Publicações de eventos científicos_ESSS
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Browsing Publicações de eventos científicos_ESSS by Author "André, Clara"
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- Atividades terapêuticas em contexto de saúde mental e psiquiatria: Uma reflexão sobre a açãoPublication . Lourenço, J.; Pólvora, P.; Policarpo, I.; Carmo, I.; Marques, L.; André, Clara; Gonçalves, S.; Santos, S.; Chavernata, M.; Gonçalves, C.No âmbito do Estágio V - Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, no processo de cuidados à pessoa com doença mental, em fase aguda, em contexto de internamento, foi possível experienciar o desenvolvimento de Atividades terapêuticas. Segundo Zimerman e Osório (1997, p.35), as atividades terapêuticas tem como objetivo “proporcionar ao indivíduo o máximo desempenho e autonomia nas suas funções pessoais, sociais e profissionais”. Após a realização da ação, a “reflexão sobre ela só tem sentido para compreender, aprender e integrar o que acontece” (Perrenoud, 2011, p.31). O processo reflexivo facilita a compreensão da relação existente, entre os conceitos teóricos e situações clínicas experienciadas (Potter e Perry, 2003). Objetivo Partilhar a reflexão sobre o processo de planeamento, implementação e avaliação de atividades terapêuticas em contexto de saúde mental e psiquiatria. Materiais e métodos Relativamente à metodologia optou-se pela reflexão sobre a ação (Santos & Fernandes, 2004). Nessa perspetiva, as etapas orientadoras para uma reflexão estruturada são: Descrição da ação tal e qual é percebida; Reflexão; Síntese/Avaliação da reflexão utilizada (Santos & Fernandes, 2004, p.61). Resultados A apresentação dos resultados segue as etapas previstas na metodologia. As atividades terapêuticas desenvolvidas foram: “Expressão pessoal” e “Recreação/Lazer” (Melo-Dias, 2014). No planeamento adotaram-se critérios específicos de inclusão e exclusão bem como a intenção de livre participação. A implementação das atividades respeitou a Norma nº011/2020 (DGS, 2020). No términus das atividades foram auscultadas as opiniões de cada participante sobre os contributos das mesmas. Conclusões As atividades terapêuticas desempenham um forte contributo para a reinserção social da pessoa com doença mental. A implementação destas atividades integradas na prestação de cuidados global à pessoa com doença mental traduziu-se na integração de aprendizagens necessárias ao desenvolvimento pessoal e profissional. Referências Bibliográficas Direção Geral da Saúde. (2020). Covid-19: FASE DE MITIGAÇÃO Saúde Mental. Norma nº 011/2020 de 18/04/2020; Lisboa:Direção Geral da Saúde. Madeira, A. C. S. C. M. (2014). O estudante de enfermagem no processo de cuidados em contexto de ensino clínico (Doctoral dissertation, Tese de Doutoramento, Universidade do Porto, Porto). Disponível em: https://repositorioaberto. up. pt/bitstream/10216/78973/2/35058. pdf). Melo-Dias, C., Rosa, A., & Pinto, A. (2014). ATIVIDADES DE OCUPAÇÃO TERAPÊUTICA--INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM ESTRUTURADAS EM REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL. Portuguese Journal of Mental Health Nursing/Revista Portuguesa de Enfermagem de Saude Mental, (11). Perrenoud, P. (2011). A Prática Reflexiva do Professor: Profissionalização e Razão Pedagógica. São Paulo: Artmed Editores, SA. Potter e Perry (2003). Fundamentos de Enfermagem: Conceitos e Procedimentos. Santos,E.;Fernandes,A.(2004)–Prática Reflexiva: guia para a reflexão estruturada. In: Revista de Enfermagem Referência Coimbra – ISSN0874-0283-Nº11(Mar.2004), p.59-62. Disponível em: https://rr.esenfc.pt/rr/index.php?module=rr&target=publicationDetails&pesquisa=&id_artigo=2064&id_revista=5&id_edicao= 10 Zimerman, D. O., & Osorio, E. (1997). LC Como trabalhamos com grupos. Porto Alegre.
- Avaliação do impacto de um programa de educação para a saúde suportado numa plataforma digital – Your PELPublication . Spínola, Ana Cristina; Godinho, Celeste; André, Clara; Dias, Hélia; Amendoeira, José; Figueiredo, Maria; Madeira, Filipe; Ferreira, Manuela; Quaresma, José Carlos; Duarte, Josué
- Caracterização do Consumo de Tabaco dos alunos do 3º Ciclo - A realidade de uma escola básica e secundariaPublication . André, Clara; Amendoeira, José; Pereira, M.; Monteiro, Rosário; Pinto, Cristina; Nunes, Marisa
- Como gerir emoções em tempo de pandemia: um desafio para os idosos institucionalizados.Publication . Morgado, Carina; Policarpo, Inara; Basílio, Beatriz; Bento, Carolina; Lourenço, João; Godinho, Celeste; André, ClaraIntrodução A pandemia COVID-19 revelou-se um fator que veio potenciar a solidão e o isolamento das pessoas idosas, em particular as que se encontram institucionalizadas. Neste sentido, procurou-se identificar estratégias que ajudem a gerir as emoções, neste contexto tão adverso, recorrendo às TIC como meio para promover o bem-estar e a qualidade de vida, no âmbito do projeto Voluntariado virtual. Objetivo Recolher dados sobre os sentimentos e emoções vividos durante a pandemia e as estratégias utilizadas pelos idosos. Partilhar estratégias facilitadoras da gestão de emoções. Metodologia Realizou-se um estudo descritivo, com recurso à entrevista semiestruturada a 14 idosos, procurando identificar os sentimentos e emoções vividos e as estratégias utilizadas na gestão dos mesmos. Em seguida procedeu-se à análise de conteúdo da informação obtida. A atividade culminou com uma sessão de apresentação dos resultados, com a participação de dois Professores da área da saúde mental que fizeram uma reflexão sobre os mesmos. Resultados De acordo com a análise de conteúdo realizada identificaram-se ao nível das emoções/sentimentos experienciados três categorias: expressões neutras, expressões negativas e expressões positivas. Relativamente às estratégias referidas pelos idosos para gerir as emoções foram identificadas seis categorias: “ver televisão”, “pintar e desenhar”, “praticar a religião”, “realizar videochamada com a família”, “participar no voluntariado da leitura e terço” e “recorrer aos profissionais da instituição”. A reflexão produzida pelos Professores da área da saúde mental veio reforçar e fundamentar a importância das estratégias mobilizadas pelos idosos na gestão das emoções. Comentários/Conclusões A atividade embora tenha decorrido com recurso aos meios telemáticos permitiu a proximidade com os idosos, sendo possível aceder às suas vivências e partilhar uma reflexão sobre estratégias para gerir emoções em tempo de pandemia contribuindo desta forma para o bem-estar e qualidade de vida dos idosos.
- Construção de um instrumento de avaliação do impacto dos programas de educação para a saúde em meio escolar – Projeto Your PELPublication . Godinho, Celeste; André, Clara; Dias, Hélia; Amendoeira, José; Spínola, Ana Cristina; Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Madeira, Filipe; Ferreira, Manuela; Quaresma, José Carlos; Duarte, Josué
- CONSUMO DE ÁLCOOL NA MULHER GRÁVIDA: UMA SCOPING REVIEWPublication . André, Clara; Candido, Anabela; Carreira, Teresa Margarida; Dias, Hélia; Santiago, Conceição; Cruz, Olímpia; Amendoeira, JoséQuestão Quais os instrumentos que permitem a caracterização do consumo de álcool na mulher grávida? Objetivo Identificar instrumentos para a caracterização do consumo de álcool na mulher grávida e identificar fatores que contribuem para o consumo de álcool na mulher grávida. Background O consumo de álcool pela mulher grávida reveste-se de particular relevância na medida em que está associado a graves consequências para o feto, entre as quais o síndrome fetal alcoólico. Contudo, em Portugal são raros os estudos sobre o consumo de álcool durante a gravidez e as suas consequências. Material e métodos As mulheres grávidas constituem-se a População da scoping sendo os Conceitos: gravidez, consumo de álcool e instrumentos de avaliação; o Contexto é onde a mulher grávida recorre aos cuidados de enfermagem e os estudos são de tipo quantitativo, qualitativo e misto. A expressão de pesquisa conjuga os descritores MeSH: Pregnant Women OR Pregnancy AND Alcohol Drinking AND “Weight and Measures”. Procedeu-se à pesquisa de artigos primários e secundários, publicados nas bases de dados ProQuest e PubMed e na plataforma EBSCOhost: CINAHL Complete, MEDLINE Complete e Mediclatina, com os limitadores: texto integral, publicado de 1/1/2013 a 31/5/2018, humanos e faixa etária - Adultos (19-44 anos). Tratamento e análise dos resultados Os estudos foram selecionados de acordo com o PRISMA 2009, procedendo-se à extração dos dados a partir do instrumento proposto pelo Joanna Briggs Institute, garantido a qualidade metodológica dos mesmos. Conclusão A evidência demonstrada pela síntese dos resultados, permitirá a identificação de instrumentos quer no domínio da caracterização do consumo de álcool na mulher grávida bem como dos fatores que lhe estão associados. Referências Lowdermilk, D. L.; Perry, S. E. (2008). Enfermagem na Maternidade.7ªed., Loures: Lusodidacta. OMS (2014). Global Status Report on alcohol and health 2014. Switzerland. SICAD (2015) O Consumo de Álcool na Gravidez. SICAD
- Consumo de tabaco na mulher grávida: revisão sistemática da literaturaPublication . André, Clara; Cândido, Anabela; Santiago, Conceição; Cruz, Olímpia
- [Des]Construir comportamentos - Construção de uma atitude assertiva face ao consumo de tabacoPublication . Ferreira, Madalena; Pintor, Marta; Amendoeira, José; André, Clara; Figueiredo, Maria do Carmo; Martins, Maria do Rosário; Pinto, Cristina; Rato, Emilia; Nunes, Marisa; Godinho, Ana; Rainha, LuisCONTEXTO: O consumo de tabaco constitui-se a principal causa evitável de doença e morte, tendo repercussões a nível social, económico e de saúde. A evidência científica salienta a importância da assertividade para a adoção de um comportamento salutogénico. O presente póster decorre da intervenção realizada no âmbito do projeto de investigação/ação desenvolvido pela Escola Superior de Saúde de Santarém/Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde e a Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/Golegã que tem como objetivo “capacitar os alunos do 3º ciclo para a tomada de decisão responsável na prevenção do consumo de tabaco”. O projeto processa-se ao longo de dois anos letivos (2015/16-2016/17), em dois agrupamentos de escolas da Região de Lisboa e Vale do Tejo: o Agrupamento A e o Agrupamento B, com início no 7º ano seguindo os alunos até ao 8º ano, num total de 13 sessões desenvolvidas pela equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/Golegã, Professoras e Estudantes da Escola Superior de Saúde de Santarém/Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde. OBJETIVO: Partilhar o Processo de Estruturação, Dinamização e Avaliação da sessão “[Des]Construir Comportamentos”, realizada com os alunos do 8º ano (terceira sessão). METODOLOGIA: Sabe-se atualmente que os jovens no seu processo de maturação necessitam desenvolver competências pessoais, na área da comunicação/relação interpessoal, que os capacite para saber “dizer não”. A sessão realizou-se tendo por base os métodos expositivo e recurso ao desempenho de papéis, onde foi mobilizada uma apresentação em Powerpoint que englobava vídeos que demonstram o comportamento assertivo face aos incentivos de consumo de tabaco. A mesma foi avaliada através de um questionário com uma pergunta de resposta curta e uma escala de opinião. RESULTADOS/CONCLUSÕES: Da avaliação realizada verificou-se que 93 alunos afirmaram “dizer não”, se lhe oferecessem um cigarro, o que superou a meta prevista; 77% dos alunos classificaram a grelha de avaliação de opinião da sessão, com um score [20;25] o que ficou aquém da meta estipulada (80%).
- Development process of a web platform to promote health literacy among young people – Your PELPublication . Dias, Hélia; Amendoeira, José; Spínola, Ana; Figueiredo, Maria; André, Clara; Godinho, Celeste; Duarte, JosuéThe project Your PEL - Promote and Empower Literacy in health in the young people in the areas of healthy diet, sexuality and tobacco and alcohol use, presenting the "ICT applied to Health" as an area of activity, shows the information diffusion as one of the axes of the National Health Plan, enabling the creation of tools and communication channels supported on the Web. The activities development aimed to innovation, makes use of the creative potential that the presente generation young people have in this domain.
- A escola promotora de saúde - promoção de saúde mental - área de investigaçãoPublication . André, Clara; Cruz, Olímpia; Candido, Anabela; Santiago, Conceição; Carreira, Teresa Margarida; Amendoeira, José