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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Atendendo à pessoa em situação de cuidados paliativos e ao contexto do cuidar no
domicílio, surge este relatório com o objectivo de identificar as necessidades do
cuidador familiar e reflectir sobre as competências desenvolvidas em ensino clínico,
nomeadamente as relacionadas com a capacitação do familiar cuidador.
Considerou-se pertinente realizar uma revisão sistemática de literatura recorrendo à
metodologia PI[C]O com pesquisa de artigos científicos através da plataforma EBSCO
nas bases de dados CINAHL e MEDLINE, com o objectivo de promover a reflexão na
acção e sobre a acção. Foi elaborada a seguinte questão no formato referido:
“Intervenção do Enfermeiro na educação do familiar cuidador da pessoa em situação de
cuidados paliativos no domicílio?”
O medo da morte é secular, esta foi gradualmente transferida para os hospitais, deixou
de ser vivida como um facto social, contudo a transferência da vivência da morte, do
meio familiar para o meio hospitalar, não significou uma melhor e mais adequada
assistência (MOREIRA, 2001). Vive-se um período de tentativa de mudança para que a
pessoa passe a fase final da sua vida no domicílio, o que representa para a família o
enfrentar de situações inesperadas e novas necessidades perante as quais o enfermeiro e
a restante equipa de cuidados paliativos devem estar atentos.
Na realidade, grande parte dos cuidadores, não possui os conhecimentos, recursos e
habilidades necessárias para sustentar as suas actuações (DEL REY; ALVEAR, 1995).
Neste contexto é necessário que o enfermeiro esteja disponível para dar apoio e
desempenhar a sua função de educador junto da pessoa em situação de cuidados
paliativos e respectivo familiar cuidador, no sentido da capacitação e melhoria da
qualidade de vida do doente e do cuidador familiar. Considering the person in a situation of palliative care and the context of care at home,
this report follows with the aim to identify the needs of the family caregiver and to
reflect on the skills developed in clinical teaching, in particular those related to the
qualification of family caregiver.
It was considered appropriate to perform a systematic review of the literature using the
PI[C]O methodology, with scientific article research through the platform EBSCO in
the databases CINAHL and MEDLINE, with the aim of promoting reflection on action
and on the action. It was drawn up the following question in the format specified:
"Intervention of the Nurse in education of the caregiver of the person in a situation of
palliative care at home?"
The fear of death is secular, this was gradually transferred to the hospitals and it is no
longer lived as a social fact. However, the transfer of the experience of death, of the
family environment for the hospital environment, did not signify a better and more
appropriate assistance (MOREIRA, 2001). We live in a period of attempts to change for
the person to pass the final phase of his life at home, which represents for the family the
facing of unexpected situations and new needs that the nurse and the rest of the
palliative care team must be attentive with.
In fact, a large proportion of caregivers do not have the necessary knowledge, resources
and skills to sustain their actions (DEL REY; ALVEAR, 1995).
In this context, it is necessary that the nurse is available to give support and carry out its
role of educator next to the person in a situation of palliative care and their family caregiver, in the sense of empowerment and improvement of the quality of life of the patient and family caregiver.
Description
Relatório de Estágio para obtenção do grau de Mestre na área da Enfermagem à Pessoa em Processo de Doença na comunidade
Keywords
CUIDADOS PALIATIVOS CUIDADOS NO DOMICILIO CUIDADOR - Familia
Citation
Faria, M.L.(2012). Intervenção do enfermeiro na educação do familiar cuidador da pessoa em situação de cuidados paliativos no domicilio. Santarém: Escola Superior de Saúde