Loading...
8 results
Search Results
Now showing 1 - 8 of 8
- Relato de uma experiência interdisciplinar na formação inicial de professoresPublication . Correia, Marisa; Santos, Raquel; Maia E Carmo, TeresaO avanço vertiginoso das tecnologias digitais nos últimos anos tornou urgente a formação de cidadãos com novas competências, que lhes permitam tirar partido das suas potencialidades de forma crítica e consciente. Além disso, o desenvolvimento e a massificação das tecnologias abriram caminho a novos empregos nas áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). De acordo com indicadores da União Europeia (Caprile, Palmén, Sanz & Dente, 2015), a taxa de emprego em profissões STEM deverá aumentar significativamente até 2025, tornando-se necessário formar mais indivíduos altamente qualificados nestas áreas. Cabe, assim, à escola estimular desde cedo os alunos para prosseguirem carreiras nestas áreas, o que implica repensar o papel do aluno e do professor (Cohen & Patterson, 2012). Capraro e Slough (2013) consideram que, para dar resposta a tais desafios, os professores deverão apostar em metodologias de ensino inovadoras baseadas em projetos interdisciplinares, que envolvam os alunos em experiências autênticas e contextualizadas. Diversos autores têm destacado a integração da programação e da robótica na realização de projetos interdisciplinares (Bers, 2008; Chalmers, 2017; Jaipal-Jamani & Angeli, 2017; Martins & Fernandes, 2015; Sáez-López, Román-González & VázquezCano, 2016), com o intuito de promover as aprendizagens nas áreas STEM, desde o pré-escolar. Para além das vantagens da robótica na promoção de competências de lógica, de resolução de problemas, de pensamento crítico (Sáez-López et al., 2016), da criatividade (Martins, Teixeira & Vargas, 2016), da interdisciplinaridade (Bers, 2008; Sáez-López et al., 2016) e do interesse dos alunos (Benitti, 2012), esta permite a articulação com as Artes e com a aprendizagem da língua (Rusk, Resnick, Berg & Pezalla-Granlund, 2008). Em linha com estas ideias, Martins e Fernandes (2015) concluíram, no seu estudo, que o desenvolvimento de projetos no 1.º Ciclo com recurso a robôs fomenta a cooperação, a aprendizagem da Matemática e a escrita de histórias. Face aos importantes desafios que se colocam à escola, é fundamental preparar os professores, em formação (JaipalJamani & Angeli, 2017) e em exercício (Chalmers, 2017; Han, Yalvac, Capraro & Capraro, 2015), para integrar a programação e a robótica em projetos interdisciplinares nas áreas STEM. Neste sentido, apresentamos uma experiência interdisciplinar realizada com futuros educadores e professores do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB).
- Anatomia de um Crime – cruzando Comunicação e Ciências Físicas e QuímicasPublication . Maia E Carmo, Teresa; Correia, MarisaO capítulo relata a atividade interdisciplinar de base digital realizada no âmbito da formação de professores, entre as unidades curriculares Comunicar em Língua Portuguesa (CLP) e Ciências Físicas e Químicas (CFQ), da licenciatura em Educação Básica na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Partindo do interesse recente pela ciência forense, muito potenciado pela abundância de séries televisivas em que o assunto é central, criámos uma atividade didática que consistiu na investigação em torno de um caso de homicídio fictício. O exercício, que decorreu em várias plataformas digitais, envolveu desafios para discentes e docentes que nos permitem refletir sobre algumas das questões que hoje se colocam com mais acuidade no processo de formação de futuros professores em interação com as Humanidades Digitais.
- Do cinema à análise do discurso dos mediaPublication . Maia E Carmo, TeresaAqui se relata uma experiência didáctico-pedagógica de aprofundamento das competências de literacia mediática através do cinema, no âmbito da unidade curricular «Análise do Discurso dos Media» da Licenciatura em Produção Multimédia em Educação, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Em tempos de informação caleidoscópica, a plasticidade das fontes de conhecimento é exponencial, mas desorganizada. Através da exploração das relações entre cinema e jornalismo, tentou-se que os alunos compreendessem o que é a atividade jornalística e as suas formas de inscrição na contemporaneidade mediática. Tal objectivo, que até há poucos anos era relativamente simples de atingir, tornou-se um peculiar quebra-cabeças. A razão: os estudantes deixaram de ler jornais. Ou algo que se lhe equipare: o consumo regular de um produto mediático informativo tradicional, mediado por profissionais encartados – os jornalistas – já não faz parte da «dieta de media» dos nascidos no século XXI.
- Como se aprende num MOOC?Publication . Maia E Carmo, TeresaComo se processa a aprendizagem na modalidade de e-learning sob o formato MOOC? Neste estudo de caso qualitativo comparam-se duas experiências de aprendizagem do ponto de vista do participante em dois MOOC. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa exploratório-descritiva, onde se utilizaram as técnicas mais usadas em investigação qualitativa: a observação participante, o inquérito (por entrevista e questionário) e a análise documental. Os seus resultados apontam para uma experiência de aprendizagem participativa, distribuída, em rede, maciça, solitária e solidária, conveniente, flexível, internacional, informal, criativa, aberta e de qualidade. O que indica a operacionalidade dos MOOC como elementos estratégicos para a empregabilidade - uma vez que é possível treinar competências e habilitar os seus participantes com novos conhecimentos a custos muito baixos – assim como para a redução das desigualdades, por alargarem o acesso ao conhecimento a aprendentes periféricos a vários níveis em condições de qualidade e exigência científica apreciáveis.
- Do cinema à análise do discurso dos mediaPublication . Maia E Carmo, TeresaHow can film be operative in the analysis of media discourse? From the point of view of the work of analysis, one thing is the object of study (a piece of press, radio, television or digital based) arriving at the hands of the analyst or the student while finished; another thing is that same object considered referring it to the historical, social and personal context in its genesis. We consider that there is an undeniable addition of value when this happens: given our experience of analysis and teaching, this is what we see that film "does". We want to bring to the discussion two films: "The Post" (Steven Spielberg, 2017) and "All The President's Men" (Alan J. Pakula, 1976). From the point of view of the analysis of the discourse of the media, what approximation to space and objects, to the gestation time of journalistic work, to the very physicality of the process do these two films bring? From the point of view of film, since both refer in different ways to the same epoch - one, directly, once is made three years after the narrated events, as is the case of "All The President's Men '; and another as a 'vintage' movie, therefore, as a reconstitution, with other objects and other bodies, as is the case of "The Post" - what are the differences between one and the other, from the point of view of representation? What, finally, does film document? Aqui se relata uma experiência didáctico-pedagógica de aprofundamento das competências de literacia mediática através do cinema, no âmbito da unidade curricular «Análise do Discurso dos Media» da Licenciatura em Produção Multimédia em Educação, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Em tempos de informação caleidoscópica, a plasticidade das fontes de conhecimento é exponencial, mas desorganizada. Através da exploração das relações entre cinema e jornalismo, tentou-se que os alunos compreendessem o que é a atividade jornalística e as suas formas de inscrição na contemporaneidade mediática. Tal objectivo, que até há poucos anos era relativamente simples de atingir, tornou-se um peculiar quebra-cabeças. A razão: os estudantes deixaram de ler jornais. Ou algo que se lhe equipare: o consumo regular de um produto mediático informativo tradicional, mediado por profissionais encartados – os jornalistas – já não faz parte da «dieta de media» dos nascidos no século XXI.
- Expedição a Marte – Relato de um Projeto Interdisciplinar na Formação de ProfessoresPublication . Correia, Marisa; Maia E Carmo, Teresa; Santos, RaquelA sociedade em mudança em que vivemos devido ao avanço crescente das tecnologias exige a formação de cidadãos criativos, flexíveis e inovadores. A integração da programação e da robótica em projetos realizados pelos alunos permite-lhes desenvolver as competências do séc. XXI, a motivação e aprendizagens em diferentes áreas curriculares. Assim, é essencial formar professores aptos para integrar estas tecnologias nas escolas, em particular através da realização de projetos de natureza interdisciplinar. Nesta comunicação apresenta-mos as perspetivas de estudantes da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém sobre o projeto “Expedição a Marte”, que combinava a robótica com a aprendizagem de conteúdos de três unidades curriculares das áreas das Ciências, da Matemática e da Língua Portuguesa.
- Anatomia de um crime: cruzando comunicação e ciências físicas e químicasPublication . Maia E Carmo, TeresaTrata-se do relato e reflexão acerca da atividade interdisciplinar de base digital realizada no âmbito da formação de professores do Ensino Básico, entre as unidades curriculares Comunicar em Língua Portuguesa (CLP) e Ciências Físicas e Químicas (CFQ). Perante a prática transmedia de que os estudantes são já nativos, como enquadrar essa experiência por vezes apenas intuitiva em objetivos de aprendizagem que contribuam para a literacia digital em contexto educacional? E como ligar matérias tão díspares como a proficiência comunicativa na Língua Portuguesa e nas Ciências Físicas e Químicas? Partindo do interesse recente pela ciência forense, uma área interdisciplinar que envolve física, biologia, química, matemática e várias outras ciências de fronteira com o objetivo de dar suporte à investigação judiciária, muito potenciado pela abundância de séries televisivas em que o assunto é central, criámos uma atividade didática que consistiu na investigação em torno de um caso de homicídio fictício. De um lado (CLP), os alunos tinham de praticar a construção de uma narrativa credível, com construção de personagens, intriga e determinados vestígios que, do outro (CFQ), aprenderiam a analisar em laboratório. O exercício estruturou-se em quatro etapas, que culminaram num «Julgamento» em tribunal, onde cada grupo assumiu papéis diferentes (cientista forense, procurador, advogado de defesa ou júri), aprofundando as suas competências de discurso argumentativo. O facto de todas as etapas se desenvolverem através de plataformas digitais envolveu desafios para discentes e docentes que nos permitem equacionar algumas das questões que hoje se colocam com mais acuidade no processo de formação de futuros professores em interação com as Humanidades Digitais.
- Mar de Lixo - Uma Experiência Social MultimédiaPublication . Maia E Carmo, TeresaThe article reports a pedagogical practice of deepening the skills of media literacy and media education through the production of a multimedia educational resource.