Escola Superior de Saúde
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Browsing Escola Superior de Saúde by advisor "Amendoeira, José"
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- Aquisição de competências em emergência pediátricaPublication . Henriques, Filipa; Ferreira, Regina; Amendoeira, JoséO pensamento crítico e julgamento clínico são dimensões essenciais na gestão de situações complexas, em que a simulação é uma estratégia de desenvolvimento profissional que possibilita a aquisição e desenvolvimento de competências relacionadas com melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem e da segurança dos mesmos. Sentimos necessidade de pesquisa sobre simulação de emergência, qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem em situação de emergência pediátrica. Recorremos à revisão sistemática de literatura de modo a responder à pergunta "Qual a influência da simulação de enfermagem em emergência em contexto pediátrico na melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem?" Enquadrando com os modelos de Parceria de cuidados de Anne Casey e da aquisição e desenvolvimento de competências de Dreyfus de Patrícia Benner. Os modelos referidos são mobilizados, respetivamente, com o objetivo de permitir o envolvimento da família no despiste de situações potencialmente geradores de emergência pediátrica e permitir que o enfermeiro possa desenvolver o conhecimento e habilidades necessárias numa situação de reanimação cardiorrespiratória. Na pesquisa encontramos 20 artigos e selecionamos os 3 que melhor respondiam à pergunta PI (C) O através de critérios de inclusão e exclusão. As intervenções do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica neste contexto torna possível a aquisição e desenvolvimento de competências do domínio da responsabilidade profissional, ética e legal, da melhoria da qualidade, da gestão dos cuidados, do desenvolvimento das aprendizagens profissionais e no domínio da assistência à criança/jovem com a família na maximização da sua saúde. Estas integram as competências específicas legisladas no regulamento das competências comuns do enfermeiro especialista e regulamento das competências do enfermeiro especialista em saúde da criança e do jovem. Desta forma dão contributo à consolidação da autonomia profissional, nomeadamente nas dimensões: especialização do conhecimento; meta competência; ética e profissional idade, prática baseada na evidência e transferibilidade do conhecimento A oportunidade de treinar e simular, no local onde as crianças em situação critica são atendidas, promove a aquisição de competências técnicas, habilidades, competências emocionais em ambientes seguros, permitindo a reciclagem de conhecimentos, desenvolver o autoconhecimento , o trabalho de equipa, a segurança de cuidados e a eficiente gestão do risco bem como intervir antecipadamente, treinando o reconhecimento de sinais de instabilidade e reforçando a tomada de decisão em situação de emergência. Critical thinking and clinical judgment are essential dimensions in the management of complex situations; in the simulation is a professional development strategy that enables the acquisition and development of skills related quality improvement of nursing care and safety. We feel the need of research on simulation of emergency, safety and quality of nursing care in pediatric emergencies. Resorted to the systematic review of the literature in order to answer the question "What is the influence of emergency nursing simulation in pediatric settings to improve the quality of nursing care?" Fitting with the models of care Partnership Anne Casey and the acquisition and skills development Dreyfus Patricia Benner. The models listed are mobilized, respectively, with the goal of allowing family involvement in screening for potentially generating pediatric emergencies and allow nurses to develop the knowledge and skills needed in a situation of cardiopulmonary resuscitation. In the survey, we found 20 articles and selected the three that best answered the question PI(C) through the inclusion and exclusion criteria. The interventions of the nurse specialist in pediatric and child health in this context enables the acquisition and development of skills in the field of professional ethics and legal responsibility, improving the quality of care management, the development of professional learning and assistance in the field of the child / young person with family in maximizing their health. These take up the specific skills legislated in the common skills of specialist nurses and skills of specialist nurses in the health of children and young Ordinances. Thus give contribution to the consolidation of professional autonomy, particularly in dimensions: specialization of knowledge; meta competence; ethical and professional age, evidence-based practice and transferability of knowledge. The opportunity to train and simulate, the place where children in critical condition are met, promotes the acquisition of technical skills, skills, emotional skills in safe environments, enabling the recycling of knowledge, developing self-awareness, teamwork, safety care and the efficient management of risk and intervene early, training to recognize signs of instability and enhancing decision making in emergency situations.
- A comunicação terapêutica como promotora do bem-estar da pessoa em cuidados paliativosPublication . Neves, Miguel; Amendoeira, José; Rosa, PiresO aumento da longevidade e as transições epidemiológicas, em que os processos de doença crónica, adquirem progressividade, bem como, as alterações na rede familiar, têm tido impacto crescente na organização dos sistemas de saúde e nos recursos especificamente destinados aos doentes crónicos, criando-se assim unidades de cuidados paliativos (PORTUGAL. Programa Nacional de Cuidados Paliativos, 2004). Objetivo: Determinar de que forma o estabelecimento de comunicação terapêutica, como intervenção de enfermagem, promove o bem-estar do doente com necessidades em cuidados paliativos. Metodologia: Pesquisa efetuada com recurso à RSL, com o objetivo de promover a reflexão na ação e sobre a ação, mobilizando para a mesma a conceção teórica, por referência ao desenvolvimento do conhecimento em enfermagem. Realizada no motor de busca EBSCO, em duas bases de dados: CINAHL Plus with Full Text e MEDLINE with Full Text por forma a selecionar artigos em texto integral no período de tempo entre janeiro de 2005 e janeiro de 2011, que respondessem à pergunta PICO “ A comunicação terapêutica promove o bem-estar do doente com necessidades em cuidados paliativos? ”. Resultados: Cuidados Paliativos são cuidados prestados a doentes em situação de intenso sofrimento, decorrente de doença incurável em fase avançada e rapidamente progressiva, com o principal objectivo de promover, tanto quanto possível e até ao fim, o seu bem-estar e qualidade de vida. Um dos aspectos considerados importantes é sem dúvida o estabelecimento de uma relação eficaz com o doente/família e restante equipa. Desta forma cabe ao enfermeiro estabelecer uma comunicação eficaz, sendo um factor fundamental para um relacionamento com o utente. Conclusões: O estabelecimento de comunicação terapêutica é sem dúvida um meio para a obtenção de cuidados de qualidade, considerando-a como intervenção autónoma de enfermagem. Increased longevity and the epidemiological transitions in which cases of chronic disease acquire progressivity, as well as changes in the family network have had an increasing impact on the organisation of health systems and resources specifically designed for the chronically ill, thus creating palliative care units (PORTUGAL. Programa Nacional de Cuidados Paliativos, 2004). Objective: To determine how the establishment of therapeutic communication, as nursing intervention, promotes the well-being of the patient with palliative care needs. Methodology: Research conducted using the RSL, aiming to promote reflection on action and about action, mobilising, for that purpose, the theory on the development of knowledge in nursing. Research is done with the search engine EBSCO, on two databases: CINAHL Plus with Full Text and MEDLINE with Full Text, in order to select full-text articles in the period between January 2005 and January 2011 that answered the PICO question “Does therapeutic communication promote the well-being of the patient with palliative care needs?” Results: Palliative Care is care provided to patients in a state of intense suffering caused by incurable disease at an advanced stage, and rapidly progressive, with the main aim of promoting, as much as possible and until the end, the patient’s well-being and quality of life. One of the important aspects is undoubtedly the establishment of an effective relationship with the patient/family and the team. In this way, it is up to the nurse to establish effective communication, being a key factor in a relationship with the patient. Conclusions: The establishment of therapeutic communication is certainly one way of obtaining quality care, considering it as an autonomous nursing intervention.
- Educação para a saúde da pessoa com diabetes na adesão ao regime terapêuticoPublication . Vitorino, Paula; Amendoeira, José; Silva, MárioA construção de uma ciência é assente na sua evidência, e o caminho da Enfermagem não poderá ser outro senão o de uma profissão cujas práticas se fundamentem em conhecimento científico. As intervenções de enfermagem têm um papel importante como promotor educativo, e é por isso uma força necessária no atual panorama na educação em saúde, em que as doenças crónicas, são uma realidade crescente e uma preocupação. A adesão ao regime terapêutico é um foco de atenção dos enfermeiros e uma necessidade que emerge da avaliação da pessoa com diabetes, no auto-cuidado ao regime terapêutico, com particular destaque no âmbito da promoção de doenças crónicas, nomeadamente na diabetes tipo II. A não adesão representa uma sobrecarga económica com um enorme impacto na saúde e qualidade de vida das pessoas. O presente documento reflete o trabalho desenvolvido no estágio II com recurso à Educação para a Saúde na pessoa com diabetes através do projeto “caminhar para o equilíbrio”, apresenta ainda o desenvolvimento metodológico da prática baseada na evidência, (PBE), na análise reflexiva do que se entende como intervenção de enfermagem. Como resultados da avaliação do projeto podemos verificar que a totalidade dos participantes (9), diminuíram os seus valores de glicemia capilar, no entanto só poderemos considerar que um participante atingiu os valores normoglicémicos, (91mg/dl), 5 dos participantes alteraram os seus hábitos relacionados com o exercício físico, quanto aos hábitos alimentares atualmente, 6 fazem seis refeições por dia, e 3, fazem 5 refeições por dia, sendo que inicialmente tínhamos 4 pessoas que faziam um total de quatro refeições por dia, e apenas uma pessoa fazia 6 refeições/dia. De referir ainda que 4 participantes reduziram o peso, 4 mantiveram o peso e apenas 1 participante aumentou o peso em relação à avaliação inicial. Através do projeto de intervenção na comunidade foi possível a perceção da importância da intervenção de enfermagem a nível da educação para a saúde. O recurso à revisão sistemática permitiu enriquecer o mesmo, complementando a prática diária com o conhecimento científico. The construction of a science is base on it´s evidence, and the path of Nursing cannot be any other than that of a profession whose practises are founded on scientific knowledge. Nursing interventions play an important role as an educational promoter, and is for that reason a necessary force in the actual panorama of health education, where chronic illnesses are a growing reality and source of worry. The patients commitment to the therapeutical regime is a centrepoint of nurse´s attention and a need that arises from the evaluation of a person suffering from diabetes, in self-help of the therapeutical regime, with particular focus in the area of caring for chronical illnesses, namely diabetes type II. The patient´s non committal represents an economic expense with an enormous impact on people´s health and quality of life. We developed, in the II Stage, a project towards understanding how the education towards health in the person with diabetes through the project “walking towards balance”, with the methodological development of the practice based on evidence (PBE) with the Systematic Revision of Literature, in the reflexive analysis of what is understood as nurse intervention. As result of the Systematic Revision of Literature and with the established protocol, 10 articles from the databases CINAHL and MEDLINE were considered, through the EBSCO platform. The referred studies fundamentally sustain the relationship between education towards health and the improvement of the quality indicators, and all refer in their conclusions the importance of nursing in the adoption of strategies of change in the acceptance of the therapeutical regime, namely of medication, food and physical exercise. Through the community intervention project it was possible to perceive the importance of nursing intervention at the health education level. The use of systematic revision allowed it´s enrichment, complementing the daily practice with scientific knowledge.
- Estrategias de emporwerment familiar no cuidar à pessoa com Diabetes: olhar e intervir sistemicamentePublication . Borges, Liliana Isabel; Amendoeira, José; Silva, MárioAs mudanças no perfil demográfico, a emergência das doenças crónicas traduzem novas necessidades, sendo determinante o papel dos cuidados de saúde primários com ênfase na autonomia dos cidadãos na resolução dos seus problemas de saúde. Face ao regime terapêutico na diabetes, os sistemas familiares são considerados elementos que operam num quadro complexo e mutável de interações com o contexto sociocultural que os envolve. A conceptualização da família alicerçada no pensamento sistémico, centra‐se tanto no sistema familiar quanto nos sistemas individuais, dando ênfase à interação e reciprocidade entre os membros (FRIEDMAN, 1998). O Empowerment Familiar centra‐se nas potencialidades do sistema, como motor de desenvolvimento de capacidades de forma autónoma, participativa e responsável, contribuindo para a melhoria do nível de saúde dos seus membros. Este percurso cruza duas linhas orientadoras: a prática baseada na evidência e o planeamento em saúde. Numa perspetiva de integração no estágio realizado, realizou‐se previamente uma Revisão Sistemática de Literatura com base na seguinte questão: De que forma a negociação como estratégia de Empowerment Familiar (I) influencia a Pessoa com Diabetes (P) na Gestão ao Regime Terapêutico (O)? Foram analisados, após um percurso validado, quatro artigos que emergiram da busca em bases de dados científicas. Durante o projeto de intervenção implementado, utilizaram‐se estratégias de empowerment emergidas da evidência científica com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências das famílias no sentido de melhorar a gestão do regime terapêutico, baseadas sobretudo em processos de negociação e comunicação. Os achados científicos encontrados revelam que projetos estruturados como o desenvolvido, são instrumentos prioritários no cuidar à pessoa com diabetes. Perspetiva‐se neste percurso, o desenvolvimento de uma Enfermagem capaz de alicerçar a sua intervenção numa prática baseada na evidência, correspondendo a necessidades reais das famílias, através do planeamento em equipas interdisciplinares e multissectoriais e promovendo a participação ativa da comunidade. Demography changes and the emergence of chronic diseases are translated in new needs, in which is essential the role of primary health care with emphasis on citizen’s responsiveness in solving their health problems. Faced with the therapeutic regimen in diabetes, family systems are considered as elements that operate in a changing and complex picture of interactions with the socio cultural context that surrounds them. The conceptualization of family grounded in systems thinking, focuses in the family system and individual systems, emphasizing the interaction and reciprocity between members (FRIEDMAN, 1998). The Family Empowerment allows efforts on the system skills to develop capabilities in an autonomous, participative and responsible way, contributing to the health improvement of its members. This route crosses two orientation lines: the evidence‐based practice and health planning. This methodology contributed to the mobilization of scientific evidence in the project development. Integrated in the clinical learning practice for specialist degree, was previously structured a Systematic Literature Review based on the following question: How does the negotiation as a strategy for Family Empowerment (I) influences the Person with Diabetes (R) in is Disease Therapeutic Management (O)?Four articles that emerged in search of scientific databases were analyzed after a valid course. During the intervention, were used strategies of empowerment emerged from scientific evidence, with the aim to promote skills development of families to improve the management of therapeutic regimen, based mainly on negotiation and communication processes. The scientific findings reveal that structured projects such as the one developed, are priority instruments in diabetes care. In this perspective the meaning key is the development of nursing practice evidence‐based, matching real needs of the families through health planning in multidisciplinary health care teams, promoting all community active participation.
- O estudante de enfermagem no processo de cuidados - uma reflexãoPublication . Spínola, Ana; Amendoeira, JoséA valorização da formação em enfermagem, como produtora de saberes e base de reflexão do estudante numa lógica de aprendizagem do cuidar em ensino clínico (Martin, 1995; Abreu, 2007) é primordial. De acordo com a literatura revista, confrontamo-nos com um paradigma mais centrado no estudante enquanto sujeito aprendente; estratégias pedagógicas a partir de experiências entre os diferentes actores; reflexão dos momentos importantes no processo de auto-formação do estudante. Nesta reflexão analisaremos as dimensões que os estudantes valorizam no processo de cuidados em ensino clínico, fazendo-o a partir da análise documental, integrada na fase exploratória do doutoramento em Ciências de Enfermagem. Objectivo: identificar dimensões que os estudantes valorizam no processo de cuidados em ensino clínico. Utilizámos como técnica, a análise de conteúdo (Bardin, 2011) Resultados/conclusões As práticas mobilizadas em ensino clínico pelos estudantes valorizam a centralidade da pessoa, emerge uma conceptualização teórica que se evidencia em momentos na metodologia científica; é visível uma estrutura de organização com apelo aos princípios éticos, nas estratégias para a auto-formação evidencia-se a responsabilidade, a observação reflexiva e as alianças terapêuticas como dimensões fundamentais no processo de cuidados desenvolvido pelo estudante. El valor de la educación en enfermería, como productor de conocimiento y base para la discusión del aprendizaje estudiantil en una lógica de la atención en la enseñanza clínica (Martin, 1995; Abreu, 2007) es de suma importancia. De acuerdo con la literatura, nos encontramos con un paradigma más centrado en el estudiante como un sujeto que aprende, las estrategias de enseñanza basadas en las experiencias entre los diferentes actores; reflejo de los momentos clave en el proceso de la auto-educación. En este trabajo se analizan las dimensiones que los estudiantes valoran el proceso de atención en la enseñanza clínica, haciendo que a partir del análisis de documentos, integrada en la fase exploratoria del doctorado en Ciencias de la Enfermería. Objetivo: identificar las dimensiones que los estudiantes valoran el proceso de atención en la enseñanza clínica. Se utilizó como técnica, análisis de contenido (Bardin, 2011) Resultados y conclusiones Prácticas de enseñanza de los estudiantes movilizados en valor clínico de la centralidad de la persona, emerge una conceptualización teórica que se manifiesta a veces en la metodología científica, es una estructura de organización visible, apelando a los principios éticos, las estrategias de auto-aprendizaje pone de relieve la la responsabilidad, la observación reflexiva y la alianza terapéutica como dimensiones fundamentales en el proceso de atención desarrollado por el estudiante.
- Gestão do conhecimento em equipas de Enfermagem no Hospital Distrital de Santarém, EPE.Publication . Lopes, José; Amendoeira, José; São João, RicardoO objetivo da dissertação é o de compreender as práticas de gestão do conhecimento (GC) da equipa de enfermeiros no Hospital de Santarém, EPE. O modelo de análise utilizado foi o resultante da adaptação para o contexto grupal do modelo de GC de Cardoso (2008). É um estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa com recurso ao instrumento Gestão do Conhecimento em Equipas, que permite avaliar seis dimensões e catorze subdimensões da GC grupal Apurou-se que as equipas estudadas valorizam maioritariamente os processos de criação e aquisição de conhecimento por via interna; a partilha e difusão de forma não intencional; a memorização interna tácita; a recuperação do conhecimento essencialmente ao nível dos processos instrumentais. A liderança e a dinâmica da equipa constituem catalisadores dos processos de conhecimento, ao contrário da organização. Quanto maior a valorização do papel da equipa, assim como do líder, como catalisador maior a valorização dos processos de atribuição de sentido ao conhecimento. Verificou-se que os padrões de conhecimento de enfermagem se manifestam nos processos de GC.
- Gestão do regime terapêutico: dificuldades dos cuidadores familiares à pessoa com demência (Alzheimer) com contexto domiciliárioPublication . Vitorino, Madalena; Amendoeira, José; Silva, MárioO predomínio das pessoas com demência constitui um problema actual do homem da sociedade, sendo considerado um dos principais problemas de saúde pública com peso social importante, não só pela sua dimensão mas pela forma como afecta aqueles que o rodeiam. A família não deve ser excluída do processo de cuidados, faz parte integrante da vida da pessoa. Compreender as dificuldades expressas por estes familiares no âmbito da gestão do regime terapêutico á pessoa com Doença de Alzheimer e de como vivem esta experiencia do cuidar, foi o mote deste trabalho. A prática baseada na evidência pretende maximizar a qualidade dos cuidados de enfermagem prestados às famílias visando a maior evidência científica. A enfermagem avançada, produtora de resultados sensíveis às pessoas cuidadas, assenta numa reflexão na acção e sobre acção inquirindo: “Quais as dificuldades sentidas pelas famílias, na gestão do regime terapêutico á pessoa com demência (Alzheimer) em contexto domiciliário?”. Foi utilizada a metodologia PICO (Population, Intervention, Comparation e Outcomes). Foram analisados, após um percurso validado, três artigos científicos que emergiram nas bases de dados: CINHAL e MEDLINE. As dificuldades dos familiares cuidadores no âmbito da gestão terapêutica á pessoa com doença de Alzheimer, não é só um problema que se traduz em resultados negativos de saúde, constitui um custo acrescido para as organizações de saúde. Factores individuais, familiares e sociais influenciam o processo de gestão terapêutica de forma negativo ou positiva. Compreender e identificar estes factores precocemente, no sentido de serem controlados aquando da definição das estratégias de cuidar assegura resultados benéficos. Reflectir nesta problemática centrada na família cuidadora ao doente de Alzheimer realça o papel dos enfermeiros de saúde comunitária nas suas funções promotoras de saúde, dinamizadores e interlocutores nas diferentes parcerias com as entidades existentes potenciando os seus recursos. ABSTRACT The prevalence of people with mental diseases is a current problem of mankind in society, being regarded as a major public health problem with considerable social weight, due not only to its size, but also the way it affects those around the patients. The family should not be excluded from the care process, as it forms an integral part of the patient's life. To understand the difficulties expressed by these relatives in the context of management of the therapeutic regime of a patient with Alzheimer’s and how they live this experience of caring was the theme of this work. Evidence-based practice seeks to maximise the quality of nursing care providethe families with a view to greater scientific evidence. Advanced nursing, generating tangible results for patients nursed, is based on reflection in action and on action, asking: “What are the difficulties experienced by the families in the management of the therapeutic regime of a patient with a mental disease (Alzheimer’s) in the context of home care?”. The PICO (Population, Intervention, Comparison and Outcomes) methodology was used. After a validated approach, three scientific articles from the databases CINHAL and MEDLINE were analysed. The difficulties experienced by the relatives who provide care in the context of the therapeutic management of a patient with Alzheimer’s are not merely a problem that yields negative health outcomes, but represents an increased cost for health organisations. Individual, family and social factors influence the therapeutic management process in a beneficial or adverse way. Understanding and identifying these factors at an early stage, in the sense of controlling them upon defining the care strategies, ensures positive results. Reflection on this issue, focused on the family taking care of a patient with Alzheimer’s, highlights the role of community health nurses as health facilitators, triggering and acting as interfaces with the various partnerships with the existing entities, thereby maximising their resources.
- A importância de Ambientes de Aprendizagem CríticaPublication . Godinho, Celeste; Amendoeira, JoséNa emergência de paradigmas mais indutivos no Ensino Superior, a habilidade para pensar de forma crítica tem sido amplamente estudada, (Simpson e Courtney, 2008; Standing, 2008), evidenciando-se a sua relevância no campo dos fatores individuais do estudante, susceptíveis de influenciar o julgamento clínico e a tomada de decisão clínica. Objetivos: compreender como aprendem os estudantes a utilizar habilidades de Pensamento Crítico no Julgamento Clínico para tomada de decisão, nos contextos de aprendizagem do cuidar. Método:Revisão Sistemática de Literatura (RSL), formulando a seguinte questão PI©O: A utilização do Pensamento Crítico no Julgamento Clínico (I) pelo estudante de Enfermagem em contextos de aprendizagem do cuidar (P), facilita a tomada de decisão clínica (O)?. Pesquisa na plataforma EBSCO (CINAHL Plus;Medline; Cochrane; Nursing and Allied Health Collection), prosseguindo protocolo estabelecido, com filtro 2000/2010, submetendo as seguintes palavras chave na sequencia apresentada: Nursing Education, Critical Thinking, Clinical Judgment, Student e Decision Making. Resultados: Releva-se a importância do desenvolvimento cognitivo e do pensamento crítico, promotores da otimização do julgamento clínico e dos processos de tomada de decisão. (Comer, 2005; Del Bueno,2005; Lisko & O'dells,2005; Standing, 2008; Horan, 2009;Guhde, 2010) Destacam-se estratégias facilitadoras daqueles processos, enfatizando-se a necessidade do seu desenvolvimento e avaliação. La aparición de más paradigmas inductivos en la educación superior, la capacidad de pensar de manera crítica ha sido ampliamente estudiada (Simpson y Courtney, 2008; Permanente, 2008), lo que demuestra su relevancia en el ámbito de los factores individuales de los estudiantes, lo que puede influir en el juicio clínico y toma de decisiones clínicas. Objetivos: Para entender cómo los estudiantes aprenden a utilizar las habilidades de pensamiento crítico en el ensayo clínico para la toma de decisiones en los contextos de aprendizaje de la atención. Método: Revisión sistemática de la literatura (RSL), la formulación de la pregunta PICO: El uso de Pensamiento Crítico en el ensayo clínico (I) por el estudiante de enfermería de la atención de los ambientes de aprendizaje (P), facilita la toma de decisiones clínicas (O) ? La investigación sobre la EBSCO plataforma (CINAHL Plus, Medline, Cochrane, Enfermería y Colección Relacionados con la Salud), siguiendo el protocolo establecido, con filtro 2000/2010, la presentación de las siguientes palabras en el orden presentado: Educación en Enfermería, el pensamiento crítico, el juicio clínico y decisiones de los estudiantes decisiones. Resultados: Subraya la importancia del desarrollo cognitivo y el pensamiento crítico, promotores de la optimización de los procesos de juicio clínico y la toma de decisiones. (Comer, 2005; Del Bueno, 2005; Lisko y O'dells, 2010; Horan, 2009; Guhde, 2010) Se destacan las estrategias que facilitan estos procesos, haciendo hincapié en la necesidad de que el desarrollo y la evaluación.
- Intervenção do enfermeiro na educação do familiar cuidador da pessoa em situação de cuidados paliativos no domicilioPublication . Faria, Maria Lúcia; Amendoeira, José; Rosa, PiresAtendendo à pessoa em situação de cuidados paliativos e ao contexto do cuidar no domicílio, surge este relatório com o objectivo de identificar as necessidades do cuidador familiar e reflectir sobre as competências desenvolvidas em ensino clínico, nomeadamente as relacionadas com a capacitação do familiar cuidador. Considerou-se pertinente realizar uma revisão sistemática de literatura recorrendo à metodologia PI[C]O com pesquisa de artigos científicos através da plataforma EBSCO nas bases de dados CINAHL e MEDLINE, com o objectivo de promover a reflexão na acção e sobre a acção. Foi elaborada a seguinte questão no formato referido: “Intervenção do Enfermeiro na educação do familiar cuidador da pessoa em situação de cuidados paliativos no domicílio?” O medo da morte é secular, esta foi gradualmente transferida para os hospitais, deixou de ser vivida como um facto social, contudo a transferência da vivência da morte, do meio familiar para o meio hospitalar, não significou uma melhor e mais adequada assistência (MOREIRA, 2001). Vive-se um período de tentativa de mudança para que a pessoa passe a fase final da sua vida no domicílio, o que representa para a família o enfrentar de situações inesperadas e novas necessidades perante as quais o enfermeiro e a restante equipa de cuidados paliativos devem estar atentos. Na realidade, grande parte dos cuidadores, não possui os conhecimentos, recursos e habilidades necessárias para sustentar as suas actuações (DEL REY; ALVEAR, 1995). Neste contexto é necessário que o enfermeiro esteja disponível para dar apoio e desempenhar a sua função de educador junto da pessoa em situação de cuidados paliativos e respectivo familiar cuidador, no sentido da capacitação e melhoria da qualidade de vida do doente e do cuidador familiar. Considering the person in a situation of palliative care and the context of care at home, this report follows with the aim to identify the needs of the family caregiver and to reflect on the skills developed in clinical teaching, in particular those related to the qualification of family caregiver. It was considered appropriate to perform a systematic review of the literature using the PI[C]O methodology, with scientific article research through the platform EBSCO in the databases CINAHL and MEDLINE, with the aim of promoting reflection on action and on the action. It was drawn up the following question in the format specified: "Intervention of the Nurse in education of the caregiver of the person in a situation of palliative care at home?" The fear of death is secular, this was gradually transferred to the hospitals and it is no longer lived as a social fact. However, the transfer of the experience of death, of the family environment for the hospital environment, did not signify a better and more appropriate assistance (MOREIRA, 2001). We live in a period of attempts to change for the person to pass the final phase of his life at home, which represents for the family the facing of unexpected situations and new needs that the nurse and the rest of the palliative care team must be attentive with. In fact, a large proportion of caregivers do not have the necessary knowledge, resources and skills to sustain their actions (DEL REY; ALVEAR, 1995). In this context, it is necessary that the nurse is available to give support and carry out its role of educator next to the person in a situation of palliative care and their family caregiver, in the sense of empowerment and improvement of the quality of life of the patient and family caregiver.
- As intervenções de enfermagem que permitem a diminuição da sobrecarga do cuidador informal de cuidados à pessoa com demência.Publication . Vargas, Dulce M.; Amendoeira, José; Godinho, CelesteO aumento da esperança de vida da população, que se apresenta cada vez mais envelhecida, aumenta o risco dos idosos virem a desenvolver uma síndrome demencial. Actualmente a demência é incurável e irreversível e apesar de poder afectar esporadicamente pessoas de faixas etárias variadas, afecta principalmente os idosos. Associada a perdas cognitivas, comportamentais e afectivas, a demência potencia a sobrecarga da família, que é a principal cuidadora, pelo impacto que esta tem em comparação outro tipo de doenças crónicas. Objectivo: Determinar quais as intervenções de enfermagem, que permitem a diminuição da sobrecarga do cuidador informal de cuidados, à pessoa com demência. Metodologia: Efectuada pesquisa no motor de busca EBSCO, e duas bases de dados: CINAHL Plus with Full Text, MEDLINE with Full Text. Foram procurados artigos em texto integral (Agosto/2011), publicados entre 2005/01/01 e 2011/08/22. Foi utilizado o método de PI[C]O e seleccionados 3 artigos do total de 226 encontrados. Resultados: Com o envelhecimento populacional, as demências constituem um dos principais problemas de saúde pública deste século que afectam não só qualidade de vida dos doentes, dada a perda de autonomia e independência, mas também a dos cuidadores, uma vez que são sujeitos a uma sobrecarga física, emocional, social e por vezes financeira. As intervenções que melhor apoiam estes cuidadores são as Psicoeducacionais e Multicomponentes, porém as evidências sugerem que o desenvolvimento de intervenções Multicomponentes, que incluem uma diversidade de serviços, diminuem a sobrecarga, melhoram a qualidade de vida e permitem que os cuidadores prestem cuidados em casa durante um período mais longo, evitando assim a institucionalização. Conclusões: Os enfermeiros estão habilitados a prevenir e detectar precocemente a sobrecarga do cuidador informal de pessoas com demência, tendo ao seu dispor vários instrumentos de avaliação, como o Genograma, Ecomapa e Escala de Zarit. A avaliação precoce ajuda os enfermeiros a planear/seleccionar as intervenções adequadas, baseadas na evidência para prevenir e diminuir a sobrecarga do cuidador, sugerindo-se o recurso aos Modelos Calgary de Avaliação e Intervenção na Família. The increase of the life expectancy of the population, which is increasingly getting older, increases the risk for the elderly to develop some kind of demential syndrome. Nowadays dementia is incurable and irreversible, and although it can sporadically affect individuals of the varied age groups, it affects mostly the elderly. Associated with cognitive, behavioural, and affective function losses, dementia potentiates the burnout of the family, which is normally the main care provider, by the impact that it has in comparison with other chronic diseases. Objective: Determine which nursing interventions allow the reduction of caregiver overload of informal care to the person with dementia. Methodology: Checking the EBSCO search engine in two databases: CINAHL Plus with Full Text, MEDLINE with Full Text. We searched for full text articles (August/2011), published between 2005/01/01 and 2011/08/22. We used the PI[C]O method and selected 3 articles of the total 226 we found. Results: With the population aging, dementias are one of the public health problems of this century that affect not only the quality of life of patients, given the loss of autonomy and independence, but also of the caregivers, because they are subject to physical, emotional, social, and sometimes financial pressures. The nursing interventions that best support these caregivers are Psycho-educational and Multicomponent, but evidence suggests that the development of Multi-component interventions, that include a variety of services, reduces the pressure, improves quality of life and allows caregivers to provide home care for a longer period, thus avoiding institutionalization. Conclusions: Nurses are empowered to prevent and detect at an early stage the overload of the informal caregiver of people with dementia, and are provided with various assessment tools, such as the Genogram, Ecomap and Zarit Scale. Early diagnosis helps nurses plan/select interventions based on evidence, that are adequate to prevent and reduce the caregiver’s overload, suggesting the use of the Calgary Family Assessment Model and the Calgary Family Intervention Model.