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- Um estudo sobre a educação de infância no distrito de SantarémPublication . Cardona, Maria João; Alves, Maria Madalena; Luís, Helena; Costa, Fernando; Gonçalves Camacho, António George; Pereira, Idalina; Hamido, Gracinda; Rodrigues, IsabelProjeto de caracterização da Educação Pré-Escolar no distrito de Santarém - PROCEP
- A narrativa na promoção da igualdade de género: contributos para a educação pré- escolarPublication . Da Silva, Ana; Araújo, Dina; Luís, Helena; Rodrigues, Isabel; Escourido, Sofia; Rosário, Manuela; Cardona, Maria João; Campiche, Pedro e Jean; Tavares, Teresa-ClaudiaO papel e desenvolvimento da educação pré-escolar esteve intima- mente ligado a evolução do papel social das mulheres e a sua entrada no mundo do trabalho, mas a sua importância não pode ser entendida apenas como resposta a essa ou outras necessidades sociais. 0 seu potencial educativo foi sendo gradualmente reconhecido sendo a frequência de instituições de educação pré-escolar valorizada pela sua importância no desenvolvimento da criança e pela relevância do seu papel na sua futura integração escolar e na sua formação para a cidadania.
- Da autonomia da escola ao sucesso educativo, obstáculos e soluçõesPublication . Formosinho Sanches Simões, João Manuel; Machado, Joaquim; Simões, Graça; Ferreira, Henrique; Pinhal, João; Dias, Paulo Coelho; Bento, António V.; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Sousa, Jesus Maria; Seabra, Teresa; Marques, Ramiro; Cardona, Maria JoãoEsta nova publicação que a ESE tem vindo a realizar em parceria com Editora Cosmos pretende refletir questões sobre as implicações da autonomia da escola nos resultados dos seus alunos e alunas, quais os obstáculos e aspectos positivos que se refletem no sucesso educativo. Resumindo um conjuntos de textos, na sua maioria organizados na sequência de seminários que integraram a primeira edição de Mestrado de Administração Educacional da ESE, este livro tem o privilégio de juntar uma diversidade de autores e pontos de vistas.
- Concepções educativas e percursos escolares numa escola que procura promover a igualdade de oportunidades para todo/asPublication . Cardona, Maria JoãoO papel da escola na promoção de uma maior igualdade de oportunidades e participação é parte integrante do atual discurso político e pedagógico. Mas na prática observa- se que estas ideias ainda estão longe de corresponder à realidade. E estas diferenças observam- se a vários níveis, começando pela forma como se processa o acesso ao sistema educativo, passando pela diversidade do funcionamento que continua a caracterizar a rede institucional.
- Da autonomia da escola ao sucesso educativo. Obstáculos e soluções: introduçãoPublication . Cardona, Maria João; Marques, Ramiro
- Do institucional ao pedagógico: pesquisas e práticas em administração educacionalPublication . Pires, Carlos; Dias, Paulo Coelho; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Machado, Joaquim; Formosinho, João; Colaço, Susana; Cardona, Maria JoãoEsta publicação foi organizada no âmbito do Mestrado em Administração Educacional da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e integra vários textos que visam refletir diferentes questões da atualidade através da apresentação de pesquisas significativas para refletir a influência de questões politicas e institucionais que condicionam as práticas educativas dos estabelecimentos de ensino dos vários níveis de ensino. Pretende-se que este livro seja o primeiro de uma coleção que integre pesquisas de seminários realizados no âmbito do Mestrado ou de relevância para as problemáticas abordadas no âmbito do curso; assim como a publicação dos trabalhos finais realizados pelos formandos e formandas, devidamente enquadrados pelo/as docentes que os orientaram. Refletir a dimensão política e institucional é o ponto de partida que orienta os diferentes textos deste livro que serviram, ou vão servir de base ao trabalho formativo e de pesquisa realizado. As temáticas são diversas, as metodologias de estudo seguidas também, mas têm em comum a sua atualidade e pertinência no atual contexto socioeducativo. Começando pelo estudo da Escola a Tempo Inteiro em Portugal, realizado por Carlos Pires, no âmbito da Administração Educacional, parte de um mapeamento dos principais estudos realizados sobre esta temática analisando as suas características e fundamentos a nível teórico e metodológico e reflete aspetos que carecem de ser aprofundados. No segundo texto, Paulo Coelho Dias analisa a problemática: Tipo de professor e tipo de turma apresentando um estudo realizado em Portugal no âmbito do ensino básico e analisa, entre outros aspetos, a organização das turmas e a necessidade da contextualização relacional da eficácia pedagógica do professor. Se a variável tipo de professor é fundamental esta variável interage com o tipo de turma, não podendo a eficácia do professor ser desligada das características da turma com a qual trabalha. Sónia Galinha, baseando-se na disciplina que leciona no mestrado apresenta diferentes perspetivas sobre o estudo da Psicossociologia das instituições educativas. 7 O quarto texto, escrito pelos professores Joaquim Machado e João Formosinho abordam as atuais características e a evolução que está subjacente à formação especializada em administração e gestão escolar em Portugal, colocando questões sobre as perspetivas futuras a que esta deve obedecer para dar resposta às questões que na atualidade afetam os estabelecimentos educativos. Susana Colaço e Maria João Cardona, com base na sua experiência como docentes do mestrado refletem questões relativamente à forma como a formação para a investigação em administração educacional é abordada, dando um particular destaque ao trabalho realizado no âmbito e uma parceria estabelecida com o Instituto Federal de Brasilia. Neste texto para além de serem destacadas algumas das metodologias de formação seguidas, são analisadas as principais temáticas que têm vindo a ser escolhidas pelos formandos e formandas para os trabalhos finais do mestrado. Por ultimo é apresentado o trabalho realizado no âmbito da formação de diretores de escolas do ensino básico, no âmbito do Projeto RIQUEB - Reforço Institucional e Qualitativo do Ensino Básico, projeto desenvolvido em São Tomé e Príncipe, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com uma equipa de trabalho designada pelo Ministério da Educação deste país, entre 2013 e 2016. É com muito orgulho que apresentamos o primeiro número desta nova coleção que a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém inicia sobre práticas de investigação e formação na área da Administração Educacional.
- Um estudo sobre educação de infância no distrito de SantarémPublication . Cardona, Maria João; Alves, Maria Madalena; Luís, Helena; Costa, Fernando; Gonçalves Camacho, António George; Pereira, Idalina; Hamido, Gracinda; Rodrigues, IsabelEm Portugal a educação das crianças antes da sua entrada para o ensino obrigatório sempre ocupou um lugar muito específico e diferenciado em relação aos outros níveis de ensino. Tendo evoluído sem obedecer a uma política educativa previamente definida, a educação de infância tem- se caracterizado por uma grande heterogeneidade, tanto em relação à rede institucional como em relação à formação de educadores.
- A importância da formação para o desenvolvimento qualitativo das escolas: exemplo de um projeto que está a ser desenvolvido em S. Tomé e PríncipePublication . Cardona, Maria João; Piscalho, IsabelCom o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, desde 2013, uma equipa de consultores da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém está a participar num projeto que visa o apoio à organização do sistema de formação inicial e contínua de docentes (Projeto Reforço Institucional e Qualitativo do Ensino Básico) na República Democrática de São Tomé e Príncipe. Este projeto surge na sequência da colaboração anterior de uma equipa da ESE de Santarém num projeto que visou a reforma do ensino básico e a construção de manuais (da 1ª à 6ª classe) neste país. Nesta comunicação após uma contextualização da realidade educativa de São Tomé e Príncipe, serão apresentados os objetivos e metodologias das várias áreas de intervenção deste projeto.
- Para uma pedagogia no ensino superior. Bases para um trabalho de intervençãoPublication . Cardona, Maria João; Colaço, SusanaPretende-se refletir o desempenho da docência no ensino superior, tendo em conta a sua diversidade e complexidade, reconhecendo as competências transversais comuns às várias áreas do saber. Privilegiando a dimensão pedagógico-didática relativamente aos seguintes aspetos: motivação e aprendizagem; apoio tutorial no ensino superior; promoção de uma atitude ativa do/as estudantes na construção do seu desenvolvimento profissional; construção/utilização de instrumentos de (auto)avaliação das práticas docentes. Este artigo apresenta o ponto de partida de um trabalho que pretendemos desenvolver como linha de pesquisa- intervenção no Instituto Politécnico de Santarém.2
- The analytical tools to work gender-equality issues at the pedagogical practices and formative levelPublication . Cardona, Maria João; Piscalho, Isabel; Uva, MartaWe will present a project developed with the support of the Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género» (CIG ) - Committee for Citizenship and Gender Equality which intends to study the way teachers (in the preschool and elementary school) work on gender questions with the children and the difficulties they have and feel in that work. We will also present some results from the data analysis we gathered, directly from the classes, about the children’s gender representations (what is it to be a man, woman, boy and girl); the teachers and children’s "good student" representations and also their implications in the boys’ and girls’ school performances. Based on this work we intend to build resources and analytical tools to improve gender-equality issues in pedagogical practices and in teacher training. In the workshop, we also presented how this material can help teachers’ reflection about their own educative and pedagogical work.