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- O impacto da pandemia na saúde sexual e reprodutiva das mulheres:realidade do Hospital Garcia de Orta, EPEPublication . Palma, S.; Presado, H.; Ayres-de-Campos, D.; Godinho, B.; Mira, A.R.; São João, RicardoIntrodução - Durante a pandemia 47 milhões de mulheres ficaram sem acesso a contracetivos, representando 1,4 milhões de gravidezes inesperadas e interrupções de gravidez, acentuando as desigualdades socioeconómicas. Embora o direito das mulheres à saúde sexual e reprodutiva seja considerada uma prioridade e um direito universal; as consequências decorrentes do elevado número de casos de infeção pelo vírus ao Sars-Cov2 conduziu à reorganização dos serviços de saúde na resposta ao doente respiratório e à vacinação em detrimento dos cuidados à saúde reprodutiva. Objetivo - Identificar as características sociodemográficas das mulheres que recorrem à consulta de IVG e o seu perfil contracetivo nos anos 2019, 2020 e primeiro semestre de 2021.
- Voluntariado virtual: impacto das TIC no bem-estar da pessoa idosa institucionalizada.Publication . Morgado, Carina; André, Clara; Lourenço, João; Vitorino, Catarina; Santos, Inês; Nunes, DiogoIntrodução Estudos apontam para a importância das TIC e da sua exploração na atualização de conhecimentos e redução do isolamento da pessoa idosa. Destacam a importância da utilização da tecnologia como facilitadora do processo de comunicação, estimulando as relações interpessoais e promovendo o seu bem-estar e qualidade de vida. Neste enquadramento, o projeto emerge num contexto virtual seguro, estimulando as capacidades cognitivas, psicoemocionais e sociais, respeitando a individualidade e a cultura da pessoa idosa. Objetivos Promover a socialização e o envelhecimento saudável dos utentes num contexto institucional, através do desenvolvimento de atividades com recurso aos meios telemáticos. Metodologia Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, inscrito no paradigma qualitativo com uma orientação etnográfica, uma vez que procurou também compreender e ir ao encontro das dimensões socioculturais, dos comportamentos, rituais, saberes e práticas da população idosa. A população é constituída por 83 pessoas idosas em contextos institucionais e por 26 voluntários, 20 estudantes e 6 professores. As atividades têm uma periodicidade mensal, operacionalizadas em três sessões. Resultados A intervenção teve como finalidade desenvolver atividades promotoras da comunicação/relação entre as pessoas idosas e os voluntários, tendo-se desenvolvido 7 atividades, num total de 30 sessões. Como principais resultados destaca-se o facto de as pessoas idosas referirem sentir-se bem e “info-incluídas” na companhia “virtual” dos voluntários, referindo que as atividades desenvolvidas foram apresentadas de forma acessível e originais quanto aos temas, indo ao encontro das suas expectativas. Comentários/Conclusões Permitiu compreender a aplicabilidade das TIC na operacionalização do voluntariado no quotidiano das pessoas idosas, possibilitando-lhes uma partilha de interesses e ideias, promovendo o seu bem-estar e reforçando as suas interações sociais. As ferramentas digitais são um meio para que as pessoas idosas diminuam o isolamento social, usufruindo de um processo de envelhecimento bem-sucedido e com qualidade.
- Como gerir emoções em tempo de pandemia: um desafio para os idosos institucionalizados.Publication . Morgado, Carina; Policarpo, Inara; Basílio, Beatriz; Bento, Carolina; Lourenço, João; Godinho, Celeste; André, ClaraIntrodução A pandemia COVID-19 revelou-se um fator que veio potenciar a solidão e o isolamento das pessoas idosas, em particular as que se encontram institucionalizadas. Neste sentido, procurou-se identificar estratégias que ajudem a gerir as emoções, neste contexto tão adverso, recorrendo às TIC como meio para promover o bem-estar e a qualidade de vida, no âmbito do projeto Voluntariado virtual. Objetivo Recolher dados sobre os sentimentos e emoções vividos durante a pandemia e as estratégias utilizadas pelos idosos. Partilhar estratégias facilitadoras da gestão de emoções. Metodologia Realizou-se um estudo descritivo, com recurso à entrevista semiestruturada a 14 idosos, procurando identificar os sentimentos e emoções vividos e as estratégias utilizadas na gestão dos mesmos. Em seguida procedeu-se à análise de conteúdo da informação obtida. A atividade culminou com uma sessão de apresentação dos resultados, com a participação de dois Professores da área da saúde mental que fizeram uma reflexão sobre os mesmos. Resultados De acordo com a análise de conteúdo realizada identificaram-se ao nível das emoções/sentimentos experienciados três categorias: expressões neutras, expressões negativas e expressões positivas. Relativamente às estratégias referidas pelos idosos para gerir as emoções foram identificadas seis categorias: “ver televisão”, “pintar e desenhar”, “praticar a religião”, “realizar videochamada com a família”, “participar no voluntariado da leitura e terço” e “recorrer aos profissionais da instituição”. A reflexão produzida pelos Professores da área da saúde mental veio reforçar e fundamentar a importância das estratégias mobilizadas pelos idosos na gestão das emoções. Comentários/Conclusões A atividade embora tenha decorrido com recurso aos meios telemáticos permitiu a proximidade com os idosos, sendo possível aceder às suas vivências e partilhar uma reflexão sobre estratégias para gerir emoções em tempo de pandemia contribuindo desta forma para o bem-estar e qualidade de vida dos idosos.
- Predação no Jurássico: a utilização de pegadas de dinossauros como contexto interdisciplinar entre as ciências e a matemáticaPublication . Cavadas, Bento; Mestrinho, NelsonEste relato apresenta uma prática interdisciplinar entre as ciências e a matemática, em contexto de formação inicial de professores, nas unidades curriculares de Ciências da Terra e da Vida e Modelação Matemática, do curso de licenciatura em Educação Básica. A partir do estudo de pistas de pegadas de dinossauros simuladas no espaço exterior da instituição, as estudantes, organizadas em grupos de trabalho, realizaram uma sequência de tarefas com o objetivo de apresentar hipóteses sobre o comportamento de um dinossauro terópode (carnívoro) e de um saurópode (herbívoro) e determinar a velocidade do dinossauro terópode através da implementação de um processo de modelação matemática.
- Field-based tests for soccer players: methodological concerns and applicationsPublication . Clemente, Filipe Manuel; Oliveira, Rafael; Silva, Rui; Akyildiz, Zeki; Halil, Ibrahim Ceylan; González, Javier Raya; Fernández, Francisco Tomás González; Araújo, Rui; Sarmento, Hugo; Lima, Ricardo; Silva, Bruno; Matos, Sérgio; Chen, Yung-Sheng; Afonso, JoséThis book systematically summarizes the accuracy, precision, and repeatability levels of field-based tests applied in soccer. It considers such details as the effectiveness of tests for different age categories and sexes. In this book, the readers will be able to check all the field-based tests conceived for fitness assessment in soccer through a large systematic review made to the literature. In addition a brief characterization of each test and presentation of the concurrent validity and repeatability levels for each test will be provided. Finally, the book contains a general discussion of the implications of the tests for different methodological approaches to training. It will be use to sports scientists and practitioners.
- O papel das atividades de divulgação científica na promoção da literacia científicaPublication . Correia, Marisa; Clara Martins, MariaRecentemente, diversas problemáticas que afetam a nossa sociedade, como a pandemia da COVID-19 ou as alterações climáticas, têm feito emergir questões relacionadas com a desinformação e o negacionismo científico. A divulgação científica tem um papel fundamental na promoção da literacia científica e da compreensão pública da ciência em contextos não formais. Neste sentido, no âmbito de um Curso Profissional Superior foi desenvolvida uma disciplina com a finalidade de desenvolver competências para planearem, dinamizarem e avaliarem atividades de divulgação científica para crianças e jovens. Esta experiência revelou que os estudantes aprofundaram as suas ideias sobre os propósitos e a relevância da divulgação científica; bem como desenvolveram conhecimentos sobre a sua operacionalização.
- Memorias de “um lugar especial”: à distância de um cliquePublication . Vitorino, Catarina; Morgado, Carina; Lourenço, João; Rosa, Marta; Godinho, Celeste; André, ClaraIntrodução A preservação da identidade do idoso institucionalizado decorre em muito da possibilidade de se mobilizarem os espaços que se constituíram como referências temporais e socio-afetivas de uma vida, sempre com uma carga cultural e histórica bastante significativa. Estudos apontam para a importância deste movimento, suportado pela inter-relação dinâmica entre histórias e memórias, possibilitando o reafirmar a sua existência e o reconhecimento de si mesmo. A recordação de conteúdos guardados na memória e a respetiva partilha com o grupo possibilita a manutenção da memória coletiva. É neste enquadramento que emerge este estudo, integrado no projeto Voluntariado virtual potenciando a qualidade de vida das pessoas institucionalizadas. Objetivos Utilizar a imagem digital como estímulo da memória do idoso, mobilizando elementos portadores da sua identidade. Metodologia As sessões digitais iniciaram-se pela recolha de informação junto dos idosos que permitiu a caracterização dos locais significativos para si, com recurso à entrevista. Seguidamente ocorreu a partilha de elementos mais significativos dos diferentes locais, das características ambientais ou culturais, dos laços ainda existentes. Foram utilizadas técnicas de fotointerpretação, observação e análise das imagens, tendo como foco a identificação dos laços locais e da identidade da pessoa idosa. A atividade culminou com a partilha por um voluntário do “seu lugar especial”. Resultados Pretendeu-se estimular a memória de longo prazo, nomeadamente a memória declarativa, mais afetada com o envelhecimento e responsável pelo armazenamento e uso consciente de experiências. Remeteu-se a pessoa idosa para lembranças de eventos vinculados a um tempo ou lugar; promovendo as relações e o envolvimento entre todos os participantes. Comentários/Conclusões A partilha das histórias de vida e das memórias associadas a cada contexto, permitiram às pessoas idosas um reencontro com o seu património imaterial, perpetuando-o no tempo. A memória do idoso revela-se como o ponto central das informações da sua vida.
- “Mexer para Saúde ter” uma academia virtual.Publication . Morgado, Carina; Martins, Neuza; Policarpo, Inara; Lourenço, João; Godinho, Celeste; André, ClaraIntrodução A preocupação com a manutenção de um estilo de vida saudável no idoso tem sido refletida em diversas pesquisas, que apontam para a valorização da prática de atividade física e respetivos efeitos na promoção da qualidade de vida e saúde. Este estudo, integrado no projeto Voluntariado virtual, releva a possibilidade de operacionalização de uma “academia virtual” na qual os idosos são estimulados a manter o corpo em movimento. Objetivos Promover o bem-estar físico e psicológico, valorizando a importância da prática de atividade física para a saúde. Estimular a participação dos idosos para um programa de atividade física a pôr em prática no dia-a-dia. Metodologia Estudo descritivo, relatando uma experiência de promoção de atividade física em sessões digitais com idosos institucionalizados. Na 1ª sessão foi recolhida informação sobre os hábitos, conhecimentos e perceções relativamente à prática da atividade física. A partilha deu lugar à desmitificação de alguns aspetos e clarificação de algumas dúvidas. A 2ª sessão teve como objetivo promover um momento de atividade física, com a colaboração de estudantes da Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Na 3ª sessão, fez-se uma apreciação relativa à operacionalização das atividades propostas. Resultados Foi possível identificar a consciência dos idosos quanto à importância de manter o corpo em movimento e a sua relação com a saúde; contudo a inatividade física foi prevalente, diretamente associada a situações de dependência funcional. Salienta-se a participação do grupo no reconhecimento da importância da realização dos exercícios diários propostos, assumindo algumas dificuldades na sua concretização. Comentários/Conclusões A adesão dos idosos à prática de atividade física de forma regular e sistemática é possível de operacionalizar à distância, com integração de programas e incentivos específicos estimulantes daquele comportamento. A perceção dos benefícios físicos, sociais e emocionais relacionados com aquela participação constituiu-se um dos principais incrementos.
- “Mãos na Cerâmica” – um estímulo digital para a socialização do idosoPublication . Morgado, Carina; Rosa, Rita; Nunes, Diogo; Lourenço, João; Godinho, Celeste; André, ClaraIntrodução A evidencia científica vem demonstrando a importância da arte como um dos pilares para um envelhecimento saudável e melhoria da qualidade de vida do idoso, enfatizando-se que ao proporcionar atividades de lazer e de estimulação se reduz a perda de memória, principalmente com os idosos institucionalizados. Neste enquadramento evidencia-se o contributo das atividades de desenho, por permitirem retomar algumas experiências vividas, e ainda assim representar sentimentos e emoções; também se afirma que a atividade de pintura e desenho proporciona aos idosos uma procura pelas cores, pela forma, permitindo melhores níveis de qualidade de vida. Neste estudo, integrado no projeto Voluntariado virtual, optou-se por associar o desenho a uma das maiores representações da identidade e cultura portuguesas, desafiando-se os participantes a criar o seu azulejo. Objetivos Possibilitar a expressão de sensações, sentimentos e emoções através da mobilização da criatividade na arte do azulejo. Ajudar os participantes a utilizar a sua própria linguagem expressiva como promotora da socialização no grupo. Metodologia Estudo descritivo, num paradigma qualitativo, relatando uma atividade expressiva. Na 1ª sessão partilhou-se a história do azulejo, sua conceção e o material utilizado. Na 2ª sessão, realizou-se uma visita virtual ao Museu do azulejo, visualizaram-se monumentos e painéis de azulejos. Foi lançado o desafio ao grupo para criar um azulejo que seria partilhado na 3ª Sessão; os voluntários também decoraram um que foi entregue no contexto e apresentado na mesma sessão. Resultados Os participantes partilharam que a criação do azulejo permitiu conhecerem melhor as suas habilidades artísticas e evidenciar a sua criatividade. Foi fortalecida a autoimagem do idoso, através da concretização dos trabalhos, assim como a socialização. Comentários/Conclusões Possibilitar ao idoso desenvolver uma atividade expressiva como a pintura, aumentou o sentimento de bem-estar e a autoestima, valorizando as suas habilidades e os seus gostos, promovendo relações positivas.
- “Poesia à desgarrada” Oficinas digitais: uma dinâmica relacional de partilhas com pessoas idosas institucionalizadas.Publication . Santos, Inês; Fogaça, Joana; Marques, Letícia; Morgado, Carina; Godinho, Celeste; André, ClaraIntrodução O envelhecimento representa um importante desafio social, para o qual a evolução da tecnologia e a sua utilização trouxe novas possibilidades e novas formas de se obter benefícios para a saúde e qualidade de vida. Neste estudo apresentam-se os resultados da operacionalização de uma oficina digital dedicada à poesia - “Rimas à desgarrada”, que integra o projeto Voluntariado virtual. Objetivos Criar uma oficina digital enquanto espaço de partilha de vivências, memórias, recordações e significados, promotora de uma postura ativa no envelhecimento, com recurso à mobilização da poesia. Metodologia Integrado num paradigma qualitativo, trata-se de um projeto baseado na investigação-ação, com uma orientação etnográfica, uma vez que ao trabalhar temas como a poesia, procurou-se compreender e ir ao encontro das dimensões socioculturais da população idosa, constituída por 83 pessoas em dois contextos institucionais. A 2ª/3ª semana de interação focou-se na escrita de poemas que foram partilhados na 4ª semana, associada à leitura de poemas de diferentes autores. Resultados Os espaços de criatividade e partilha operacionalizados nas oficinas digitais de poesia, permitiram o reconhecimento de cada pessoa idosa no grupo. A produção de rimas e a leitura e escuta de diversos poemas, permitiram que cada pessoa idosa partilhasse os seus gostos e paixões, estimulando a memória ao mobilizar aspetos importantes das suas vivências e da sua cultura, inerentes à história de vida de cada um, com grande espontaneidade e à vontade. Destaca-se o respeito e admiração que cada participante demonstrou pelas formas poéticas e de expressão individuais, desde os que se limitaram à leitura, aos que criaram rimas e uma pessoa que partilhou excertos de um livro escrito por si. Comentários/Conclusões A dinâmica relacional induzida pelas oficinas digitais, através da produção e mobilização poética produziram interações significativas no processo de envelhecer contribuindo para a qualidade de vida dos idosos.
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