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- YourPEL - TIC aplicada à saúdePublication . Dias, Hélia; Madeira, Filipe; Amendoeira, José; Spínola, Ana; Figueiredo, Maria; André, Clara; Godinho, Celeste; Duarte, JosuéAs TIC aplicadas à Saúde - uma área de atuação que mostra a difusão da informação como um dos os eixos do Plano Nacional de Saúde, possibilitando a criação de ferramentas e canais de comunicação suportados na web. O desenvolvimento de atividades voltadas à inovação, faz uso do potencial criativo que a atual geração jovem possui neste domínio.
- MONITORIZAÇÃO DE UM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃOPublication . Godinho, Celeste; Amendoeira, José; Candido, Anabela; Dias, Hélia; Figueiredo, Maria do Carmo; Martins, Rosário; Pinto, CristinaO presente artigo tem como objetivo divulgar os resultados das estratégias de monitorização da Intervenção realizada no âmbito do projeto Escola Promotora de Saúde - Crescer com peso e medida, integrado na Unidade de Monitorização de Indicadores de Saúde (UMIS). A população abrangida nesta fase do projeto foram 60 crianças do pré-escolar e 136 alunos de 1ºciclo; após as sessões desenvolvidas, visando o reconhecimento da importância dos alimentos constituintes de um pequeno almoço e lanches saudáveis, desenvolveram-se estratégias de avaliação, numa abordagem metodológica qualitativa com recurso à observação, inquérito por questionário e análise dos desenhos produzidos pelas crianças. Destaca-se uma apropriação de conhecimentos (pequeno almoço e lanche saudáveis), dissonante dos resultados obtidos com o questionário e observação, focados na constituição diária daquelas refeições preparadas em casa. Emerge aqui um novo planeamento de intervenções a desenvolver na continuidade da operacionalização do projeto, centradas no contexto familiar e comunitário destas crianças.
- Your PEL - Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem: a realidade de um projetoPublication . Dias, Hélia; Amendoeira, José; Spinola, Ana; Figueiredo, Maria; Godinho, Celeste; André, ClaraO projeto “Your PEL Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem” foca-se numa abordagem da saúde, suportada pelas novas tecnologias, agregando três áreas: alimentação, consumos nocivos e sexualidade. Alicerça-se em evidências científicas em promoção da saúde e implica o desenvolvimento de intervenções adequadas. Trata-se de um projeto multiregional numa parceria entre os IPSantarém, IPLeiria e IPViseu, dois Agrupamento Escolares e o ACES Lezíria - UCC da Chamusca/Golegã. Releva-se a participação de estudantes, na construção do projeto, enquadrada no plano curricular e valorizada pela mobilização de saberes e pela co construção de competências em contexto real. Objetivos: Desenvolver um instrumento de avaliação do impacto dos programas de educação para a saúde em meio escolar nas áreas referidas acima, ao nível do 3º ciclo do ensino básico. Monitorizar os determinantes de saúde e a efetividade das estratégias desenvolvidas. Metodologia: estudo de investigação-ação caraterizado por três fases: – construção do instrumento de colheita de dados e da plataforma web; – avaliação das necessidades de intervenção no 3º ciclo do ensino básico; criação e implementação do programa de intervenção; – avaliação do impacto do programa desenvolvido. Desenvolvimento de um plano de ações diverso de difusão e divulgação dos resultados, com envolvimento das instituições parceiras. Resultados: Dois níveis de impacto estratégico: Um, avaliado após a sua execução correspondente aos resultados esperados: criação do instrumento de medida do impacto do programa e criação de um programa de intervenção sustentado numa plataforma web. Outro mais amplo no tempo, que será avaliado pelos ganhos em saúde futura. Conclusão: A pertinência e originalidade do projeto suporta-se em evidências científicas, valorizando a inovação e a sustentação da ação nos resultados, incluindo as intervenções mais adequadas à população em causa. O impacto do conhecimento científico e tecnológico gerado e disseminado pelo projeto contribuirá para a valorização regional e nacional. Palavras-chave: empowerment, literacia em saúde, promoção da saúde, população jovem
- Your PEL - Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem - Da investigação à açãoPublication . Dias, Hélia; Amendoeira, José; Spínola, Ana; Figueiredo, Maria do Carmo; Godinho, Celeste; André, Clara; Madeira, Filipe; Ferreira, Manuela; Quaresma, José Carlos; Ferreira, Mónica; Simões, Teresa; Duarte, Josué; Pintor, Marta; Ferreira, MadalenaBackground The “Your PEL - Promote and empower for literacy in health in young people” project focus on a health approach, supported by the new technologies, including three different areas: feeding, harmful consumption and sexuality. It is based on scientific evidences of health pro-motion, on which the need to refocus the action on the results implies the development of appropriate interventions [1, 2]. It is a multi-regional project outlined in the national strategy of smart specialization ,in a partnership between IPSantarém–ESSS and ESGT, IPLeiria–ESSLeIPViseu–ESSV, the Agrupamento de Escolas da Chamusca, the Agrupamento de Escolas da Golegã and ACES Lezíria–UCC Chamusca/Golegã. The students’ participation reveals itself in the project construction, framed in the curricular program and valued by the knowledge mobilization and by the skill gaining on real context. Objective Develop a tool for impact evaluation of health education programs for school in the feeding, harmful consumption and sexuality areas, at ages between 12 to 15 years old and monitoring the health determinants and the effectiveness of the developed strategies. Methods A research-action study divided in three phases: I) construction of the data collection tool and web communication platform; II) evaluation of the intervention needs of the students, development and implementation of the intervention program using the web platform; and III) evaluation of the impact of the program developed. The valuation of the knowledge generated by the project is based on a plan of actions different from the diffusion and dissemination of results, involving the institutions plots and adapted to the very essence. Results The project strategic impact is situated at two levels. One, evaluated after execution, corresponding to the expected results: tool development for impact measurement of the program and intervention pro-gram creation, supported by the web platform. The other, longer in time, that will be evaluated by health gains of the populations in the future. Conclusions The project’s relevance and originality support themselves on scientific evidence, reviling the monetarization as an essential component of the promotional health program [3, 4], valorising the innovation and sustentation of the action on the results, including more suitable interventions for the young population on a school environment. The scientific and technological knowledge impact generated and disseminated by the project will contribute for regional and national valorisation, on a logic translation of knowledge. References 1. Amendoeira J, Carreira T, Cruz O, Dias H, Santiago MC. Programas de educação sexual em meio escolar: Revisão sistemática da literatura”, Revista da UIIPS. 2013;1(4):198-211. 2. André C, Amendoeira J. Intervention programs for the prevention ofsmoking in children and adolescents: A systematic literature review. Atención Primaria. 2013;45(Especial C):23. 3. Matos M, Simões C, Camacho I, Reis M. A Saúde dos Adolescentes Portugueses em tempos de recessão. HBSC; 2015. Acedidoem:www.aventurasocial.com 4. Ministério da Saúde. Plano Nacional de Saúde - Orientações estratégicas para 2012-2016. Lisboa, Portugal: DGS; 2012.KeywordsHealth promotion, Empowerment, Health literacy, Young population.
- Development process of a web platform to promote health literacy among young people – Your PELPublication . Dias, Hélia; Amendoeira, José; Spínola, Ana; Figueiredo, Maria; André, Clara; Godinho, Celeste; Duarte, JosuéThe project Your PEL - Promote and Empower Literacy in health in the young people in the areas of healthy diet, sexuality and tobacco and alcohol use, presenting the "ICT applied to Health" as an area of activity, shows the information diffusion as one of the axes of the National Health Plan, enabling the creation of tools and communication channels supported on the Web. The activities development aimed to innovation, makes use of the creative potential that the presente generation young people have in this domain.
- A família no papel de prestadora de cuidados e influência do géneroPublication . Santos, Sara; Vicente, Dulce; Godinho, Celeste; Rosa, PaulinoIntrodução No âmbito da Unidade Curricular Estágio VII – Enfermagem de Saúde Familiar e Comunitária, desenvolveu-se o estudo de uma família, tendo como base o Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar - MDAIF de Figueiredo (2012).. Os dados disponíveis apontam para algumas alterações no perfil do cuidador informal, assistindo-se a um aumento notável de cuidadores do gênero masculino (Moherdaui, Fernandes & Soares, 2019). Estudos relatam serem os cuidadores masculinos a registarem níveis de otimismo mais elevados no desempenho deste papel, e simultaneamente expressam uma perspetiva de reconhecimento social e retorno positivo face aos mesmo (Cabanita, 2019). Objetivos Avaliar a família no papel de prestadora de cuidados, analisando-se a influencia do género relativa ao mesmo. Estabelecer um plano de intervenção mobilizando os conhecimentos relacionados com as diferenças de género. Metodologia Estudo caso, sendo os dados colhidos com recurso à entrevista semiestruturada, com base no MDAIF. Foram ainda construídos com a família os instrumentos de avaliação familiar: Genograma, Ecomapa e Escala de Graffar adaptada. Resultados e Discussão Foi possível identificar as necessidades da família inerentes à dimensão do papel de prestadora de cuidados, relacionadas nomeadamente com o consenso, o conflito e a saturação. Procurou-se mobilizar no planeamento da intervenção o aprofundamento do conhecimento acerca das relações entre género, motivação e sobrecarga, definindo-se estratégias promotoras de forças e recursos na família. Conclusões A utilização dos instrumentos de avaliação familiar favorecem a comunicação terapêutica e possibilitam a compreensão da funcionalidade familiar. A análise dos dados permite ao enfermeiro, formular diagnósticos de Enfermagem congruentes com os problemas sentidos pela família, direcionando as intervenções necessárias para a promoção da sua qualidade de vida. Referências Bibliográficas Figueiredo, M. (2012). Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar: Uma abordagem colaborativa em Enfermagem de Família. Lisboa: Lusociência. Yin, R. (2005). Estudo de Caso. Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman Rodrigues, J.; Borrego, C.; Ruivo, P.; Sobreiro, P.; Catela, D.; Amendoeira, J. & Matos, R. (2020). Conceptual Framework for the Research on Quality of Life, Sustainability 2020, 12, 4911; doi:10.3390/su12124911 Moherdaui, J.; Fernandes, C. & Soares, K. (2019). O que leva homens a se tornar cuidadores informais: um estudo qualitativo. Revista Brasileira Medicina Familiara e Comunidade. Rio de Janeiro, Jan-Dez; 14(41):1907 Cabanita, M. (2019). O Cuidador Informal de Idosos - Contribuições para o estudo das suas Necessidades, Sobrecarga, Resiliência e Otimismo. Universidade do Algarve: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Psicologia da Educação.
- Cuidadores Informais em Portugal: Formação ao longo da vidaPublication . Reis, Alcinda Maria Sarmento do Sacramento Costa; Afonso, Catarina; Viana, Susana; Nogueira, Helena; Godinho, Celeste; Oliveira, Rafael; Marta, Rosa; Melo, Sónia; Olas, Anabela; Moutinho, Victor; carvalho, Carla; Marques, Rosa; Carvalho, Telma; Pereira, Inês; Matias, SilviaA obra que se apresenta, surgiu após desenvolvimento de dois cursos de formação conducentes a microcredenciali, no âmbito da capacitação de equipas de profissionais de referência que trabalham quotidianamente com cuidadores informais e também da capacitação destes mesmos cuidadores. O desenvolvimento destes cursos decorreu após identificação de necessidades de formação especificas, pela Escola Superior de Saúde (ESSS) do Politécnico de Santarém em estreita articulação com entidades parceiras do IPSantarém e da comunidade em geral, visando respostas e estratégias de operacionalização do Decreto-Lei nº. 1/2022, de 10 de janeiro, referente à implementação do Estatuto do Cuidador Informal em Portugal. Por outro lado a ESSS assume-se como responsável direta pelo desenvolvimento da atividade académica de ensino, investigação e formação na área da saúde, ao serviço da sociedade, empenhada na qualificação de alto nível dos cidadãos; visa a produção e difusão do conhecimento, criação, transmissão e difusão do saber de natureza profissional, da cultura, da ciência, da tecnologia, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental, centralizada nos estudantes/formandos e na comunidade envolvente, num quadro de referência internacional. Um diagnóstico das necessidades de oferta formativa desenvolvido recentemente na ESSS com diferentes stakeholders (Reis et al., 2021)ii, identificou a necessidade de preparação da comunidade para os cuidados aos mais velhos, considerando que a realidade do apoio à pessoa idosa, denota preocupação na oferta de cuidados especializados no âmbito da saúde e do social. A preocupação manifestada assenta na realidade loco-regional e nacional quando se analisam nos últimos anos essencialmente os elevados índices nacionais de envelhecimento, de dependência total e de dependência dos idosos. Foi neste alinhamento que foram planeados de entre outros, os processos formativos dos cursos conducentes a microcredenciais a serem desenvolvidos por docentes do Politécnico de Santarém e por técnicas superiores do Instituto da Segurança Social que gentilmente acederam a uma colaboração que resultou perfeita. Visou-se promover o desenvolvimento de competências para o acompanhamento de cuidadores informais, valorizando-se as especificidades da trajetória do cuidar de cada cuidador informal. Pretendeu-se assim a capacitação dos profissionais de referência, para o acompanhamento de cuidadores informais. Entenderam-se aqui estes profissionais, como aqueles que são referenciados pelos serviços competentes de saúde e da segurança social da área de residência da pessoa cuidada, competindo-lhes o acompanhamento de proximidade e a mobilização dos recursos disponíveis para assegurarem, de forma adaptada e organizada, os apoios e serviços, por forma a responderem às necessidades ao nível dos cuidados de saúde e de apoio social. Nesta obra, são mobilizados os diferentes constructos onde se alicerça o processo de atribuição/aquisição do Estatuto de Cuidador Informal, através da partilha de projetos piloto, pretendendo-se fornecer ao leitor, contributos para a sensibilização individual e experiencial na avaliação do processo de acompanhamento dos cuidadores informais, através da reflexão critico-reflexiva como ferramenta de desenvolvimento de competências dos profissionais das equipas de referência mas também dos que são efetivamente cuidadores informais, numa perspetiva sinergética de trabalho em equipa.
- Projeto YourPEL – Promover e Empoderar para a Literacia em Saúde na População Jovem: Um Projeto de Investigação-AçãoPublication . Spínola, Ana; Dias, Hélia; Amendoeira, José; Figueiredo, Maria; Godinho, Celeste; André, Clara; Madeira, Filipe; Ferreira, Manuela; Quaresma, José Carlos; Ferreira, Mónica; Simões, Teresa; Martins, Rosário; Duarte, Josué; Ferreira, MadalenaO projeto “Your PEL Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem” foca-se numa abordagem da saúde, suportada pelas novas tecnologias, agregando três áreas: alimentação, consumos nocivos e sexualidade. Alicerça-se em evidências científicas em promoção da saúde, onde a necessidade de recentrar a ação nos resultados, implica o desenvolvimento de intervenções adequadas (Amendoeira, et al., 2013; André & Amendoeira, 2013; Godinho et al., 2017). Trata-se de um projeto multiregional perfilado com a estratégia nacional de especialização inteligente, numa parceria entre os IPSantarém - ESSS e ESTG, IPLeiria - ESSL e IPViseu - ESSV, dois Agrupamento Escolares e o ACES Lezíria - UCC da Chamusca/Golegã. Releva-se a participação de estudantes, na construção do projeto, enquadrada no plano curricular e valorizada pela mobilização de saberes e pela co construção de competências em contexto real. Objetivos: desenvolver um instrumento de avaliação do impacto dos programas de educação para a saúde desenvolvidos em meio escolar nas áreas da alimentação, consumos nocivos e sexualidade ao nível do 3º ciclo do ensino básico e monitorizar os determinantes de saúde e a efetividade das estratégias desenvolvidas. Metodologia: estudo de investigação-ação caraterizado por três fases: – construção do instrumento de colheita de dados e da plataforma web de comunicação; – avaliação das necessidades de intervenção no 3º ciclo do ensino básico; criação e implementação do programa de intervenção com recurso à plataforma web e – avaliação do impacto do programa desenvolvido. A valorização do conhecimento gerado pelo projeto assenta num plano de ações diverso de difusão e divulgação dos resultados, com envolvimento das instituições parceiras e adequado à essência do mesmo. Resultados: O impacto estratégico do projeto situa-se a dois níveis. Um, avaliado após a sua execução correspondente aos resultados esperados: criação do instrumento de medida do impacto do programa e, a criação de um programa de intervenção, sustentado numa plataforma web. Outro mais amplo no tempo, que será avaliado pelos ganhos em saúde no futuro. Conclusão: a pertinência e originalidade do projeto suporta-se em evidências científicas, relevando a monitorização como uma componente essencial de um programa de promoção da saúde (Ministério da Saúde, 2012; Matos et al., 2015), valorizando a inovação e a sustentação da ação nos resultados, incluindo as intervenções mais adequadas à população jovem em meio escolar. O impacto do conhecimento científico e tecnológico gerado e disseminado pelo projeto contribuirá para a valorização regional e nacional, numa lógica de translação do conhecimento.
- Your PEL – Implementação e MonitorizaçãoPublication . Dias, Hélia; Amendoeira, José; Spínola, Ana; Figueiredo, Maria; André, Clara; Godinho, Celeste; Madeira, Filipe; Ferreira, Manuela; Quaresma, José CarlosMonitorização do estudo de investigação-ação caraterizado por três fases: – construção do instrumento de colheita de dados e da plataforma web de comunicação; – avaliação das necessidades de intervenção no 3º ciclo do ensino básico; criação e implementação do programa de intervenção com recurso à plataforma web e – avaliação do impacto do programa desenvolvido.
- Plataforma YourPEL Promoção da literacia para a saúde na população jovem - WorkshopPublication . André, Clara; Godinho, Celeste; Dias, Hélia; Spínola, Ana Cristina; Amendoeira, José; Figueiredo, Maria; Madeira, Filipe; Duarte, Josué