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- Bullying e cyberbullying em idade escolarPublication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz; Fernandes, Luís; Morais, TitoJá muito se sabe sobre o fenómeno bullying, sua caracterização, diferentes manifestações e tipos de comportamentos, implicações biopsicossociais, papéis desempenhados, entre outros aspetos. Mais recentemente, com a evolução tecnológica e a proliferação de dispositivos digitais, tem-se assistido progressivamente a novas e preocupantes manifestações de comportamentos de bullying, um fenómeno comummente conhecido como cyberbullying. A presente comunicação procura caracterizar, diferenciar e comparar ambos os fenómenos, enquadrando o cyberbullying nas novas e diferentes formas de comunicação tão típicas desta nova geração de nativos digitais. Esta diferenciação parte das características da comunicação mediada pelo écran, tão diferente das formas de comunicação presenciais e cujas implicações se associam frequentemente a riscos sociais. Serão ainda discutidas repercussões do envolvimento em comportamentos de bullying e de cyberbullying.
- Plano Bullying. Como apagar o bullying das escolasPublication . Fernandes, Luís; Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta MarruazO principal objetivo que pretendemos alcançar com este livro, refere-se ao aumento de conhecimento e consequente maior sensibilização sobre os comportamentos de bullying, suas diferentes facetas e repercussões, por parte dos professores. Procuramos em paralelo contribuir para o desenvolvimento de competências, por parte dos professores e alunos, na forma de lidar com os comportamentos de bullying. O desenvolvimento destas competências pode permitir não só a prevenção de futuras ocorrências como, simultaneamente, a diminuição dos níveis de incidência existentes na escola. Assim, a organização do presente livro foi pensada no sentido de poder responder a duas diferentes mas interligadas necessidades por parte dos professores, uma de natureza mais conceptual, que se refere a um conhecimento mais aprofundado acerca deste fenómeno nas suas mais diversas facetas e, outra, de natureza mais operacional, que se refere à posse de materiais que possam mediar o trabalho a realizar com os alunos. Nesta segunda parte, são apresentadas algumas sugestões de sessões, com a respetiva estrutura, metodologia, anos de escolaridade a que melhor se adaptam e indicação dos materiais que melhor permitam atingir os objetivos da sessão.
- Bullying e ansiedade de “mãos dadas” na escolaPublication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta MarruazA ansiedade que muitas das nossas crianças e jovens sentem constitui um motivo de preocupação partilhado por pais e profissionais de educação. Em contexto escolar, são inúmeras as situações que podem ser responsáveis por despoletar situações de ansiedade nos alunos, umas relacionadas mais directamente com situações de aprendizagem formal (nomeadamente, o grau de dificuldade dos próprios conteúdos ou a natureza das tarefas solicitadas), outras que se prendem com as relações interpessoais. Neste âmbito, sobressaem as interacções entre os colegas, designadamente, todas as situações de conflitos interpares que, frequentemente, se associam a níveis significativos de ansiedade. O presente capítulo debruça-se sobre a associação entre a ansiedade e o bullying.
- Prevenção da violênciaPublication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz; Fernandes, LuísA prevenção da violência nas escolas assume-se como uma crescente e evidente preocupação nos dias de hoje. Cada vez mais surge a necessidade de se conceberem estratégias que possam, de modo eficaz, contribuir para a diminuição da sua incidência, como tal, qualquer iniciativa de caráter preventivo procura essencialmente operar ao nível de uma visão mais abrangente do problema, orientando-se para promover uma sã coexistência e todos os seus elementos e assim melhorar o clima de escola. No presente artigo, procuraram-se identificar os domínios privilegiados para a implementação de estratégias de prevenção, nomeadamente a nível individual, relacional, comunitário e social.
- Bullying: incidência do fenómeno em alunos do 3º ciclo da zona da grande LisboaPublication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta MarruazNo âmbito da violência escolar, o presente trabalho apresenta alguns resultados obtidos no domínio das relações entre pares visando particularmente a problemática da provocação/maltrato entre pares (bullying), em jovens do 3º ciclo da zona da grande Lisboa.
- Rejeição social em jovens vítimas de bullying na escola. Sugestões de intervençãoPublication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta MarruazSão inúmeros os estudos que têm vindo a salientar a importância das relações entre pares no desenvolvimento das crianças, nomeadamente as dificuldades relacionais e os baixos níveis de aceitação social, como preditores de futuros problemas de ajustamento. Intimamente relacionado com os níveis de aceitação social, algumas dessas investigações abordaram especificamente o estatuto sociométrico dos alunos que se envolvem em comportamentos de bullying. Invariavelmente, a vitimização tem sido negativamente associada à aceitação pelos pares e positivamente à rejeição, refletindo o facto de que a grande maioria dos alunos vitimizados são simultaneamente rejeitados. No presente trabalho, foi estudado o estatuto sociométrico assim como o estatuto de envolvimento em comportamentos de bullying, numa amostra de 581 alunos do 3º Ciclo que frequentam um estabelecimento de ensino público na área da Grande Lisboa.
- Bullying e cyberbullying: a escola como espaço de prevençãoPublication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz; Fernandes, LuísO presente capítulo resume os conteúdos abordados numa Webinar sobre bullying e cyberbullying, que decorreu no âmbito do Projeto WebEducaçãoSexual 2013. Tratando-se de duas problemáticas atuais e interligadas, cujos contornos assumem proporções cada vez mais preocupantes, procuramos ao longo destas páginas caracterizar e diferenciar ambos os comportamentos, assim como as suas diferentes manifestações. Nessa caracterização será colocado algum enfoque nas questões relacionais e comunicativas que ocorrem em contacto presencial e nas que ocorrem em contextos virtuais, o que se liga diretamente e respetivamente ao bullying e ao cyberbullying. Tendo em consideração que ambos os comportamentos interferem nas vivências pessoais e sociais dos alunos, são igualmente referenciadas as implicações para a saúde do envolvimento no bullying e cyberbullying. Intimamente relacionado, serão ainda identificados os sinais de alerta a ter em consideração em crianças e jovens que possam, por sua vez, indiciar esse envolvimento. É igualmente abordado o papel da escola como espaço privilegiado de prevenção e de ação, uma vez que nele ocorre uma parte significativa das interações entre crianças e jovens. Nesse local, criam-se imensas oportunidades para se estabelecerem relações sociais de forma adequada mas, igualmente, para ocorrerem disfuncionamentos nessas dinâmicas relacionais, particularmente ao nível dos comportamentos agressivos. Urge a necessidade de uma ação estratégica concertada, dirigida a diferentes públicos-alvo, com o principal objetivo de consciencializar e alterar práticas, tornando a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários e família) mais sensível e interventiva relativamente a ambas as problemáticas.
- Perceções de professores e alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o bullyingPublication . Oliveira, Sara; Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta MarruazO presente estudo teve como objetivo conhecer e comparar as conceções de professores e alunos do 1o ciclo do Ensino Básico, relativamente ao fenómeno bullying. Para tal, foram construídos dois inquéritos por questionário, aplicados a uma amostra constituída por 91 alunos, do 3o e 4o ano de escolaridade e por 6 professores. No inquérito aos professores, procurou-se investigar as suas perceções acerca deste fenómeno, nomeadamente as condutas de bullying mais frequentes, as motivações, as consequências e as estratégias de intervenção utilizadas. No inquérito aos alunos, pretendeu-se obter dados relativamente à taxa de incidência destes comportamentos (seja praticados, na perspetiva do agressor, seja sofridos, na perspetiva de vítima), aos locais de ocorrência, às razões subjacentes à sua manifestação e às formas de reação/atuação perante os mesmos.
- Prevenção do bullying em meio escolar: apresentação de uma Maleta PedagógicaPublication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz; Fernandes, LuísA presente comunicação tem como principal objetivo caracterizar o fenómeno bullying em contexto escolar e, simultaneamente, proceder à apresentação de um livro com um conjunto de materiais pedagógicos, concebidos para dinamizar sessões com os alunos do ensino básico, focalizadas no desenvolvimento de competências de combate ao bullying. Começando por definir os diferentes tipos de comportamentos de bullying, fazendo referência às inúmeras consequências biopsicossociais decorrentes e, ainda, identificando eventuais linhas orientadoras de intervenção, o propósito desta comunicação recai essencialmente na defesa de uma intervenção de natureza preventiva. Para tal, damos a conhecer a estrutura de uma Maleta Pedagógica realizada com o intuito de orientar os professores nessas sessões com os alunos, fornecendo-lhes materiais concretos. Serão aqui apresentados alguns dos materiais que compõem esta Maleta e que se dividem em recursos (fichas de apoio para o professor que incluem as soluções ou sugestões de resposta a alguns dos exercícios e que se assumem como um recurso meramente orientador), atividades (inclui um conjunto de atividades práticas a realizar com os alunos, que se diferenciam quanto ao número de participantes possíveis, aos objetivos e aos ciclos de escolaridade a que se destinam) e instrumentos (inclui um conjunto de instrumentos, a maior parte sob a forma de questionários, dirigidos a alunos, professores, funcionários, órgão de gestão e a pais/encarregados de educação, no sentido de possibilitar um melhor conhecimento da dimensão e características que o bullying assume em cada escola).