Livros e capítulos de livros_ESES
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Browsing Livros e capítulos de livros_ESES by Author "Barbas, Maria Potes"
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- Active ageing – Enhancing digital literacies in elderly citizensPublication . Loureiro, Ana; Barbas, Maria PotesBeing digital and information literate is crucial in nowadays society, although not every citizen has the necessary means and resources to achieve these skills, especially the elderly ones. Therefore it is necessary to develop ways to help them to enhance their digital and information competences. In this paper we will present an ongoing project that was designed and implemented with the goal to provide elderly citizens with the necessary skills of a networked society, contributing for an active ageing. The methods used were based on a set of hands on workshops delivered by a team of voluntary students and teacher, with the help of collaborators from a nursing home. The workshops were developed accordingly with the detected needs of a group of elderly citizens, based on the answers of an implemented questionnaire.
- Curso de Literacia Digital para o Mercado de Trabalho: formação de jovens com dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID)Publication . Barbas, Maria Potes; Lopes, NádiaO presente artigo pretende apresentar o processo evolutivo do primeiro Curso em Literacia Digital para o Mercado de Trabalho que se encontra disponível em http://w3.ese.ipsantarem.pt/literaciadigital/, não conferente de grau, no Ensino Superior em Portugal, destinado a jovens com dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID) com um grau de incapacidade igual ou superior a 60%. O Curso apresenta-se como uma réplica adaptada (ao contexto cultural, pedagógico e científico Português) do modelo que funciona há doze anos na Universidade Autónoma de Madrid. A formação a decorrer na Escola Superior de Educação de Santarém teve o seu início no dia 11 de outubro de 2018 e irá decorrer durante dois anos letivos (quatro semestres). A necessidade de implementar um programa desta natureza em Portugal justifica-se uma vez que existe uma falta de resposta de formação profissional para jovens DID, preparando-os para, em função das suas capacidades, se poderem integrar no mercado de trabalho. Acresce ainda que o novo quadro legal que pode ser verificado no seguinte endereço eletrônico https://dre.pt/home/-/dre/117663335/details/maximized entra em vigor a partir deste ano “convida” as empresas a contratar pessoas com dificuldades em entidades com mais de 75 colaboradores. De referir também que este curso irá dar resposta ao ponto 8.1 do Parecer “Estudantes com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Superior” do Conselho Nacional de Educação: “Tornar o ensino Superior acessível a todos e mais democrático é tarefa do Estado e da Sociedade” (2017, p. 7). Sendo assim, a ênfase desse texto recai na Educação Inclusiva, na Literacia Digital, nas possibilidade de inserção no mercado de trabalho, também nas ações voltadas para a inovação e nos impactos dessa formação para uma sociedade que se pretende inclusiva.
- E-Portefólio 2.0: instrumento pedagógico de inclusão social e empregabilidadePublication . Barbas, Maria PotesPretende contribuír para o conhecimento e implementação de uma ferramenta - e-Portefólio (e-P) de sociabilidade Web 2.0- que se increve numa Sociedade Fluida e Multimodal.
- Entre lugares reais e lugares virtuais: o Projeto Europeu #TV T21 COMmunity #e-Skills, social inclusion and employabilityPublication . DA SILVA, Ana; Barbas, Maria Potes; Matos, Pedro; Loureiro, Ana; Novo, Cristina; Soares, JoséEsta comunicação pretende apresentar o Projeto Europeu #TV T21 COMmunity# e-Skills, Social Inclusion and Employability (intercultural dialogue in tourism), como um exemplo concreto propício à ciberanimação, através de espaços reais (dimensão local) e espaços virtuais (dimensão global), partindo-se do local para o global, a partir de situações vitais problematizadoras, como a inclusão social e a empregabilidade de jovens com Síndrome de Down, com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos de idade.
- Explorar o SPSS em contexto educativoPublication . Silva, Francisco; Barbas, Maria Potes; Silva, Liliana
- Handbook Escape Room Workflows of InnovationPublication . Barbas, Maria Potes; Falé, Isabel; José, Mário; Casimiro, Elsa; Domingos, JoãoA construção de um Escape Room na Escola Superior de Edução (ESE) do Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) tem a sua origem e enquadramento num Curso, não conferente de grau, em “Literacia Digital para o Mercado de Trabalho” para jovens com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID) com grau de incapacidade igual ou superior a 60%.
- OCW [OpenCourseWare]: saberes, produção de materiais, partilha de conteúdos, aprendizagensPublication . Barbas, Maria Potes; Filipe, Ana; Godinho, Joaquim; Festas, MarinelaOCW [OpenCourseWare]: saberes, produção de materiais, partilha de conteúdos, aprendizagens - levar a cabo iniciativas que respondam à estratégia de futuro apresentada nos documentos EU2020 e pós-i2010; - identificar vantagens, desvantagens e potencialidades pedagógicas da integração do OCW como uma ferramenta “TIC verde” pós-i2010
- Online Scientific Volunteering: the technological immersion for the co-construction of knowledge, employability, entrepreneurship and innovation in a logic of inclusionPublication . Barbas, Maria Potes; Cabrita, Isabel; Loureiro, Ana“We all have something to learn and something to share” is the motto of this project, through which we aim to assess the impact of a multilingual platform which combines and makes the most of the potentials of digital environments and favours inclusion, in the co-construction of knowledge in learning/practice, in employability, entrepreneurism and innovation. In this article we will introduce an ongoing project which is founded on the principle of openness to the research community. Its philosophy is Online Scientific Volunteering for the co-construction of knowledge about learning best practices. The platform that will emerge from the project will be open access. The academic community, whether national or international, can contribute with content and knowledge to the platform, through interaction and discussions around relevant and emerging topics. The community may also exploit, without encumbrance, the contents of the platform for their own benefit. This way students and scientific expertise can share in a common knowledge space, and together build a comprehensive knowledge base.