Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A responsabilidade social nas instituições de ensino superior e a promoção da inclusão na sociedade digital: um caso de estudo de capacitação digital dos estudantes PALOP do Instituto Politécnico de Santarém

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação_MRDE_Ana Filipa Oliveira.pdf1.67 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O contexto deste trabalho centra-se essencialmente nos estudantes oriundos do Países Africanos de Lingua Oficial Portuguesa que frequentam o Instituto Politécnico de Santarém, nas suas dificuldades de integração e de competências digitais, tendo como ponto de partida o projeto JUMP TO IPSantarém. Este é um projeto constituido por módulos de integração, implementado com estudantes de 1º ano de mestrado. No âmbito da Responsabilidade Social e de forma a promover a inclusão destes estudantes, este estudo apresenta uma proposta de módulos de integração/formação, que responde às especificidades destes estudantes. Considerando o seu contexto e objetivos esta investigação, é um estudo de caso. Sendo o estudo aplicado em contexto real, foi escolhida uma abordagem qualitativa, em que a recolha de dados foi feita através de um grupo focal e entrevistas semiestruturadas a vários agentes educativos. Os resultados demostram que a capacitação digital é uma barreira à integração destes estudantes, mas que existem outras, como as financeiras, as culturais e as linguísticas, que para eles são prioritárias e talvez por esta razão, não priviligiem esta questão. A proposta de módulos de integração/formação que resulta deste estudo procura dar resposta à barreira de capacitação digital, e assim ajudar a melhorar as condições de integração destes estudantes.
The context of this work essentially focuses on students from Portuguese-speaking African Countries who attend the Polytechnic Institute of Santarém, on their difficulties with integration and digital skills, taking as a starting point the JUMP TO IPSantarém project. This is a project made up of integration modules, implemented with 1st year master's students. Within the scope of Social Responsibility and in order to promote the inclusion of these students, this study presents a proposal for integration/training modules, which respond to the specificities of these students. Considering its context and objectives, this research is a case study. As the study was applied in a real context, a qualitative approach was chosen, in which data collection was done through a focus group, semi-structured interviews with various educational agents. The results show that digital training is a barrier to the integration of these students, but that there are others, such as financial, cultural and linguistic, which are priorities for them and perhaps for this reason, they do not prioritize this issue. The proposal for integration/training modules that results from this study seeks to respond to the digital training barrier, and thus help to improve the integration conditions of these students.

Description

Keywords

ensino superior estudantes PALOP competências digitais responsabilidade social inclusão higher education PALOP students digital skills social responsibility inclusion

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence