieira, Elsa; Ferreira, João J. M.; São João, RicardoQuality is the most important and complex component of business strategy in the fitness sector, companies compete on quality and customers seek quality. Thus, knowing what the most important attributes of quality are and whether there are differences between gender, level of education, age, price, permanence, and frequency, is crucial to support managers. This study aims to know the level of importance and performance of the attributes of quality of service, from the perspective of ex-customers of a health club and study whether variables such as gender, level of schooling, age, price, permanence, and frequency have different behaviour with regard to the importance and performance given to the attributes of quality of service, from the perspective of ex-customers of a health club. A questionnaire was applied to a sample of 101 ex-clients of a health club, and the performance-importance analysis and ANCOVA were used to assess which characteristics of ex-clients influence the differential between performance and importance, having as factors: gender and schooling, and as co-variables: age, monthly fee, period of stay and monthly attendance. The results obtained, comparing importance and performance, show that there are attributes of service quality: to maintain, to raise, to decrease and even to eliminate, in the health club. Based on the 28 ANCOVAS, whose dependent variables are the difference between performance and importance, statistically significant influences were evidenced in variables such as: gender, education, permanence, and frequency. The study shows that there is a need to give more mportance to certain quality attributes so that clients are more satisfied. It also concludes that managers should adjust their performance to the importance of quality attributes, taking into account the variables: gender, education, permanence and weekly frequency.
- What is the impact of the COVID-19 pandemic on financial performance of fitness centers?Publication . Vieira, Elsa; São João, RicardoPurpose: This study aims to understand the impact of the Covid-19 pandemic on the financial performance of fitness centers in Portugal, for this purpose, financial indicators are compared before and during the pandemic period. With this study we intend to understand if all or just some financial indicators had a negative impact with the pandemic. It is also the purpose of this paper to understand whether the financial performance of fitness centers depended on their size, number of employees and sales volume. Design/methodology/approach: The sample was obtained from the Sabi database. The elements for Portugal were: the Economic Activity Code 93130 – Gym activities (fitness) and the entities that had information for the years 2019, 2020 and 2021 on: sales, EBITDA, EBIT, net income, solvency, borrowing, liquidity and number of employees. The sample is 689 entities. Results and conclusions: The results obtained showed statistically significant influences on variables such as: dimension and sales volume. There is statistical evidence that financial indicators obtained worse results in the years of the pandemic (2020 and 2021) essentially due to the period in which it was not possible to develop the activity in person.