Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 10 of 43
  • Explorar matemática e ciências através de origami no 2.º ciclo do ensino básico
    Publication . Salsa, Bruna; Pereira, Carla; Silva, Cláudia; Marques, Nicole; Martinho, Rita; Durão, Conceição; Moreira, Conceição; André, Joaquim; Linhares, Elisabete; Branco, Neusa; Santos, Raquel; Cavadas, Bento
    Este trabalho resulta da implementação e análise de tarefas realizadas por alunos do 2.º ciclo do ensino básico (CEB), no âmbito da comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica, a 24 de novembro de 2021. As tarefas foram organizadas em duas propostas de trabalho baseadas na construção de origamis e devidamente enquadradas pelo Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (ME/DGE, 2017) e nas aprendizagens essenciais de Matemática, Ciências Naturais e Tecnologias da Informação e Comunicação do 2.º CEB. As propostas foram implementadas por estudantes da formação inicial de professores do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e da Matemática e das Ciências Naturais no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação de Santarém, nos respetivos contextos de estágio: Escola Básica 2,3 Alexandre Herculano (Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano) e Escola Básica 2,3 D. João II (Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira), em Santarém. Os alunos do 2.º CEB realizaram diferentes procedimentos de dobragem de papel com o apoio de guiões e dos recursos educativos digitais respetivos de duas propostas de trabalho - construção de um morcego e construção de uma estrela octogonal.
  • Uma abordagem interdisciplinar à porosidade dos solos em contexto de formação de professores
    Publication . Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson; Cunha, Juliana; Sousa, Maria Catarina; Laranginha, Rita
    O solo é um recurso natural complexo e não renovável, fundamental para a manutenção dos ecossistemas e para o fornecimento de alimento, energia e fibras para os seres humanos. Neste trabalho apresenta-se uma atividade de caráter experimental e investigativo designada "A porosidade dos solos", que possui a particularidade de proporcionar uma experiência de aprendizagem interdisciplinar entre a Matemática e as Ciências Naturais. Os participantes foram 28 estudantes de uma turma do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal). Tiveram de dar resposta às seguintes questões: Qual é a porosidade de diferentes tipos de solos? Como representar quantitativamente a porosidade dos solos? Para tal, planificaram e implementaram investigações, com controlo de variáveis para recolher as evidências empíricas necessárias para avaliar a porosidade de três tipos de solos. A partir dos dados recolhidos empiricamente nas medições efetuadas, construíram e determinaram o índice de porosidade dos solos, enquanto medida da proporção de solo não ocupado por partículas sólidas. De seguida, analisaram os resultados e elaboraram conclusões e analisaram-nas criticamente para criarem explicações baseadas nas evidências recolhidas. O trabalho terminou com a comunicação dessas evidências e a justificação dos resultados e conclusões. Esta atividade interdisciplinar promoveu nos participantes a aprendizagem de conteúdo científico relacionado com os solos e de aspetos associados à planificação de atividades experimentais e investigativas, devido ao seu caráter prático e promotor das competências de raciocínio e resolução de problemas. Palavras-chave: ciências, investigação, interdisciplinaridade, matemática, porosidade, solos. Abstract Soil is a complex and non-renewable natural resource, essential for the equilibrium of the ecosystems and for the provision of food, energy and fibres to humans. This study presents an inquiry and experimental activity about soil porosity. This activity has the particularity of proportionate an interdisciplinary learning experience between mathematics and science. The participants were 28 students of an elementary teacher education degree. They had to answer these questions: What is the porosity of different soils? How to quantitatively represent soil porosity? With this focus, students planned and implemented an inquiry to collect evidences in order to evaluate the soil porosity of three soil samples, with variable control. Afterwards, formulate explanation from evidence. The inquiry was concluded with the exchange of those evidences and justification of the results and conclusions. This interdisciplinary activity promoted in the participants the learning of scientific content related to the soils and aspects associated to the planning of experimental and investigative activities, due to its practical nature and promoter of the skills of reasoning and problem solving.
  • Using PhET™ interactive simulation plate tectonics for initial teacher education
    Publication . Cavadas, Bento; Aboim, Sara
    Using digital educational resources (DERs) in science education is an effective way of promoting students’ content knowledge of complex natural processes. This work presents the usage of the digital educational resource CreativeLab_Sci&Math j Plate Tectonics, designed for exploring the PhET™ Plate Tectonics simulator, in the context of the education of pre-service teachers (PSTs) in Portugal. The performance of the PSTs was analysed based on the five tasks into which the DER was organized. Results show that the DER contributed to the successful achievement of the following learning outcomes for PSTs: describing the differences between the oceanic crust and continental crust regarding temperature, density, composition and thickness, associating the plate tectonic movements with their geological consequences, and identifying the plate tectonic movements that cause the formation of some geological structures. Results also show that PSTs considered the PhET™ Plate Tectonics simulator a contributor to their learning about plate tectonics.
  • Uma abordagem interdisciplinar à porosidade dos solos em contexto de formação de professores
    Publication . Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson; Cunha, Juliana; Sousa, Maria Catarina; Laranjinha, Rita
    O solo é um recurso natural complexo e não renovável, fundamental para a manutenção dos ecossistemas e para o fornecimento de alimento, energia e fibras para os seres humanos. Neste trabalho apresenta-se uma atividade de caráter experimental e investigativo designada “A porosidade dos solos”, que possui a particularidade de proporcionar uma experiência de aprendizagem interdisciplinar entre a Matemática e as Ciências Naturais. Os participantes foram 28 estudantes de uma turma do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal). Tiveram de dar resposta às seguintes questões: Qual é a porosidade de diferentes tipos de solos? Como representar quantitativamente a porosidade dos solos? Para tal, planificaram e implementaram investigações, com controlo de variáveis para recolher as evidências empíricas necessárias para avaliar a porosidade de três tipos de solos. A partir dos dados recolhidos empiricamente nas medições efetuadas, construíram e determinaram o índice de porosidade dos solos, enquanto medida da proporção de solo não ocupado por partículas sólidas. De seguida, analisaram os resultados e elaboraram conclusões e analisaram-nas criticamente para criarem explicações baseadas nas evidências recolhidas. O trabalho terminou com a comunicação dessas evidências e a justificação dos resultados e conclusões. Esta atividade interdisciplinar promoveu nos participantes a aprendizagem de conteúdo científico relacionado com os solos e de aspetos associados à planificação de atividades experimentais e investigativas, devido ao seu caráter prático e promotor das competências de raciocínio e resolução de problemas.
  • Exoplanetas e suas criaturas: uma proposta de trabalho STEAM para a formação inicial de professores
    Publication . Cavadas, Bento; Brito, Clara
    O projeto “Exoplanetas e suas criaturas” aborda a temática da exploração espacial e foi implementado em contexto de formação inicial de professores. Um dos objetivos foi proporcionar às 13 estudantes participantes uma experiência de formação interdisciplinar, de acordo com a abordagem STEAM. Teve a duração de dois anos letivos e foi orientado numa colaboração entre uma professora de artes plásticas e um professor de ciências. As estudantes idealizaram e construíram um exoplaneta e as suas formas de vida. Conceberam uma banda desenhada, ficcionando uma interação entre as criaturas e o seu contexto. Posteriormente, criaram recursos educativos através da narração e animação, em vídeo, dessas histórias e divulgaram-nos através de uma página online criada para o efeito.
  • Exploring photovoltaic effect through simple experiments
    Publication . Francisco, Salomão; Salgueiro da Silva, Manuel; Cavadas, Bento; Seixas, Teresa
    This work describes a laboratory practice centred around the demonstration of the photovoltaic effect and its application for renewable energy production. Several experiments are proposed to allow students to investigate how a PV cell works and how irradiance, load resistance, temperature, and light trapping mechanisms can affect its performance. Additionally, students can be introduced to the quantum nature of light and how it relates to the behaviour of semiconductor devices, by exploring how the incident light colour affects power output.
  • Inovação no ensino da matemática e das ciências: livro de resumos
    Publication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Martins, Maria Clara; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa Cristina Vicente; Santos, Raquel; Colaço, Susana
    O encontro “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022” pretendeu constituir-se como um espaço para a partilha de práticas, projetos e investigações em inovação pedagógica no ensino da Matemática e das Ciências, e tem como objetivos: - Divulgar práticas e projetos de inovação no ensino da Matemática e das Ciências; - Promover a reflexão crítica sobre estratégias de ensino-aprendizagem orientadas para a interdisciplinaridade na formação inicial e contínua de educadores e professores; - Contribuir para a reflexão sobre a flexibilidade curricular, autonomia e inovação pedagógica em Matemática e das Ciências; - Compreender as potencialidades das ferramentas digitais em contexto educativo e, em particular, no ensino da Matemática e das Ciências.
  • Students’ perceptions of an innovative learning environment in higher education: an exploratory analysis
    Publication . Cavadas, Bento; Correia, Marisa
    Seguindo as orientações de reconfiguração dos espaços de aprendizagem que surgiram da necessidade de desenvolver competências do século XXI, um espaço de aprendizagemnuma instituição de ensino superior portuguesafoi alvo de intervenção, transformando-o num ambiente educativoinovador (AEI). Assim, este estudo preliminar tem como foco identificar as perceções dos alunos sobre os atributos deste AEI, emtrês dimensões: espaço físico, tecnologia e pedagogia. Para tal, foi aplicado um questionário a estudantes de licenciaturaque utilizavam frequentemente o AEI. Os resultados mostraram que pelo menos 60% dos participantes avaliaram cada atributo do AEIe oimpacto dos atributos do AEIno seu desempenho com as classificações mais altas. Para além disso, mais de 75% dos estudantesatribuíram os valores mais elevados ao impacto na abordagem pedagógica experienciada em todosos atributosinquiridose mais de 80% consideraram o layout do AEIadequado para a interação com os outro
  • Creativelab_Sci&Math | Um estudo na formação inicial de professores sobre estatísticas da alimentação
    Publication . Cavadas, Bento; Santos, Raquel
    A atividade “CreativeLab_Sci&Math: Estatísticas da alimentação” visa que os estudantes mobilizem saberes sobre a importância da alimentação para a saúde humana, num contexto interdisciplinar com a estatística.Foi usado um guião para estruturar a sequência didática da proposta de trabalho, orientar o trabalho autónomo das estudantes em formação inicial de professores e recolher os dados das suas produções. As 35 estudantes participantes, organizadas em grupos de trabalho, tiveram de criar ementas saudáveis e relacionar indicadores individuais de saúde. Tiveram um bom desempenho na inclusão de alimentos da maioria dos grupos da roda dos alimentos, excetuando as leguminosas. O desempenho foi inferior na diversidade dos alimentos. Foram cometidos alguns erros alimentarese ocorreram dificuldades no respeito dos limites calóricos. Os resultados também sugerem que algumas estudantes têm dificuldade em identificar relações estatísticas entre indicadores e não apresentam conhecimentos sobre estatística inferencial.
  • Conceções dos professores sobre ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadores
    Publication . Cavadas, Bento; Correia, Marisa
    Este trabalho apresenta uma análise das conceções dos professores sobre Ambientes Educativos Tradicionais e Ambientes Educativos Inovadores. Neste estudo qualitativo de natureza interpretativa e exploratória, participaram 12 professores que frequentaram a unidade curricular Ambientes Educativos Inovadores de um mestrado. Foram analisadas as suas produções escritas sobre as características dos ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadores. A análise de conteúdo permitiu identificar diferenças nas conceções dos professores sobre esses ambientes, tendo em conta o modo como percecionam o seu papel e o dos alunos, o conhecimento de conteúdo, a gestão das aprendizagens, os recursos educativos e a organização do espaço.