Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Rejeição social em jovens vítimas de bullying na escola. Sugestões de intervenção

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
2010 Seixas Cap. Livro.pdf11.14 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

São inúmeros os estudos que têm vindo a salientar a importância das relações entre pares no desenvolvimento das crianças, nomeadamente as dificuldades relacionais e os baixos níveis de aceitação social, como preditores de futuros problemas de ajustamento. Intimamente relacionado com os níveis de aceitação social, algumas dessas investigações abordaram especificamente o estatuto sociométrico dos alunos que se envolvem em comportamentos de bullying. Invariavelmente, a vitimização tem sido negativamente associada à aceitação pelos pares e positivamente à rejeição, refletindo o facto de que a grande maioria dos alunos vitimizados são simultaneamente rejeitados. No presente trabalho, foi estudado o estatuto sociométrico assim como o estatuto de envolvimento em comportamentos de bullying, numa amostra de 581 alunos do 3º Ciclo que frequentam um estabelecimento de ensino público na área da Grande Lisboa.

Description

Keywords

bullying escola pares rejeição social intervenção

Pedagogical Context

Citation

Seixas, S. (2010). Rejeição social em jovens vítimas de bullying na escola. Sugestões de intervenção. In J. Sebastião (Org.), Violência na escola, tendências, contextos, olhares. (pp: 121-160). Chamusca: Edições Cosmos

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Edições Cosmos

CC License