Mestrados da ESES
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Browsing Mestrados da ESES by advisor "Barbas, Maria Potes"
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- e-Portefólio Mahara: um espaço de construção de uma identidadePublication . Pereira, David Alexandre Januário; Barbas, Maria PotesEste relatório de estágio profissionalizante, pretende dar a conhecer as potencialidades da plataforma Mahara, na construção de e-portefólios, relativamente a outras já existentes. Para isso, será implementada no espaço privilegiado de aprendizagem em regime de elearning denominado e.raizes_redes, do Instituto Politécnico de Santarém. Este espaço usa o Moodle, com aplicativos adicionais, onde esta plataforma pode ser uma mais-valia, tanto para estudantes como para docentes.
- Gestão por processos: desafios e perspetivas na diretoria de educação a distância da Rede Federal de Ensino no Distrito FederalPublication . Oliveira, Ana Cláudia Bernardes Vilarinho de; Barbas, Maria PotesCompreender os desafios e perspetivas da Gestão por Processos no âmbito da Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal de Brasília é o objeto desta investigação. O objetivo geral consistiu em investigar como transcorre a implantação do mapeamento dos fluxos dos processos no âmbito dessa Diretoria a partir da escuta dos intervenientes, tendo em vista que o aprimoramento constante das práticas de gestão é primordial no campo educacional. Os procedimentos metodológicos adotados incluem estudo de caso e utilização da pesquisa de natureza aplicada e exploratória. Optou-se pelo levantamento de fontes relacionadas à temática e análise bibliográfica e documental. Quanto à forma de abordagem, foi utilizada a investigação qualitativa e recorreu-se ao focus group como técnica de recolha de dados para validação do guião de entrevistas semiestruturadas que foram realizadas com 13 gestores. Para a análise de conteúdo, investiu-se na utilização do software MAXQDA, que permitiu uma maior confiabilidade dos dados. As análises apontam à necessidade de uma visão integrada, necessidade de padronização dos processos e adequação da abordagem de gerenciamento BPM pois os colaboradores consideram que a resistência às mudanças é expressiva. Ao final, com base na análise pormenorizada dos resultados alcançados, foram identificados os contributos que transcorrem da implantação dessa disciplina gerencial. Assim, surgiu a proposta de um plano de intervenção que possibilitará à gestão o foco na melhoria contínua dos processos de forma estratégica, que possa refletir na qualidade do processo educacional e na prestação de serviços públicos que atendam os anseios da sociedade.
- Observação Interpares: principais desafiosPublication . Barbas, Maria Potes; Rodrigues, Susana Paula da Conceição Silva CoelhoO presente estudo analisa o impacto da formação proporcionada pelo Plano de Capacitação Digital de Docentes (PCDD) no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, na mudança das práticas letivas dos docentes de um Agrupamento de Escolas (AE) específico (questão de partida). A investigação, realizada no âmbito do mestrado em Ciências da Educação com especialização em Administração Educacional, procura compreender o impacto da formação contínua nas práticas pedagógicas, em particular na integração das tecnologias digitais na sala de aula. Além disso, propõe um projeto de intervenção para reforçar o papel da escola na definição do seu plano de formação. Foram formuladas as seguintes questões de investigação: • De que forma a formação contribuiu para a mudança na atividade profissional? • Qual o nível de confiança adquirido pelos formandos na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)? • Em que medida as aprendizagens da formação foram aplicadas à prática letiva? • Até que ponto esta formação incentivou os docentes a criarem os seus próprios recursos, passando de utilizadores a criadores? A metodologia adotada segue uma abordagem mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos para uma análise mais abrangente. Foram aplicados questionários a todos os docentes do agrupamento em estudo que participaram na capacitação digital (nos níveis N1, N2 e N3) nos anos letivos de 2020/21, 2021/22 e 2022/23. Além disso, foram realizadas entrevistas a uma amostra de docentes que frequentaram a formação, ao coordenador do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE), aos Coordenadores de Departamento com assento no Conselho Pedagógico e ao Diretor de um Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE). O estudo revela uma evolução positiva nas práticas pedagógicas e nas metodologias dos docentes após a formação, alinhando-se com os objetivos do PCDD. Os resultados indicam um aumento significativo da confiança dos professores para utilizarem tecnologias digitais, em contexto de sala de aula, e uma tendência para a criação e partilha de recursos digitais próprios. O estudo reforça ainda a importância de alinhar a formação com as Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), assegurando a pertinência e adequação das práticas educativas. Apesar dos resultados encorajadores, destaca-se a necessidade de um investimento contínuo na formação, para garantir um impacto duradouro. Assim, a elaboração de um plano de formação torna-se essencial, devendo este basear-se na identificação das necessidades formativas em reuniões de departamento e grupos disciplinares, bem como na definição de objetivos claros e relevantes.
- O papel da coordenação pedagógica na formação continuada: desenvolvimento e consolidação dos saberes docentes na educação profissional e tecnológicaPublication . Reynaldo, Carolina Novaes Xavier de Lima; Barbas, Maria PotesEste estudo está situado no Mestrado em Administração Educacional, do Instituto Politécnico de Santarém. Refere-se à gestão da formação continuada docente, em um campus do Instituto Federal de Brasília, e objetivou perceber o papel da coordenação pedagógica na formação continuada docente e sua correlação com os saberes docentes na educação profissional e tecnológica. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e desenvolvida como estudo de caso, cuja recolha de dados foi por meio de entrevista semiestruturada. A análise dos dados demonstrou o reconhecimento de determinados saberes como importantes para atuação na educação profissional e tecnológica; que esses mesmos saberes não estão consolidados e se constituem em lacunas a serem superadas; que a instituição desenvolve uma formação continuada pontual e sem sistematização e planejamento; que, em virtude dessa ausência de planejamento, a formação continuada desenvolvida não contribui para a consolidação dos saberes docentes.
- Projecto TV.Community - Plataforma Web com serviço de televisão comunitária e interativaPublication . BRANCO, PAULO; Barbas, Maria PotesEste projeto pretende combinar, numa mesma plataforma, a apresentação de conteúdos vídeo e animações RIA (Rich Internet Application), permitindo interação com serviços externos e a comunicação simultânea com grupos com os mesmos interesses, em vários domínios (e.g. Desporto, política) e em diferentes mercados/posicionamentos (e.g. comercial, académico ou de serviço público). A componente de comunicação na Internet (e os novos modos de comunicação e interação atualmente utilizados: e.g. a utilização simultânea de ferramentas de conversação, vídeo para efeitos de lazer ou educativos e serviços de diversos tipos) constitui a linha de orientação principal para a concretização do projeto. Assim, estudou-se as redes sociais, potencialidade e tendência das mesmas, tendo-se elaborado uma lista de redes com as quais deveremos criar interoperabilidade. Também foram feitos estudos relativos às tecnologias de interação Homem-computador, tendo em conta outros dispositivos (e.g. telemóveis, PDA’s) e/ou dispositivos com ecrãs tácteis.
- A responsabilidade social nas instituições de ensino superior e a promoção da inclusão na sociedade digital: um caso de estudo de capacitação digital dos estudantes PALOP do Instituto Politécnico de SantarémPublication . Oliveira, Ana Filipa Martins Neves; Barbas, Maria Potes; Messias, Inês; Oliveira, Ana Filipa Martins NevesO contexto deste trabalho centra-se essencialmente nos estudantes oriundos do Países Africanos de Lingua Oficial Portuguesa que frequentam o Instituto Politécnico de Santarém, nas suas dificuldades de integração e de competências digitais, tendo como ponto de partida o projeto JUMP TO IPSantarém. Este é um projeto constituido por módulos de integração, implementado com estudantes de 1º ano de mestrado. No âmbito da Responsabilidade Social e de forma a promover a inclusão destes estudantes, este estudo apresenta uma proposta de módulos de integração/formação, que responde às especificidades destes estudantes. Considerando o seu contexto e objetivos esta investigação, é um estudo de caso. Sendo o estudo aplicado em contexto real, foi escolhida uma abordagem qualitativa, em que a recolha de dados foi feita através de um grupo focal e entrevistas semiestruturadas a vários agentes educativos. Os resultados demostram que a capacitação digital é uma barreira à integração destes estudantes, mas que existem outras, como as financeiras, as culturais e as linguísticas, que para eles são prioritárias e talvez por esta razão, não priviligiem esta questão. A proposta de módulos de integração/formação que resulta deste estudo procura dar resposta à barreira de capacitação digital, e assim ajudar a melhorar as condições de integração destes estudantes.
- As TIC na escola: influência educativa e lúdicaPublication . Sampaio, Fabiana Rita Conceição; Pacheco, Nuno; Barbas, Maria PotesNo âmbito do Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia, lecionado na Escola Superior de Educação de Santarém, é desenvolvido o Projeto “As TIC na Escola: Influência educativa e lúdica”. Este tem como objetivo demonstrar a importância e utilidade que as Tecnologias de Informação e Comunicação, (TIC), assumem cada vez mais no meio escolar, principalmente, no 1ºCiclo. Aspeto que é apresentado através do produto que divulga o objetivo principal do projeto desenvolvido, o qual consiste na aplicação de um jogo, simultaneamente, educativo e lúdico, intitulado de “Aprender com a Música”, numa das disciplinas que constituem as atividades extra – curriculares, a Expressão Musical, ligando a música às Tecnologias de Informação e Comunicação. Ligação através da qual se demonstra um novo conceito que as TIC podem assumir, pois atualmente estas são usadas apenas nas aulas que lhes são destinadas e o modo como estas poderão contribuir para autonomia de cada aluno e a sua segurança a nível informático e educativo.
- Voluntariado online: construção, partilha e descobertaPublication . Góis, Ana Catarina Asseiro da Luz Lopes Geraldes; Barbas, Maria PotesO presente relatório teve como principal objetivo dar resposta à análise das funções introduzidas na plataforma e-raizes.redes, e tentar relacionar a interação dos vários eee’s (e-plataforma; e-comunicação; e-tutor e e-professor e outras valências) com os convidados e-especialista e e-professor voluntário. Nesta medida, assumiu como objeto de estudo a questão principal que lhe está inerente: “Será que se pode constituir um banco de e-especialistas e eprofessores voluntários, na plataforma e-raizes.redes, no âmbito do voluntariado científico online ao nível da educação?”. Nesta ordem de ideias, abordar o Voluntariado Online, numa perspetiva educacional, significa neste projeto direcioná-lo para a recolha de dados relevantes de modo a enriquecer a aprendizagem em formato e-learning. Todo o estudo, através de uma metodologia de estudo de caso, que decorreu durante o segundo ano do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia, teve como eixo orientador a seleção de contributos de excelência no meio nacional e internacional. Importa salientar que visámos o Ano Europeu do Voluntariado 2011. Este projeto culmina com a descoberta da riqueza de se ser voluntário na plataforma e-raizes.redes, segundo o modelo de ensino e aprendizagem em e- Learning.