Browsing by Issue Date, starting with "2018-09"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Clinical Validation of the Portuguese Version of "Substance Addiction Consequences" Derived from the Nursing Outcomes ClassificationPublication . Seabra, Paulo Rosário Carvalho; Amendoeira, José; Sá, Luis Octávio; Capelas, Manuel Luís VilaOur aim was to contribute to the clinical validation of "Substance Addiction Consequences" (SAC) derived from the nursing outcomes classification (NOC), and to analyse psychometric properties. To that purpose, we applied a methodological design. The study's outcome comprises 16 nursing-sensitive indicators, within four different consequence factors: psychological and family; physical and cognitive ability; self-care; economic and work. The psychometric properties were considered good. We concluded that the scale can be used as a valid tool to measure the consequences of substance addiction and to assess the health status as a nursing sensitive outcome. The scale is considered valid to monitor nursing interventions in the clinical setting; being a comprehensive tool it allows the nurse to understand better this complex health problem.
- A qualidade do conselho de administração das sociedades não financeiras portuguesasPublication . Pereira, Agostinho; São João, RicardoA presente investigação tem como objetivo analisar a relação entre a qualidade da administração e os conselhos de administração, para as sociedades não financeiras portuguesas cotadas na Euronext Lisbon no período 2005-2011. A metodologia tem por base a análise documental bem como a análise estatística descritiva e inferencial. Na análise estatística inferencial optou-se pela realização de testes de hipótese para a diferença de proporções. A investigação permite-nos inferir que a independência e competência dos administradores não executivos são diferentes nos conselhos de administração. Os resultados empíricos evidenciam a existência de diferenças estatisticamente significativas no que diz respeito à independência e competência dos administradores não executivos e os conselhos de administração. Concluímos que quanto maior for a independência e competência dos administradores não executivos maior será a qualidade do conselho de administração.
- CreativeLab_Sci&Math | A project for higher school innovation in science and mathematicsPublication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Santos, RaquelCreativeLab_Sci&Math ® is a project of the teachers of the Department of Mathematics and Natural Sciences of Polytechnic Institute of Santarém/School of Education. This project focuses in higher education innovation for teaching, learning and assessment in Science and Mathematics (S&M).
- Ensinar e aprender através das Inteligências Múltiplas (IM): estudo de caso numa turma do 3º ano do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Anastácio, Inês Filipa Ferreira; Seixas, SóniaO objetivo do presente relatório assenta na análise do trabalho desenvolvido nas Práticas de Ensino Supervisionadas, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na primeira parte, caraterizam-se as práticas pedagógicas e reflete-se sobre as aprendizagens adquiridas. Na segunda, apresenta-se um estudo cuja temática emergiu da própria prática. O estudo assume uma abordagem qualitativa, traduzindo-se num estudo de caso no qual se implementou a metodologia de ensino-aprendizagem multimodal - à luz da Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner. Com efeito, o estudo implicou a dinamização de um conjunto de atividades numa turma do 3.º ano de escolaridade, composta por 24 alunos. As técnicas de recolha de dados consistiram na observação dos alunos durante a realização das atividades (com recurso a uma tabela de avaliação das mesmas) e a própria dinamização, na análise dos trabalhos realizados pelos alunos, na aplicação de um inquérito por questionário aos alunos e na realização de uma entrevista à docente cooperante. Os resultados suportam o contributo da Teoria das Inteligências Múltiplas para a construção de uma prática pedagógica na qual as potencialidades do aluno são colocadas em primeiro plano, a fim de se promover uma aprendizagem integrada, significativa e contextualizada. As atividades propostas viabilizaram a interação entre alunos, bem como a sua exploração de modo mais autónomo. Por meio da observação participante e análise do questionário aplicado à turma concluímos que, a atividade que suscitou maiores dificuldades foi a construção de puzzles e, no plano oposto, destacamos a realização do questionário online, por ter reunido a preferência da turma. Na generalidade, a turma prefere o trabalho em grupo, pois permite-lhes a cooperação e troca de ideias. As atividades preferidas são as de Expressão Plástica, Dramática e Corporal, em oposição às de produção de texto e esquemas. O processo de seleção e/ou produção de materiais auxiliares à aprendizagem sugere maior critério por parte do professor, a fim de se mobilizarem as diferentes inteligências e cumprirem os objetivos definidos.
- O sentido atribuído por Idosos à velhice: congruências com os preceitos do envelhecimento ativoPublication . Fredenhagem, Sheyla Villar; Pappámikail, LiaEsta dissertação de Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária apresenta a investigação feita com idosos a respeito das representações e vivências sobre o processo de envelhecimento. A pesquisa buscou compreender a ligação dos percursos de vida dos idosos participantes com os sentidos atribuídos por eles sobre a velhice e, a partir dessas respostas, constatar se suas expectativas e desejos para si incorporam elementos do discurso acerca dos princípios da proposta político-ideológica comumente designada por Envelhecimento Ativo e Saudável e analisar as possibilidades de adesão desses idosos a essa proposta, principalmente no que diz respeito à concepção de bem-estar na chamada Quarta Idade ou Grande Idade. Participaram da pesquisa 08 (oito) idosos, na faixa etária compreendida entre 77 e 98 anos, sendo 04 (quatro) institucionalizados e 04 (quatro) não institucionalizados. Na perspectiva do estudo de casos, a pesquisa utilizou, como instrumento de coleta de informações, a entrevista semidiretiva e a conversa informal para, sob as orientações metodológicas da observação naturalista, obter dados que favorecessem a (re)composição dos percursos de vida, visando a uma análise qualitativa. A interpretação dos dados coletados permite inferir que as mudanças não ocorrem apenas no âmbito das alterações físicas e psíquicas naturais – ocorrem, significativamente, nos interesses, que também alteram. Há receptividade ao conteúdo do Envelhecimento Ativo, porém é real a dependência impeditiva, da qual são conscientes, para adesões que impliquem, por exemplo, sair de casa. Isso não invalida o desejo que sentem de liberdade para exercerem atividades (afazeres) para as quais se julguem em condições, como forma de se perceberem úteis e valorizados, em ambientes em que se sintam à vontade. O bem-estar para essas pessoas não está atrelado às suas realizações, sejam estas profissionais ou sociais, mas à sua relação com os familiares, ao conforto afetivo e à autoconfiança, inferindo-se que a autoconfiança também está condicionada ao apoio da família. Além disso, a visão de bem-estar relaciona-se com sentimento de aceitação da condição em que se encontram e reflete as experiências vividas de cada um. O resultado da análise aponta que o percurso de vida exerce um peso muito maior no estado de saúde e envelhecimento do que se imagina, interpretação que ratifica a importância de olhar a velhice com respeito às trajetórias individuais, do ponto de vista da heterogeneidade, portanto.