Browsing by Issue Date, starting with "2022-11-03"
Now showing 1 - 10 of 25
Results Per Page
Sort Options
- Delimitação de áreas diferenciadas: caso de estudo na cultura do milhoPublication . Grifo, Anabela; Palma, Raquel; Ferreira, Albertina; Palminha, AntónioEm consequência do aumento populacional esperado para os próximos anos e dos desafios da PAC, a agricultura tem hoje um papel protagonista na produção suficiente de alimentos de forma a garantir a alimentação da população e em simultâneo contrariar a degradação ambiental e as alterações climáticas. Este trabalho incidiu sobre uma parcela agrícola localizada na Herdade dos Boicilhos, concelho de Coruche, que recebeu a cultura do milho em 2021. O estudo teve como objetivo perceber se se justifica o tratamento diferenciado dos fatores de produção, com base no ano cultural antecedente (2021). Para alcançar este objetivo recorreu-se a: condutividade elétrica aparente do solo; imagens de satélite; compactação do solo; produtividade da cultura milho e ferramentas de sistemas de informação geográfica através do software ArcGISTM (ESRI, 2019). Este trabalho permitiu delimitar diferentes zonas candidatas à implementação de práticas agrícolas diferenciadas. Desta forma foi possível obter uma melhor perceção das zonas da parcela, em termos espaciais, o que permitirá a dinamização de boas práticas agrícolas, a fomentação de práticas mais sustentáveis e consequentemente melhorar a gestão da parcela.
- Artrópodes bioindicadores na avaliação da qualidade biológica do soloPublication . Duarte, Mário; Valério, Elsa; Godinho, Maria; Coelho, RosaUm solo saudável é um fundamento para a agricultura e um recurso essencial para assegurar as necessidades humanas. É um sistema vivo, cujas funções são reguladas por diversos organismos. Desta forma, a necessidade de avaliar os diferentes aspetos da sua degradação, torna-se uma prioridade, em linha com as exigências traçadas para o século XXI na gestão e sustentabilidade dos sistemas alimentares. Este estudo pretende avaliar o efeito das culturas de cobertura na biodiversidade de artrópodes no solo como técnica melhoradora em sistemas hortícolas intensivos. Foi realizado na campanha de 2022, em dois campos piloto, localizados na Carregueira e na Chamusca, onde se instalou uma mistura de gramíneas com leguminosas como cultura de cobertura, a qual antecedeu uma cultura de tomate para indústria. Foram utilizados dois métodos de monitorização: (i) captura de artrópodes com armadilhas pitfall e por (ii) colheita de solo em profundidade, aplicando a metodologia QBS-AR. A amostragem foi realizada em quatro momentos, um na cultura de cobertura e três na cultura principal. O trabalho de campo e de laboratório encontra-se em curso.
- Desenvolvimento e caracterização físico química e nutricional de chouriço de porco Malhado de AlcobaçaPublication . Faustino, João; Faro, Maria da Conceição; Raimundo, António; Dias, IgorO porco Malhado de Alcobaça é uma das três raças autóctones de suínos existentes em Portugal. Como não se conhecem trabalhos publicados que caracterizem enchidos produzidos com as matérias-primas provenientes da raça em questão, desenvolveu-se uma formulação de chouriço de carne e, posteriormente, produziram-se três lotes independentes do produto cárneo referido. Para se proceder à caracterização físico-química e nutricional do produto, foram determinados os seguintes parâmetros em cada lote: percentagem de perda de peso, pH, aw, gordura bruta/lípidos, perfil de ácidos gordos, proteína bruta, hidratos de carbono, fibra bruta, parâmetros da cor e parâmetros reológicos. Também foram estudadas estatisticamente (One-Way ANOVA) as diferenças existentes entre lotes. Verificou-se que existiram diferenças significativas (p<0,05, Teste HSD de Tukey) entre vários parâmetros dos três lotes, algo expectável e aceitável dado que os enchidos foram produzidos de forma tradicional. Por exemplo, nos ácidos gordos, verificou-se que estes chouriços apresentaram concentrações superiores de ácidos gordos polinsaturados, por comparação com chouriços de outras raças. O que representa um benefício em termos nutricionais para os consumidores. Com este estudo julgamos ter contribuído para o desenvolvimento de um novo produto que poderá auxiliar na preservação e valorização da raça Malhado de Alcobaça, assim como no desenvolvimento do território, centro oeste, onde se encontra a quase totalidade do efetivo dos suínos da raça em questão.
- Efeito nos teores de azoto Kjeldahl e proteína bruta num vinho tinto submetido a colagem com gelatina enológicaPublication . Laranjeira, Cristina; Nunes, Alexandre; Faro, Maria; Mira, HelenaA colagem é uma prática de afinamento dos vinhos, tradicional em enologia. A colagem proteica, sobretudo com gelatina enológica é comum em vinhos tintos. Este tratamento altera a composição do vinho, mas as colas são auxiliares tecnológicos e em teoria não devem deixar resíduo. No vinho encontram-se normalmente 1 a 4 g/L de substâncias nitrogenadas, que influem na sua estabilidade, limpidez e valor nutricional. Esta fração é estudada sobretudo na ótica da instabilidade proteica do vinho. As colagens envolvem reações coloidais, não estequiométricas: além do vinho, temperatura e dose de cola, a origem e preparação da cola e variáveis operacionais influenciam o tamanho e velocidade de queda das partículas coloidais, e quimicamente nenhuma substância é totalmente insolúvel. Neste estudo investigou-se, num vinho tinto jovem produzido na ESAS (2019), submetido a colagem com gelatina enológica - dosagem mínima 5 g/hL e máxima 25 g/hL - se o teor de N Kjeldahl sugeria a perda de proteína (endógena) ou ganho proteico (exógeno). Amostras de vinho (25 e 100 mL) sofreram colagem, usando testemunhas (vinho, sulfato de amónio 0,1 N) sem colagem. Analiticamente mantiveram se as condições de digestão e destilação, mas usaram-se dois padrões titulantes, HCl 0,2 N e 0,01 N. Os resultados da análise de variância (Teste Post Hoc Scheffé) não apresentaram diferenças significativas (p<0,05) nos teores de N Kjeldahl e Proteína Bruta, indicando que a colagem não induz a um ganho proteico do vinho.
- Metais pesados em pescado: caso de estudo num centro de distribuiçãoPublication . Gouveia, Hugo; Neves, Ana; Oliveira, Adelaide; Paulo, AnaO pescado é reconhecido como fonte de alimentação saudável e de elevada qualidade. A legislação da União Europeia assegura que os alimentos colocados nos mercados europeus são seguros para consumo. A legislação sobre contaminantes no pescado inclui, no caso dos metais pesados, os limites regulamentares e tem vindo a ser atualizada. O estudo foi realizado no âmbito de um trabalho de mestrado. Foi desenvolvido numa base logística, com recurso a informação recolhida nos boletins de análises de pescado, onde os metais pesados poderão estar presentes. Os metais pesados analisados foram o mercúrio, o chumbo e o cádmio. A base logística estabelece um plano de amostragem e as análises são realizadas por um laboratório externo. A amostragem é feita por espécies e, no caso dos metais pesados, existe um histórico de boletins de análises das várias espécies comercializadas, identificando os fornecedores e a origem do produto. A frequência de amostragem é mais elevada nos produtos em que já foi detetada a presença de metais pesados. O estudo incidiu sobre onze espécies de peixe, quatro espécies de moluscos, cinco espécies de bivalves e uma espécie de crustáceo, nos anos de 2017, 2018 e 2019. Após análise dos boletins e tratamento de dados verificou-se que apenas três espécies, duas de moluscos e uma de peixes, apresentam resultados superiores aos limites legais (EU Reg. 1881/2006, 629/2008), embora se detete a presença residual de metais pesados noutras espécies.
- Estudo da aplicação de um regenerador de solos numa parcela de tomate de indústriaPublication . Januário, Maria; Valério, Elsa; Godinho, Maria; Ambrósio, AnaEste estudo teve como objetivo avaliar os efeitos benéficos da aplicação de um regenerador de solos (NEMAGREEN), à base de microrganismos, nomeadamente Azotobacter choococcum, na cultura de tomate para indústria. Dada a crescente necessidade de se desenvolverem práticas mais ecológicas e sustentáveis, este produto surge como uma alternativa que visa melhorar a saúde do solo. Fornece microrganismos benéficos e evita o desenvolvimento de outros, em particular fitopatogénicos. O ensaio foi realizado em dois setores de rega com 2,9ha cada, numa parcela com 18ha. Foram implementadas duas modalidades com três repetições: A (sem aplicação de regenerador) e a B (com aplicação (20L/ha)). Foi aplicado na rega e avaliado o desenvolvimento radicular das plantas, macroelementos primários, nematodes, bactérias, fungos micorrízicos, artrópodes e parâmetros associados à produção. A avaliação dos parâmetros microbiológicos e as análises de terra foram feitas antes da plantação e antes da colheita. O desenvolvimento das plantas foi avaliado à plantação, 30, 60 e 90 dias após plantação e a produção estimada, assim como a qualidade dos frutos, foram avaliados no final do ensaio. Os resultados demonstraram efeitos benéficos no desenvolvimento radicular das plantas, aumento de produção e qualidade dos frutos. Verificou-se aumento no número de frutos por planta, peso por fruto, grau brix, calibre cor. Foi registado aumento de bactérias fixadoras de azoto e diminuição na percentagem de frutos verdes. Tudo indica que a aplicação do regenerador de solos será uma alternativa, complementar a outras práticas, na melhoria da saúde do solo.
- Impacto de diferentes dietas na produção de larvas de mosca soldado negroPublication . Campino, Vasco; Antunes, Rebeca; Murta, Daniel; Ribeiro, Teresa; Ribeiro, VerónicaEstima-se crescimento da população mundial para 9 biliões de pessoas em 2050. É urgente repensar a forma de alimentação, aumentar a eficiência na produção e a redução de desperdício alimentar. Os insetos permitem fornecer uma fonte alimentar de baixo impacto ambiental. O objetivo do trabalho foi avaliar a influência de diferentes dietas, na performance zootécnica de larvas de Hermetia illucens (Mosca Soldado Negro). Foram inoculadas larvas, com 5 dias, distribuídas em 48 caixas e por 3 tratamentos diferentes: alimento padrão (controlo) à base de cereais e 2 à base de desperdícios alimentares (legumes e melão). Cada caixa teve a mesma quantidade de larvas e de alimento (13,5 kg/caixa) e uma composição nutricional idênticas e adequada para o crescimento das larvas. Foram também testados 2 ambientes diferentes para o ciclo de produção das larvas, em que diferiam de uma ter ventilação controlada. Pesaram-se 10 larvas/caixa a cada 2 dias. Ao 12º dia, todas as caixas foram peneiradas conseguindo-se separar e pesar o total de larvas e de substrato. Observaram-se diferenças (p<0,05) relativamente às dietas. O local de biodigestão não mostrou diferenças (p>0,05). A produção de larvas, foi, por caixa, de 1,67 ± 0,27 kg/caixa no grupo controlo, 2,10 ± 0,27 kg/caixa no grupo com legumes e de 1,97 ± 0,11 kg/caixa no grupo com melão. As dietas à base de desperdícios alimentares tiveram melhores resultados. Esta produção pode ser uma “arma” poderosa na obtenção de fontes alimentares mais sustentáveis na produção animal.
- Quinta do Juncal: gerir o olival do futuroPublication . Grifo, Anabela; Guerreiro, Samuel; Ferreira, Albertina; Ferreira, Mafalda; Saraiva, Artur; Saraiva, Raquel; Noéme, João; Barba, Nuno; Paulo, Ana; Oliveira, MargaridaA condutividade elétrica aparente do solo (CEa) é uma medida que permite avaliar a variabilidade da parcela agrícola de forma rápida e expedita, tornando possível a identificação de zonas com propriedades semelhantes, a delimitação de unidades de gestão diferenciada e a orientação estratégica na colheita de amostras de solo. O presente trabalho pretende contribuir para uma melhor compreensão das relações entre a CEa e algumas características do solo e teve como principal objetivo perceber se a avaliação da CEa do solo é uma ferramenta importante na gestão da rega de culturas plurianuais. O estudo foi efetuado no âmbito do projeto H2Oliva – Eficiência do uso da água na cultura do olival, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, numa parcela de olival, localizada na Quinta do Juncal, região de Pernes, Santarém. A recolha de dados georreferenciados de CEa foi efetuada por um sensor de indução eletromagnética, sem contacto com o solo, às profundidades de 50 e 100 cm, propriedade da empresa TERRAPRO. As cartas de altimetria e de CEa a 50 e 100 cm foram elaboradas recorrendo ao software ArcGISTM (ESRI, 2019). Os resultados permitiram identificar i) zonas que deverão ser alvo de distinta gestão de rega; ii) zonas com textura arenosa, com valores mais elevados de CEa devido à presença de água em profundidade; iii) zonas de textura mais argilosa com menores valores de CEa devido à diferenciação de camadas em profundidade (abaixo dos 40 cm).
- A análise de fluxo de materiais como ferramenta na tomada de decisão na fileira oleícolaPublication . Saraiva, Raquel; Mira, Helena; Oliveira, MargaridaOs desafios que a fileira oleícola enfrenta vão desde a gestão da cultura em campo, no cenário atual de alterações climáticas, até à gestão dos subprodutos dos lagares, que causam constrangimentos e, em situações limite, restringem a laboração dos mesmos. Nesse sentido, e em linha com a estratégia adotada para a reconversão dos lagares nos últimos anos, este estudo efetua a análise de fluxo de materiais em dois lagares a operar com dois sistemas de extração de azeite distintos: duas fases e três fases, focando-se na produção de subprodutos e apontando algumas formas alternativas de gestão dos mesmos. Esta análise foi realizada com recurso a dados bibliográficos e ao software STAN 2.6, em lagares que processam a variedade Arbosana, uma das mais representativas na região do Alentejo, região que representa cerca de 75% da produção nacional. A utilização de lagares de duas fases em detrimento dos lagares de três fases, conduziu à eliminação de bagaço de azeitona com elevada quantidade de águas ruças, caraterizado por um teor de humidade elevado. Neste estudo, foram quantificados os subprodutos nos dois sistemas e apresentadas alternativas de valorização que se enquadram, no âmbito da economia circular e do Pacto Ecológico Europeu.
- Avaliação da biodiversidade em artrópodes em dois campos com diferentes sistemas culturaisPublication . Santos, Leonardo; Valério, Elsa; Godinho, Maria; Coelho, RosaA biodiversidade dos solos é um fator determinante para a sustentabilidade da agricultura. Os diferentes sistemas culturais (rotação, sucessão ou monocultura) conduzem a diversas respostas na diversidade de organismos. A aplicação de culturas de cobertura tem diversas vantagens como por exemplo o estímulo da vida microbiana, a maior diversidade cultural e a redução da presença de organismos patogénicos e infestantes. Neste trabalho, estudou-se a aplicação de três tipos de culturas de cobertura, biofumigação (nabo forrageiro), azevém (inoculado) e uma consociação (aveia, azevém e outras leguminosas). Na quarta modalidade não foi aplicada qualquer cobertura (testemunha). Foram realizados ensaios em dois campos: Vila Franca de Xira (A), onde a cultura principal foi o tomate em monocultura e Golegã (B), onde se praticou sucessão cultural. Em cada modalidade foram instaladas quatro armadilhas “pitfall” com etilenoglicol. As armadilhas foram protegidas para que a precipitação e a rega não afetassem o conteúdo. Após sete dias foram recolhidas e transportadas para laboratório, onde se separaram os artrópodes em morfotipos. Por fim foram numerados, fotografados e identificados, de acordo com as características taxonómicas. Os resultados mostraram diferenças: as amostras recolhidas no campo A, praticamente não recolheram artrópodes e as amostras do campo B apresentaram alguma diversidade, o que indica a importância da rotação/sucessão de culturas como promotor de biodiversidade.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »