Browsing by Author "Teixeira, Madalena"
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- Abordagens relevantes para o ensino da escrita - do papel ao digitalPublication . Teixeira, Madalena; Novo, Cristina; Neves, ElisabeteEm nota introdutória apresentamos a evolução da pedagogia da escrita em três abordagens distintas: a abordagem tradicional ou da transcrição, a que privilegia o domínio da oralidade ou pedagogia de transcodificação e finalmente, uma abordagem assente na reescrita. Para suportar a nossa perspectiva, servimo-nos dos contributos referenciados a partir do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), explicitando as três fases de um processo de escrita: planificação, redacção e revisão. Neste contexto consideramos essencial incluir o recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como forma de evidenciar o ensino e aprendizagem da escrita, tendo por base o pressuposto de que as mesmas são parte integrante das sociedades actuais e são essenciais para elevar o nível de literacia dos seus cidadãos. Deste modo, revisitamos o contexto teórico e teórico-prático do uso dos recursos digitais através de autores nacionais e internacionais e da apresentação de uma proposta de actividade de escrita colaborativa com recurso às TIC e em que procuramos salientar a importância deste processo: i) da relação dos alunos com a divulgação do produto / processo do escrito, (ii) da ligação que se estabelece com os referenciais do aluno (aquilo que o aluno já sabe) e (iii) a ligação com a restante comunidade. - In the introductory note we present the evolution of writing pedagogy in three different approaches: the traditional approach or the transcript, which favors the dominance of orality or transcoding pedagogy and finally, an approach based on rewriting. To support our perspective, we use the contributions referenced from the National Program for Teaching Portuguese (PNEP), explaining the three phases of the writing process: planning, writing and revision. In this context we considered essential to include the use of Information and Communication Technology (ICT) as a way of highlighting the teaching and learning of writing, based on the assumption that they are an integral part of contemporary societies and are essential to raise the level of literacy of its citizens. Thus, revisited the theoretical context and theoretical and practical use of digital resources through national and international authors and the submission of a proposal for collaborative writing activities using ICT, we’d like to emphasize the importance of this process: i) ratio of students to the dissemination of product / process of writing, (ii) the link established with the references of the student (what the learner already knows) and (iii) the link with the rest of the community.
- Anais do VI SIMELP – Da união à diversidadePublication . Teixeira, Madalena; Tavares, Teresa-Claudia; Gorgulho, Ana Rita; Macário, Maria João; Rodrigues, Patricia; Santos. Leonor"No VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP) “Da união à diversidade”, que teve lugar na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, pretendeu-se proporcionar um espaço aglutinador de discussões entre professores, pesquisadores, estudantes, em áreas como a linguística, a literatura, a cultura, a tradução, a educação, e, ainda, profissionais de outras áreas para quem a língua portuguesa se traduziu num ponto de interesse"
- Aprendizagens essenciais e práticas de abordagem da gramática – experiência(s) de trabalho oficinalPublication . Teixeira, Madalena; Viegas, FilomenaO contexto de supervisão de estágios tem mostrado que a multiplicidade de documentos orientadores da prática pedagógica (Programa de Português e Metas Curriculares de Português [PPMCP]), (2015), Aprendizagens Essenciais de Português (AEP) (2018) é, por vezes, fator de desestabilização para a comunidade docente. Importa, pois, perceber-se que as AEP (2018), não aportando uma “revogação de programas”, implicam um trabalho de articulação de competências, valorizado nos documentos de referência em vigor, que deverá culminar no que é essencial que um aluno aprenda. Com base neste princípio, considera-se que o uso da sequência didática (Dolz, et al. 2004), integrando uma articulação do laboratório gramatical (Duarte, 2008) com a pedagogia dos discursos (Silvano & Rodrigues, 2010), potencia uma planificação e o desenvolvimento de práticas pedagógicas que poderão traduzir-se em resultados profícuos. Assim, o estudo que se apresenta tem como finalidade o desenvolvimento de um trabalho experimental em contexto de formação, cujos objetivos são: i) conhecer as AEP e as suas potencialidades de trabalho; ii) utilizar a sequência didática, com enfoque no laboratório gramatical e na pedagogia dos discursos, como uma das estratégias de trabalho em sala de aula a privilegiar; iii) abordar conceitos essenciais no ensino da gramática, mobilizáveis no desenvolvimento das competências de leitura, escrita e oralidade, num processo de aprendizagem progressivo e articulado. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste estudo é de natureza qualitativa e assume o desenho de investigação-ação, com envolvimento dos participantes na experiência, realizada no formato de oficina de formação, tendo em vista contribuir para uma melhoria das práticas pedagógicas (Zuber-Skerrit,1992). A experiência de formação já desenvolvida aponta para resultados que evidenciam as vantagens do trabalho colaborativo, na análise e construção de sequências didáticas e na abordagem de conceitos essenciais no ensino da gramática, a necessidade de mais momentos de formação contínua e um maior conhecimento dos pressupostos e de conteúdos/conceitos das AEP (2018), no quadro de aplicação da flexibilidade curricular.
- Aspetos sociolinguísticos dos estrangeirismosPublication . Teixeira, MadalenaEste estudo pretende averiguar a relação entre o uso de estrangeirismos, habilitações académicas dos falantes, setor de atividade e género. Os resultados mostram que os informantes com mais habilitações académicas usam mais palavras estrangeiras; que o setor de atividade com maior índice de atualização de estrangeirismos é o da hotelaria e que os informantes do sexo feminino usam menos estrangeirismos do que os falantes do sexo masculino.
- Avaliar para conhecer. A avaliação externa vs. documentos norteadores da prática letiva - (des)articulação?Publication . Teixeira, Madalena; Correia, Rosária; Pereira, SusanaEsta comunicação é sobre a avaliação do conhecimento gramatical no 1º Ciclo do Ensino Básico, sendo o nosso ponto de partida aferir a articulação da avaliação externa com os textos reguladores da prática pedagógica. Pois, embora o domínio do Funcionamento da Língua, agora Gramática, apresente resultados positivos – 54% -, é de salientar que correspondem (apenas) “até um máximo de três respostas no conjunto dos seis itens considerados” (Prova de Aferição de 1º Ciclo - Língua Portuguesa – Relatório, 2012, p.8). O facto de a investigação ter vindo a demonstrar a existência de correlação entre os diferentes competências do português (Correia, Neves & Teixeira, 2011; Teixeira & Santos, 2011) e de o próprio Programa de Português do Ensino Básico (PPEB) (2009) referir que se entende “por leitura o processo interactivo (...) que exige vários processos de actuação interligados (decifração de sequências grafemáticas, acesso a informação semântica” e “por escrita o resultado, dotado de significado e conforme à Gramática da Língua, de um processo de fixação linguística” (p.16), justificam a relevância de um conhecimento aprofundado acerca da temática mencionada no parágrafo anterior. Assim, é nosso propósito: i) analisar o PPEB (2009), no que concerne ao Conhecimento Explícito da Língua; ii) analisar as Metas Curriculares de Português, no que refere à Gramática; iii) analisar a prova do final do 1º Ciclo (2013); iv) conhecer os critérios de correção aplicados; v) perceber as características da avaliação externa. A investigação ainda se encontra em fase de desenvolvimento. Todavia, os resultados apontam para a ausência de articulação entre os normativos reguladores da prática letiva e as provas de avaliação externa.
- Beliefs about foreign language knowledgePublication . Henshall, Ann; Teixeira, MadalenaIn today’s globalised world languages interact in ways that were not possible a century or even three decades ago. Within the last eight years the European Union has grown from 15 to 27 member countries, and this has added 12 working languages to it. Business has gone global with small companies now able to extend their reach beyond their national or traditional markets to new ones in any country on any continent. For such expansion communication is essential. In addition to these institutional and economic uses of languages, the Internet has made it possible for the private citizen from any part of the world to communicate face to face in real time with others as well as to post individual statements of positions about their life or beliefs via blogs, social networks etc. In such a changing world, language users are constantly adapting to and changing the way language and languages are used. In particular, young people today are at home with digital technology and use it creatively to interact with others. They are, in fact, the first generation to have grown up with it and have been called “digital natives”. It is therefore of interest to know what these young people think about language and the language(s) they are using. What beliefs and attitudes do they hold?
- Bullying - Problemática (s) de traduçãoPublication . Teixeira, Madalena; Osório, PauloPartindo da análise da unidade lexical “bullying”, pretendemos encetar uma breve explanação dos problemas inerentes ao acto de traduzir. Tomamos, assim, numa primeira fase do texto, os contornos significativos que determinadas unidades linguísticas podem assumir no domínio da língua. Posteriormente, problematizaremos o próprio acto de traduzir, na medida em que as supostas incorrecções presentes num texto traduzido podem advir não só de uma não conformidade de significados, mas também de uma não coincidência entre a pragmática, a semântica e a sintaxe. Finalmente, abordaremos a(s) tradução(ões) do termo “bullying” pelo recurso ao Compara. - Departing from the lexical unity bullying, we aim at initiating a brief explanation of the inherent problems of the translation activity. In this context, in a first part of the text, we take the significant configurations that certain linguistic unities may assume in the domain of the language. Later on, we shall try to render problematic the act of translating, in itself, in as much as the supposed inaccuracies of a translated text may not only come from a non conformity of signification, but also from a non coincidence between pragmatic, semantic and syntactic rules. Conclusively, we shall approach the possible translation(s) of the word bullying, using Compara program.
- O conhecimento explícito da língua: seu estatuto em manuais escolares portugueses do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Teixeira, Madalena; Osório, Paulo; Soares, IsabelEste texto pretende constituir um momento de descrição e, simultaneamente, de reflexão sobre o papel do conhecimento explícito da língua no manual escolar, tendo como base os Novos Programas de Português para o Ensino Básico. Assim, e uma vez que o 1º ciclo é o início da aprendizagem formal, optámos por analisar um dos manuais escolares mais adotados, em Portugal, no 3º e 4º anos do 1º ciclo. Os resultados evidenciaram que não há conformidade entre esses textos reguladores da prática pedagógica e o Programa.
- Das tecnologias e do jogo à aprendizagem do léxico – relato de uma experiência em contexto do português língua não maternaPublication . Teixeira, Madalena; Santos, LeonorNeste artigo reflete-se sobre o trabalho desenvolvido na Unidade Curricular de Português Língua Não Materna (PLNM), numa Instituição de Ensino Superior de Portugal, na qual as estudantes foram desafiadas a conceber materiais didáticos promotores da aprendizagem do léxico, recorrendo a tecnologias da informação e comunicação e a jogos. Estes materiais foram, posteriormente, por elas utilizados em aula de PLNM com crianças entre os 6 e os 8 anos, numa Instituição parceira, tendo-se concluído que o seu uso favoreceu o envolvimento ativo e a motivação para a aprendizagem, bem como a melhoria do desempenho dos alunos em termos do conhecimento lexical. Argumenta-se, por isso, a favor da utilização das tecnologias e dos jogos em contexto escolar e, em particular, de ensino-aprendizagem do PLNM, e da necessidade de se desmistificarem ideias pré-concebidas que persistem relativamente aos “perigos” da entrada das tecnologias nas salas de aula. Defende-se, ainda, a pertinência de a formação inicial de educadores e professores dotar os estudantes de competências não só para manusearem, mas também para produzirem, recursos didáticos de base tecnológica e lúdica, tornando-os pedagogicamente autónomos e capazes de melhor adequarem as suas práticas às características e necessidades dos seus alunos. Mas alerta-se, igualmente, para a necessidade de os futuros professores compreenderem que o recurso às tecnologias não pode ser visto como um fi m em si próprio, ao serviço de uma suposta re/inovação das metodologias de ensino; antes, deve revestir-se de intencionalidade pedagógica que torne a aprendizagem mais atrativa, fácil e consistente.
- Diferenciação Pedagógica – Língua portuguesa: recepção oral e escritaPublication . Botelho, Fernanda; Sequeira, Ana Pires; Teixeira, MadalenaEste capítulo sobre a Diferenciação Pedagógica na aprendizagem do Português incide nas Competências de Recepção Oral e Escrita, designadamente a compreensão oral e escrita, bem como na gramática relacionada com estes domínios. As tarefas e os conteúdos apresentados regem-se por uma metodologia de trabalho assente nos princípios de diferenciação pedagógica, tendo como objectivo a inclusão de todos os alunos. Adopta-se uma metodologia activa centrada sobre a formação dos professores, apresentando textos teóricos para ler e discutir e sobretudo exemplos concretos de tarefas diferenciadas, possíveis de adequar à sala de aula. Tem-se igualmente em conta a realidade angolana na qual, a par de classes muito numerosas, coexistem alunos de faixas etárias distintas, com níveis e estilos de aprendizagem muito diversos, bem como várias classes na mesma sala de aula. A escolha dos materiais apresentados decorre dos domínios abordados neste primeiro volume, tendo em conta a diferenciação pedagógica, a organização proposta, bem como a necessidade de diversificar tarefas face à composição e complexidade características das turmas em Angola.