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Diferenciação Pedagógica – Língua portuguesa: recepção oral e escrita

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Este capítulo sobre a Diferenciação Pedagógica na aprendizagem do Português incide nas Competências de Recepção Oral e Escrita, designadamente a compreensão oral e escrita, bem como na gramática relacionada com estes domínios. As tarefas e os conteúdos apresentados regem-se por uma metodologia de trabalho assente nos princípios de diferenciação pedagógica, tendo como objectivo a inclusão de todos os alunos. Adopta-se uma metodologia activa centrada sobre a formação dos professores, apresentando textos teóricos para ler e discutir e sobretudo exemplos concretos de tarefas diferenciadas, possíveis de adequar à sala de aula. Tem-se igualmente em conta a realidade angolana na qual, a par de classes muito numerosas, coexistem alunos de faixas etárias distintas, com níveis e estilos de aprendizagem muito diversos, bem como várias classes na mesma sala de aula. A escolha dos materiais apresentados decorre dos domínios abordados neste primeiro volume, tendo em conta a diferenciação pedagógica, a organização proposta, bem como a necessidade de diversificar tarefas face à composição e complexidade características das turmas em Angola.

Description

Keywords

diferenciação pedagógica aprendizagem professor Angola

Citation

Botelho, F.; Sequeira, A.; Teixeira, M. (2018). Diferenciação Pedagógica – Língua portuguesa: recepção oral e escrita – Volume I, (pp.69-130). Projeto Aprendizagem para Todos. República de Angola. Ministério da Educação. Angola: Fundação Calouste Gulbenkian, Banco Mundial, República de Angola.

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