Browsing by Issue Date, starting with "2012-01"
Now showing 1 - 10 of 26
Results Per Page
Sort Options
- Educação para a saúde da pessoa com diabetes na adesão ao regime terapêuticoPublication . Vitorino, Paula; Amendoeira, José; Silva, MárioA construção de uma ciência é assente na sua evidência, e o caminho da Enfermagem não poderá ser outro senão o de uma profissão cujas práticas se fundamentem em conhecimento científico. As intervenções de enfermagem têm um papel importante como promotor educativo, e é por isso uma força necessária no atual panorama na educação em saúde, em que as doenças crónicas, são uma realidade crescente e uma preocupação. A adesão ao regime terapêutico é um foco de atenção dos enfermeiros e uma necessidade que emerge da avaliação da pessoa com diabetes, no auto-cuidado ao regime terapêutico, com particular destaque no âmbito da promoção de doenças crónicas, nomeadamente na diabetes tipo II. A não adesão representa uma sobrecarga económica com um enorme impacto na saúde e qualidade de vida das pessoas. O presente documento reflete o trabalho desenvolvido no estágio II com recurso à Educação para a Saúde na pessoa com diabetes através do projeto “caminhar para o equilíbrio”, apresenta ainda o desenvolvimento metodológico da prática baseada na evidência, (PBE), na análise reflexiva do que se entende como intervenção de enfermagem. Como resultados da avaliação do projeto podemos verificar que a totalidade dos participantes (9), diminuíram os seus valores de glicemia capilar, no entanto só poderemos considerar que um participante atingiu os valores normoglicémicos, (91mg/dl), 5 dos participantes alteraram os seus hábitos relacionados com o exercício físico, quanto aos hábitos alimentares atualmente, 6 fazem seis refeições por dia, e 3, fazem 5 refeições por dia, sendo que inicialmente tínhamos 4 pessoas que faziam um total de quatro refeições por dia, e apenas uma pessoa fazia 6 refeições/dia. De referir ainda que 4 participantes reduziram o peso, 4 mantiveram o peso e apenas 1 participante aumentou o peso em relação à avaliação inicial. Através do projeto de intervenção na comunidade foi possível a perceção da importância da intervenção de enfermagem a nível da educação para a saúde. O recurso à revisão sistemática permitiu enriquecer o mesmo, complementando a prática diária com o conhecimento científico. The construction of a science is base on it´s evidence, and the path of Nursing cannot be any other than that of a profession whose practises are founded on scientific knowledge. Nursing interventions play an important role as an educational promoter, and is for that reason a necessary force in the actual panorama of health education, where chronic illnesses are a growing reality and source of worry. The patients commitment to the therapeutical regime is a centrepoint of nurse´s attention and a need that arises from the evaluation of a person suffering from diabetes, in self-help of the therapeutical regime, with particular focus in the area of caring for chronical illnesses, namely diabetes type II. The patient´s non committal represents an economic expense with an enormous impact on people´s health and quality of life. We developed, in the II Stage, a project towards understanding how the education towards health in the person with diabetes through the project “walking towards balance”, with the methodological development of the practice based on evidence (PBE) with the Systematic Revision of Literature, in the reflexive analysis of what is understood as nurse intervention. As result of the Systematic Revision of Literature and with the established protocol, 10 articles from the databases CINAHL and MEDLINE were considered, through the EBSCO platform. The referred studies fundamentally sustain the relationship between education towards health and the improvement of the quality indicators, and all refer in their conclusions the importance of nursing in the adoption of strategies of change in the acceptance of the therapeutical regime, namely of medication, food and physical exercise. Through the community intervention project it was possible to perceive the importance of nursing intervention at the health education level. The use of systematic revision allowed it´s enrichment, complementing the daily practice with scientific knowledge.
- De enfermeira a enfermeira de família: abordagem dinâmica de famílias com idoso dependentePublication . Luís, Vânia Cristina; Reis, Alcinda; Esparteiro, Maria JoãoOs cuidados de saúde aos idosos dependentes têm emergido como inquietantes quer para as famílias, como para a sociedade, induzindo estratégias político-económicas que respondam a essas inquietudes. Em Portugal, a enfermagem de saúde familiar é uma recente área de especialização, com competências específicas em ruptura com o empirismo. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura na base de dados EBSCO, com o intuito de reflectir e analisar criticamente as intervenções realizadas com as famílias em contexto da prática. Formulou-se uma pergunta em formato PI[C]O, seleccionando-se seis estudos que iam de encontro à temática da enfermagem de família em contexto de visita domiciliária na promoção da saúde familiar em famílias com idoso dependente, emergente do contexto de estágio. Compreendeu-se que a família é uma unidade complexa, com necessidades e impacte no estado de saúde. O contexto domiciliário é o espaço privilegiado para a interacção familiar, sendo bem aceite a presença dos profissionais pelas famílias. A visita domiciliária é uma estratégia fundamental, carecendo de uma mobilização mais criteriosa pelos profissionais. As famílias com idoso dependente, estão sujeitas a factores de stress, dependendo dos seus recursos internos e externos para se adaptar às suas realidades. As comunidades apresentam ausência de recursos de lazer e ocupação para estas famílias, sendo que os grupos de autoajuda apresentam várias vantagens para estas famílias, que recorrem aos serviços de saúde como meio de socialização. A enfermagem de família detém as competências para cuidar das famílias enquanto sistema, assumindo uma posição de centralidade entre os agentes comunitários de saúde. A rigidez burocrática é um constrangimento para cuidados multidisciplinares e centralizados nas famílias. Sugere-se a criação de um grupo de auto-ajuda para responder às necessidades das famílias do estágio e para promover a melhoria continua dos enfermeiros da prática pelo uso da metodologia da prática baseada na evidência. The health-care to the dependence aged people have emerged as unsettle for the families, as for all the society, induced the creation of politician and economic strategies that answer to these preoccupations. In Portugal, family nursing is a new area of specialization, in rupture with empiricism. It was performed a systematic literature review in the database EBSCO, in order to reflect and critically examine interventions with families in the context of practice. It was formulated a question in a PI[C]O format and selected six studies that were related to the theme of family in nursing home visits, in the context of health promotion in families with frail aged that emerged from the internship context. It was understood that the family is a complex unit, with needs and impact on health. The home environment was the ideal place for family interaction and was well accepted the professional’s presence by families. The home visit is a key strategy, but require a more careful mobilization by professionals. Families with dependent elders, are subject to stressors, depending on their internal and external resources to adapt to reality. The communities have no resources for recreation and occupation for these families, and the self-help groups have several advantages for these families, that use healthcare services as a means of socialization. The family nursing owns skills to care for the family as a system, assuming a position of centrality among community healthcare agents. The bureaucratic is a constraint for multidisciplinary care and centered on the families. It’ suggested the creation of a self-help group to meet the needs of families of internship and to promote continuous improvement of nursing practice by using the methodology of evidence-based practice.
- O cuidador da pessoa idosa dependente: necessidades de educaçãoPublication . Martins, Luisa; Barroso, Isabel; Rosa, Marta
- Empoderamento em Enfermagem Comunitaria. Análise de um contextoPublication . Benardino, Dina; Barroso, Isabel; Figueiredo, Maria do CarmoEste relatório reflete a aprendizagem efetuada durante a unidade curricular estágio e relatório que decorreu na Unidade de Cuidados na Comunidade do Cartaxo. Apresenta-se em duas partes: análise reflexiva das atividades desenvolvidas em enfermagem comunitária; e o projeto de intervenção implementado. O projeto teve como ponto de partida a questão: “Como se implementa o Empoderamento no contexto da prática clínica em Enfermagem Comunitária? Usou a perspetiva de BETTY NEUMAN (1995), de NOLA PENDER (2002), e de LAVERACK (2008) para empoderamento comunitário. Projeto de natureza investigativa que utilizou uma abordagem qualitativa com caráter exploratório, tendo mobilizado na construção do seu corpus, a revisão sistemática da literatura, assim como a observação participante e a entrevista semiestruturada como métodos de recolha de dados. O esquema de análise integrou a conceptualização do empoderamento na prática de enfermagem comunitária, entendendo-o como suporte básico das conclusões: O sistema cliente indivíduo/família emerge no centro do processo de cuidados; O enfermeiro surge no processo de cuidados em dois polos, a prática normativa/ habitus instituído e a prática reflexiva/ contextual com desconstrução do habitus. A organização dos cuidados é contextual, onde se valorizam as interações de caráter reparatório; A interação entre o enfermeiro e o sistema cliente é influenciada pela literacia deste, assim como a sua participação no seu processo de saúde; Dos métodos e instrumentos utilizados pelo enfermeiro como estratégia de abordagem para o resultado, salientam-se a liderança, a negociação, o trabalho de equipa e a mediação, sendo esta última quase exclusiva do EEECSP; O tipo de relação estabelecido entre enfermeiro e cliente é potenciador da participação/não participação deste no processo de cuidados; Especificidades de um contexto ou de uma equipa fica a questão…, certo é que são especificidades da enfermagem comunitária, onde a implementação do empoderamento comunitário permanece uma prática em construção. ABSTRACT This report reflects the learning done during the course and report stage which took place at the Community Care Unit of Cartaxo. It is presented in two parts: the reflective analysis of the activities in community health nursing, and the intervention project implemented. The project had as its starting point the question: "How do nurses implement Empowerment in the context of clinical practice in Community Nursing? He used the perspetive of BETTY NEUMAN (1995), NOLA Pender (2002) for nursing and Laverack (2008) for community empowerment. The investigative nature of the project used a qualitative exploratory approach, having mobilized in building its corpus the systematic review of the literature as well as the participant observation and semi-structured interviews as methods of data collection. A analysis scheme was constructed and considered part of the conceptualization of empowerment in community nursing practice in analysis, understanding it as basic support of the findings: The client system individual / family emerges at the center of care; The nurse comes in the care process into two poles, the normative practice / habitus instituted and the reflective practice / context sensitive deconstruction of the habitus; The organization of care is contextual, which are valued reparatory interactions; The interaction between nurse and client system is influenced by the literacy of this system, as well as the participation in the process of health; Of the methods and tools used by nurses as a strategy for approaching the outcome, show leadership, negotiation, teamwork and mediation (almost exclusively by EEECSP); The type of relationship established between nurse and the client system look out the potential participation / non-participation in the process of care; Specifics of a context or a team…, are certain are those specifics of community health nursing, where the implementation of community empowerment remains a practice in construction.
- Educar: um pilar na prevenção da recidiva de Ùlceras VenosasPublication . Inacio, Cristina; Barroso, Isabel; Fifueiredo, Maria do CarmoA evolução da Enfermagem como ciência pressupõe desenvolvimento e aperfeiçoamento do conhecimento e competências. O presente relatório baseou-se na revisão sistemática da literatura como suporte à prática baseada na evidência e nos resultados sensíveis para Enfermagem através da implementação de um projeto de intervenção na comunidade e respetivo relatório de estágio, procurando compreender de que forma o enfermeiro intervém em educação para a saúde na prevenção de recidivas de úlceras venosas crónicas em pessoas idosas. Este relatório de estágio está inserido no plano de estudos do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária e foi desenvolvido na UCC/UCSP de Alenquer. Objetivo: Desenvolver competências pessoais e profissionais através da reflexão sistemática da prática profissional, baseadas em evidência científica, Refletir sobre intervenções de enfermagem conducentes a resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem; Metodologia: Na realização deste trabalho, a formulação da pergunta teve como base a estratégia em formato PI(C)O: “Qual a intervenção do enfermeiro em educação para a saúde na prevenção de recidivas de úlceras venosas crónicas, em pessoas idosas?” Numa amostra de sete artigos, foram selecionados três, retirados da plataforma EBSCO, nas bases de dados CINAHL e MEDLINE. Resultados: A análise dos artigos revelou que a educação para a saúde é um elemento essencial para a prevenção de recidivas de úlceras venosas crónicas na promoção de uma vivência/convivência com uma doença crónica, que pode ser bastante limitante e depressora, Verificou-se que a úlcera venosa consome bastantes recursos na sociedade. A educação para a saúde pode ser uma forma de melhorar essa situação, sendo a prevenção uma forma de diminuir esses encargos evitando o reaparecimento das úlceras. Através do estágio na comunidade foi possível perceber a intervenção do enfermeiro em educação para a saúde da pessoa idosa. Neste estágio verificaram-se ganhos em saúde, onde se apuraram mudanças de comportamento. Essa mudança foi sustentada através do modelo transteórico do comportamento, averiguando-se que a maioria dos participantes passou para um estadio de preparação, iniciando o processo de mudança. Conclusões: No estágio, ressaltou sobretudo a necessidade de haver maior produção de conhecimento científico sobre as recidivas de úlceras venosas crónicas. SUMMARY The evolution of nursing as a science requires the development and improvement of knowledge and skills. This report was based on a systematic literature review to support evidence-based practice and nursing outcomes through the implementation of an intervention project in the community, seeking to understand the role of the nurse in health education towards the prevention of the recurrence of chronic venous ulcers in the elderly. This internship report in included in the study plan of the first master course in Community Nursing and it was developed at the UCC/UCSP de Alenquer. Aim of the study: To develop personal and professional skills through a systematic analysis of an evidence-based professional practice. Reflecting on the nursing interventions that lead to results sensitive to nursing care; Methodology: In this work, the formulation of the research question was based on the PI(C)O format: "What is the nurse intervention nurse in health education to prevent the recurrence of chronic venous ulcers in the elderly?" From a sample of seven articles, three were selected from the MEDLINE and CINAHL databases, searched using the EBSCO platform. Results: The analysis of the selected texts revealed that health education, combined with other factors, is an essential element for the prevention of recurrence of chronic venous ulcers and the adaptation to a chronic illness that can be quite limiting and depressing, as the venous disease. Considering that the venous ulcer consumes enough resources to society, the health education can be a way to improve this situation and to reduce these costs by preventing the recurrence of ulcers. It was evident, during the clinical practice in the community, the intervention of the nurse in health education for the elderly, the group with the greatest prevalence of these chronic wounds. Through behavioral changes, health outcomes were achieved. This change was supported by the transtheoretical model of behavior, as most participants came to a stage of preparation, starting the process of change. Conclusions: Through the completion of this placement, the need for greater production of cientific knowledge on the recurrence of chronic venous ulcers was highlighted.
- Intervenção do enfermeiro especialista em Reabilitação na prevenção de quedas da pessaoa com alterações do equilíbrio postural decorrentes da lesão neurologicaPublication . Costa, Sara; Simões, Joaquim; Esparteiro, Maria JoãoA incidência de quedas na pessoa com lesão neurológica é relevante estando estas particularmente ligadas às doenças que afectam a marcha e o equilíbrio. O AVC e o TVM foram duas das doenças analisadas nos contextos do Estágio II. Em todos estes contextos, verificou-se que o enfermeiro especialista em reabilitação tinha uma preocupação comum: a prevenção de quedas destas pessoas, constituindo esta a temática para o presente relatório. Pretende-se, assim, evidenciar as aprendizagens realizadas a partir de um processo auto-formativo, de pesquisa e reflexão sobre a prática. Recorreu-se à prática baseada na evidência, no sentido de, analisar o conhecimento mais actualizado sobre esta temática, identificado a partir da metodologia PICO. O processo de pesquisa foi realizado através da EBSCOhost Web tendo-se seleccionado as bases de dados CINAHL Plus with full text e MEDLINE Plus with Full text. Dos 20 artigos encontrados, apuraram-se 4 artigos para analisar. Da análise, conclui-se que, o enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação poderá ter um papel preponderante na capacitação e maximização das capacidades funcionais da pessoa com AVC e TVM, promovendo o equilíbrio e independência da pessoa e evitando desta forma as quedas. The incidence of falls in people with neurological injury is particularly relevant these being linked to diseases that affect gait and balance. Stroke and Spinal Cord injury were two of the diseases analyzed in the context of Stage II. In all these contexts, it was found that the specialist nurse in rehabilitation had a common concern: the prevention of falls of these people, this being the theme for this report. The aim is thus to highlight the learning that takes place from a self-training, research and reflection on practice. Appealed to the evidence-based practice, in order to, analyze the most updated knowledge on this subject identified from the PICO method. The research process was conducted through the EBSCOhost Web and it was selected the databases CINAHL Plus with Full Text and MEDLINE with Full Text Plus. Of the 20 articles found, it was found 4 items for review. From the analysis, it is concluded that the specialist nurse in rehabilitation may have a role in training and maximization of the functional capacities of people with stroke and Spinal cord injury, promoting balance and independence of the person and thus preventing falls.
- Empowerment dos adolescentes na alimentação saudavelPublication . Simões, Eva; Barroso, Isabel; Spínola, AnaO presente relatório insere-se no Curso de Mestrado de Enfermagem de Saúde Comunitária, na opção estágio de natureza profissional objeto de relatório final. Pretende o mesmo, dar visibilidade à intervenção de enfermagem comunitária desenvolvida e às estratégias mobilizadas durante o estágio na Unidade de Cuidados na Comunidade de Coruche para aquisição de competências de enfermeira especialista em enfermagem comunitária e de saúde pública. Dando cumprimento às etapas do processo de planeamento em saúde, foi desenvolvido um projeto de intervenção de enfermagem comunitária num grupo de adolescentes do 12ºano da Escola Secundária de Coruche para promover o seu empowerment na alimentação saudável, utilizando como estratégias principais a educação pelos pares e a criação de ambientes favorecedores de escolhas alimentares saudáveis. No sentido de enquadrar a prática clínica de enfermagem na evidência mais atual, e porque o percurso formativo se suporta na via indutiva, procurou-se, pela metodologia científica da revisão sistemática da literatura, procurar a melhor evidência para permitir, potenciar e incentivar o desenvolvimento do empowerment dos adolescentes na alimentação saudável. A análise dos artigos selecionados revelou a prática de conjugação de estratégias educacionais e ambientais em projetos de promoção do empowerment dos adolescentes na alimentação saudável, através de intervenções que estimulem o desenvolvimento de competências individuais e sociais que lhes permitam tomar decisões conscientes e positivas face à sua saúde e à da sua comunidade. São estas estratégias de eleição para o enfermeiro especialista desenvolver em parceria com os adolescentes. This report is part of the Master's Degree in Community Health Nursing, in the option of an internship with a final report. It intends to give visibility to the intervention of community nursing carried out and to the strategies used during the internship in Coruche’s Community Care Unit to acquire the skills of specialist nurse in community nursing and public health. To implement the stages of health planning, we developed an intervention project for community nursing in a group of adolescents in the 12th grade of Coruche’s Secondary school to promote their empowerment on healthy diet, using as main strategies peer education and the creation of environments that favor healthy food choices. In order to frame the clinical practice of nursing in the most current evidence, and because the training path supports itself in the inductive way, we sought, through the scientific methodology of systematic review of literature, the best evidence to enable, empower and encourage the development of empowerment of adolescents on healthy eating. The analysis of the selected articles revealed the practice of combining educational strategies and environmental projects for the promotion of empowerment of adolescents on healthy eating, through interventions that encourage the development of individual and social skills that enable them to make informed decisions and positive view of their health and of their community. These are the strategies of choice for the specialist nurse to develop in partnership with the adolescents.
- As necessidade dos cuidadores familiares no cuidar de pessoas idosas: o contributo da visita domiciliáriaPublication . Simão, Claudia Sofia; Barroso, Isabel; Rosa, MartaAo longo do estágio contemplado no Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária de 2009/2011, a que se reporta este registo, procurei avaliar as necessidades/dificuldades dos cuidadores familiares de pessoas idosas em situação de dependência, planear, executar e avaliar os resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem. Deste modo, emergiu o desenvolvimento do presente relatório, como meio de reflexão e análise da prática baseada na evidência, com o intuito de alcançar as competências de Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública. Com a elaboração deste trabalho, pretende-se refletir sobre um tema com marcadas implicações na enfermagem, e na eficácia dos cuidados prestados na comunidade, ou seja, a visita domiciliária. O objetivo do estudo consiste em compreender se a visita domiciliária enquanto estratégia de intervenção de enfermagem, influencia as necessidades dos cuidadores familiares no cuidar de pessoas idosas em situação de dependência. Como metodologia, foi efetuada, após a formulação da pergunta PI[C]O, uma pesquisa na EBSCO (CINAHL Plus with Full Text e MEDLINE with Full Text), da qual foram selecionados 5 artigos de um total de 18 e sujeitos a uma análise reflexiva. Tendo em conta o estágio desenvolvido e a revisão sistemática da literatura, constatou-se que os cuidados prestados às pessoas idosas dependentes pelos cuidadores familiares acarretam repercussões físicas, psicológicas e sociais, das quais advêm necessidades/dificuldades, sendo de destacar as necessidades de informação e formação e as necessidades de apoio psicossocial, que inclui a solidão e o stress/sobrecarga do cuidador familiar. É com esta perspetiva, que em suma, a visita domiciliária é descrita como uma estratégia de intervenção de enfermagem fundamental nos cuidados à comunidade, a qual permite dar resposta às necessidades/dificuldades dos cuidadores familiares de pessoas idosas dependentes. Throughout the internship covered during the master's degree in Community Nursing in 2009/2011, to which this relates to, I tried to assess the needs/difficulties of family caregivers of elderly people in a dependent situation, plan, implement and evaluate the sensitive results to nursing care. This way, this report was developed, as a way of reflection and analysis, with a practice based on evidence, in order to achieve the Nurse Specialist skill in Community Nursing and Public Health. By preparing this work, it wants to reflect on a theme that has implications in nursing, and the effectiveness of care in the community, which is, the home care service. The objetive of the study is to understand whether the home care service as a strategy for nursing intervention, influences the needs of family caregivers in caring for the elderly in a situation of dependency. As a methodology, was made, after the formulation of the question PI[C]O, a search in EBSCO (CINAHL Plus with Full Text and MEDLINE with Full Text), of which five items were selected from a total of 18 and subjected to a reflective analysis. Having regard to the developed internship and systematic literature review, it was found that the care of dependent elderly people by family caregivers cause physical, psychological and social effects, which arise needs/difficulties, most notably the need for information and training and the need for psychosocial support, including loneliness and stress/family caregiver burden. With this approach, to sum up, the home care service is described as a nursing intervention strategy of fundamental care in the community, which satisfies the needs/difficulties of family caregivers of dependent elderly people.
- Intervenção do enfermeiro especialista de Reabilitação na prevenção do ombro doloroso no individuo com AVCPublication . Domingos, Ana Graça; Esparteiro, Maria João; Santos, JuliaO presente trabalho consiste numa análise crítica ao desenvolvimento do estágio II, na área da Neurologia e Neurotraumatologia, contextualizado no Curso de Mestrado em Enfermagem de Reabilitação. Dessa reflexão emergiu uma área temática, sentida pela mestranda como lacuna nas suas competências, enquanto enfermeira de reabilitação, no cuidado especializado ao indivíduo com AVC. Essa dúvida diz respeito à prevenção da síndrome do ombro doloroso, tendo-se tornado óbvio o impacto desta complicação, não só no prognóstico da situação, como também no desconforto e sofrimento associados à doença. A pertinência desta questão no contexto do indivíduo hemiplégico, é suportada pelos estudos, que apontam que a prevalência do ombro doloroso pode alcançar até 85% dos casos. Para resolução da problemática, foi utilizada a metodologia PI[C]O . Após definição da pergunta de partida, dos descritores de pesquisa e dos critérios de inclusão/ exclusão foram seleccionados para análise 6 documentos de uma amostra inicial de 177, retirados das bases de dados científicas/ plataformas de pesquisa CINAHL Plus with Full Text e Nursing Reference Center. Da análise dos artigos consultados constatou-se que é inquestionável que a intervenção do enfermeiro de reabilitação contribui para a prevenção do ombro doloroso. Essa intervenção engloba não só um conjunto de técnicas de protecção articular que são da sua esfera autónoma, como também a sua vertente de educador e formador. O enfermeiro especialista de reabilitação deve compreender o seu papel na equipa interdisciplinar, motivando e envolvendo o alvo dos seus cuidados, na medida em que o assiste nas 24 horas do dia. O seu sucesso estará directamente ligado à sua capacidade em se manter actualizado pela melhor evidência científica. The present document consists in a critical analysis to the development of traineeship II, in the area of Neurology and Neurotraumatology, contextualized in a Master Degree in Rehabilitation Nursing. From this reflection emerged a thematic area, felt by the student as a lacuna in hers competences, while rehabilitation nurse, in specialized care to individuals with stroke. This question concerns the prevention of shoulder pain syndrome, having become obvious the impact of this complication, not only in the prognosis of the situation, as also in discomfort and suffering associated with this problem. The relevance of this issue in the context of the hemiplegic individual is supported by studies, which suggest that the prevalence of the shoulder pain can reach up to 85% of cases. For the resolution of this problematic, was used the methodology PI[C]O. After defining the starting question, search descriptors and the criteria for inclusion/exclusion, were selected for analysis 6 documents of an initial sample of 177, searched from scientific databases/platforms search CINAHL Plus with Full Text and Nursing Reference Center. From the analysis of articles consulted it was found that it is unquestionable that the rehabilitation nurse intervention contributes to the prevention of shoulder pain. Such intervention includes not only a set of joint protection techniques (from their autonomous sphere), but also the role of educator and trainer. The rehabilitation nurse should understand their role in interdisciplinary team, motivating and involving the target of their care, in so far as their 24 hours care. The success will be directly associated to the ability to maintain updated by the best scientific evidence.
- A intervenção do enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabiliatação na reeducação da marcha na pessoa/família com alterações neurológicasPublication . Carreira, Elsa; Simões, Joaquim; Esparteiro, Maria JoãoO presente trabalho consiste numa análise crítica ao desenvolvimento do Estágio II, na área da Neurologia e Neuro – traumatológica, contextualizado no Curso de Mestrado em Enfermagem de Reabilitação. Dessa reflexão emergiu uma área temática, de interesse enquanto enfermeiros de reabilitação, no cuidado especializado ao indivíduo com alterações neurológicas. Essa área diz respeito á importância da marcha como fator predisponente para a incidência das quedas na pessoa com alterações neurológicas, tornando-se óbvio o impacto deste evento não só nas repercussões pessoais como nas repercussões sociais. A pertinência desta questão é suportada pelos estudos que apontam os défices motores, contendo as alterações da marcha decorrentes de uma hemiplegia após um ACV ou um TCE, como fatores facilitadores para a ocorrência de quedas, interferindo na independência funcional da pessoa. Para resolução da problemática, foi utilizada a metodologia PI[C]O. Após a definição da pergunta de partida, dos descritores de pesquisa e dos critérios de inclusão/ exclusão foram selecionados para análise 4 documentos de uma amostra inicial de 13, retirados das bases de dados científicas/ plataformas de pesquisa CINAHL Plus with full text e MEDLINE with full text. Da análise dos artigos consultados constatou-se que a intervenção enfermeiro de reabilitação, na reeducação da marcha contribui para a minimização do risco de queda na pessoa com alterações neurológicas. O enfermeiro especialista de reabilitação domina um conjunto conhecimentos e procedimentos técnicos, humanos e relacionais, contribuindo com estratégias de intervenção da sua competência, tendo um papel preponderante na avaliação da funcionalidade da pessoa com incapacidade ao identificar os fatores predisponentes à queda, no sentido de otimizar a capacidade da marcha da pessoa, dando-lhe a oportunidade se reintegrar na sociedade. O êxito na tomada de decisão para as suas intervenções, advém da capacidade de integrar a melhor evidência científica. The present work consists in a critical analysis to the development of Stage II, in the area of Neurology and Neurotraumatics, contextualized in a Master Degree in Rehabilitation Nursing. This reflection emerged as a thematic area of interest while rehabilitation nurses, specialised care to individuals with neurological changes. This area relates to the importance of the walking as a predisposing factor for the incidence of falls in person with neurological changes, having become obvious the impact of this event not only in personal repercussions as in social repercussions. The relevance of this issue is supported by studies pointing the deficits engines, containing amendments to the motion arising from a hemiplegia after stroke or a traumatic brain injury, as predisposing factors for the occurrence of falls, interfering in the person's functional independence. The methodology PI [C] O was used for solving the problem. After setting the starting question, search descriptors and the criteria for inclusion/exclusion were selected for analysis 4 documents of an initial sample of 13, removed from scientific databases/platforms CINAHL Plus with full search text and MEDLINE with full text. Analysis of articles consulted noted that the intervention of nurse rehabilitation, in the reeducation of walking, contributes to reducing the risk of falling in individuals with neurological changes. The rehabilitation specialist nurse dominates a set knowledge and technical procedures, human and relational, contributing with intervention strategies within their competence, taking a leading role in assessing the functionality of the person with disability, to identify the factors predisposing them to fall, in order to improve the capacity of a person's walking, giving them the opportunity to become part of society once again. Successful decision making for their interventions stems from the ability to integrate the best scientific evidence.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »