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- CONSUMO DE ÁLCOOL NA MULHER GRÁVIDA: UMA SCOPING REVIEWPublication . André, Clara; Candido, Anabela; Carreira, Teresa Margarida; Dias, Hélia; Santiago, Conceição; Cruz, Olímpia; Amendoeira, JoséQuestão Quais os instrumentos que permitem a caracterização do consumo de álcool na mulher grávida? Objetivo Identificar instrumentos para a caracterização do consumo de álcool na mulher grávida e identificar fatores que contribuem para o consumo de álcool na mulher grávida. Background O consumo de álcool pela mulher grávida reveste-se de particular relevância na medida em que está associado a graves consequências para o feto, entre as quais o síndrome fetal alcoólico. Contudo, em Portugal são raros os estudos sobre o consumo de álcool durante a gravidez e as suas consequências. Material e métodos As mulheres grávidas constituem-se a População da scoping sendo os Conceitos: gravidez, consumo de álcool e instrumentos de avaliação; o Contexto é onde a mulher grávida recorre aos cuidados de enfermagem e os estudos são de tipo quantitativo, qualitativo e misto. A expressão de pesquisa conjuga os descritores MeSH: Pregnant Women OR Pregnancy AND Alcohol Drinking AND “Weight and Measures”. Procedeu-se à pesquisa de artigos primários e secundários, publicados nas bases de dados ProQuest e PubMed e na plataforma EBSCOhost: CINAHL Complete, MEDLINE Complete e Mediclatina, com os limitadores: texto integral, publicado de 1/1/2013 a 31/5/2018, humanos e faixa etária - Adultos (19-44 anos). Tratamento e análise dos resultados Os estudos foram selecionados de acordo com o PRISMA 2009, procedendo-se à extração dos dados a partir do instrumento proposto pelo Joanna Briggs Institute, garantido a qualidade metodológica dos mesmos. Conclusão A evidência demonstrada pela síntese dos resultados, permitirá a identificação de instrumentos quer no domínio da caracterização do consumo de álcool na mulher grávida bem como dos fatores que lhe estão associados. Referências Lowdermilk, D. L.; Perry, S. E. (2008). Enfermagem na Maternidade.7ªed., Loures: Lusodidacta. OMS (2014). Global Status Report on alcohol and health 2014. Switzerland. SICAD (2015) O Consumo de Álcool na Gravidez. SICAD
- Your PEL - Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem: a realidade de um projetoPublication . Dias, Hélia; Amendoeira, José; Spinola, Ana; Figueiredo, Maria; Godinho, Celeste; André, ClaraO projeto “Your PEL Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem” foca-se numa abordagem da saúde, suportada pelas novas tecnologias, agregando três áreas: alimentação, consumos nocivos e sexualidade. Alicerça-se em evidências científicas em promoção da saúde e implica o desenvolvimento de intervenções adequadas. Trata-se de um projeto multiregional numa parceria entre os IPSantarém, IPLeiria e IPViseu, dois Agrupamento Escolares e o ACES Lezíria - UCC da Chamusca/Golegã. Releva-se a participação de estudantes, na construção do projeto, enquadrada no plano curricular e valorizada pela mobilização de saberes e pela co construção de competências em contexto real. Objetivos: Desenvolver um instrumento de avaliação do impacto dos programas de educação para a saúde em meio escolar nas áreas referidas acima, ao nível do 3º ciclo do ensino básico. Monitorizar os determinantes de saúde e a efetividade das estratégias desenvolvidas. Metodologia: estudo de investigação-ação caraterizado por três fases: – construção do instrumento de colheita de dados e da plataforma web; – avaliação das necessidades de intervenção no 3º ciclo do ensino básico; criação e implementação do programa de intervenção; – avaliação do impacto do programa desenvolvido. Desenvolvimento de um plano de ações diverso de difusão e divulgação dos resultados, com envolvimento das instituições parceiras. Resultados: Dois níveis de impacto estratégico: Um, avaliado após a sua execução correspondente aos resultados esperados: criação do instrumento de medida do impacto do programa e criação de um programa de intervenção sustentado numa plataforma web. Outro mais amplo no tempo, que será avaliado pelos ganhos em saúde futura. Conclusão: A pertinência e originalidade do projeto suporta-se em evidências científicas, valorizando a inovação e a sustentação da ação nos resultados, incluindo as intervenções mais adequadas à população em causa. O impacto do conhecimento científico e tecnológico gerado e disseminado pelo projeto contribuirá para a valorização regional e nacional. Palavras-chave: empowerment, literacia em saúde, promoção da saúde, população jovem
- Intervention programs for the prevention of smoking in children and adolescents: A systematic literature reviewPublication . André, Clara; Amendoeira, José
- Fatores que contribuem para o consumo de tabaco na mulher grávida - Revisão Sistemática da LiteraturaPublication . Candido, Anabela; André, Clara; Santiago, Conceição; Dias, Hélia; Cruz, Olimpia; Carreira, Teresa Margarida; Amendoeira, JoséIntrodução O consumo de tabaco, como determinante de saúde, está muitas vezes associado a comportamentos evitáveis. Quando falamos do consumo de tabaco na gravidez, este assume particular relevância pelo comprometimento da saúde e bem-estar materno-fetal estando associado a prematuridade, restrição de crescimento fetal e aumento das taxas de morbilidade e mortalidade perinatal e infantil. Objetivo Identificar fatores que contribuem para o consumo de tabaco na mulher grávida Metodologia Na Revisão Sistemática da Literatura (SLR) realizada, pelo método PI[C]OD, com a questão: Que instrumentos permitem a caracterização do consumo de tabaco na mulher grávida? A pesquisa de artigos científicos ocorreu na interface-EBSCOhost de 2003-2013. Dos 59 artigos identificados, selecionaram-se 11 que cumpriam os critérios de seleção. Resultados Como instrumentos que permitem determinar fatores que contribuem para o consumo de tabaco na mulher grávida identificámos três no âmbito da Depressão, dois relacionados com o Stress e 6 associados a diferentes domínios. Da análise realizada emergiram quatro categorias: Dados Sociodemográficos (idade, habilitações, raça/etnia, co-habitantes e nível socioeconómico); Literacia sobre tabagismo (conhecimento sobre o Impacto do consumo de tabaco e da exposição ao fumo de tabaco para mulher, feto e recém-nascido); Saúde reprodutiva (vigilância pré-concecional, pré-natal e pós-parto); Saúde mental (violência sobre as mulheres, outros consumos, stress e depressão). Conclusão Os resultados encontrados nesta SLR conduziram-nos a uma síntese de fatores que contribuem para o consumo de tabaco na mulher grávida, com contributos sustentados para a elaboração de um instrumento de colheita de dados que permita a caracterização do consumo de tabaco na mulher grávida e futura intervenção na comunidade.
- A escola promotora de saúde - promoção de saúde mental - área de investigaçãoPublication . André, Clara; Cruz, Olímpia; Candido, Anabela; Santiago, Conceição; Carreira, Teresa Margarida; Amendoeira, José
- Construção de um instrumento de avaliação do impacto dos programas de educação para a saúde em meio escolar – Projeto Your PELPublication . Godinho, Celeste; André, Clara; Dias, Hélia; Amendoeira, José; Spínola, Ana Cristina; Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Madeira, Filipe; Ferreira, Manuela; Quaresma, José Carlos; Duarte, Josué
- Avaliação do impacto de um programa de educação para a saúde suportado numa plataforma digital – Your PELPublication . Spínola, Ana Cristina; Godinho, Celeste; André, Clara; Dias, Hélia; Amendoeira, José; Figueiredo, Maria; Madeira, Filipe; Ferreira, Manuela; Quaresma, José Carlos; Duarte, Josué
- A escola como espaço de construção pessoal: Como Prevenir o Bullying?Publication . Carreira, Teresa Margarida; André, Clara; Candido, Anabela; Santiago, Maria Conceição; Cruz, Olímpia; Amendoeira, JoséA escola tem hoje a missão de contribuir para a construção pessoal e social de cada aluno a todos os níveis, particularmente na prevenção de comportamentos associados ao bullying. Assim, ao nível do desenvolvimento pessoal e social, existem muitos aspetos que urgem ser trabalhados e discutidos ao longo do crescimento e desenvolvimento de cada jovem. A Escola Superior de Saúde de Santarém do IPSantarém, como Escola Promotora de Saúde tem concretizado um conjunto de sessões de educação para a saúde com o objetivo de prevenir o bullying em meio escolar junto dos alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico. The school has now the mission of contributing to the personal and social construction of each student at all levels, particularly in the prevention of behaviours associated with bullying. Therefore, there are many aspects of personal and social development that need to be worked on and discussed throughout each young person's growth and development. The School of Health of Santarém of the IPSantarém, as a Health Promoting School, has carried out a series of health education sessions with the aim of preventing bullying in the school environment among students in the 1st and 2nd cycle of basic education.
- PROGRAMAS DE CESSAÇÃO TABÁGICA NO CICLO GRAVÍDICO-PUERPERAL: UMA SCOPING REVIEWPublication . Dias, Hélia; Santiago, Maria Conceição; Cruz, Olímpia; André, Clara; Escabelado, Anabela; Carreira, Teresa Margarida; Amendoeira, JoséObjetivo: Identificar programas de intervenção para a cessação tabágica na mulher no ciclo gravídico-puerperal. Questão: Quais os programas de intervenção para a cessação tabágica na mulher no ciclo gravídico-puerperal? Background: Fumar durante a gravidez pode causar graves problemas de saúde e um aumento do risco de aborto espontâneo, parto prematuro, morte fetal, baixo peso à nascença e síndrome de morte súbita do lactente. A cessação tabágica antes da conceção, ou no início da gravidez, mantendo a abstinência durante este período, traz benefícios quer para o feto e mãe. Material e métodos: População: mulheres no ciclo gravídico-puerperal. Conceitos: gravidez, puerpério, cessação tabágica e programas de intervenção. Contexto: a comunidade onde vivem as mulheres no ciclo gravídico-puerperal. Os estudos são de tipo quantitativo, qualitativo e misto. A partir dos descritores MeSH, construiu-se a expressão de pesquisa: Smoking Cessation AND Pregnant Women OR Postpartum period. Realizou-se a pesquisa de artigos primários e secundários, publicados nas bases de dados ProQuest e PubMed e na plataforma EBSCOhost: CINAHL, Mediclatina, Nursing & Allied Health Collection e MEDLINE, com os limitadores: texto integral, publicado de 1/1/2014 a 31/5/2018, humanos e faixa etária - Adultos (19-44 anos). Tratamento e análise dos resultados: Estudos selecionados pela utilização do Prisma 2009 Flow Diagram proposto pelo Joanna Briggs Institute. Extração dos dados, com recurso aos instrumentos disponibilizados, garantindo-se a qualidade metodológica dos mesmos. Conclusão: Os resultados encontrados permitiram identificar programas de intervenção de cessação tabágica sugestivos de resultados em saúde para a mulher grávida, puérpera e criança, onde a qualidade da relação entre profissional e grávida fumadora promove a informação sobre efeitos adversos do fumo durante a gravidez e aumenta a consciencialização e adesão à cessação tabágica. Contudo, identificaram-se barreiras durante a implementação destes programas a três níveis: institucionais (dificuldades ao nível da comunicação e desvalorização deste tipo de intervenção), profissionais e grávidas fumadoras (conhecimentos, atitudes e crenças). Referências: DGS (2015). Programa Nacional para a Vigilância da Gravidez de Baixo Risco. Lisboa: DGS. Néné, M., Marques, R., & Batista, M. (2016). Enfermagem de saúde materna e obstetrícia. Lisboa: Lidel, Edições Técnicas.
- Your PEL - Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem - Da investigação à açãoPublication . Dias, Hélia; Amendoeira, José; Spínola, Ana; Figueiredo, Maria do Carmo; Godinho, Celeste; André, Clara; Madeira, Filipe; Ferreira, Manuela; Quaresma, José Carlos; Ferreira, Mónica; Simões, Teresa; Duarte, Josué; Pintor, Marta; Ferreira, MadalenaBackground The “Your PEL - Promote and empower for literacy in health in young people” project focus on a health approach, supported by the new technologies, including three different areas: feeding, harmful consumption and sexuality. It is based on scientific evidences of health pro-motion, on which the need to refocus the action on the results implies the development of appropriate interventions [1, 2]. It is a multi-regional project outlined in the national strategy of smart specialization ,in a partnership between IPSantarém–ESSS and ESGT, IPLeiria–ESSLeIPViseu–ESSV, the Agrupamento de Escolas da Chamusca, the Agrupamento de Escolas da Golegã and ACES Lezíria–UCC Chamusca/Golegã. The students’ participation reveals itself in the project construction, framed in the curricular program and valued by the knowledge mobilization and by the skill gaining on real context. Objective Develop a tool for impact evaluation of health education programs for school in the feeding, harmful consumption and sexuality areas, at ages between 12 to 15 years old and monitoring the health determinants and the effectiveness of the developed strategies. Methods A research-action study divided in three phases: I) construction of the data collection tool and web communication platform; II) evaluation of the intervention needs of the students, development and implementation of the intervention program using the web platform; and III) evaluation of the impact of the program developed. The valuation of the knowledge generated by the project is based on a plan of actions different from the diffusion and dissemination of results, involving the institutions plots and adapted to the very essence. Results The project strategic impact is situated at two levels. One, evaluated after execution, corresponding to the expected results: tool development for impact measurement of the program and intervention pro-gram creation, supported by the web platform. The other, longer in time, that will be evaluated by health gains of the populations in the future. Conclusions The project’s relevance and originality support themselves on scientific evidence, reviling the monetarization as an essential component of the promotional health program [3, 4], valorising the innovation and sustentation of the action on the results, including more suitable interventions for the young population on a school environment. The scientific and technological knowledge impact generated and disseminated by the project will contribute for regional and national valorisation, on a logic translation of knowledge. References 1. Amendoeira J, Carreira T, Cruz O, Dias H, Santiago MC. Programas de educação sexual em meio escolar: Revisão sistemática da literatura”, Revista da UIIPS. 2013;1(4):198-211. 2. André C, Amendoeira J. Intervention programs for the prevention ofsmoking in children and adolescents: A systematic literature review. Atención Primaria. 2013;45(Especial C):23. 3. Matos M, Simões C, Camacho I, Reis M. A Saúde dos Adolescentes Portugueses em tempos de recessão. HBSC; 2015. Acedidoem:www.aventurasocial.com 4. Ministério da Saúde. Plano Nacional de Saúde - Orientações estratégicas para 2012-2016. Lisboa, Portugal: DGS; 2012.KeywordsHealth promotion, Empowerment, Health literacy, Young population.