Loading...
101 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 101
- Clinical Validation of the Portuguese Version of "Substance Addiction Consequences" Derived from the Nursing Outcomes ClassificationPublication . Seabra, Paulo Rosário Carvalho; Amendoeira, José; Sá, Luis Octávio; Capelas, Manuel Luís VilaOur aim was to contribute to the clinical validation of "Substance Addiction Consequences" (SAC) derived from the nursing outcomes classification (NOC), and to analyse psychometric properties. To that purpose, we applied a methodological design. The study's outcome comprises 16 nursing-sensitive indicators, within four different consequence factors: psychological and family; physical and cognitive ability; self-care; economic and work. The psychometric properties were considered good. We concluded that the scale can be used as a valid tool to measure the consequences of substance addiction and to assess the health status as a nursing sensitive outcome. The scale is considered valid to monitor nursing interventions in the clinical setting; being a comprehensive tool it allows the nurse to understand better this complex health problem.
- Do focus group à construção de um questionário: um percurso metodológicoPublication . Rosa, Marta; Amendoeira, José; Martins, Maria ManuelaRefletir o estatuto do focus groups no âmbito do estudo das intervenções de enfermagem, em resposta às necessidades da pessoa idosa em contextos da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados; valorizar o contributo do focus para uma análise reflexiva/ crítica das intervenções de enfermagem, identificadas pelos enfermeiros coordenadores das unidades em estudo, para a formulação de dimensões para a construção do questionário a aplicar numa fase subsequente da investigação. Método: alocação do conteúdo do focus no software (NVivo10), explorando o material por meio de estatística de frequência das palavras e classificação sintática. Resultados: enquadram-se numa lógica organizadora de estrutura, processo e resultado, permitindo compreender que, apesar da conceção cartesiana subjacente aos cuidados continuados, os enfermeiros têm uma perspetiva transformativa, emergindo da sua ação quotidiana, não uma ação rotineira, mas sim algo que tem sempre um ponto de partida (avaliação), mediada por uma metodologia científica na sua organização. Conclusão: Este movimento permitiu organizar o questionário em dimensões e categorias, sendo a metodologia do raciocínio científico (avaliação, planeamento, execução e avaliação final) o fio condutor transversal.
- A centralidade do cidadão nos cuidados de saúde: investigar para transferir conhecimentoPublication . Amendoeira, JoséA saúde enquanto domínio do conhecimento tem vindo a ser investigada como contexto a partir da complexidade que lhe é inerente, onde o sujeito de cuidados (pessoa/família/comunidade) assume um estatuto de cada vez maior participação no processo de cuidados. A transição paradigmática em saúde assume relevância na produção do conhecimento contextualizado, organizado a partir dos determinantes da saúde (que podem ser categorizados como: comportamento pessoal e estilos de vida; influências na comunidade que podem manter ou prejudicar a saúde; condições de vida e de trabalho e acesso a serviços de saúde; e condições socioeconómicas, culturais e ambientais gerais) cujo conhecimento permita aos profissionais intervir em situação, mobilizando o conhecimento científico como suporte a uma prática baseada na evidência, caracterizada pela transferibilidade do mesmo, com utilidade para a sociedade. Esta transição centrada no cidadão é central à estratégia preconizada pelas Políticas Públicas de Saúde, a que se atribui relevância pela valorização do bem-estar da pessoa, numa perspectiva de qualidade de vida, individual e coletiva. OBJETIVO Demonstrar a relevância da produção de conhecimento transferível e útil à comunidade MATERIAL E MÉTODOS Sistematização da estratégia desenvolvida no âmbito da linha de investigação, que se constitui num número de estudos de investigação e projectos integrados, demonstrando uma dinâmica de trabalho em rede (entre investigadores), atitude que se preconiza como organizadora para o desenvolvimento da investigação no global. A diversidade de objectos de estudo, desenhos multimétodo e resultados associados à divulgação científica, estruturam matricialmente a consistência interna da linha de investigação, com carácter transversal. RESULTADOS 8 Projetos de doutoramento em Enfermagem, dos quais 7 com registo definitivo 6 Mestrados em Enfermagem, 1 em Ciências da dor, 1 em Sociologia e 1 em Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde; 1 projeto de dissertação de mestrado em Cuidados Paliativos 5 Projetos de investigação aplicada, desenvolvidos por equipas multidisciplinares
- CONSUMO DE ÁLCOOL NA MULHER GRÁVIDA: UMA SCOPING REVIEWPublication . André, Clara; Candido, Anabela; Carreira, Teresa Margarida; Dias, Hélia; Santiago, Conceição; Cruz, Olímpia; Amendoeira, JoséQuestão Quais os instrumentos que permitem a caracterização do consumo de álcool na mulher grávida? Objetivo Identificar instrumentos para a caracterização do consumo de álcool na mulher grávida e identificar fatores que contribuem para o consumo de álcool na mulher grávida. Background O consumo de álcool pela mulher grávida reveste-se de particular relevância na medida em que está associado a graves consequências para o feto, entre as quais o síndrome fetal alcoólico. Contudo, em Portugal são raros os estudos sobre o consumo de álcool durante a gravidez e as suas consequências. Material e métodos As mulheres grávidas constituem-se a População da scoping sendo os Conceitos: gravidez, consumo de álcool e instrumentos de avaliação; o Contexto é onde a mulher grávida recorre aos cuidados de enfermagem e os estudos são de tipo quantitativo, qualitativo e misto. A expressão de pesquisa conjuga os descritores MeSH: Pregnant Women OR Pregnancy AND Alcohol Drinking AND “Weight and Measures”. Procedeu-se à pesquisa de artigos primários e secundários, publicados nas bases de dados ProQuest e PubMed e na plataforma EBSCOhost: CINAHL Complete, MEDLINE Complete e Mediclatina, com os limitadores: texto integral, publicado de 1/1/2013 a 31/5/2018, humanos e faixa etária - Adultos (19-44 anos). Tratamento e análise dos resultados Os estudos foram selecionados de acordo com o PRISMA 2009, procedendo-se à extração dos dados a partir do instrumento proposto pelo Joanna Briggs Institute, garantido a qualidade metodológica dos mesmos. Conclusão A evidência demonstrada pela síntese dos resultados, permitirá a identificação de instrumentos quer no domínio da caracterização do consumo de álcool na mulher grávida bem como dos fatores que lhe estão associados. Referências Lowdermilk, D. L.; Perry, S. E. (2008). Enfermagem na Maternidade.7ªed., Loures: Lusodidacta. OMS (2014). Global Status Report on alcohol and health 2014. Switzerland. SICAD (2015) O Consumo de Álcool na Gravidez. SICAD
- Perfil sociodemográfico dos utentes da consulta de ato único e sua autoestimaPublication . São João, Ricardo; Correia, Filipe; Vieira, Elsa; Amendoeira, JoséO Ambulatório Programado de Alta Resolução do Hospital Distrital de Santarém foi pioneiro em Portugal na introdução da Consulta de Ato Único - CAU. A CAU possibilita ao utente que no mesmo dia e local seja observado por um profissional de saúde, realizar os exames complementares necessários que permitam o seu diagnóstico após o qual regressará a casa já com tratamento ou proposta terapêutica. Daqui resulta uma maior eficiência da consulta traduzida com libertação de vagas e diminuição da lista de espera com aumento dos níveis de satisfação dos utentes. Foi desenvolvido um questionário com o objetivo de retratar o perfil sociodemografico e a autoestima destes utentes. Com base na análise documental referente ao período janeiro/2014 a outubro/2018, foram identificadas as especialidades com maior afluência mensal, especialidades essas alvo do questionário. Optou-se pela adoção de uma amostragem aleatória estratificada não proporcional figurando como estratos as referidas consultas. No dimensionamento amostral foi considerado um erro tolerável de amostragem e um nível de significância de 5% que conduziram às seguintes dimensões: dermatologia (121), cirurgia (107), otorrino (96) e oftalmologia (76). Foi igualmente mensurado o nível de autoestima pela escala de autoestima de Rosenberg que continua a ser a medida mais utilizada para aferir a autoestima, não só devido à clareza dos itens que a constituem (avaliados numa escala tipo Likert de quatro pontos) bem como da sua inteligibilidade. Trata-se de um estudo epidemiológico transversal com ênfase na utilização deste serviço de saúde, em particular na descrição do perfil sociodemográfico e da autoestima dos seus utentes.
- Your PEL - Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem: a realidade de um projetoPublication . Dias, Hélia; Amendoeira, José; Spinola, Ana; Figueiredo, Maria; Godinho, Celeste; André, ClaraO projeto “Your PEL Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem” foca-se numa abordagem da saúde, suportada pelas novas tecnologias, agregando três áreas: alimentação, consumos nocivos e sexualidade. Alicerça-se em evidências científicas em promoção da saúde e implica o desenvolvimento de intervenções adequadas. Trata-se de um projeto multiregional numa parceria entre os IPSantarém, IPLeiria e IPViseu, dois Agrupamento Escolares e o ACES Lezíria - UCC da Chamusca/Golegã. Releva-se a participação de estudantes, na construção do projeto, enquadrada no plano curricular e valorizada pela mobilização de saberes e pela co construção de competências em contexto real. Objetivos: Desenvolver um instrumento de avaliação do impacto dos programas de educação para a saúde em meio escolar nas áreas referidas acima, ao nível do 3º ciclo do ensino básico. Monitorizar os determinantes de saúde e a efetividade das estratégias desenvolvidas. Metodologia: estudo de investigação-ação caraterizado por três fases: – construção do instrumento de colheita de dados e da plataforma web; – avaliação das necessidades de intervenção no 3º ciclo do ensino básico; criação e implementação do programa de intervenção; – avaliação do impacto do programa desenvolvido. Desenvolvimento de um plano de ações diverso de difusão e divulgação dos resultados, com envolvimento das instituições parceiras. Resultados: Dois níveis de impacto estratégico: Um, avaliado após a sua execução correspondente aos resultados esperados: criação do instrumento de medida do impacto do programa e criação de um programa de intervenção sustentado numa plataforma web. Outro mais amplo no tempo, que será avaliado pelos ganhos em saúde futura. Conclusão: A pertinência e originalidade do projeto suporta-se em evidências científicas, valorizando a inovação e a sustentação da ação nos resultados, incluindo as intervenções mais adequadas à população em causa. O impacto do conhecimento científico e tecnológico gerado e disseminado pelo projeto contribuirá para a valorização regional e nacional. Palavras-chave: empowerment, literacia em saúde, promoção da saúde, população jovem
- DA EXTENSÃO À COMUNIDADE AO ENSINO E À INVESTIGAÇÃO APLICADAPublication . Amendoeira, José
- Impact of confinement resulting from Covid 19 on Quality of Life, Mental Health and Psychological Well Being in Higher Education Students in Santarém and LeiriaPublication . Silva, Mário Ribeiro da; Gonzaga, Luis; Rosa, Marta; Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Amendoeira, José; Matos, RuiBackground: The coronavirus context in higher education disrupted students' lives. Restrictions on social mobility and the consequent reduction in interpersonal contacts brought unprecedented stressful situations, as well as marked changes in their daily lives, challenging the feeling of loneliness and the very perception of social isolation, with consequences on their quality of life. Methods: A cross-sectional descriptive study was carried out. Participants were 775 students, aged between 17 and 55 years, aiming to describe the self-perception of the evaluated mental health dimensions by the Anxiety, Depression and Stress Scales; the Psychological Well-Being by the Manifestation of Psychological Well-Being Measure Scale and to evaluate the quality of students' lives by WOOQOL-Bref. Collected data were analyzed with IBM SPSS Statistics for Windows software, Version 27.0. Results: The results obtained, in the global sample considered, revealed that the lowest average corresponds to anxiety (0,52 ± 0.76), followed by depression (0,67 ± 0,96) and stress (0,90 ± 0,87). Regarding psychological well-being, the lowest average corresponds to social involvement (2,39 ± 1,10), followed by happiness (2,91 ± 1,22), self-esteem (2,9 5 ± 0,91), control of self and events (2,96 ± 0,97), mental balance (2,97±1,14) and sociability (3,21±1,13). Regarding the quality of life, between the social relationship’s domain (52,71 ± 19,10) and the environment domain (53,92±10,48), there were no statistically significant differences. The highest mean value occurred in the physical domain (64,87±12,54) and the lowest in the psychological one (49,60 ±16,18). We also found significant differences in terms of polytechnic institute attended and gender. Conclusion: The obtained results provide the basis to design and develop a targeted intervention main program focused on the empowerment of higher education students. Build a literacy program with health education strategies, starting from their own perceptions and responses to the experienced situations.
- A Formação em enfermagem. Que conhecimento? Que contextos? Um estudo etno-sociológicoPublication . Amendoeira, JoséNesta investigação procurámos estudar o uso que os enfermeiros dão ao conhecimento, quer o que resulta da aprendizagem no processo educativo (saberes teóricos), quer o que resulta do desenvolvimento da profissão (saberes experienciais), numa lógica interdisciplinar. Partimos do objecto de estudo - O processo de cuidados como organizador da socialização dos enfer-meiros. Para compreender o processo de cuidados a doentes internados em hospitais, bem como as rela-ções entre o processo de cuidados em meio hospitalar e a socialização dos enfermeiros, investigámos a problemática da formação teórica e da formação prática, enquanto relação dialéctica da investigação. O hospital foi o local seleccionado, por ser aí que se produzem relações sociais complexas, estabelecidas entre a missão e os actores (Enfermeiros, médicos, auxiliares de acção médica e outros), e onde o doente é simultaneamente alvo e produtor dos cuidados de saúde. Classificamos o estudo como qualitativo de orientação etno-sociológica, com utilização de técnicas multi-formes de produção de dados (observação participante e entrevista em profundidade), com tratamento dos dados através de análise de conteúdo temática e taxonómica. Como principais conclusões salientamos: • O processo de cuidados constitui-se numa "estrutura actancial" de grande complexidade, emergindo da situação social criada pelas necessidades da pessoa (doente) internada, numa rede complexa de campos de acção e de modos de organizar o trabalho dos diferentes actores. • O doente internado nem sempre é o centro de interesse da referida situação social como seria legíti-mo, de acordo com a missão da organização, as linhas de política da saúde e o paradigma humanista para a formação dos enfermeiros. • Os saberes teóricos da enfermagem têm permitido à formação teórica contribuir para uma autonomi-zação da profissão, preconizando que o centro de interesse do trabalho das enfermeiras é a pessoa saudável ou doente. • A formação em enfermagem, alicerçada nos saberes experienciais, profissionais e organizacionais, atribuem sentido forte à necessidade de contextualizar os cuidados, tendo em consideração os mode-los de cuidar próximos do paradigma humanista, onde a "normatividade" adquire uma importância grande na perspectiva da "socialização" que se realiza interpares, mas com grande ênfase nas normas e valores da organização. • A interdisciplinaridade parece ficar claramente evidenciada na cooperação entre enfermeiras e médi-cos, alicerçada nos saberes teóricos e profissionais, sendo que pelas diferentes orientações paradig-máticas, se constituem como geradores de conflitos. • As estratégias para o exercício das autonomias, passam pela valorização forte da "divisão do traba-lho" alicerçada num paradigma que valoriza teoricamente o doente como centro de interesse, fazendo com que esta seja uma forma de atribuição de poder às enfermeiras, não como atributo, mas baseado na relação interpessoal que lhes permite conhecer melhor alguns doentes. • Utilização de um processo heurístico de organização do trabalho, tanto pelas enfermeiras como pelos médicos, com valorização: do contextual e do jogo, na lógica das zonas de incerteza que emergem do confronto dos diferentes actores, na acção.
- Literacia em saúde dos jovens sobre alimentação, tabaco, álcool e sexualidade: uma scoping reviewPublication . Figueiredo, Maria; Esparteiro, Maria Joao; Amendoeira, JoséQuestão: Qual a literacia em saúde dos jovens sobre alimentação, tabaco, álcool e sexualidade? Objetivo: Analisar a literacia dos jovens sobre alimentação, tabaco, álcool e sexualidade, em meio escolar. Background A literacia em saúde baseia-se em competências de comunicação e de conhecimentos, que permitem aos cidadãos fazer escolhas informadas sobre saúde e criar um ambiente salutogénico. Cerca de 50% dos adultos em oito países europeus apresenta uma baixa literacia sobre fatores de risco, sendo fundamental capacitar os jovens, no âmbito da alimentação, tabaco, álcool e sexualidade. Materiais e métodos: A população íntegra jovens com idades entre os 13 e os 18 anos. Conceitos: literacia em saúde, alimentação, tabaco, álcool e sexualidade. Os estudos são de tipo quantitativo, qualitativo e misto. A expressão de pesquisa interliga os descritores MeSH: health literacy AND healthy diet OR obesity AND alcohol use OR alcohol abuse AND tobacco use OR tobacco abuse AND sexuality. Pesquisa efetuada no dia 27/06/2018 nas bases de dados - plataforma EBSCO (CINAHL complete; Nursing & Allied Health Collection Comprehensive; MEDLINE complete e Proquest, com os limitadores: texto integral, publicado de 01/01/2013 a 31/01/2018, jovens (13-18 anos), qualquer autor é enfermeiro. Resultados: Os estudos foram selecionados com base no PRISMA e, instrumento de Joanna Briggs Institute, garantido a sua qualidade metodológica. Foi incluído um estudo que releva intervenções para a literacia em saúde. Conclusão A evidência científica demonstra uma baixa literacia em saúde dos jovens, sobre tabaco, dando sugestões de estratégias de intervenção, como: iniciativas e programas nas escolas e na família. Referências Matos, M.G; Simões, C; Camacho, I; Reis, M. & Equipa Aventura Social (2015). A saúde dos adolescentes portugueses em tempos de recessão. Relatório do estudo HBSC 2014. Lisboa: Centro de Malária e Outras Doenças Tropicais /IHMT/UNL e FMH/ Universidade de Lisboa. Pelikan, J. M.; Röthlin, F.; Ganahl, K.; (2012). Comparative report of health literacy in eight EU member states. The European Health Literacy Survey HLS-EU.