Loading...
43 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 43
- O efeito das culturas de cobertura no controlo de infestantesPublication . Calha, I. M.; Amaral, A.As culturas de cobertura são plantas introduzidas como culturas intercalares na rotação/sucessão cultural que podem fornecer diferentes serviços dos ecossistemas. Podem contribuir para reduzir a biomassa das infestantes e a sua abundância nas culturas de primavera, particularmente no início do ciclo cultural. No entanto, a eficiência desta tecnologia depende de vários fatores sendo um dos principais a cuidadosa seleção de espécies que melhor se enquadram no sistema cultural.
- Densidades de plantação em pimentoPublication . Amaral, A.; Simões, João
- Plantação de pimento de indústria: linha pareada vs. linha simplesPublication . Amaral, A.; Caetano, FredericoAvaliou-se o efeito do sistema de plantação (linha pareada vs linha simples, com e sem filme de plástico) na produção do pimento para indústria. O sistema de linha pareada com filme apresentou maiores produções.
- Influência da aplicação de diferentes doses de azoto em cevada dística para maltePublication . Amaral, A.; Oliveira, JoãoO azoto influência a produtividade e a proteína do grão de cevada dística para malte. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de doses de azoto na produtividade, proteína no grão e outros componentes do rendimento em cevada dística, cultivar “Pewter”. A experiência decorreu no Cartaxo, num delineamento experimental completamente casualizado, com quatro doses de azoto (N) [0 (N0), 100 (N100), 150 (N150) e 200 (N200) kg N ha-1], aplicado na forma nitroamonical, e quatro repetições. Os tratamentos influenciaram significativamente o afilhamento e a produção de matéria seca. O número de espigas por planta e unidade de área aumentou com a adubação azotada e o peso seco das espigas decresceu em N200. A produtividade seguiu um modelo quadrático, alcançando-se o valor máximo para N150. Os tratamentos não influenciaram significativamente o peso de mil grãos e o peso específico. Os valores de SPAD (Soil and Plant Analysis Development) foram inconclusivos. O teor de proteína bruta no grão foi inferior ao normalmente exigido pela indústria.
- Conhecer e melhorar o solo para a sustentabilidade dos sistemas hortoindustriais. Projeto mais Solo- parte 1Publication . Nunes, A. P.; Barradas, A.; Pereira, J.P.; Matos, Maria Susete; Almeida, M.L.; Diogo, E.; Amaral, A.O projeto MaisSolo tem como objetivos centrais melhorar a proteção das culturas e a eficiência do uso dos recursos na produção agrícola através do desenvolvimento e aplicação de tecnologias alternativas à luta química contra pragas e doenças.
- Cover crops effect on floristic community and yield of maizePublication . Santos, J.; Grifo, Anabela; Amaral, A.; Calha, I. M.Innovative methods of weed management, such as cover crops, are becoming increasingly necessary. However, despite the objectives set out in the European Green Deal, their adoption by farmers has been gradual, regardless of the advantages they offer in terms of maintaining soil organic matter, preventing erosion and, in particular, reducing the abundance and biomass of weeds. In order to assess the impact of mixtures of Poaceae and Fabaceae as cover crops on the structure of the floristic community of the maize crop, a trial was set up in Ribatejo region comparing the use of cover crops with soil tillage and a control as reference. During the autumn-winter period, the biomass of the cover crop was assessed on five periodic dates accompanied by observations using satellite images. The NDVI (Normalised Difference Vegetation Index) and the amount of biomass were used to assess the effects of cover crops on the floristic community. In spring, the effect of these cultural methods on the abundance and frequency of weeds and on maize productivity was assessed. By the middle of the crop cycle, the NDVI values made it possible to detect significant differences between treatments. At 1.5 months from harvest these differences were not significant, which can be attributed to the development of the crop, which attenuates the effect of weed competition. Cover crops could provide a new opportunity for farmers to increase the sustainability of cropping systems, reducing dependence on herbicides and improving soil quality.
- Efeito do calibre da batata-semente na produtividade da variedade AgriaPublication . Amaral, A.; Pacífico, RicardoA batata é a segunda maior cultura hortícola em Portugal. A batata-semente, é um dos fatores de produção mais importante, devido ao seu custo e influência no desenvolvimento e produtividade da cultura. Neste trabalho, avaliou-se o efeito de 4 tipos de batata-semente da variedade Agria, com o compasso de 0,80mx0,30m no desenvolvimento e crescimento da planta. Avaliou-se ainda o resultado económico de cada tipo de batata-semente. Procedeu-se à observação e registo da taxa média de emergência, da taxa de cobertura do solo, do número de caules, número de tubérculos e repartição de biomassa, da repartição dos calibres dos tubérculos e efeito dos tratamentos na produtividade. Os tratamentos mais produtivos foram os tratamentos B35-50 e B55+ com cerca de 49t/ha. Os tratamentos B28-45 e B28-35 foram os que apresentaram o melhor resultado económico.
- Programa de combate à traça do tomateiro (Tuta absoluta (Meyrick)) na cultura de tomate para indústria no Vale do TejoPublication . Valério, E.; Nunes, A.; Godinho, Maria; Amaral, A.; Silva, E.; Figueiredo, E.
- Pós-colheita em batataPublication . Silva, Filipa V.M.; Amaral, A.
- Efeito de doses e modo de fraccionamento de potássio na batata de indústria “VR0808”Publication . Amaral, A.; Militão, JoãoO potássio é um dos macronutrientes que as plantas absorvem em maior quantidade, influenciando na batateira a produtividade e a qualidade dos tubérculos. A introdução de novas variedades de batata para indústria implica a avaliação prévia da sua adaptação às condições de solo, clima e tecnologia cultural. Neste contexto, instalou-se um ensaio em Salvaterra-de-Magos, em pleno campo de cultivo, com o objetivo de avaliar o efeito de diferentes doses e modo de fraccionamento (à plantação e em cobertura, após a emergência) de potássio (K2O) na batata de indústria “VR0808”. Foram avaliados 5 tratamentos: (K0-0kg/ha, K1-100kg/ha, K2-200kg/ha, K3-100+50+50kg/ha e K4-200+50+50kg/ha). O dispositivo experimental foi o de parcelas totalmente aleatórias, com 4 repetições. Foi possível concluir que, em relação ao rendimento, com excepção do K4-200+50+50kg/ha, não existiram diferenças significativas entre os tratamentos com 0, 100, 200 e 100+50+50kg/ha de K2O. A mobilização do K2O de formas fixas e/ou de origem orgânica poderá explicar este resultado. Observou-se um decréscimo dos teores de Ca ao nível da folha e do teor de matéria seca dos tubérculos com o incremento do potássio.