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Atividades terapêuticas em contexto de saúde mental e psiquiatria: Uma reflexão sobre a ação

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No âmbito do Estágio V - Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, no processo de cuidados à pessoa com doença mental, em fase aguda, em contexto de internamento, foi possível experienciar o desenvolvimento de Atividades terapêuticas. Segundo Zimerman e Osório (1997, p.35), as atividades terapêuticas tem como objetivo “proporcionar ao indivíduo o máximo desempenho e autonomia nas suas funções pessoais, sociais e profissionais”. Após a realização da ação, a “reflexão sobre ela só tem sentido para compreender, aprender e integrar o que acontece” (Perrenoud, 2011, p.31). O processo reflexivo facilita a compreensão da relação existente, entre os conceitos teóricos e situações clínicas experienciadas (Potter e Perry, 2003). Objetivo Partilhar a reflexão sobre o processo de planeamento, implementação e avaliação de atividades terapêuticas em contexto de saúde mental e psiquiatria. Materiais e métodos Relativamente à metodologia optou-se pela reflexão sobre a ação (Santos & Fernandes, 2004). Nessa perspetiva, as etapas orientadoras para uma reflexão estruturada são: Descrição da ação tal e qual é percebida; Reflexão; Síntese/Avaliação da reflexão utilizada (Santos & Fernandes, 2004, p.61). Resultados A apresentação dos resultados segue as etapas previstas na metodologia. As atividades terapêuticas desenvolvidas foram: “Expressão pessoal” e “Recreação/Lazer” (Melo-Dias, 2014). No planeamento adotaram-se critérios específicos de inclusão e exclusão bem como a intenção de livre participação. A implementação das atividades respeitou a Norma nº011/2020 (DGS, 2020). No términus das atividades foram auscultadas as opiniões de cada participante sobre os contributos das mesmas. Conclusões As atividades terapêuticas desempenham um forte contributo para a reinserção social da pessoa com doença mental. A implementação destas atividades integradas na prestação de cuidados global à pessoa com doença mental traduziu-se na integração de aprendizagens necessárias ao desenvolvimento pessoal e profissional. Referências Bibliográficas Direção Geral da Saúde. (2020). Covid-19: FASE DE MITIGAÇÃO Saúde Mental. Norma nº 011/2020 de 18/04/2020; Lisboa:Direção Geral da Saúde. Madeira, A. C. S. C. M. (2014). O estudante de enfermagem no processo de cuidados em contexto de ensino clínico (Doctoral dissertation, Tese de Doutoramento, Universidade do Porto, Porto). Disponível em: https://repositorioaberto. up. pt/bitstream/10216/78973/2/35058. pdf). Melo-Dias, C., Rosa, A., & Pinto, A. (2014). ATIVIDADES DE OCUPAÇÃO TERAPÊUTICA--INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM ESTRUTURADAS EM REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL. Portuguese Journal of Mental Health Nursing/Revista Portuguesa de Enfermagem de Saude Mental, (11). Perrenoud, P. (2011). A Prática Reflexiva do Professor: Profissionalização e Razão Pedagógica. São Paulo: Artmed Editores, SA. Potter e Perry (2003). Fundamentos de Enfermagem: Conceitos e Procedimentos. Santos,E.;Fernandes,A.(2004)–Prática Reflexiva: guia para a reflexão estruturada. In: Revista de Enfermagem Referência Coimbra – ISSN0874-0283-Nº11(Mar.2004), p.59-62. Disponível em: https://rr.esenfc.pt/rr/index.php?module=rr&target=publicationDetails&pesquisa=&id_artigo=2064&id_revista=5&id_edicao= 10 Zimerman, D. O., & Osorio, E. (1997). LC Como trabalhamos com grupos. Porto Alegre.

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Keywords

Atividades terapêuticas Saúde Mental Psiquiatria Enfermagem de Saúde Mental

Citation

Lourenço. J., Polvora, P., Morgado, C., Policarpo, I,, Carmo, I., Marques, L., André, C., Gonçalves, S., Santos, S., Chavernata, M., Gonçalves, C. (2021). Atividades terapêuticas em contexto de saúde mental e psiquiatria: Uma reflexão sobre a ação. Santarém: Escola Superior de Saúde

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