Mestrado em Recursos Digitais em Educação
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Recursos Digitais em Educação by advisor "Messias, Inês"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Construção e implementação de um modelo de aprendizagem sustentado pelos recursos do google workspace for education, no âmbito do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Calado, Manuel Vicente Silva Cunha; Messias, InêsO principal objetivo deste projeto foi criar e implementar um Modelo de Aprendizagem suportado pelas ferramentas do Google Workspace for Education (GWfE), no âmbito do 1.º Ciclo. O estudo utilizou a Investigação-Ação como abordagem metodológica e foi desenvolvido tendo em conta os seus objetivos específicos: diagnosticar e analisar a taxa de conhecimento e utilização da plataforma Google Workspace for Education junto dos professores do Agrupamento de Escolas de Cister - Alcobaça, desenvolver ações formativas de capacitação digital de suporte ao processo de ensino e aprendizagem, baseadas na utilização das ferramentas GWfE, construir e implementar um Modelo de Aprendizagem no 1.º Ciclo, a partir de atividades práticas sustentadas pelas ferramentas GWfE, elaborar manuais de apoio e acompanhamento ao Modelo implementado, avaliar o impacto da implementação do Modelo de Aprendizagem no processo de ensino e aprendizagem e refletir sobre os resultados da implementação do Modelo, numa visão de futuro. O desenvolvimento deste projeto visou contribuir para o desenvolvimento das competências digitais dos professores e para a melhoria da prática pedagógica através da utilização eficiente das ferramentas do GWfE.
- Estratégias de motivação e envolvimento dos alunos na aprendizagem da matemática utilizando realidade aumentadaPublication . Costa, Maria da Conceição Torres da; Messias, InêsO desenvolvimento da tecnologia da Realidade Aumentada (RA) tem-na tornado uma ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem, ajudando o aluno a melhorar as suas capacidades de visualização de espaços bi e tridimensionais e levando-o a aprender construindo. O presente estudo insere-se na problemática da influência da implementação de estratégias de ensino com recurso à tecnologia RA na motivação e envolvimento dos alunos para a aprendizagem da matemática. Assim, procura compreender o impacto destas estratégias de ensino inovadoras na aprendizagem da matemática, com recurso à construção de sólidos na aplicação GeoGebra 3D, com RA, integrados em cenários de aprendizagem sobre o conteúdo volumes e áreas de superfície de sólidos geométricos, aplicados a alunos do 8.º e 9.º ano do Ensino Básico. A análise de resultados permitiu verificar o aumento da motivação e do envolvimento dos alunos quando se usam estratégias com RA, mas foi pouco conclusiva quanto à melhoria da sua aprendizagem.
- Oficina de Formação em Cenários Inovadores na Área da Biologia e Geologia, através da utilização de RED – Estudo de CasoPublication . Santos, Cátia Carina Carvalhal dos; Messias, InêsA presente dissertação teve como objetivo desenhar, implementar e avaliar uma Oficina de Formação para professores de Biologia e Geologia, através da utilização de Recursos Educativos Digitais (RED) enquanto promotores de metodologias ativas, com vista à melhoria das aprendizagens dos alunos. A investigação, de natureza quantitativa e qualitativa, seguiu uma metodologia de estudo de caso, envolvendo uma amostra de 21 formandos, pertencentes aos grupos de recrutamento 230 e 520. A recolha de dados incluiu questionários, focus grupo, reflexões críticas e observação de aulas, permitindo a análise estatística e de conteúdo. Os diversos instrumentos utilizados, fundamentados no modelo teórico ICT-TPACKScience de Kadıoğlu-Akbulut et al. (2020), possibilitaram a triangulação dos resultados obtidos. Os resultados, além do desenho e da implementação da Oficina de Formação, evidenciaram o sucesso da mesma no desenvolvimento profissional dos docentes, que manifestaram a intenção de usar mais RED e adotar mais metodologias ativas em sala de aula. Os formandos reconheceram que a utilização de ferramentas digitais resultou em aprendizagens mais significativas, devido ao aumento da motivação, empenho e participação ativa dos alunos. Adicionalmente, os discentes desenvolveram competências não só digitais, mas também em áreas como o pensamento crítico, a criatividade, a comunicação, o trabalho colaborativo, a resolução de problemas e o relacionamento interpessoal. Este estudo permitiu concluir que as oficinas de formação direcionadas a áreas disciplinares específicas podem ser eficazes na promoção de mudanças positivas nas práticas pedagógicas, relativas à integração de RED e à utilização de metodologias ativas em sala de aula, com influência na melhoria das aprendizagens dos alunos. No entanto, recomenda-se a replicação da Oficina de Formação a outros grupos disciplinares para verificar a generalização dos resultados, bem como a realização de estudos comparativos com a capacitação digital de nível 1, 2 e 3 para aferir o modelo mais eficaz de capacitação digital docente.
- A responsabilidade social nas instituições de ensino superior e a promoção da inclusão na sociedade digital: um caso de estudo de capacitação digital dos estudantes PALOP do Instituto Politécnico de SantarémPublication . Oliveira, Ana Filipa Martins Neves; Barbas, Maria Potes; Messias, Inês; Oliveira, Ana Filipa Martins NevesO contexto deste trabalho centra-se essencialmente nos estudantes oriundos do Países Africanos de Lingua Oficial Portuguesa que frequentam o Instituto Politécnico de Santarém, nas suas dificuldades de integração e de competências digitais, tendo como ponto de partida o projeto JUMP TO IPSantarém. Este é um projeto constituido por módulos de integração, implementado com estudantes de 1º ano de mestrado. No âmbito da Responsabilidade Social e de forma a promover a inclusão destes estudantes, este estudo apresenta uma proposta de módulos de integração/formação, que responde às especificidades destes estudantes. Considerando o seu contexto e objetivos esta investigação, é um estudo de caso. Sendo o estudo aplicado em contexto real, foi escolhida uma abordagem qualitativa, em que a recolha de dados foi feita através de um grupo focal e entrevistas semiestruturadas a vários agentes educativos. Os resultados demostram que a capacitação digital é uma barreira à integração destes estudantes, mas que existem outras, como as financeiras, as culturais e as linguísticas, que para eles são prioritárias e talvez por esta razão, não priviligiem esta questão. A proposta de módulos de integração/formação que resulta deste estudo procura dar resposta à barreira de capacitação digital, e assim ajudar a melhorar as condições de integração destes estudantes.