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Abstract(s)
Este trabalho foi realizado por estudantes com necessidades educativas especiais do curso Literacia Digital para o Mercado de Trabalho (LDMT) da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES), no âmbito da unidade curricular Qualidade de Vida (QV).
De acordo com a Direção-Geral de Saúde (2019), a alimentação saudável é um programa de saúde prioritário. Nesse enquadramento, os estudantes de LDMT realizaram uma investigação exploratória sobre os hábitos alimentares de estudantes da ESES.
O questionário organizou-se em questões que visavam identificar os alimentos consumidos ao almoço. Estes foram organizados nos grupos da roda dos alimentos (FCNUP, IC & Programa Operacional Saúde XXI, s.d.) e em outras categorias. O questionário foi elaborado por voluntários do curso no Google Forms sob orientação dos docentes de QV.
O questionário foi aplicado num único dia, após o almoço. Num primeiro momento, os estudantes da LDMT, organizados em pares, entrevistaram-se mutuamente. Num segundo momento, a pares, entrevistaram individualmente estudantes de outros cursos.
Participaram 11 estudantes do curso LDMT e 25 estudantes de outros cursos da ESES, com idades compreendidas entre os 18 e 34 anos, três do sexo masculino e 33 do sexo feminino.
Os resultados foram organizados sob a forma de gráficos. Posteriormente ocorreu uma discussão, em grande grupo, sobre os resultados do inquérito e interpretação dos hábitos adequados e dos erros alimentares. As principais conclusões são:
• Os estudantes, ao almoço, comeram alimentos de grupos diversificados da roda dos alimentos e alimentos diferentes de cada grupo;
• Poucos estudantes comeram sopa (n=5), cerca de 2/3 comeu fruta (n=23), a maioria (n=29) bebeu água ao almoço e os restantes (n=6) bebidas açucaradas;
• Alguns estudantes cometeram erros alimentares: ingeriram alimentos processados, fast-food, bolos e doces ao almoço.
De forma geral, pode-se concluir que a alimentação dos estudantes ao almoço foi diversificada, mas apresentou alguns erros alimentares.
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alimentação Literacia Digital para o Mercado de Trabalho investigação