Mestrado em Ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico by advisor "Branco, Neusa"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- A avaliação formativa por meio do feedback escrito no processo de ensino-aprendizagem de alunos de 2.º ciclo em matemáticaPublication . Bento, Ana; Branco, NeusaO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e do 2.º Ciclos do Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Foca diversas experiências, trabalhos e atividades desenvolvidos nos estágios em 1.º ciclo e 2.º ciclo do ensino básico, que contribuíram para a minha formação profissional. Além disso, contempla uma componente investigativa que, através de um estudo caso, visa identificar o contributo da avaliação formativa, com enfoque no feedback dado pelo professor, para o processo de ensino-aprendizagem de alunos de 5.º ano em Matemática. Os participantes são 45 alunos que realizaram tarefas matemáticas em três momentos. Primeiro realizaram uma ficha com quatro questões que foram avaliadas e comentadas com feedback escrito, encaminhando os alunos para a sua posterior reformulação e melhoria. Por fim resolveram uma nova ficha com questões de natureza idêntica. Os resultados revelam a pertinência e eficácia do feedback escrito para a melhoria das aprendizagens relativamente a procedimentos e à resolução de problemas. Contudo, alguns alunos ainda não revelam ser autónomos na análise do feedback dado, destacando-se a importância de este se tornar um prática regular na sala de aula.
- O ensino e a aprendizagem dos números racionais e a utilização de materiais manipuláveisPublication . Casaca, Ana Carolina Fragoso; Branco, NeusaO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico e divide-se em duas partes principais. A primeira apresenta uma análise do percurso realizado na prática de ensino supervisionada com base nas experiências de estágio no 1.º e 3.º anos do 1.º ciclo e do 5.º e 6.º anos do 2.º ciclo do ensino básico, em Português, História e Geografia de Portugal, em Matemática e em Ciências da Natureza. A segunda apresenta a componente investigativa deste trabalho que se centra no ensino-aprendizagem dos números racionais e na utilização de materiais manipuláveis. O estudo segue uma metodologia qualitativa, envolvendo o trabalho com alunos do 3.º e do 5.º anos. Realizaram-se três tarefas com a utilização de material manipulável no início do estudo dos números racionais na representação em forma de fração. Os resultados salientam o contributo desses materiais para a aprendizagem dos alunos neste contexto. - This Training Report was prepared under the “Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico” (Master in Teaching) and is divided into two main parts. The first one presents an analysis of the route taken in monitored teaching practice based on experiences in internship in grades 1 and 3 of the 1st cycle of primary school and grades 5 and 6 of the 2nd cycle of primary school in Portuguese, Portuguese History and Geography, Mathematics and Natural Sciences. The second one presents the investigational component of this work that focuses on the teaching and learning of rational numbers and the use of manipulative materials. The study follows a qualitative methodology, involving working with grades 3 and 5 students. Three tasks were carried out with the use of manipulative materials at the beginning of the study on rational numbers represented as fractions. The results emphasize the contribution of these materials in the learning of rational numbers of grades 3 and 5 students
- Os erros cometidos pelos alunos a operar com números racionaisPublication . Almeida, Liliana de Almeida Luís de; Branco, NeusaO presente trabalho investigativo aqui apresentado foi realizado no âmbito de Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico com objetivo de apresentar o trabalho desenvolvido ao longo deste ciclo de ensino. Deste modo o trabalho está dividido em duas partes fundamentais. A primeira parte apresenta uma análise sintetizada do percurso realizado em Ensino Supervisionado, nomeadamente em 1º ano e 4º do 1º ciclo e 5º e 6º ano do 2º ciclo do Ensino básico, nas áreas de Português, Historia e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências da Natureza. A segunda parte deste trabalho apresenta a componente investiga na área da matemática, onde se centra nos erros cometidos pelos alunos a operar com números racionais fracionários. A abordagem neste trabalho é unicamente qualitativa alicerçada num conjunto de tarefas previamente realizadas nas quais os alunos terão que determinar se as resoluções estão ou não corretas. Os resultados deste estudo pretendem aferir se os alunos ao terminarem o 2º ciclo de ensino desenvolveram corretamente o sentido do número e se estão aptos a resolver tarefas que envolvam números racionais fracionários com a exigência própria ao terminar este ciclo de ensino.
- O perímetro e a área em situações que envolvam materiais manipuláveisPublication . Dias, Inês Filipa Rosa; Branco, NeusaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. O relatório apresenta-se dividido em duas partes. A parte I respeita às experiências e reflexão proporcionadas pelas Práticas de Ensino Supervisionadas, no 1.º ciclo do ensino básico e em Português, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências Naturais do 2.º ciclo do ensino básico. Além disso, apresenta como surge a temática do estudo que é apresentado na parte II, centrado no ensino da Matemática. Esse estudo tem como objetivo identificar a compreensão e as dificuldades que os alunos manifestam na determinação do perímetro e da área das figuras no plano em situações que envolvem materiais manipuláveis. Segue uma metodologia qualitativa na modalidade de estudo de caso e tem por base a realização de duas tarefas com materiais manipuláveis, geoplano e pentaminós, com alunos de 6.º ano. Alguns alunos manifestaram dificuldades na reprodução de figuras no papel ponteado ou quadriculado e alguns revelaram confundir a fórmula de cálculo da área e do perímetro. Os dados revelam que os materiais contribuíram para clarificar os conceitos de perímetro e área e fazer surgir diferentes figuras que permitem explorar situações diversificadas da determinação do seu perímetro e da sua área.
- Potencialidades dos recursos não estruturados na aprendizagem da matemática no contexto do 2º CicloPublication . Freitas, Luís Maurício Costa; Branco, NeusaEste documento evoca o percurso no mestrado que realizei, evidenciando as aprendizagens em contexto de estágio no 1º e no 2º ciclo. Salientando os pontos positivos, aspetos a melhorar e reflexões. Este integra uma componente investigativa com base na metodologia de investigação ação, sobre o tema a potencialidade dos recursos não estruturados na aprendizagem da matemática. Recorri a três atividades exploratórias usando objetos do “quotidiano” para desenvolver unidades didáticas. O professor tem o papel de monitorizar e orientar o trabalho desenvolvidos pelos discentes evitando equívocos ou conceito alternativo. Porém existe uma discussão que aprofunda os conteúdos desenvolvidos. Após cada atividade os alunos preencheram um questionário, sendo a base de dados na qual suporto as conclusões da investigação. Os participantes foram cerca de 55 alunos todos a frequentar o 6º ano, ao todo foram preenchidos 165 questionários. Os resultados apontam que os alunos apreciam este tipo de tarefas associado a metodologia exploratória e ao trabalho em grupo. Estes afirmam que o uso de objetos é motivador.
- A resolução de problemas envolvendo frações com alunos do 6º ano.Publication . Rafael, Paulo Ricardo Simas Baptista; Branco, NeusaO presente relatório integra duas componentes, a descrição e reflexão sobre os estágios realizados ao longo do curso de mestrado em ensino do 1.º ciclo e do 2.º ciclo do ensino básico e o estudo investigativo que se centra no ensino-aprendizagem dos números racionais no 6.º ano, em particular, na capacidade de resolução de problemas envolvendo frações. A relevância do estudo emerge da minha observação e reflexão ao longo dos estágios realizados e durante a minha vida profissional sobre a importância de envolver os alunos na resolução de problemas para que estes desenvolvam uma boa compreensão matemática. O estudo segue uma natureza quantitativa e qualitativa. Os resultados evidenciam que os alunos têm maior facilidade em resolver tarefas que envolvam equivalência, ordenação e comparação de frações e revelam maior dificuldade em resolver tarefas que envolvam a fração como operador.
- A resolução de problemas no ensino exploratório da Matemática no 2º cicloPublication . Galrinho, Joana Isabel Mendes; Branco, NeusaO presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico concretizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e integra o percurso de desenvolvimento profissional que o curso proporciona e uma componente investigativa que decorre da prática profissional. A parte I deste relatório respeita às intervenções realizadas nas Práticas de Ensino Supervisionadas em contexto de 1.º e 2.º CEB e a parte II refere-se ao estudo da resolução de problemas no ensino exploratório da Matemática no 2.º CEB, concretizado numa turma do 6.º ano de escolaridade. Esta investigação teve como objetivo identificar o contributo da resolução de problemas para a aprendizagem Matemática dos alunos, no âmbito de uma abordagem de ensino exploratória. Os resultados mostram que os alunos da turma usam diferentes estraté-gias e representações para resolver um mesmo problema, podendo estas situações promover a conexão com temas matemáticos e não matemáticos, e que os momentos de discussão sub-jacentes a um ensino exploratório são fundamentais para o desenvolvimento da capacidade dos alunos de analisar e utilizar estratégias diversificadas e para relacionarem e partilharem diferentes conhecimentos.
- O uso de modelos de sólidos geométricos na aprendizagem da geometriaPublication . Laurentino, Ana Filipa Lopes; Branco, Neusa
- Utilização de materiais manipuláveis no 1.º e no 2.º ciclos: um estudo exploratórioPublication . Monteiro, Diana Fitas; Branco, NeusaO presente Relatório de Estágio foi efetuado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Este está organizado em duas partes. A Parte 1 integra uma síntese e reflexão relativamente às experiências de ensino decorrentes das Práticas de Ensino Supervisionadas. Na Parte 2 é apresentado o estudo exploratório sobre a utilização de materiais manipuláveis no 1.º e no 2.º CEB, sendo realizado um questionário a professores destes níveis de ensino em dois agrupamentos. Os resultados evidenciam que existe uma maior frequência de utilização de materiais manipuláveis no 1.º CEB. Os professores identificam como principais constrangimentos à sua utilização o número insuficiente de materiais ou a inexistência, turmas grandes, currículo extenso, falta de tempo e questões de indisciplina, e como aspetos positivos o serem facilitadores da aprendizagem e motivação, manuseamento e carácter lúdico que proporcionam.