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[Des]Construir comportamentos - Construção de uma atitude assertiva face ao consumo de tabaco

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CONTEXTO: O consumo de tabaco constitui-se a principal causa evitável de doença e morte, tendo repercussões a nível social, económico e de saúde. A evidência científica salienta a importância da assertividade para a adoção de um comportamento salutogénico. O presente póster decorre da intervenção realizada no âmbito do projeto de investigação/ação desenvolvido pela Escola Superior de Saúde de Santarém/Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde e a Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/Golegã que tem como objetivo “capacitar os alunos do 3º ciclo para a tomada de decisão responsável na prevenção do consumo de tabaco”. O projeto processa-se ao longo de dois anos letivos (2015/16-2016/17), em dois agrupamentos de escolas da Região de Lisboa e Vale do Tejo: o Agrupamento A e o Agrupamento B, com início no 7º ano seguindo os alunos até ao 8º ano, num total de 13 sessões desenvolvidas pela equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/Golegã, Professoras e Estudantes da Escola Superior de Saúde de Santarém/Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde. OBJETIVO: Partilhar o Processo de Estruturação, Dinamização e Avaliação da sessão “[Des]Construir Comportamentos”, realizada com os alunos do 8º ano (terceira sessão). METODOLOGIA: Sabe-se atualmente que os jovens no seu processo de maturação necessitam desenvolver competências pessoais, na área da comunicação/relação interpessoal, que os capacite para saber “dizer não”. A sessão realizou-se tendo por base os métodos expositivo e recurso ao desempenho de papéis, onde foi mobilizada uma apresentação em Powerpoint que englobava vídeos que demonstram o comportamento assertivo face aos incentivos de consumo de tabaco. A mesma foi avaliada através de um questionário com uma pergunta de resposta curta e uma escala de opinião. RESULTADOS/CONCLUSÕES: Da avaliação realizada verificou-se que 93 alunos afirmaram “dizer não”, se lhe oferecessem um cigarro, o que superou a meta prevista; 77% dos alunos classificaram a grelha de avaliação de opinião da sessão, com um score [20;25] o que ficou aquém da meta estipulada (80%).
RESUMEN CONTEXTO: El consumo de tabaco es la principal causa evitable de enfermedad y muerte, con repercusiones sociales, económicas y de salud. La evidencia científica subraya la importancia del asertividad para la adopción de un comportamiento salutogénico. El presente póster se deriva de la intervención realizada en el marco del proyecto de investigación / acción desarrollado por la Escola Superior de Saúde de Santarém/Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde y la Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/Golegã que tiene como objetivo "capacitar a los alumnos del 3º ciclo para la toma de decisión responsable en la prevención del consumo de tabaco". El proyecto se desarrolla a lo largo de dos años lectivos (2015/16-2016/17), en dos Grupos escolares de la Región de Lisboa e Vale do Tejo: el Grupo A y el Grupo B, comenzando en el 7º año siguiendo a los alumnos hasta el 8º año, en un total de 13 sesiones desarrolladas por el equipo de Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/Golegã, Profesoras y Estudiantes de la Escola Superior de Saúde de Santarém/Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde. OBJETIVO: Compartir el Proceso de Estructuración, Dinamización y Evaluación de la sesión "[Des] Construir Comportamientos", realizada con los alumnos del 8º año (tercera sesión). METODOLOGÍA: Se sabe actualmente que los jóvenes en su proceso de maduración necesitan desarrollar competencias personales, en el área de la comunicación / relación interpersonal, que los capacite para saber "decir no". La sesión se realizó tomando como base los métodos expositivos y el uso del papel, donde se movilizó una presentación en Powerpoint que englobaba vídeos que demuestran el comportamiento asertivo frente a los incentivos de consumo de tabaco. La misma fue evaluada a través de un cuestionario con una pregunta de respuesta corta y una escala de opinión. RESULTADOS/CONCLUSIONES: De la evaluación realizada se verificó que 93 alumnos afirmaron "decir no", si le ofrecieran un cigarrillo, lo que superó la meta prevista; El 77% de los alumnos clasificó la cuadrícula de evaluación de opinión de la sesión, con un score [20; 25] lo que quedó por debajo del objetivo estipulado (80%). Palabras Clave: Investigación-Acción; Promoción de la Salud; Consumo de Tabaco en los Jóvenes; Comportamiento Asertivo.
ABSTRACT CONTEXT: Tobacco consumption is one of the principal evitable cause of illness and death, showing serious social, economic and health repercussions. The scientific evidence shows the importance of assertivity for the adoption of a healthy behaviour. The presented poster comes from the work developed for a project of intervention and action, promoted by Escola Superior de Saúde de Santarém/Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde and Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/Golegã, that looks to capacitate students from the 3rd cicle of studies, to obtain a conscious decision regarding the smoking issue. This project took place in two different schools located in the region of Lisbon and Tejo’s Valley, for the length of two academic years (2015-16/2016-17). This project followed the development of the students from the 7th to the 8th grade, making a total of 13 sessions in charge of the Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/Golegã staff, and Escola Superior de Saúde de Santarém/Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde students. AIM: Share the Process of Structuration, Dynamization and Evaluation of the session “(Re)Building Behaviours” – 3rd session – held for the 8th graders. METHODOLOGY: It is of the common sense, nowadays, that students in the maturation process, need to develop communication and interpersonal relation. The session occurred with the use of expositive resources and the presentation of a PowerPoint that gathered several multimedia components showing what is, in fact, and assertive posture towards tobacco consumption incentives. This session was rated by a questionnaire with short answers and opinion scales. RESULTS/CONCLUSIONS: The statistics show that 93 students affirm to refuse (“say no”) to smoke when someone offers them a cigarette, that came up higher than the 80% expected. On the other hand, only 77% of the students rated the evaluation method of the session, with of score of [20;25] coming below our expectations. KEYWORDS: Action-Research; Health Promotion; Tobacco Consumption in Young People Assertive Behaviour.

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Investigação-ação Promoção da Saúde Jovens Consumo de Tabaco Comportamento Assertivo

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