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- Capacitar a familia na adaptação ao papel de cuidadora perante situações de dependência agudaPublication . Pires, Ana Cecília; Reis, Alcinda; Esparteiro, Maria JoãoNuma sociedade cada vez mais envelhecida, o aumento de pessoas em situação de dependência emerge como um problema prioritário, surge a necessidade de enfatizar e reflectir no que concerne à prestação de cuidados por parte da família. A prática de avaliação da saúde familiar, ganhou nova visibilidade, no entanto estamos perante uma especialização que apesar de assinalar uma evolução nos últimos tempos o percurso desenvolvido, ainda não está completo. Salienta-se a perspectiva sistémica como suporte à intervenção/avaliação familiar, para que de uma de forma metódica, se constitua como uma estratégia integrante do quotidiano da Enfermagem. O relatório visa identificar o percurso efectuado em ensino clínico, as necessidades das famílias quando confrontadas com a imprevisibilidade de situação de dependência física/funcional incapacitante, no domicílio através de uma análise crítica e reflexiva, com recurso ao Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar. Deseja-se a aquisição e desenvolvimento do conhecimento especializado em Enfermagem de Saúde Familiar e de competências específicas. De acordo com a ORDEM DOS ENFERMEIROS (2010, p.10), “O enfermeiro especialista interage com as famílias a partir de um método organizado, dinâmico e sistematizado de pensamento crítico sobre a saúde familiar (…)”. Constituem-se como objectivos, enfatizar e demonstrar a importância do desenvolvimento de capacidades/competências para a prática baseada em princípios científicos, com o intuito de desenvolver a reflexão sobre a acção, assumir a responsabilidade em termos dos cuidados de enfermagem especializados, em termos de Saúde Familiar, procurando desenvolver uma prática baseada na evidência. A metodologia base, consistiu na Revisão Sistemática da Literatura no sentido de facultar a devida credibilidade, servindo como suporte das ilações efectuadas. Neste trabalho, a abordagem incide na problemática em torno da adaptação da família na transição para o papel de prestador de cuidados, e o papel major da Enfermagem de Família. In a society increasingly aged, the increase in dependency situation emerges as a priority problem, arises the need to emphasize and reflect with regard to the provision of care by the family. The practical assessment of family health, gained new visibility, however we are dealing with a specialization that although pointing out an evolution in recent times, the route developed is not yet complete. Noted that the systemic perspective as intervention support/family assessment, so that methodically, arises as an integral strategy of everyday Nursing. The report aims to identify the route made in clinical education, the needs of families when confronted with the unpredictability of physical/functional dependency situation crippling, home workers through a reflective and critical analysis using the Dynamic Model of Family Intervention and Evaluation. Want to be the acquisition and development of expert knowledge in nursing of family health and specific powers. According to the order of NURSES (2010, p. 10), "the nurse specialist interacts with families from an organized, dynamic and systematized method of critical thinking about family health" Constitute itself as objectives, emphasize and demonstrate the importance of developing capacities/competencies for practice based on scientific principles, to develop reflection on the action, take responsibility in terms of specialist nursing care, in terms of family health, looking to build a practice based on evidence. The basic methodology consisted in Systematic literature Review to give due credibility serving as support of the conclusions made. In this work, the approach focuses on the problems surrounding the adaptation of the family in transition to the role of care provider, and the major role of family Nursing.
- Estrategias de emporwerment familiar no cuidar à pessoa com Diabetes: olhar e intervir sistemicamentePublication . Borges, Liliana Isabel; Amendoeira, José; Silva, MárioAs mudanças no perfil demográfico, a emergência das doenças crónicas traduzem novas necessidades, sendo determinante o papel dos cuidados de saúde primários com ênfase na autonomia dos cidadãos na resolução dos seus problemas de saúde. Face ao regime terapêutico na diabetes, os sistemas familiares são considerados elementos que operam num quadro complexo e mutável de interações com o contexto sociocultural que os envolve. A conceptualização da família alicerçada no pensamento sistémico, centra‐se tanto no sistema familiar quanto nos sistemas individuais, dando ênfase à interação e reciprocidade entre os membros (FRIEDMAN, 1998). O Empowerment Familiar centra‐se nas potencialidades do sistema, como motor de desenvolvimento de capacidades de forma autónoma, participativa e responsável, contribuindo para a melhoria do nível de saúde dos seus membros. Este percurso cruza duas linhas orientadoras: a prática baseada na evidência e o planeamento em saúde. Numa perspetiva de integração no estágio realizado, realizou‐se previamente uma Revisão Sistemática de Literatura com base na seguinte questão: De que forma a negociação como estratégia de Empowerment Familiar (I) influencia a Pessoa com Diabetes (P) na Gestão ao Regime Terapêutico (O)? Foram analisados, após um percurso validado, quatro artigos que emergiram da busca em bases de dados científicas. Durante o projeto de intervenção implementado, utilizaram‐se estratégias de empowerment emergidas da evidência científica com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências das famílias no sentido de melhorar a gestão do regime terapêutico, baseadas sobretudo em processos de negociação e comunicação. Os achados científicos encontrados revelam que projetos estruturados como o desenvolvido, são instrumentos prioritários no cuidar à pessoa com diabetes. Perspetiva‐se neste percurso, o desenvolvimento de uma Enfermagem capaz de alicerçar a sua intervenção numa prática baseada na evidência, correspondendo a necessidades reais das famílias, através do planeamento em equipas interdisciplinares e multissectoriais e promovendo a participação ativa da comunidade. Demography changes and the emergence of chronic diseases are translated in new needs, in which is essential the role of primary health care with emphasis on citizen’s responsiveness in solving their health problems. Faced with the therapeutic regimen in diabetes, family systems are considered as elements that operate in a changing and complex picture of interactions with the socio cultural context that surrounds them. The conceptualization of family grounded in systems thinking, focuses in the family system and individual systems, emphasizing the interaction and reciprocity between members (FRIEDMAN, 1998). The Family Empowerment allows efforts on the system skills to develop capabilities in an autonomous, participative and responsible way, contributing to the health improvement of its members. This route crosses two orientation lines: the evidence‐based practice and health planning. This methodology contributed to the mobilization of scientific evidence in the project development. Integrated in the clinical learning practice for specialist degree, was previously structured a Systematic Literature Review based on the following question: How does the negotiation as a strategy for Family Empowerment (I) influences the Person with Diabetes (R) in is Disease Therapeutic Management (O)?Four articles that emerged in search of scientific databases were analyzed after a valid course. During the intervention, were used strategies of empowerment emerged from scientific evidence, with the aim to promote skills development of families to improve the management of therapeutic regimen, based mainly on negotiation and communication processes. The scientific findings reveal that structured projects such as the one developed, are priority instruments in diabetes care. In this perspective the meaning key is the development of nursing practice evidence‐based, matching real needs of the families through health planning in multidisciplinary health care teams, promoting all community active participation.
- Avaliação da Escola - Resultados Escolares e a procura da QualidadePublication . Bráz, António Pina; Sebastião, JoãoO presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Administração Educacional, promovido pela Escola Superior de Educação de Santarém, no âmbito do qual foram estudados e debatidos temas, assuntos e questões que, promoveram a reflexão sobre inúmeras áreas de funcionamento da escola. Na sequência desse trabalho, assumiu-se a decisão de realizar a análise de uma das áreas abordadas, que assume hoje, uma importância cada vez maior, para a promoção da melhoria do funcionamento das instituições escolares: a avaliação de escola. Este estudo incidiu nas componentes consideradas para este processo que se requer contínuo e regular: avaliação interna e avaliação externa, pretendendo-se observar se na Escola D. João II este trabalho poderá ter influenciado de algum modo os resultados escolares dos alunos, bem como a qualidade dos mesmos. Este estudo foi complementado com um outro, que tomou em conta alguns indicadores relacionados com as famílias que, de alguma forma, também possam ser considerados relevantes para os resultados referidos, considerando que para além do trabalho desenvolvido na e pela escola, possam existir outros fatores locais, pessoais e familiares, que possam induzir os resultados finais dos alunos. Desta forma os estudos realizados, centraram-se na realidade escolar da escola indicada, onde o autor trabalha. Poderá considerar-se, que se inserem no processo regular e sistemático de avaliação da organização, quer em termos de avaliação interna, quer externa, incluindo-se nos dois casos o esforço contínuo de melhoria da prestação de um serviço público que se requer mais eficaz, eficiente e exigente, tanto no que diz respeito aos processos, como no que diz respeito aos resultados, na perseguição de uma melhor qualidade dos mesmos.- The present essay was developed for the Educational Administration Mastery, promoted by the School of Superior Education of Santarém, with the purpose of studying and reflecting upon several areas of the school functioning. Baring in mind the completion of this essay it was decided to analyse one specific area among the ones previously studied, one which takes a growing importance in the improvement of the educational institution functioning: school evaluation. This study focuses on the components of the process, which must be continuous and regular: internal and external evaluation, and it is intended to observe if this essay may have, somehow, influenced the academic results of the students, as well as their quality, in D. João II’s school. This essay was complemented with one other, which analysed some external factors related with the families that might have, somehow, influenced the results. Beyond the work developed in and by the school, there might be other local, personal and family factors that probably influence the students’ outcomes. The research done through the direct observation focused on the educational reality of the targeted school, where the author works and it can be considered as part of the regular and systematic process of the organization evaluation, either internal or external evaluation. In both cases there was an effort to continuingly improve the public service which is required to be more effective, more efficient and more demanding, regarding the processes and the results, always aiming for a better quality.
- A comunicação terapêutica como promotora do bem-estar da pessoa em cuidados paliativosPublication . Neves, Miguel; Amendoeira, José; Rosa, PiresO aumento da longevidade e as transições epidemiológicas, em que os processos de doença crónica, adquirem progressividade, bem como, as alterações na rede familiar, têm tido impacto crescente na organização dos sistemas de saúde e nos recursos especificamente destinados aos doentes crónicos, criando-se assim unidades de cuidados paliativos (PORTUGAL. Programa Nacional de Cuidados Paliativos, 2004). Objetivo: Determinar de que forma o estabelecimento de comunicação terapêutica, como intervenção de enfermagem, promove o bem-estar do doente com necessidades em cuidados paliativos. Metodologia: Pesquisa efetuada com recurso à RSL, com o objetivo de promover a reflexão na ação e sobre a ação, mobilizando para a mesma a conceção teórica, por referência ao desenvolvimento do conhecimento em enfermagem. Realizada no motor de busca EBSCO, em duas bases de dados: CINAHL Plus with Full Text e MEDLINE with Full Text por forma a selecionar artigos em texto integral no período de tempo entre janeiro de 2005 e janeiro de 2011, que respondessem à pergunta PICO “ A comunicação terapêutica promove o bem-estar do doente com necessidades em cuidados paliativos? ”. Resultados: Cuidados Paliativos são cuidados prestados a doentes em situação de intenso sofrimento, decorrente de doença incurável em fase avançada e rapidamente progressiva, com o principal objectivo de promover, tanto quanto possível e até ao fim, o seu bem-estar e qualidade de vida. Um dos aspectos considerados importantes é sem dúvida o estabelecimento de uma relação eficaz com o doente/família e restante equipa. Desta forma cabe ao enfermeiro estabelecer uma comunicação eficaz, sendo um factor fundamental para um relacionamento com o utente. Conclusões: O estabelecimento de comunicação terapêutica é sem dúvida um meio para a obtenção de cuidados de qualidade, considerando-a como intervenção autónoma de enfermagem. Increased longevity and the epidemiological transitions in which cases of chronic disease acquire progressivity, as well as changes in the family network have had an increasing impact on the organisation of health systems and resources specifically designed for the chronically ill, thus creating palliative care units (PORTUGAL. Programa Nacional de Cuidados Paliativos, 2004). Objective: To determine how the establishment of therapeutic communication, as nursing intervention, promotes the well-being of the patient with palliative care needs. Methodology: Research conducted using the RSL, aiming to promote reflection on action and about action, mobilising, for that purpose, the theory on the development of knowledge in nursing. Research is done with the search engine EBSCO, on two databases: CINAHL Plus with Full Text and MEDLINE with Full Text, in order to select full-text articles in the period between January 2005 and January 2011 that answered the PICO question “Does therapeutic communication promote the well-being of the patient with palliative care needs?” Results: Palliative Care is care provided to patients in a state of intense suffering caused by incurable disease at an advanced stage, and rapidly progressive, with the main aim of promoting, as much as possible and until the end, the patient’s well-being and quality of life. One of the important aspects is undoubtedly the establishment of an effective relationship with the patient/family and the team. In this way, it is up to the nurse to establish effective communication, being a key factor in a relationship with the patient. Conclusions: The establishment of therapeutic communication is certainly one way of obtaining quality care, considering it as an autonomous nursing intervention.
- A formação pelos pares: um contributo para melhorar a avaliação das necessidades dos utentesPublication . Gonçalves, Ana Cristina; Barroso, Isabel; Rosa, MartaA população está mais consciente dos seus direitos no que diz respeito à defesa da saúde, refletindo-se num maior grau de exigência e simultaneamente os contextos sociais e profissionais estão em constante desenvolvimento. Neste sentido emerge a necessidade dos enfermeiros atualizarem os seus conhecimentos, mobilizando-os, com o intuito da autovalorizarão, otimização de recursos e evolução qualitativa dos resultados. Como forma de obter um nível mais elevado de qualificação que permita dar respostas mais eficazes às necessidades de saúde das populações, torna-se relevante o desenvolvimento profissional contínuo dos enfermeiros. A formação em serviço é uma das estratégias de atualização, no contexto de trabalho desde que sejam abrangidos todos os intervenientes do processo de cuidados, que vá ao encontro das necessidades dos formandos, dos objetivos da unidade/equipa e também da instituição. A Educação pelos Pares é considerada uma estratégia que aliada à formação em serviço leva a ganhos em saúde tanto para os enfermeiros como para os utentes e para a instituição. Esta estratégia abrange membros experientes e de apoio num grupo específico, estimulando a mudança no comportamento entre os elementos desse mesmo grupo. Também leva à mobilização dos vários tipos de saberes, emergindo no processo de cuidados, a centralidade na pessoa. Ao mobilizar o Modelo Teórico de Enfermagem de Betty Neuman, permitiu olhar para o sujeito de cuidados numa perspetiva sistémica, pois a análise e a avaliação da situação integra o sujeito de cuidados e família como parceiros de cuidados. Os resultados do desenvolvimento do estágio, implícitos neste relatório, revelam que após as sessões de formação elaboradas aos pares, foram efetuadas mudanças das práticas dos enfermeiros cujos resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem significaram ganhos em saúde para os utentes, no que se refere à satisfação das necessidades destes, e para a equipa que consumiu menos recursos humanos e materiais. The population is more aware of their rights regarding the protection of health, reflecting a higher level of care and both social contexts and professionals are in constant development. In this sense emerges the need for nurses update their knowledge, mobilizing them in order of self-worth resource optimization, and the qualitative results. In order to obtain a higher level of qualification that allows better address the health needs of populations, it becomes relevant continuous professional development of nurses. In-service training is an update of the strategies in the context of work since covered all players in the process of care that meets the needs of learners, the objectives of the unit / team and also the institution. Peer education is considered a strategy that combined with the in-service training leads to health gains both for nurses, for users and for the institution. This strategy includes experienced members and supports a specific group, encouraging behavior change among the elements of the group. It also leads to the mobilization of various kinds of knowledge, emerging in the process of care, the centrality of the person. By mobilizing the Theoretical Model of Nursing Betty Neuman, allowed to look at the subject of care in a systemic perspective, because the analysis and assessment of integrating the subject of care and family as partners in care. The results of the development stage, implicit in this report reveal that after the training sessions designed to peers, changes were made from the practice of nurses whose results sensitive to nursing care meant health gains for users, with regard to satisfaction these needs, and the team that consumed less human and material resources.
- Educar: um pilar na prevenção da recidiva de Ùlceras VenosasPublication . Inacio, Cristina; Barroso, Isabel; Fifueiredo, Maria do CarmoA evolução da Enfermagem como ciência pressupõe desenvolvimento e aperfeiçoamento do conhecimento e competências. O presente relatório baseou-se na revisão sistemática da literatura como suporte à prática baseada na evidência e nos resultados sensíveis para Enfermagem através da implementação de um projeto de intervenção na comunidade e respetivo relatório de estágio, procurando compreender de que forma o enfermeiro intervém em educação para a saúde na prevenção de recidivas de úlceras venosas crónicas em pessoas idosas. Este relatório de estágio está inserido no plano de estudos do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária e foi desenvolvido na UCC/UCSP de Alenquer. Objetivo: Desenvolver competências pessoais e profissionais através da reflexão sistemática da prática profissional, baseadas em evidência científica, Refletir sobre intervenções de enfermagem conducentes a resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem; Metodologia: Na realização deste trabalho, a formulação da pergunta teve como base a estratégia em formato PI(C)O: “Qual a intervenção do enfermeiro em educação para a saúde na prevenção de recidivas de úlceras venosas crónicas, em pessoas idosas?” Numa amostra de sete artigos, foram selecionados três, retirados da plataforma EBSCO, nas bases de dados CINAHL e MEDLINE. Resultados: A análise dos artigos revelou que a educação para a saúde é um elemento essencial para a prevenção de recidivas de úlceras venosas crónicas na promoção de uma vivência/convivência com uma doença crónica, que pode ser bastante limitante e depressora, Verificou-se que a úlcera venosa consome bastantes recursos na sociedade. A educação para a saúde pode ser uma forma de melhorar essa situação, sendo a prevenção uma forma de diminuir esses encargos evitando o reaparecimento das úlceras. Através do estágio na comunidade foi possível perceber a intervenção do enfermeiro em educação para a saúde da pessoa idosa. Neste estágio verificaram-se ganhos em saúde, onde se apuraram mudanças de comportamento. Essa mudança foi sustentada através do modelo transteórico do comportamento, averiguando-se que a maioria dos participantes passou para um estadio de preparação, iniciando o processo de mudança. Conclusões: No estágio, ressaltou sobretudo a necessidade de haver maior produção de conhecimento científico sobre as recidivas de úlceras venosas crónicas. SUMMARY The evolution of nursing as a science requires the development and improvement of knowledge and skills. This report was based on a systematic literature review to support evidence-based practice and nursing outcomes through the implementation of an intervention project in the community, seeking to understand the role of the nurse in health education towards the prevention of the recurrence of chronic venous ulcers in the elderly. This internship report in included in the study plan of the first master course in Community Nursing and it was developed at the UCC/UCSP de Alenquer. Aim of the study: To develop personal and professional skills through a systematic analysis of an evidence-based professional practice. Reflecting on the nursing interventions that lead to results sensitive to nursing care; Methodology: In this work, the formulation of the research question was based on the PI(C)O format: "What is the nurse intervention nurse in health education to prevent the recurrence of chronic venous ulcers in the elderly?" From a sample of seven articles, three were selected from the MEDLINE and CINAHL databases, searched using the EBSCO platform. Results: The analysis of the selected texts revealed that health education, combined with other factors, is an essential element for the prevention of recurrence of chronic venous ulcers and the adaptation to a chronic illness that can be quite limiting and depressing, as the venous disease. Considering that the venous ulcer consumes enough resources to society, the health education can be a way to improve this situation and to reduce these costs by preventing the recurrence of ulcers. It was evident, during the clinical practice in the community, the intervention of the nurse in health education for the elderly, the group with the greatest prevalence of these chronic wounds. Through behavioral changes, health outcomes were achieved. This change was supported by the transtheoretical model of behavior, as most participants came to a stage of preparation, starting the process of change. Conclusions: Through the completion of this placement, the need for greater production of cientific knowledge on the recurrence of chronic venous ulcers was highlighted.
- A utilização de instrumentos de avaliação funcional pelo enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação no planeamento de cuidados para a mobilidadePublication . Massano, Ana Maria; Simões, Joaquim; Esparteiro, Maria JoãoNo âmbito do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem de Reabilitação, na unidade curricular Estágio II e Relatório, no sentido de promover o desenvolvimento pessoal e profissional na área da especialização do conhecimento em enfermagem de reabilitação, desenvolveu-se um relatório com o intuito de visualizar o resultado da operacionalização da intervenção na prática clínica de enfermagem. Foram definidos os seguintes objectivos: - Demonstrar competências adequadas à prestação de cuidados específicos de enfermagem de reabilitação, à pessoa/família em situação de doença e/ou deficiência cerebrovascular, neurológica e neuro-traumatológica, visando a sua independência máxima; - Analisar e fundamentar a influência da utilização de instrumentos de avaliação funcional no planeamento de cuidados na AV Mobilidade, no adulto em processo de reabilitação, com recurso à revisão sistemática da literatura. No sentido de promover a reflexão na ação e sobre a ação, recorreu-se à prática baseada na evidência, suportada pela metodologia PI[C]O. A questão pela qual se realizou a reflexão, foi: A utilização de instrumentos de avaliação funcional pelo enfermeiro especialista de reabilitação melhora o planeamento de cuidados na AV Mobilidade, no adulto em programa de reabilitação? Demonstrou-se como o enfermeiro de reabilitação, através do desenvolvimento das suas competências, proporciona uma melhor avaliação das necessidades da pessoa com um melhor planeamento de cuidados na AV mobilidade, através da utilização/aplicação de instrumentos de avaliação funcional. A utilização de instrumentos de avaliação funcional traz benefícios para as pessoas com doenças neurológicas motoras, principalmente para as pessoas com sequelas de AVC e TCE, bem como nas pessoas amputadas do membro inferior. Os benefícios refletemse a vários níveis: físico e psicológico. Assim sendo, concluí-se com base na evidência, que a utilização desta abordagem pode melhorar o nível de independência nas AV e contribuir para a preparação da alta do adulto dependente. ABSTRACT Under the 1st Master Course of Rehabilitation Nursing, the course Internship and Report, to promote the personal and professional development in the area of specialization of knowledge in rehabilitation nursing, developed a report in order to view the result of the operation of the intervention in the clinical practice of nursing. We defined the following objectives: - Demonstrate appropriate skills for the provision of specific nursing care for rehabilitation, the person / family in a situation of disease and / or disability, stroke, neurological and neurotrauma, aiming at their maximum independence; - Analyze the influence and support the use of functional assessment instruments in care planning activity in the mobility of life in adult rehabilitation process, using the systematic literature review. In order to promote reflection of the action and about the action, we used the evidence-based practice, supported by the method PI[C] O. The question which was held by the reflection, was: Does the use of functional assessment instruments by the rehabilitation specialist nurse, improve the care planning activity of live mobility in adult rehabilitation program? It was demonstrated how rehabilitation nurses, through skills development provided a better assessment of the needs of people with a better planning of care in the activity of life mobility through the use / application of functional assessment instruments. The use of functional assessment instruments is beneficial for people with neurological motor, especially for people with sequelae of stroke and traumatic brain injury, as well as in lower limb amputees. The benefits are reflected at various levels, physical and psychological. Therefore, it can be concluded based on evidence that the use of this approach can improve the level of independence in activities of life and contribute to the preparation of a dependent adult discharge.
- Empoderamento em Enfermagem Comunitaria. Análise de um contextoPublication . Benardino, Dina; Barroso, Isabel; Figueiredo, Maria do CarmoEste relatório reflete a aprendizagem efetuada durante a unidade curricular estágio e relatório que decorreu na Unidade de Cuidados na Comunidade do Cartaxo. Apresenta-se em duas partes: análise reflexiva das atividades desenvolvidas em enfermagem comunitária; e o projeto de intervenção implementado. O projeto teve como ponto de partida a questão: “Como se implementa o Empoderamento no contexto da prática clínica em Enfermagem Comunitária? Usou a perspetiva de BETTY NEUMAN (1995), de NOLA PENDER (2002), e de LAVERACK (2008) para empoderamento comunitário. Projeto de natureza investigativa que utilizou uma abordagem qualitativa com caráter exploratório, tendo mobilizado na construção do seu corpus, a revisão sistemática da literatura, assim como a observação participante e a entrevista semiestruturada como métodos de recolha de dados. O esquema de análise integrou a conceptualização do empoderamento na prática de enfermagem comunitária, entendendo-o como suporte básico das conclusões: O sistema cliente indivíduo/família emerge no centro do processo de cuidados; O enfermeiro surge no processo de cuidados em dois polos, a prática normativa/ habitus instituído e a prática reflexiva/ contextual com desconstrução do habitus. A organização dos cuidados é contextual, onde se valorizam as interações de caráter reparatório; A interação entre o enfermeiro e o sistema cliente é influenciada pela literacia deste, assim como a sua participação no seu processo de saúde; Dos métodos e instrumentos utilizados pelo enfermeiro como estratégia de abordagem para o resultado, salientam-se a liderança, a negociação, o trabalho de equipa e a mediação, sendo esta última quase exclusiva do EEECSP; O tipo de relação estabelecido entre enfermeiro e cliente é potenciador da participação/não participação deste no processo de cuidados; Especificidades de um contexto ou de uma equipa fica a questão…, certo é que são especificidades da enfermagem comunitária, onde a implementação do empoderamento comunitário permanece uma prática em construção. ABSTRACT This report reflects the learning done during the course and report stage which took place at the Community Care Unit of Cartaxo. It is presented in two parts: the reflective analysis of the activities in community health nursing, and the intervention project implemented. The project had as its starting point the question: "How do nurses implement Empowerment in the context of clinical practice in Community Nursing? He used the perspetive of BETTY NEUMAN (1995), NOLA Pender (2002) for nursing and Laverack (2008) for community empowerment. The investigative nature of the project used a qualitative exploratory approach, having mobilized in building its corpus the systematic review of the literature as well as the participant observation and semi-structured interviews as methods of data collection. A analysis scheme was constructed and considered part of the conceptualization of empowerment in community nursing practice in analysis, understanding it as basic support of the findings: The client system individual / family emerges at the center of care; The nurse comes in the care process into two poles, the normative practice / habitus instituted and the reflective practice / context sensitive deconstruction of the habitus; The organization of care is contextual, which are valued reparatory interactions; The interaction between nurse and client system is influenced by the literacy of this system, as well as the participation in the process of health; Of the methods and tools used by nurses as a strategy for approaching the outcome, show leadership, negotiation, teamwork and mediation (almost exclusively by EEECSP); The type of relationship established between nurse and the client system look out the potential participation / non-participation in the process of care; Specifics of a context or a team…, are certain are those specifics of community health nursing, where the implementation of community empowerment remains a practice in construction.
- As necessidade dos cuidadores familiares no cuidar de pessoas idosas: o contributo da visita domiciliáriaPublication . Simão, Claudia Sofia; Barroso, Isabel; Rosa, MartaAo longo do estágio contemplado no Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária de 2009/2011, a que se reporta este registo, procurei avaliar as necessidades/dificuldades dos cuidadores familiares de pessoas idosas em situação de dependência, planear, executar e avaliar os resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem. Deste modo, emergiu o desenvolvimento do presente relatório, como meio de reflexão e análise da prática baseada na evidência, com o intuito de alcançar as competências de Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública. Com a elaboração deste trabalho, pretende-se refletir sobre um tema com marcadas implicações na enfermagem, e na eficácia dos cuidados prestados na comunidade, ou seja, a visita domiciliária. O objetivo do estudo consiste em compreender se a visita domiciliária enquanto estratégia de intervenção de enfermagem, influencia as necessidades dos cuidadores familiares no cuidar de pessoas idosas em situação de dependência. Como metodologia, foi efetuada, após a formulação da pergunta PI[C]O, uma pesquisa na EBSCO (CINAHL Plus with Full Text e MEDLINE with Full Text), da qual foram selecionados 5 artigos de um total de 18 e sujeitos a uma análise reflexiva. Tendo em conta o estágio desenvolvido e a revisão sistemática da literatura, constatou-se que os cuidados prestados às pessoas idosas dependentes pelos cuidadores familiares acarretam repercussões físicas, psicológicas e sociais, das quais advêm necessidades/dificuldades, sendo de destacar as necessidades de informação e formação e as necessidades de apoio psicossocial, que inclui a solidão e o stress/sobrecarga do cuidador familiar. É com esta perspetiva, que em suma, a visita domiciliária é descrita como uma estratégia de intervenção de enfermagem fundamental nos cuidados à comunidade, a qual permite dar resposta às necessidades/dificuldades dos cuidadores familiares de pessoas idosas dependentes. Throughout the internship covered during the master's degree in Community Nursing in 2009/2011, to which this relates to, I tried to assess the needs/difficulties of family caregivers of elderly people in a dependent situation, plan, implement and evaluate the sensitive results to nursing care. This way, this report was developed, as a way of reflection and analysis, with a practice based on evidence, in order to achieve the Nurse Specialist skill in Community Nursing and Public Health. By preparing this work, it wants to reflect on a theme that has implications in nursing, and the effectiveness of care in the community, which is, the home care service. The objetive of the study is to understand whether the home care service as a strategy for nursing intervention, influences the needs of family caregivers in caring for the elderly in a situation of dependency. As a methodology, was made, after the formulation of the question PI[C]O, a search in EBSCO (CINAHL Plus with Full Text and MEDLINE with Full Text), of which five items were selected from a total of 18 and subjected to a reflective analysis. Having regard to the developed internship and systematic literature review, it was found that the care of dependent elderly people by family caregivers cause physical, psychological and social effects, which arise needs/difficulties, most notably the need for information and training and the need for psychosocial support, including loneliness and stress/family caregiver burden. With this approach, to sum up, the home care service is described as a nursing intervention strategy of fundamental care in the community, which satisfies the needs/difficulties of family caregivers of dependent elderly people.
- A relação entre o enfermeiro e a família na visita domiciliariaPublication . Pereira, Joana; Reis, Alcinda; Esparteiro, Maria JoãoCom a elaboração deste trabalho pretende-se reflectir sobre o estágio realizado no âmbito do curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Familiar e avaliar criticamente teorias e modelos, literatura e dados relevantes para a prática avançada de Enfermagem. O tema deste relatório, que emergiu do estágio, consiste em compreender se a relação interpessoal estabelecida entre enfermeiro e família promove o acesso à visita domiciliária. Como metodologia foi efectuada uma pesquisa na EBSCO (CINAHL Plus with Full Text). Foi feita a pesquisa de artigos científicos publicados em texto integral (2011/09/08), publicados entre 2005/01/01 e 2011/09/08, utilizando as seguintes palavras-chave: Nurse-patient relations AND Home visit AND Family. Foi utilizado o método de PI[C]O e seleccionados 3 artigos de um total de 6. Após a revisão da literatura evidencia-se o papel promissor do enfermeiro de família, como agente de mudança dos Cuidados de Saúde Primários, através da enfermagem de família, num contexto de proximidade de cuidados a um número limitado de famílias integradas numa comunidade específica. Assim, o contexto domiciliário deve ser percebido por meio de uma perspectiva abrangente que vai além do espaço físico, que considera este ambiente como um conjunto de coisas, eventos e seres humanos correlacionados entre si e de certo modo, cujas entidades representam carácter particular e interferente mútuo e simultâneo. ABSTRACT The development of this work seeks to reflect on the stage performed under the Master's degree in Nursing Family Health and critically evaluate theories and models, literature and data relevant to advanced practice nursing. The purpose of this report, which emerged from the stage, if the interpersonal relationship established between nurse and family promotes access to home visits. As methodology was conducted a search in EBSCO (CINAHL Plus with Full Text). This search was carried out in scientific papers published in full text (09/08/2011), published between 01/01/2005 and 08/09/2011, using the following keywords: Nurse-patient relations AND Home visit and Family. Used the method of PI(C)O 3 articles and selected a total of 6. After systematic review of the literature shows the role of family nurse promising as an agent of change in primary health care through the nursing family, in a context of proximity to care for a limited number of families included in a specific community. Thus, the context must be perceived home through a comprehensive perspective that goes beyond the physical space, which considers the environment as a set of things, events, and humans and correlated to some extent, represent entities whose particular character and interfering mutual and simultaneous.
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