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- Desempenho dos Exchange-Traded Funds europeusPublication . Gonçalves, Pedro Manuel; Teodósio, João; Pinheiro, Carlos Manuel da Silva Pacheco PinheiroNo presente estudo, pretendeu-se analisar o desempenho de exchange-traded funds (ETFs) Europeus face aos seus índices de referência. Utilizando, nomeadamente, o modelo do alfa de Jensen (1968) e o modelo de três fatores de Fama e French (1993), conclui-se que os ETFs têm um desempenho inferior aos índices que visam replicar. Concomitantemente, foi analisado o impacto do BREXIT no desempenho dos ETFs e dos seus índices de referência, comparando os períodos pré-BREXIT e pós-BREXIT mediante testes de diferenças. Para o efeito, foi selecionada uma amostra de 11 ETFs europeus, compreendida entre 2009 e 2022, resultando numa amostra total de 38.764 observações diárias. Os resultados evidenciam diferenças estatísticas significativas no desempenho dos ETFs e dos seus índices de referência antes e após o BREXIT. Os resultados do presente estudo contribuem para aprofundar a investigação sobre os ETFs, especialmente no contexto de choques externos.
- Oficina de Formação em Cenários Inovadores na Área da Biologia e Geologia, através da utilização de RED – Estudo de CasoPublication . Santos, Cátia Carina Carvalhal dos; Messias, InêsA presente dissertação teve como objetivo desenhar, implementar e avaliar uma Oficina de Formação para professores de Biologia e Geologia, através da utilização de Recursos Educativos Digitais (RED) enquanto promotores de metodologias ativas, com vista à melhoria das aprendizagens dos alunos. A investigação, de natureza quantitativa e qualitativa, seguiu uma metodologia de estudo de caso, envolvendo uma amostra de 21 formandos, pertencentes aos grupos de recrutamento 230 e 520. A recolha de dados incluiu questionários, focus grupo, reflexões críticas e observação de aulas, permitindo a análise estatística e de conteúdo. Os diversos instrumentos utilizados, fundamentados no modelo teórico ICT-TPACKScience de Kadıoğlu-Akbulut et al. (2020), possibilitaram a triangulação dos resultados obtidos. Os resultados, além do desenho e da implementação da Oficina de Formação, evidenciaram o sucesso da mesma no desenvolvimento profissional dos docentes, que manifestaram a intenção de usar mais RED e adotar mais metodologias ativas em sala de aula. Os formandos reconheceram que a utilização de ferramentas digitais resultou em aprendizagens mais significativas, devido ao aumento da motivação, empenho e participação ativa dos alunos. Adicionalmente, os discentes desenvolveram competências não só digitais, mas também em áreas como o pensamento crítico, a criatividade, a comunicação, o trabalho colaborativo, a resolução de problemas e o relacionamento interpessoal. Este estudo permitiu concluir que as oficinas de formação direcionadas a áreas disciplinares específicas podem ser eficazes na promoção de mudanças positivas nas práticas pedagógicas, relativas à integração de RED e à utilização de metodologias ativas em sala de aula, com influência na melhoria das aprendizagens dos alunos. No entanto, recomenda-se a replicação da Oficina de Formação a outros grupos disciplinares para verificar a generalização dos resultados, bem como a realização de estudos comparativos com a capacitação digital de nível 1, 2 e 3 para aferir o modelo mais eficaz de capacitação digital docente.