Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
225.93 KB | Adobe PDF | |||
1.28 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta comunicação foca-se numa ação de formação de formadores para o ensino da Matemática, que
procurou reforçar a ligação entre a ESE de Santarém e os professores dos 1.º e 2.º CEB, indo ao encon tro das necessidades de formação identificadas. Surgiu no âmbito de uma colaboração com a ESE de
Lisboa, que desenvolveu um curso de formação de formadores de Matemática, destinada a professores
dos 1.º e 2.º CEB, visando o desenvolvimento profissional dos participantes enquanto professores e
promotores de práticas de formação, colaborativas e reflexivas. Esta comunicação analisa a construção
de ações de formação de curta duração, dinamizadas pelos formandos nos seus agrupamentos, que fo ram preparadas durante duas sessões deste curso, procurando evidenciar os aspetos que os formandos
destacam como centrais na sua elaboração. O estudo segue uma abordagem qualitativa, de natureza
descritiva e interpretativa. Os participantes são os 20 professores que frequentaram a ação. Foi pre enchido previamente um questionário relativo às expetativas que tinham sobre a ação de formação e
foram constituídos 5 grupos para preparação e dinamização da formação nos respetivos agrupamentos.
Nas sessões de preparação da ação os professores trabalharam de modo colaborativo e apresentaram
na última sessão as experiências de formação dinamizadas nos respetivos agrupamentos. Nesta comu nicação analisamos as expetativas manifestadas no questionário e os aspetos centrais da preparação
da formação evidenciados pelos participantes. As expetativas relativamente à formação a desenvolver
são, na globalidade, positivas. Os formandos reconhecem, como essencial, o contributo de cada um
para a preparação da ação devido à diversidade de conhecimentos e experiências. Tais contributos
favorecem a elaboração de um plano de formação, nomeadamente, no que respeita aos conteúdos a
abordar, aos materiais a construir e à utilização de recursos. No entanto, as suas expetativas dividem se relativamente à implementação da formação. Há formandos que referem ter expetativas reduzidas,
por considerarem que o período em que a ação ocorre não é oportuno ou por considerarem que os
seus pares não os reconhecem como formadores. Há, no entanto, outros formandos que apresentam
elevadas expetativas relativamente à recetividade pelos pares, à discussão e reflexão sobre as práticas
profissionais e à sua melhoria. O trabalho colaborativo de preparação revela-se uma mais valia, dentro
do mesmo ciclo de ensino e entre ciclos.
Description
Keywords
ensino da matemática formação contínua formação de formadores
Citation
Branco, N.; Santos, R.; Colaço, S.; Mestrinho, N. & Martins, C. (2017). Construção e dinamização de uma ação de formação contínua: aspetos essenciais". II Encontro Internacional de Formação na Docência, INCTE2017