Browsing by Author "Mestrinho, Nelson"
Now showing 1 - 10 of 27
Results Per Page
Sort Options
- Uma abordagem interdisciplinar à porosidade dos solos em contexto de formação de professoresPublication . Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson; Cunha, Juliana; Sousa, Maria Catarina; Laranginha, RitaO solo é um recurso natural complexo e não renovável, fundamental para a manutenção dos ecossistemas e para o fornecimento de alimento, energia e fibras para os seres humanos. Neste trabalho apresenta-se uma atividade de caráter experimental e investigativo designada "A porosidade dos solos", que possui a particularidade de proporcionar uma experiência de aprendizagem interdisciplinar entre a Matemática e as Ciências Naturais. Os participantes foram 28 estudantes de uma turma do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal). Tiveram de dar resposta às seguintes questões: Qual é a porosidade de diferentes tipos de solos? Como representar quantitativamente a porosidade dos solos? Para tal, planificaram e implementaram investigações, com controlo de variáveis para recolher as evidências empíricas necessárias para avaliar a porosidade de três tipos de solos. A partir dos dados recolhidos empiricamente nas medições efetuadas, construíram e determinaram o índice de porosidade dos solos, enquanto medida da proporção de solo não ocupado por partículas sólidas. De seguida, analisaram os resultados e elaboraram conclusões e analisaram-nas criticamente para criarem explicações baseadas nas evidências recolhidas. O trabalho terminou com a comunicação dessas evidências e a justificação dos resultados e conclusões. Esta atividade interdisciplinar promoveu nos participantes a aprendizagem de conteúdo científico relacionado com os solos e de aspetos associados à planificação de atividades experimentais e investigativas, devido ao seu caráter prático e promotor das competências de raciocínio e resolução de problemas. Palavras-chave: ciências, investigação, interdisciplinaridade, matemática, porosidade, solos. Abstract Soil is a complex and non-renewable natural resource, essential for the equilibrium of the ecosystems and for the provision of food, energy and fibres to humans. This study presents an inquiry and experimental activity about soil porosity. This activity has the particularity of proportionate an interdisciplinary learning experience between mathematics and science. The participants were 28 students of an elementary teacher education degree. They had to answer these questions: What is the porosity of different soils? How to quantitatively represent soil porosity? With this focus, students planned and implemented an inquiry to collect evidences in order to evaluate the soil porosity of three soil samples, with variable control. Afterwards, formulate explanation from evidence. The inquiry was concluded with the exchange of those evidences and justification of the results and conclusions. This interdisciplinary activity promoted in the participants the learning of scientific content related to the soils and aspects associated to the planning of experimental and investigative activities, due to its practical nature and promoter of the skills of reasoning and problem solving.
- Uma abordagem interdisciplinar à porosidade dos solos em contexto de formação de professoresPublication . Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson; Cunha, Juliana; Sousa, Maria Catarina; Laranjinha, RitaO solo é um recurso natural complexo e não renovável, fundamental para a manutenção dos ecossistemas e para o fornecimento de alimento, energia e fibras para os seres humanos. Neste trabalho apresenta-se uma atividade de caráter experimental e investigativo designada “A porosidade dos solos”, que possui a particularidade de proporcionar uma experiência de aprendizagem interdisciplinar entre a Matemática e as Ciências Naturais. Os participantes foram 28 estudantes de uma turma do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal). Tiveram de dar resposta às seguintes questões: Qual é a porosidade de diferentes tipos de solos? Como representar quantitativamente a porosidade dos solos? Para tal, planificaram e implementaram investigações, com controlo de variáveis para recolher as evidências empíricas necessárias para avaliar a porosidade de três tipos de solos. A partir dos dados recolhidos empiricamente nas medições efetuadas, construíram e determinaram o índice de porosidade dos solos, enquanto medida da proporção de solo não ocupado por partículas sólidas. De seguida, analisaram os resultados e elaboraram conclusões e analisaram-nas criticamente para criarem explicações baseadas nas evidências recolhidas. O trabalho terminou com a comunicação dessas evidências e a justificação dos resultados e conclusões. Esta atividade interdisciplinar promoveu nos participantes a aprendizagem de conteúdo científico relacionado com os solos e de aspetos associados à planificação de atividades experimentais e investigativas, devido ao seu caráter prático e promotor das competências de raciocínio e resolução de problemas.
- Construção e dinamização de uma ação de formação contínua: aspetos essenciaisPublication . Colaço, Susana; Branco, Neusa Cristina Vicente; Santos, Raquel; Mestrinho, Nelson; Martins, Maria ClaraEsta comunicação foca-se numa ação de formação de formadores para o ensino da Matemática, que procurou reforçar a ligação entre a ESE de Santarém e os professores dos 1.º e 2.º CEB, indo ao encon tro das necessidades de formação identificadas. Surgiu no âmbito de uma colaboração com a ESE de Lisboa, que desenvolveu um curso de formação de formadores de Matemática, destinada a professores dos 1.º e 2.º CEB, visando o desenvolvimento profissional dos participantes enquanto professores e promotores de práticas de formação, colaborativas e reflexivas. Esta comunicação analisa a construção de ações de formação de curta duração, dinamizadas pelos formandos nos seus agrupamentos, que fo ram preparadas durante duas sessões deste curso, procurando evidenciar os aspetos que os formandos destacam como centrais na sua elaboração. O estudo segue uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa. Os participantes são os 20 professores que frequentaram a ação. Foi pre enchido previamente um questionário relativo às expetativas que tinham sobre a ação de formação e foram constituídos 5 grupos para preparação e dinamização da formação nos respetivos agrupamentos. Nas sessões de preparação da ação os professores trabalharam de modo colaborativo e apresentaram na última sessão as experiências de formação dinamizadas nos respetivos agrupamentos. Nesta comu nicação analisamos as expetativas manifestadas no questionário e os aspetos centrais da preparação da formação evidenciados pelos participantes. As expetativas relativamente à formação a desenvolver são, na globalidade, positivas. Os formandos reconhecem, como essencial, o contributo de cada um para a preparação da ação devido à diversidade de conhecimentos e experiências. Tais contributos favorecem a elaboração de um plano de formação, nomeadamente, no que respeita aos conteúdos a abordar, aos materiais a construir e à utilização de recursos. No entanto, as suas expetativas dividem se relativamente à implementação da formação. Há formandos que referem ter expetativas reduzidas, por considerarem que o período em que a ação ocorre não é oportuno ou por considerarem que os seus pares não os reconhecem como formadores. Há, no entanto, outros formandos que apresentam elevadas expetativas relativamente à recetividade pelos pares, à discussão e reflexão sobre as práticas profissionais e à sua melhoria. O trabalho colaborativo de preparação revela-se uma mais valia, dentro do mesmo ciclo de ensino e entre ciclos.
- Corrida no JurássicoPublication . Mestrinho, Nelson; Cavadas, BentoO CreativeLab_Sci&Math é uma iniciativa didática do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES) que, entre outros objetivos, visa a construção, implementação e avaliação de atividades interdisciplinares em Ciências Naturais e Matemática, desenvolvidas em ambientes educativos inovadores. A Corrida no Jurássico foi uma atividade interdisciplinar dinamizada nesse contexto e integrada no trabalho de duas unidades curriculares do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica – Ciências da Terra e da Vida e Modelação Matemática. O trabalho foi organizado segundo uma estratégia Inquiry5 e o modelo de ensino 6E6. Tendo como enquadramento uma visita ao Museu da Lourinhã e o estudo dos métodos usados pelos paleontólogos na reconstituição da história da vida na Terra, as estudantes foram colocadas perante uma pista simulada de pegadas de um dinossauro terópode recriada na escola. A questão levantada foi: A que velocidade se deslocou o dinossauro responsável pela pista? Esta atividade proporcionou às estudantes o aprofundamento de conteúdos da geohistória, a recolha e partilha de dados da dinâmica da locomoção bípede, a discussão e o debate de ideias, a construção e o uso de modelos matemáticos para responder ao problema.
- Creative lab_sci&math: inovação no ensino da matemática e das ciências físico-naturaisPublication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Santos, RaquelCreativeLab_Sci&Math is a didactic initiative within the department of Mathematical and Natural Sciences of the School of Education of the Polythecnic Institute of Santarém, that aims the innovation of the pedagogical practices in Higher Education, particularly in teacher education. Our didactic approach is based on following principles: use of 7E instructional model and Inquiry-Based Learning, use of innovative educational environments and curricular integration of digital technologies. Other goals of CreativeLab_Sci&Math are the dissemination of these innovative teaching practices in scientific events, development of initiation activities in programming and robotics, development of educational resources for mathematics and science and the provision of these resources to teachers on online platforms with peer review, such as Casa das Ciências®. Some activities are implemented in CreativeLab_Sci&Math with two teachers, one of each subjects, science and mathematics. This collaboration has the advantage of diverse skills in students, such as scientific, technical and technological knowledge, critical and creative thinking, reasoning and problem-solving skills, through their involvement in interdisciplinary tasks that relate content and processes of learning of the two areas.
- CreativeLab_Sci&Math | A project for higher school innovation in science and mathematicsPublication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Santos, RaquelCreativeLab_Sci&Math ® is a project of the teachers of the Department of Mathematics and Natural Sciences of Polytechnic Institute of Santarém/School of Education. This project focuses in higher education innovation for teaching, learning and assessment in Science and Mathematics (S&M).
- CreativeLab_Sci&Math | Work Dynamics and Pedagogical Integration in Science and MathematicsPublication . Cavadas, Bento; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Santos, RaquelO CreativeLab_Sci&Math é um projeto do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais da Escola Superior de Educação de Santarém que visa a inovação das práticas pedagógicas no ensino superior. Através do envolvimento dos estudantes em atividades interdisciplinares que integram os conteúdos e os processos de construção do conhecimento da Matemática e das Ciências Físico-Naturais, pretende desenvolver competências como o saber científico, técnico e tecnológico, o pensamento crítico e criativo, o raciocínio e a capacidade de resolução de problemas. Este processo de integração curricular assenta num forte trabalho colaborativo entre os docentes das duas áreas. Neste artigo apresentam-se as dinâmicas de trabalho, as dificuldades e as mais-valias que este processo colaborativo trouxe para a aprendizagem dos estudantes, as práticas didáticas dos docentes e para o seu desenvolvimento profissional, assim como os desafios futuros.
- CreativeLab_Sci&Math-CreativeLab_Sci&Math: atividades sobre exploração espacial 5-10 anosPublication . Clara Martins, Maria; Linhares, Elisabete; Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson; Correia, Marisa; Santos, RaquelDesde cedo, as crianças são atraídas pelo céu e o espaço, sendo o imaginário espacial largamente estimulado pelos livros e programas de televisão (Hartmann, 2011). O questionamento sobre esse assunto que grande parte das crianças desenvolve deve ser aproveitado e alimentado com atividades orientadas e estruturadas que permitam a construção de um conhecimento cientificamente correto. Os jardins de infância e as escolas têm, assim, um papel crucial na escolha de atividades estimuladoras, adequadas ao grupo etário e promotoras de pensamento reflexivo. Por essa razão, um conjunto de docentes do projeto CreativeLab_Sci&Math da Escola Superior de Educação de Santarém decidiu elaborar um conjunto de atividades, para os primeiros níveis de ensino, sobre exploração espacial e intituladas MAD Rocket. A abordagem didática proposta integra um conjunto de tarefas de acordo com o modelo de ensino dos 6E1 (Motivar, Explicar, Explorar, Elaborar, Partilhar e Avaliar). As propostas seguem, ainda, uma orientação CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) dado o seu carácter interdisciplinar entre as diversas áreas da Educação Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. A sequência didática de cada atividade enfatiza a ciência prática, a recolha, a interpretação de dados, o trabalho colaborativo e a resolução de problemas, numa perspetiva interdisciplinar.
- CreativeLab_Sci&Math: innovative environments for learning Science & MathematicsPublication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Santos, Raquel
- CreativeLab_Sci&Math: open educational resources in teacher educationPublication . Linhares, Elisabete; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa Cristina Vicente; Santos, Raquel; Cavadas, Bento; Martins, Maria Clara; Correia, MarisaTo face the important challenges of today’s demanding and competitive digital society, multidisciplinary knowledge, new skills and competences are needed. These challenges necessarily imply the change of teaching practices and a strong commitment and support of teacher education throughout the innovation process. The CreativeLab_Sci&Math project was developed by teacher educators of the Department of Mathematic and Natural Sciences of the School of Education/Polytechnic Institute of Santarém and consists of involving future teachers in an innovative learning environment with a focus on integration of mathematics and science. In this project, inquiry and project-based learning interdisciplinary activities are carried out using digital technologies, which includes programming and robotics activities. The main goals of this project are to prepare teachers and future teachers to support innovation initiatives in schools, concerning mathematics and science. One way to achieve these goals involves producing Open Educational Resources and making them available on several online platforms, such as Casa das Ciências® and ERTE (Portuguese Ministry of Education). The produced resources have received national awards and resulted from the work developed by these educators in coteaching, their participation in European projects and their experience in mobility programs.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »