Loading...
31 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 31
- Risk assessment for tomato fruitworm in processing tomato crop-egg location and sequential samplingPublication . Figueiredo, E.; Gonçalves, C.; Duarte, S.; Godinho, Maria; Mexia, A.; Torres, L.The tomato fruitworm, Helicoverpa armigera, is a key pest of several crops. It can cause particularly extensive damage in crops of processing tomatoes. Risk assessment can be a tedious and costly task if sampling protocols require a large number of plants. Sequential sampling allows sampling of a reduced number of plants when population densities are much lower or much higher than the economic or control threshold. Additionally, for crop protection purposes, sampling for classification (to assess if population density is lower or higher than the economic threshold) is adequate and requires much less effort. We studied the preferred location of eggs found on plants and then described the spatial pattern of oviposition in processing tomatoes using Taylor's power law. Eggs were found more frequently in the exposed canopy in the upper and middle-upper strata, directly below open flower clusters, with an aggregated spatial pattern. A sequential plan was developed for 20 and 80 plants, as minimum and maximum sample sizes, respectively. This reduces sampling efforts and costs when compared to the fixed number sampling plan, and provides acceptable precision in decision-making for this pest in a processing tomato crop.Helicoverpa armigera is one of the key pests affecting processing tomatoes and many other crops. A three-year study was conducted to describe the oviposition preferences of this species on determinate tomato plants (mainly the stratum, leaf, leaflet, and leaf side) and the spatial pattern of the eggs in the field, to form a sequential sampling plan. Eggs were found mainly in the exposed canopy, on leaves a (upper stratum) and b (upper-middle stratum) and significantly fewer eggs on leaf c (middle-lower stratum) below flower clusters. This vertical pattern in the plant was found in all phenological growth stages. The spatial pattern was found to be aggregated, with a trend towards a random pattern at lower densities. A sequential sampling plan was developed, based on Iwao's method with the parameters of Taylor's power law, with minimum and maximum sample size of 20 and 80 sample units (plants), respectively (two leaves/plant). For its validation, operating characteristic (OC) and average sample number (ASN) curves were calculated by means of simulation with independent data sets. The beta-error was higher than desirable in the vicinity of the economic threshold, but this sampling plan is regarded as an improvement both in effort and precision, compared with the fixed sample plan, and further improvements are discussed.
- Estratégias de prevenção e controlo da planta parasita rabo-de-raposa na cultura do tomate de indústriaPublication . Romão, I.; Calha, I. M.; Amaral, A.; Santos, João; Godinho, Maria; Cachado, J.; Nunes, A. P.
- Artrópodes bioindicadores na avaliação da qualidade biológica do soloPublication . Duarte, Mário; Valério, Elsa; Godinho, Maria; Coelho, RosaUm solo saudável é um fundamento para a agricultura e um recurso essencial para assegurar as necessidades humanas. É um sistema vivo, cujas funções são reguladas por diversos organismos. Desta forma, a necessidade de avaliar os diferentes aspetos da sua degradação, torna-se uma prioridade, em linha com as exigências traçadas para o século XXI na gestão e sustentabilidade dos sistemas alimentares. Este estudo pretende avaliar o efeito das culturas de cobertura na biodiversidade de artrópodes no solo como técnica melhoradora em sistemas hortícolas intensivos. Foi realizado na campanha de 2022, em dois campos piloto, localizados na Carregueira e na Chamusca, onde se instalou uma mistura de gramíneas com leguminosas como cultura de cobertura, a qual antecedeu uma cultura de tomate para indústria. Foram utilizados dois métodos de monitorização: (i) captura de artrópodes com armadilhas pitfall e por (ii) colheita de solo em profundidade, aplicando a metodologia QBS-AR. A amostragem foi realizada em quatro momentos, um na cultura de cobertura e três na cultura principal. O trabalho de campo e de laboratório encontra-se em curso.
- Protecção integrada em tomate de indústriaPublication . Figueiredo, E.; Godinho, Maria; Mateus, C.; Stilweell, S.; Mexia, A.; Amaro, F.O Projecto Agro 189 –“ Protecção Integrada em Tomate de Indústria” visou o desenvolvimento de uma tecnologia de protecção integrada para o combate aos principais inimigos desta cultura. Um dos objectivos foi a definição de técnicas estimativas do risco que permite fundamentar a tomada de decisão. Os trabalhos foram desenvolvidos durante três anos, em campos de agricultores, tendo- se avaliado a robustez dos métodos de amostragem definidos e a eficácia dos meios de protecção utilizados. Apresentam-se sumariamente, os resultados finais do projecto relativos à estimativa do risco, para o Ribatejo e Península de Setúbal, para três inimigos chave: lagarta do tomate, míldio e TSWV, com base em contagem de ovos, modelo de previsão e mapeamento de zonas de risco, respectivamente.
- Apoio à decisão para a proteção integrada no combate a Tuta absoluta em tomate hortoindustrialPublication . Valério, Elsa; Godinho, Maria; Nunes, A.P.; Silva, E.B.; Figueiredo, E.; Sousa, A.; Silva, J.R.A traça-do-tomateiro é atualmente uma praga-chave do tomate para indústria, na região do Ribatejo. A sua presença foi detectada em 2010, tendo causado prejuízos significativos na campanha de 2011. O objetivo deste projeto é criar ferramentas para a tomada de decisão no âmbito da proteção desta cultura contra esta praga. Durante o ano de 2013, procedeu-se à monitorização semanal de adultos de T. absoluta com recurso a armadilhas com feromona sexual, e à observação visual em 25 a 50 plantas, de acordo com o estado fenológico da cultura. O material entomológico foram analisadas, posteriormente, em laboratório para deteção de parasitismo. Além de avaliar a intensidade de ataque, identificaram-se fatores de risco prévio, para construção de mapas de risco de apoio à tomada de decisão para a limitação da praga como culturas vizinhas e respetivas datas de colheita. Os dados preliminares não apresentaram uma correlação entre o número de machos adultos capturados e o número de larvas presentes na cultura, pelo que a estimativa de risco baseada apenas na contagem de machos adultos não parece ser suficiente para a tomada de decisão. Verificaram-se dificuldades no combate à praga devido a razões de ordem estrutural (e.g. posse da terra, hospedeiros alternativos na vizinhança) e a lacunas no conhecimento da sua bioecologia.
- Conhecer e melhorar o solo para a sustentabilidade dos sistemas hortoindustriais. 3. Artrópodes como bioindicadoresPublication . Valério, Elsa; Godinho, Maria; Santos Coelho, Rosa; Figueiredo, ElisabeteO projeto MaisSolo tem como objetivos centrais melhorar a proteção das culturas e a eficiência do uso dos recursos na produ- ção agrícola através do desenvolvimento e aplicação de tecnologias alternativas à luta química contra pragas e doenças. Com este foco, pretende-se contribuir para o incremento da biodiversidade, conserva- ção do solo e da água e para a promoção da viabilidade económica das explorações.
- A formação em proteção das plantas no Ensino Superior Politécnico em PortugalPublication . Godinho, Maria; Costa, C.A.; Pereira, M.A análise da situação atual do ensino e aprendizagem na área da proteção das plantas e proteção integrada no Ensino Superior Politécnico constitui grande interesse considerando a estratégia temática europeia sobre o uso sustentável dos pesticidas. O enriquecimento destas matérias nos curricula dos cursos de Licenciatura na área das Ciências Agrárias do Ensino Superior Politécnico e as novas apostas na formação, nomeadamente os Cursos de Especialização Tecnológica e, mais recentemente, os Cursos Técnicos Superiores Profissionais pode permitir complementar e enriquecer a formação dos diplomados que optam por seguir estes percursos académicos. A adaptação dos cursos de Licenciatura à proposta de “Bolonha” impôs a diminuição do tempo de trabalho, traduzido num menor número de unidades curriculares ministradas nas licenciaturas, com prejuízo em algumas áreas temáticas. Em trabalhos anteriores, comprovou-se que os conteúdos relacionados com o estudo dos inimigos das culturas e meios de proteção representam, agora, menor tempo no conjunto das matérias, sendo que o ensino da fitofarmacologia está especialmente limitado. Por outro lado, a necessidade de melhoria e alargamento desta formação, presente na Lei e traduzida no Plano de Ação Nacional para o Uso Sustentável dos Pesticidas, que significará melhores práticas agronómicas através do cumprimento dos princípios da proteção integrada, deverá ser assegurada. Para isso, há que analisar as várias opções de formação, quer isoladamente quer como complemento aos graus de licenciatura e novas formações propostas. No presente trabalho analisam-se as soluções formativas no actual enquadramento educativo para o Ensino Superior, bem como para o reconhecimento profissional na área da proteção das plantas e dos sistemas de produção sustentáveis. Reforçase o papel destas instituições a nível regional, como centros de excelência de conhecimento e de transferência de tecnologias, fundamentais ao desenvolvimento sustentado das regiões.
- Culturas de cobertura em sistemas de monocultura : pontos para reflexãoPublication . Godinho, Maria; Santos Coelho, RosaAs culturas de cobertura oferecem diversas vantagens em sistemas de monocultura. Podem ser introduzidas em rotação ou simplesmente, numa sucessão cultural, integradas em períodos de "vazio", entre as culturas principais. Nos sistemas do Vale do Tejo, a solução mais comum é a sua integração em sucessão com as culturas principais.
- Indicadores do uso sustentável de pesticidas: Onde está a dificuldade?Publication . Costa, C. A.; Godinho, MariaAs políticas agrícolas adoptadas na União Europeia e em Portugal têm integrado preocupações ambientais e de saúde pública. A necessidade de avaliar os seus efeitos incorporou a intenção de estabelecer indicadores ambientais nos instrumentos legislativos em vigor para os monitorizar. Em Portugal, diversas entidades têm procurado monitorizar estes efeitos, nomeadamente o uso dos pesticidas, como a Agência Portuguesa do Ambiente (Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável) ou o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (Sistema Integrado de Gestão e Controlo). Nos indicadores disponibilizados nada se refere relativamente ao consumo de pesticidas nem a qualquer outro indicador ambiental, como qualidade do solo ou biodiversidade. Todavia, a partir dos registos ao nível do agricultor (cadernos de campo, etc.), recenseamentos e inquéritos, e actividades de investigação e experimentação, poder-se-ia criar um mecanismo simples e expedito que permitisse monitorizar o uso de pesticidas e seus efeitos no ambiente. Será assim tão difícil?...Agroenvironmental policies adopted in the European Union and in Portugal consider environment and human health a major issue. The evaluation of policy effects based on a framework of environmental indicators is referred on multiple legislative documents. In Portugal, several public and private organisms, tried to monitor the agricultural impacts, namely, those related to pesticide use. There isn’t available information related to pesticide consume (the available indicators are based on sales), or to any other environment effect due to pesticide use, as soil quality or biodiversity loss, that would allow an effective assess of impacts caused by agricultural activities. However, farmers, technical and certification organizations, research teams, public services collect systematically information that will be of major help for the establishment of a national indicators framework, that might assess the impacts of pesticide use and risks. Is it so difficult?
- Estudo da aplicação de um regenerador de solos numa parcela de tomate de indústriaPublication . Januário, Maria; Valério, Elsa; Godinho, Maria; Ambrósio, AnaEste estudo teve como objetivo avaliar os efeitos benéficos da aplicação de um regenerador de solos (NEMAGREEN), à base de microrganismos, nomeadamente Azotobacter choococcum, na cultura de tomate para indústria. Dada a crescente necessidade de se desenvolverem práticas mais ecológicas e sustentáveis, este produto surge como uma alternativa que visa melhorar a saúde do solo. Fornece microrganismos benéficos e evita o desenvolvimento de outros, em particular fitopatogénicos. O ensaio foi realizado em dois setores de rega com 2,9ha cada, numa parcela com 18ha. Foram implementadas duas modalidades com três repetições: A (sem aplicação de regenerador) e a B (com aplicação (20L/ha)). Foi aplicado na rega e avaliado o desenvolvimento radicular das plantas, macroelementos primários, nematodes, bactérias, fungos micorrízicos, artrópodes e parâmetros associados à produção. A avaliação dos parâmetros microbiológicos e as análises de terra foram feitas antes da plantação e antes da colheita. O desenvolvimento das plantas foi avaliado à plantação, 30, 60 e 90 dias após plantação e a produção estimada, assim como a qualidade dos frutos, foram avaliados no final do ensaio. Os resultados demonstraram efeitos benéficos no desenvolvimento radicular das plantas, aumento de produção e qualidade dos frutos. Verificou-se aumento no número de frutos por planta, peso por fruto, grau brix, calibre cor. Foi registado aumento de bactérias fixadoras de azoto e diminuição na percentagem de frutos verdes. Tudo indica que a aplicação do regenerador de solos será uma alternativa, complementar a outras práticas, na melhoria da saúde do solo.