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  • Bad plastics - Oceanos livres de plástico: participar na mudança
    Publication . Linhares, Elisabete; Cavadas, Bento
    Esta atividade Inquiry, designada Bad plastics - Oceanos livres de plástico: Participar na mudança, foi concebida no âmbito do CreativeLab_Sci&Math do Instituto Politécnico de Santarém/Escola Superior de Educação de Santarém (IPS/ESES). O presente guião encontra-se organizado nos seguintes momentos de ensino: Engage, Explore, Explain, Elaborate, Exchange, Empowerment e Evaluate, adotadas do modelo dos 7E do módulo português do projeto IRRESISTIBLE (Reis & Marques, 2016) e destina-se a alunos do 12.º ano de escolaridade. Com este recurso didático procura-se que os alunos deem resposta à questão “Oceanos livres de plástico – Como posso contribuir para a mudança?”, sugere-se que os alunos realizem um conjunto de tarefas organizados nos diferentes momentos de ensino 7E. Os oceanos constituem, atualmente, um desafio global e uma prioridade para muitas nações do mundo, entre as quais os países da união europeia, sendo considerado como uma chave do futuro (Comissão Europeia, 2016). A escola é um dos intervenientes com um papel crucial na consecução dos objetivos estabelecidos na Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, designadamente na promoção da conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos. Texto descritivo: A presente atividade de Inquiry, envolve um conjunto de tarefas que visam envolver os alunos, de forma ativa, na construção de aprendizagens sobre a problemática da poluição dos oceanos pelos plásticos, através das etapas: Engage, Explore, Explain, Elaborate, Exchange, Empowerment e Evaluate, adotadas do modelo dos 7E do módulo português do projeto IRRESISTIBLE (Reis & Marques, 2016). Esta proposta de atividade é constituída por dois documentos, um guião do professor e um guião do aluno. Com este recurso, pretende-se que que os alunos desenvolvam conhecimentos, capacidades e atitudes de forma e: a) compreender a complexidade da problemática associada à presença de plásticos nos oceanos; b) identificar e caracterizar diferentes tipos de resíduos de plástico; c) distinguir e classificar os objetos que estão na origem dos plásticos existentes nos oceanos; d) formular hipóteses, realizar pesquisas, analisar e interpretar dados e resolver problemas; e)relacionar esta problemática com os seus impactos em diversos setores da sociedade e identificar formas de intervenção nesta área; f) utilizar as tecnologias de informação e comunicação; g) trabalhar em equipa, revelando capacidades de liderança, iniciativa, autonomia e cooperação; e e) mobilizar e integrar os conhecimentos científicos relevantes para tomar decisões informadas, mudar as suas atitudes e intervir na comunidade com vista à redução dos plásticos nos oceanos. É uma atividade que prioritariamente se destina a alunos do 12.º ano, podendo ser trabalhada em outro níveis de ensino mas com as adaptações necessárias. Para conseguir explorar um dos recursos digitais previsto nesta proposta de atividade, deverá ter instalado o Google Chrome (para ser possível utilizar o Google Earth) no computador. Todas as orientações e sugestões de exploração da atividade constam do guião do professor.
  • Relações entre ciência, tecnologia e religião: conceções de futuros educadores
    Publication . Linhares, Elisabete; Silva, Ana; Gorgulho, Ana; Ornelas, Fátima; Lopes, Sandra
    Este estudo qualitativo pretendeu diagnosticar as conceções de futuros edu-cadores relativamente às relações entre ciência, tecnologia e religião através da construção e aplicação de um questionário on-line. Algumas conceções identifi-cadas sugerem a necessidade de se trabalharem estas temáticas de forma explíci-ta no curso de Educação Básica.
  • Atividades promotoras de pensamento crítico em aulas de ciências naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Matos, Ana; Linhares, Elisabete; Correia, Marisa
    promoção de capacidades de pensamento crítico é essencial para existir uma verdadeira apropriação dos conhecimentos, pois a sua utilização permite aos alunos contactarem com a informação de um modo mais profundo. Dotar os alunos de pensamento crítico constitui-se como fundamental não só devido à utilização de conhecimento científico, mas também pelo exercício de uma cidadania responsável, por ser a base para o questionamento dos argumentos que nos são apresentados. Assim, o pensamento crítico pode ser considerado essencial, para a aprendizagem nas diferentes áreas curriculares e para o exercício de uma cidadania responsável dos alunos. Esta investigação sobre a própria prática profissional teve como objetivos verificar se a utilização de atividades e estratégias construídas com o intuito de desenvolver o pensamento crítico contribuem efetivamente para o desenvolvimento do pensamento crítico de alunos no 2.º Ciclo do Ensino Básico nas aulas de Ciências Naturais e conhecer a opinião da docente titular da turma envolvida no estudo e dos seus alunos relativamente a esta experiência de ensino centrada em atividades promotoras do desenvolvimento do pensamento crítico. Para este efeito, foram implementadas três atividades do tipo prático-experimental e uma atividade prática de resolução de problemas. Constatou-se que os alunos conseguiram atingir algumas das capacidades de pensamento crítico propostas, verificando-se uma evolução no desenvolvimento das suas capacidades de pensamento crítico.
  • A Problemática da Poluição da Água: a visão de alunos do 1.º Ciclo do ensino básico
    Publication . Linhares, Elisabete; Cavadas, Bento; Freitas, Luis
    A sociedade globalizada da qual fazemos parte fomenta um consumo que vai para além das verdadeiras necessidades humanas. Relacionado com este consumo está o aumento da exploração dos recursos naturais e a elevada produção de resíduos que provocam grandes prejuízos ambientais. Neste contexto, a educação ambiental cria oportunidades para o desenvolvimento de competências e capacidades de compreensão crítica do mundo. O uso indiscriminado da água revela uma falta de consciência ambiental expressa pela não consideração das consequências que advêm quanto à quantidade e qualidade disponível de água no nosso planeta. Este é um problema a nível local e global para o qual importa sensibilizar, cabendo à escola, enquanto estrutura de educação formal, a responsabilidade para disseminar o conhecimento e as boas práticas ambientais para o bem de toda a sociedade. Assim, dotar os jovens de conhecimentos sobre a água revela-se essencial para a sobrevivência da espécie humana e da biodiversidade, por ser um bem essencial para a manutenção da vida no planeta, pelo que este estudo centra-se na problemática da poluição da água. Pretendeu-se aferir quais as ideias dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) sobre a poluição da água e verificar se existem algumas conceções alternativas em relação a este tema. Os dados foram recolhidos através do recurso ao desenho por ser um meio eficaz para a criança transmitir o seu pensamento e conhecimento sobre um determinado assunto. Estes registos iconográficos foram elaborados por duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a frequentarem o 3.º e 4.º ano, com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos. Os registos iconográficos foram obtidos através de 3 desenhos acompanhados de uma descrição para uma melhor interpretação das ideias ilustradas pelos alunos. Cada representação devia responder aos seguintes itens: a) a causa; b) as consequências; e c) as medidas para minimizar o problema da poluição da água. A análise dos dados permitiu concluir que os alunos de ambas as turmas evidenciaram possuir alguns conhecimentos relacionados com o tema em estudo, na medida em que focaram diversas dimensões do problema, tais como a alteração da cor da água, o derramamento de combustíveis fósseis, a saúde pública e as necessárias mudanças de comportamento para uma melhor preservação do ambiente. Contudo, uma percentagem considerável de participantes apresentou ainda uma visão antropogénica do problema, considerando que a poluição da água tinha consequências nefastas apenas para a saúde do ser humano e para o seu bem-estar. Sabendo que a poluição ambiental de origem antropogénica é um dos desafios da atualidade e que este problema pode e deve ser enfrentado através de práticas educativas orientadas por princípios de educação ambiental, cabe ao professor contribuir para a formação de alunos, desde o ensino básico, mais conhecedores e capacitados para intervir de forma responsável no ambiente que os rodeia. Assim poderão contribuir para uma melhoria da qualidade de vida e do ambiente.
  • Comunicação científica e formação de professores: o caso da Exposição Científica sobre Geoengenharia Climática
    Publication . Linhares, Elisabete; Reis, Pedro
    A Geoengenharia Climática é um tema científico de ponta que, pela sua natureza controversa, requer um envolvimento dos cidadãos em diálogos mais amplos, orientado por princípios de Investigação e Inovação Responsáveis. Conscientes dos desafios que se colocam pelos avanços da ciência e da tecnologia foi proposto a uma turma do 1.º ano da Licenciatura em Educação Básica, na unidade curricular de Ecologia, o planeamento, a conceção e dinamização de uma exposição interativa aberta à comunidade sobre este tema. A exposição pretendeu informar e alertar a comunidade para o tema investigado, propondo soluções para os problemas identificados e, simultaneamente, estimular uma tomada de consciência acerca da necessidade de cooperação entre investigação científica e sociedade. Esta iniciativa foi orientada pelo modelo de ensino dos 5E: Engage, Explore, Explain, Elaborate e Evaluate ao qual foram acrescentados dois E - Exchange e Empower, no âmbito do projeto europeu IRRESISTIBLE. Através desta abordagem, os alunos foram ativamente envolvidos no tema e estimulados a pesquisarem informação de forma autónoma. As duas etapas acrescentadas ao modelo dos 5E (Exchange e Empowerment) implicaram o desenvolvimento da exposição científica interativa objeto de análise neste póster, sendo assumida como uma estratégia de ativismo em contexto escolar. A turma responsável por planear e construir a exposição era constituída por 19 estudantes e foi organizada em grupos de trabalho constituídos entre 3 a 6 elementos. Cada grupo ficou responsável por uma “área” da exposição e pela conceção do seu objeto para a exposição, tendo como condição sine qua non estabelecer uma relação entre Geoengenharia Climática e as dimensões da Investigação e Inovação Responsáveis, bem como os objetos de cada grupo serem diferentes e serem capazes de envolver os visitantes, estimulando-os a interagir com os objetos construídos. Os objetos construídos foram decididos ao nível da turma e contaram com a realização de um vídeo, cartazes, jogos com Banda Desenhadas e com pistas, trabalhos experimentais/laboratoriais, debate, bem como questionário avaliação da exposição (escrito e online – Kahoot). A exposição final realizada pelos estudantes deu oportunidade, aos estudantes envolvidos na atividade, de desempenhar um papel ativo em Sociedade – uma cidadania ativa – compartilhando com outras pessoas (neste caso, essencialmente estudantes do ensino básico e secundário) o conhecimento que construíram.
  • As conceções dos alunos do 1.º CEB sobre a origem das espécies/The conceptions of primary school students about the origin of species
    Publication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Silva, Filipa; Blindorro, Joana; Gomes, Mara; Clemente, Rita; Santos, Sara
    Este estudo exploratório visou diagnosticar as perspetivas dominantes sobre a origem das espécies nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Utilizou-se como instrumento de recolha de dados, desenhos elaborados por crianças, acompanhados por uma explicação textual desses desenhos e um inquérito simples para possibilitar uma melhor interpretação dessas representações iconográficas. Participaram neste estudo 125 alunos do 1.º CEB, de três turmas do 3.º ano e três turmas do 4.º ano de escolaridade de uma escola do distrito de Santarém e outra do distrito de Coimbra, com idades entre os 8 e 11 anos. Os dados mostram que as respostas dadas ao inquérito, predominantemente evolucionistas, não estão totalmente de acordo com os desenhos realizados pelos alunos, predominantemente criacionistas. Muitos alunos desenharam a origem das diferentes espécies através de um ato divino efetuado por um ser superior ou que este é a causa da evolução (Intelligent Design). No entanto, é de salientar que embora os desenhos indiquem uma forte aproximação a uma explicação não aceite no meio científico (criacionismo), muitas crianças também ilustraram corretamente que as espécies evoluíram de uma forma lenta e gradual, existindo mesmo algumas que desenvolveram essa ideia mostrando a evolução do homem a partir de antropoides. Tendo em consideração os resultados obtidos, sugere-se que a abordagem à origem das espécies ocorra, de um modo simples, desde o 1.º CEB, para as crianças começarem a construir desde cedo um conhecimento científico adequado sobre o evolucionismo. Abstract: This exploratory research study aims to identify the dominant perspectives of primary school students about the origin of species. It was used student’s drawings about the subject to collect data, followed by an exploratory text about the drawing and a short survey to better interpret the drawings. The participants of this study were 125 primary school students of 3rd and 4th grades from schools of Santarém and Coimbra, aged between 8 and 11 years. The data showed that the answers to the survey were predominantly evolutionists. However, those responses were not totally in agreement with the drawings because they were predominantly creationists. Many students drew the origin of species through a divine act of a superior being or that it caused evolution (Intelligent Design). Although the drawings reveal a strong approximation to an explanation that is not accepted in the scientific community, many children also have drawn that the different species had evolved slowly and gradually. Some of them have also drawn the evolution of men from anthropoid. Accordingly to the results obtained, we suggest the teaching of the origin of species since primary school, so that children can develop early an adequate scientific knowledge about evolution.
  • Aprender a investigar: uma proposta de trabalho na formação inicial de professores
    Publication . Linhares, Elisabete; Cavadas, Bento
    Este estudo centra-se no trabalho investigativo desenvolvido pelos estudantes da unidade curricular de Investigação em Estudo do Meio (IEM) do curso de Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém. Os principais objetivos deste trabalho são apresentar as metodologias de ensino usadas em IEM, compreender como o trabalho desenvolvido em IEM foi percebido pelos estudantes e conhecer as competências investigativas que desenvolveram. A metodologia de ensino seguida em IEM contempla um percurso tutorial organizado em três etapas: Fase I. Contextualização; Fase II. Desenvolvimento da Investigação e Fase III. Divulgação. Os dados obtidos através de um questionário online e notas de campo permitiram aferir, globalmente, que o trabalho realizado em IEM teve um papel fundamental no desenvolvimento das competências investigativas dos estudantes em diversos domínios, tendo sido fundamental para a formação global dos futuros profissionais de educação.
  • CreativeLab_Sci&Math: innovative environments for learning Science & Mathematics
    Publication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Santos, Raquel
  • Uma experiência de formação em Primeiros Socorros no 1.º Ciclo do Ensino Básico: que aprendizagens?
    Publication . Rosário, Mónica; Linhares, Elisabete
    Este estudo de caso pretendeu verificar o impacte da exploração didática do tema dos Primeiros Socorros em alunos do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Constatou-se que as atividades de Primeiros Socorros concebidas, implementadas e avaliadas capacitaram os alunos a realizarem procedimentos de Primeiros Socorros.