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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A construção de uma ciência é assente na sua evidência, e o caminho da Enfermagem
não poderá ser outro senão o de uma profissão cujas práticas se fundamentem em
conhecimento científico.
As intervenções de enfermagem têm um papel importante como promotor educativo, e é
por isso uma força necessária no atual panorama na educação em saúde, em que as
doenças crónicas, são uma realidade crescente e uma preocupação.
A adesão ao regime terapêutico é um foco de atenção dos enfermeiros e uma
necessidade que emerge da avaliação da pessoa com diabetes, no auto-cuidado ao
regime terapêutico, com particular destaque no âmbito da promoção de doenças
crónicas, nomeadamente na diabetes tipo II.
A não adesão representa uma sobrecarga económica com um enorme impacto na saúde
e qualidade de vida das pessoas.
O presente documento reflete o trabalho desenvolvido no estágio II com recurso à
Educação para a Saúde na pessoa com diabetes através do projeto “caminhar para o
equilíbrio”, apresenta ainda o desenvolvimento metodológico da prática baseada na
evidência, (PBE), na análise reflexiva do que se entende como intervenção de
enfermagem.
Como resultados da avaliação do projeto podemos verificar que a totalidade dos
participantes (9), diminuíram os seus valores de glicemia capilar, no entanto só
poderemos considerar que um participante atingiu os valores normoglicémicos,
(91mg/dl), 5 dos participantes alteraram os seus hábitos relacionados com o exercício
físico, quanto aos hábitos alimentares atualmente, 6 fazem seis refeições por dia, e 3,
fazem 5 refeições por dia, sendo que inicialmente tínhamos 4 pessoas que faziam um
total de quatro refeições por dia, e apenas uma pessoa fazia 6 refeições/dia. De referir
ainda que 4 participantes reduziram o peso, 4 mantiveram o peso e apenas 1 participante
aumentou o peso em relação à avaliação inicial.
Através do projeto de intervenção na comunidade foi possível a perceção da
importância da intervenção de enfermagem a nível da educação para a saúde. O recurso
à revisão sistemática permitiu enriquecer o mesmo, complementando a prática diária
com o conhecimento científico. The construction of a science is base on it´s evidence, and the path of Nursing cannot be
any other than that of a profession whose practises are founded on scientific knowledge.
Nursing interventions play an important role as an educational promoter, and is for that
reason a necessary force in the actual panorama of health education, where chronic
illnesses are a growing reality and source of worry.
The patients commitment to the therapeutical regime is a centrepoint of nurse´s
attention and a need that arises from the evaluation of a person suffering from diabetes,
in self-help of the therapeutical regime, with particular focus in the area of caring for
chronical illnesses, namely diabetes type II.
The patient´s non committal represents an economic expense with an enormous impact
on people´s health and quality of life.
We developed, in the II Stage, a project towards understanding how the education
towards health in the person with diabetes through the project “walking towards
balance”, with the methodological development of the practice based on evidence (PBE)
with the Systematic Revision of Literature, in the reflexive analysis of what is
understood as nurse intervention.
As result of the Systematic Revision of Literature and with the established protocol, 10
articles from the databases CINAHL and MEDLINE were considered, through the
EBSCO platform. The referred studies fundamentally sustain the relationship between
education towards health and the improvement of the quality indicators, and all refer in
their conclusions the importance of nursing in the adoption of strategies of change in the
acceptance of the therapeutical regime, namely of medication, food and physical
exercise.
Through the community intervention project it was possible to perceive the importance
of nursing intervention at the health education level. The use of systematic revision allowed it´s enrichment, complementing the daily practice with scientific knowledge.
Description
Relatório de Estágio para obtenção do grau de Mestre na área de Enfermagem Comunitária
Keywords
EDUCAÇÃO PARA A SAUDE DIABETES REGIME TERAPÊUTICO - Adesão
Citation
Vitorino, P.(2012). Educação para a saúde da pessoa com diabetes na adesão ao regime terapêutico. Santarem: Escola Superior de Saude