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- Bad plastics - Oceanos livres de plástico: participar na mudançaPublication . Linhares, Elisabete; Cavadas, BentoEsta atividade Inquiry, designada Bad plastics - Oceanos livres de plástico: Participar na mudança, foi concebida no âmbito do CreativeLab_Sci&Math do Instituto Politécnico de Santarém/Escola Superior de Educação de Santarém (IPS/ESES). O presente guião encontra-se organizado nos seguintes momentos de ensino: Engage, Explore, Explain, Elaborate, Exchange, Empowerment e Evaluate, adotadas do modelo dos 7E do módulo português do projeto IRRESISTIBLE (Reis & Marques, 2016) e destina-se a alunos do 12.º ano de escolaridade. Com este recurso didático procura-se que os alunos deem resposta à questão “Oceanos livres de plástico – Como posso contribuir para a mudança?”, sugere-se que os alunos realizem um conjunto de tarefas organizados nos diferentes momentos de ensino 7E. Os oceanos constituem, atualmente, um desafio global e uma prioridade para muitas nações do mundo, entre as quais os países da união europeia, sendo considerado como uma chave do futuro (Comissão Europeia, 2016). A escola é um dos intervenientes com um papel crucial na consecução dos objetivos estabelecidos na Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, designadamente na promoção da conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos. Texto descritivo: A presente atividade de Inquiry, envolve um conjunto de tarefas que visam envolver os alunos, de forma ativa, na construção de aprendizagens sobre a problemática da poluição dos oceanos pelos plásticos, através das etapas: Engage, Explore, Explain, Elaborate, Exchange, Empowerment e Evaluate, adotadas do modelo dos 7E do módulo português do projeto IRRESISTIBLE (Reis & Marques, 2016). Esta proposta de atividade é constituída por dois documentos, um guião do professor e um guião do aluno. Com este recurso, pretende-se que que os alunos desenvolvam conhecimentos, capacidades e atitudes de forma e: a) compreender a complexidade da problemática associada à presença de plásticos nos oceanos; b) identificar e caracterizar diferentes tipos de resíduos de plástico; c) distinguir e classificar os objetos que estão na origem dos plásticos existentes nos oceanos; d) formular hipóteses, realizar pesquisas, analisar e interpretar dados e resolver problemas; e)relacionar esta problemática com os seus impactos em diversos setores da sociedade e identificar formas de intervenção nesta área; f) utilizar as tecnologias de informação e comunicação; g) trabalhar em equipa, revelando capacidades de liderança, iniciativa, autonomia e cooperação; e e) mobilizar e integrar os conhecimentos científicos relevantes para tomar decisões informadas, mudar as suas atitudes e intervir na comunidade com vista à redução dos plásticos nos oceanos. É uma atividade que prioritariamente se destina a alunos do 12.º ano, podendo ser trabalhada em outro níveis de ensino mas com as adaptações necessárias. Para conseguir explorar um dos recursos digitais previsto nesta proposta de atividade, deverá ter instalado o Google Chrome (para ser possível utilizar o Google Earth) no computador. Todas as orientações e sugestões de exploração da atividade constam do guião do professor.
- Explorar matemática e ciências através de origami no 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Salsa, Bruna; Pereira, Carla; Silva, Cláudia; Marques, Nicole; Martinho, Rita; Durão, Conceição; Moreira, Conceição; André, Joaquim; Linhares, Elisabete; Branco, Neusa; Santos, Raquel; Cavadas, BentoEste trabalho resulta da implementação e análise de tarefas realizadas por alunos do 2.º ciclo do ensino básico (CEB), no âmbito da comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica, a 24 de novembro de 2021. As tarefas foram organizadas em duas propostas de trabalho baseadas na construção de origamis e devidamente enquadradas pelo Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (ME/DGE, 2017) e nas aprendizagens essenciais de Matemática, Ciências Naturais e Tecnologias da Informação e Comunicação do 2.º CEB. As propostas foram implementadas por estudantes da formação inicial de professores do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e da Matemática e das Ciências Naturais no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação de Santarém, nos respetivos contextos de estágio: Escola Básica 2,3 Alexandre Herculano (Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano) e Escola Básica 2,3 D. João II (Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira), em Santarém. Os alunos do 2.º CEB realizaram diferentes procedimentos de dobragem de papel com o apoio de guiões e dos recursos educativos digitais respetivos de duas propostas de trabalho - construção de um morcego e construção de uma estrela octogonal.
- A Problemática da Poluição da Água: a visão de alunos do 1.º Ciclo do ensino básicoPublication . Linhares, Elisabete; Cavadas, Bento; Freitas, LuisA sociedade globalizada da qual fazemos parte fomenta um consumo que vai para além das verdadeiras necessidades humanas. Relacionado com este consumo está o aumento da exploração dos recursos naturais e a elevada produção de resíduos que provocam grandes prejuízos ambientais. Neste contexto, a educação ambiental cria oportunidades para o desenvolvimento de competências e capacidades de compreensão crítica do mundo. O uso indiscriminado da água revela uma falta de consciência ambiental expressa pela não consideração das consequências que advêm quanto à quantidade e qualidade disponível de água no nosso planeta. Este é um problema a nível local e global para o qual importa sensibilizar, cabendo à escola, enquanto estrutura de educação formal, a responsabilidade para disseminar o conhecimento e as boas práticas ambientais para o bem de toda a sociedade. Assim, dotar os jovens de conhecimentos sobre a água revela-se essencial para a sobrevivência da espécie humana e da biodiversidade, por ser um bem essencial para a manutenção da vida no planeta, pelo que este estudo centra-se na problemática da poluição da água. Pretendeu-se aferir quais as ideias dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) sobre a poluição da água e verificar se existem algumas conceções alternativas em relação a este tema. Os dados foram recolhidos através do recurso ao desenho por ser um meio eficaz para a criança transmitir o seu pensamento e conhecimento sobre um determinado assunto. Estes registos iconográficos foram elaborados por duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a frequentarem o 3.º e 4.º ano, com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos. Os registos iconográficos foram obtidos através de 3 desenhos acompanhados de uma descrição para uma melhor interpretação das ideias ilustradas pelos alunos. Cada representação devia responder aos seguintes itens: a) a causa; b) as consequências; e c) as medidas para minimizar o problema da poluição da água. A análise dos dados permitiu concluir que os alunos de ambas as turmas evidenciaram possuir alguns conhecimentos relacionados com o tema em estudo, na medida em que focaram diversas dimensões do problema, tais como a alteração da cor da água, o derramamento de combustíveis fósseis, a saúde pública e as necessárias mudanças de comportamento para uma melhor preservação do ambiente. Contudo, uma percentagem considerável de participantes apresentou ainda uma visão antropogénica do problema, considerando que a poluição da água tinha consequências nefastas apenas para a saúde do ser humano e para o seu bem-estar. Sabendo que a poluição ambiental de origem antropogénica é um dos desafios da atualidade e que este problema pode e deve ser enfrentado através de práticas educativas orientadas por princípios de educação ambiental, cabe ao professor contribuir para a formação de alunos, desde o ensino básico, mais conhecedores e capacitados para intervir de forma responsável no ambiente que os rodeia. Assim poderão contribuir para uma melhoria da qualidade de vida e do ambiente.
- As conceções dos alunos do 1.º CEB sobre a origem das espécies/The conceptions of primary school students about the origin of speciesPublication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Silva, Filipa; Blindorro, Joana; Gomes, Mara; Clemente, Rita; Santos, SaraEste estudo exploratório visou diagnosticar as perspetivas dominantes sobre a origem das espécies nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Utilizou-se como instrumento de recolha de dados, desenhos elaborados por crianças, acompanhados por uma explicação textual desses desenhos e um inquérito simples para possibilitar uma melhor interpretação dessas representações iconográficas. Participaram neste estudo 125 alunos do 1.º CEB, de três turmas do 3.º ano e três turmas do 4.º ano de escolaridade de uma escola do distrito de Santarém e outra do distrito de Coimbra, com idades entre os 8 e 11 anos. Os dados mostram que as respostas dadas ao inquérito, predominantemente evolucionistas, não estão totalmente de acordo com os desenhos realizados pelos alunos, predominantemente criacionistas. Muitos alunos desenharam a origem das diferentes espécies através de um ato divino efetuado por um ser superior ou que este é a causa da evolução (Intelligent Design). No entanto, é de salientar que embora os desenhos indiquem uma forte aproximação a uma explicação não aceite no meio científico (criacionismo), muitas crianças também ilustraram corretamente que as espécies evoluíram de uma forma lenta e gradual, existindo mesmo algumas que desenvolveram essa ideia mostrando a evolução do homem a partir de antropoides. Tendo em consideração os resultados obtidos, sugere-se que a abordagem à origem das espécies ocorra, de um modo simples, desde o 1.º CEB, para as crianças começarem a construir desde cedo um conhecimento científico adequado sobre o evolucionismo. Abstract: This exploratory research study aims to identify the dominant perspectives of primary school students about the origin of species. It was used student’s drawings about the subject to collect data, followed by an exploratory text about the drawing and a short survey to better interpret the drawings. The participants of this study were 125 primary school students of 3rd and 4th grades from schools of Santarém and Coimbra, aged between 8 and 11 years. The data showed that the answers to the survey were predominantly evolutionists. However, those responses were not totally in agreement with the drawings because they were predominantly creationists. Many students drew the origin of species through a divine act of a superior being or that it caused evolution (Intelligent Design). Although the drawings reveal a strong approximation to an explanation that is not accepted in the scientific community, many children also have drawn that the different species had evolved slowly and gradually. Some of them have also drawn the evolution of men from anthropoid. Accordingly to the results obtained, we suggest the teaching of the origin of species since primary school, so that children can develop early an adequate scientific knowledge about evolution.
- Inovação no ensino da matemática e das ciências: livro de resumosPublication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Martins, Maria Clara; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa Cristina Vicente; Santos, Raquel; Colaço, SusanaO encontro “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022” pretendeu constituir-se como um espaço para a partilha de práticas, projetos e investigações em inovação pedagógica no ensino da Matemática e das Ciências, e tem como objetivos: - Divulgar práticas e projetos de inovação no ensino da Matemática e das Ciências; - Promover a reflexão crítica sobre estratégias de ensino-aprendizagem orientadas para a interdisciplinaridade na formação inicial e contínua de educadores e professores; - Contribuir para a reflexão sobre a flexibilidade curricular, autonomia e inovação pedagógica em Matemática e das Ciências; - Compreender as potencialidades das ferramentas digitais em contexto educativo e, em particular, no ensino da Matemática e das Ciências.
- Aprender a investigar: uma proposta de trabalho na formação inicial de professoresPublication . Linhares, Elisabete; Cavadas, BentoEste estudo centra-se no trabalho investigativo desenvolvido pelos estudantes da unidade curricular de Investigação em Estudo do Meio (IEM) do curso de Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém. Os principais objetivos deste trabalho são apresentar as metodologias de ensino usadas em IEM, compreender como o trabalho desenvolvido em IEM foi percebido pelos estudantes e conhecer as competências investigativas que desenvolveram. A metodologia de ensino seguida em IEM contempla um percurso tutorial organizado em três etapas: Fase I. Contextualização; Fase II. Desenvolvimento da Investigação e Fase III. Divulgação. Os dados obtidos através de um questionário online e notas de campo permitiram aferir, globalmente, que o trabalho realizado em IEM teve um papel fundamental no desenvolvimento das competências investigativas dos estudantes em diversos domínios, tendo sido fundamental para a formação global dos futuros profissionais de educação.
- CreativeLab_Sci&Math: innovative environments for learning Science & MathematicsPublication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Santos, Raquel
- Sustainability Education in the School of Education of Polytechnic Institute of SantarémPublication . Cavadas, Bento; Branco, Neusa; Colaço, Susana; Linhares, ElisabeteThe School of Education of Polytechnic Institute of Santarém (PISantarém) is a teacher education institution with more than 40 years of experience, dedicated to the training of kindergarten educators (0 to 5 years old children) and elementary school teachers (6 to 12 years old students). Sustainability Education (SE) and Sustainability are strongly embedded in the programs and activities of the institution. In fact, we recognize that our goal is to achieve the development of our students’ sustainability competences trough SE, following the goals of this educational process as presented by Bianchi et al. (2022): “provide learners with sustainability competences in order to reflect and embrace sustainability in their daily lives as students, consumers, producers, professionals, activists, policymakers, neighbours, employees, teachers and trainers, organisations, communities, and society at large.” (p. 13). Some examples of how the institution carries out sustainability education are presented in this poster.
- A contraceção na sexualidade de alunos do 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Amaral, Carolina; Chipenda, Catarina; Carvalho, Sara; Linhares, Elisabete; Cavadas, BentoA Educação Sexual constitui um campo de estudo de grande importância. Contudo, a investigação mostra que ainda persistem lacunas na sua abordagem ao nível escolar, principalmente nos níveis iniciais de ensino. É importante que conteúdos como a sexualidade, contraceção e planeamento familiar sejam abordados no 2.º Ciclo do Ensino Básico para um desenvolvimento mais harmonioso de cada indivíduo. Assim, este estudo teve como objetivos: a) Conhecer as conceções de alunos do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico acerca da sexualidade e da contraceção; e b) Identificar as necessidades de formação nesta área para os alunos. A recolha de dados foi realizada através da aplicação de um inquérito por questionário em quatro turmas do 6º ano numa escola do distrito de Santarém. A análise permitiu verificar que grande parte dos inquiridos desconhece o significado de métodos contracetivos e a maioria associa o uso de métodos contracetivos apenas à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Alguns alunos desconhecem quando ocorre o período fértil da mulher. Portanto, é possível concluir que grande parte dos alunos inquiridos apresenta dificuldades sobre esta temática. Estes dados remetem-nos para a importância de uma formação mais sólida dos alunos sobre Educação Sexual para que possam construir conhecimentos e competências nessa área essencial para o desenvolvimento de uma saúde plena. Este estudo alerta ainda para a importância de reforçar a formação de professores no âmbito da Educação Sexual.
- Investigação sobre os hábitos alimentares de estudantes da Escola Superior de Educação de SantarémPublication . Guimarães, Catarina; Maurício, Daniela; Rosário, Diogo; Alves, Inês; Dias, Maria; Santos, Maria do Pilar; Mota, Maria Luísa; Ferreira, Maria Preciosa; Lopes, Pedro; Andrade, Rodrigo; Santos, Sofia; José, Mário; Santos, Nádia; Cavadas, Bento; Linhares, ElisabeteEste trabalho foi realizado por estudantes com necessidades educativas especiais do curso Literacia Digital para o Mercado de Trabalho (LDMT) da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES), no âmbito da unidade curricular Qualidade de Vida (QV). De acordo com a Direção-Geral de Saúde (2019), a alimentação saudável é um programa de saúde prioritário. Nesse enquadramento, os estudantes de LDMT realizaram uma investigação exploratória sobre os hábitos alimentares de estudantes da ESES. O questionário organizou-se em questões que visavam identificar os alimentos consumidos ao almoço. Estes foram organizados nos grupos da roda dos alimentos (FCNUP, IC & Programa Operacional Saúde XXI, s.d.) e em outras categorias. O questionário foi elaborado por voluntários do curso no Google Forms sob orientação dos docentes de QV. O questionário foi aplicado num único dia, após o almoço. Num primeiro momento, os estudantes da LDMT, organizados em pares, entrevistaram-se mutuamente. Num segundo momento, a pares, entrevistaram individualmente estudantes de outros cursos. Participaram 11 estudantes do curso LDMT e 25 estudantes de outros cursos da ESES, com idades compreendidas entre os 18 e 34 anos, três do sexo masculino e 33 do sexo feminino. Os resultados foram organizados sob a forma de gráficos. Posteriormente ocorreu uma discussão, em grande grupo, sobre os resultados do inquérito e interpretação dos hábitos adequados e dos erros alimentares. As principais conclusões são: • Os estudantes, ao almoço, comeram alimentos de grupos diversificados da roda dos alimentos e alimentos diferentes de cada grupo; • Poucos estudantes comeram sopa (n=5), cerca de 2/3 comeu fruta (n=23), a maioria (n=29) bebeu água ao almoço e os restantes (n=6) bebidas açucaradas; • Alguns estudantes cometeram erros alimentares: ingeriram alimentos processados, fast-food, bolos e doces ao almoço. De forma geral, pode-se concluir que a alimentação dos estudantes ao almoço foi diversificada, mas apresentou alguns erros alimentares.
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