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- Investigação sobre os hábitos alimentares de estudantes da Escola Superior de Educação de SantarémPublication . Guimarães, Catarina; Maurício, Daniela; Rosário, Diogo; Alves, Inês; Dias, Maria; Santos, Maria do Pilar; Mota, Maria Luísa; Ferreira, Maria Preciosa; Lopes, Pedro; Andrade, Rodrigo; Santos, Sofia; José, Mário; Santos, Nádia; Cavadas, Bento; Linhares, ElisabeteEste trabalho foi realizado por estudantes com necessidades educativas especiais do curso Literacia Digital para o Mercado de Trabalho (LDMT) da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES), no âmbito da unidade curricular Qualidade de Vida (QV). De acordo com a Direção-Geral de Saúde (2019), a alimentação saudável é um programa de saúde prioritário. Nesse enquadramento, os estudantes de LDMT realizaram uma investigação exploratória sobre os hábitos alimentares de estudantes da ESES. O questionário organizou-se em questões que visavam identificar os alimentos consumidos ao almoço. Estes foram organizados nos grupos da roda dos alimentos (FCNUP, IC & Programa Operacional Saúde XXI, s.d.) e em outras categorias. O questionário foi elaborado por voluntários do curso no Google Forms sob orientação dos docentes de QV. O questionário foi aplicado num único dia, após o almoço. Num primeiro momento, os estudantes da LDMT, organizados em pares, entrevistaram-se mutuamente. Num segundo momento, a pares, entrevistaram individualmente estudantes de outros cursos. Participaram 11 estudantes do curso LDMT e 25 estudantes de outros cursos da ESES, com idades compreendidas entre os 18 e 34 anos, três do sexo masculino e 33 do sexo feminino. Os resultados foram organizados sob a forma de gráficos. Posteriormente ocorreu uma discussão, em grande grupo, sobre os resultados do inquérito e interpretação dos hábitos adequados e dos erros alimentares. As principais conclusões são: • Os estudantes, ao almoço, comeram alimentos de grupos diversificados da roda dos alimentos e alimentos diferentes de cada grupo; • Poucos estudantes comeram sopa (n=5), cerca de 2/3 comeu fruta (n=23), a maioria (n=29) bebeu água ao almoço e os restantes (n=6) bebidas açucaradas; • Alguns estudantes cometeram erros alimentares: ingeriram alimentos processados, fast-food, bolos e doces ao almoço. De forma geral, pode-se concluir que a alimentação dos estudantes ao almoço foi diversificada, mas apresentou alguns erros alimentares.
- Exploratory study on maturation and competition level in young karate practitionersPublication . Branco, Marco A. C.; VencesBrito, António M.; Seabra, Ana Paula; Mercê, Cristiana; Rodrigues Ferreira, Mário André; Milheiro, Vítor; Catela, DavidParing children improve the chance for success and reduce injury in sport. Despite the maturity differences between children, chronological age remains the main criterion to equalize competition levels, but with limited efficiency. However, in Karate, weight is also considered. We went to investigate the association between chronological age and maturational indicators and find simple models to put on reflection new ways to assess the maturity. Data were collected in 54 young Karate practitioners (age: 12.67 ± 2.49 years, experience: 4.99 ± 2.44 years, height: 150.45 ± 15.25 cm, weight: 43.09 ± 14, 17 kg, 20 girls). Age correlated significantly with self-observation of sexual maturation (rho = 0.838; p < 0.01), and it was possible to find simple regression models that have a moderate explanation in maturation, using only simple measurable variables such as the height, weight and arm circumference. These results should lead the competent entities to reflect on the way of pairing of the athletes in the competitions, in a fair way in terms of maturation.
- In-season training load quantification of one-, two- and three-game week schedules in a top European professional soccer teamPublication . Oliveira, Rafael; Brito, João; Martins, Alexandre; Mendes, Bruno; Calvete, Francisco; Carriço, Sandro; Ferraz, Ricardo; Marques, Mário C.Top European soccer teams that play in UEFA competitions often participate in one, two- or three-games per week. Therefore, it is necessary to ensure optimal match-day performance and full recovery. The aim of this study was to quantify internal and external training load (TL) within five microcycles: M1 and M2 - one-game weeks; M3 and M4 - two-game weeks; M5 - three-game week). Thirteen elite soccer players participated in this study. A global positioning system (GPS) was used to measure the total distance covered and distances of different exercise training zones (1-5), the session ratings of perceived exertion (s-RPE) scores and the amount of creatine kinase (CK) created during daily training sessions for the 2015-2016 in-season period. The data were analysed with respect to the number of days prior to a given match. The main results indicate that there was a significant difference in training intensity for zone 1 between M2 and M4 (4010.2 ± 103.5 and 4507.6 ± 133.0 m, respectively); a significant difference in training intensity for zone 3 between M1 and M5 (686.1 ± 42.8 and 801.2 ± 61.2 m, respectively); a significant difference in the duration of the training sessions and matches between M2 and M5 (69.2 ± 2.1 and 79.6 ± 2.3) and M3 and M5 (69.7 ± 1.0 and 79.6 ± 2.3); and finally, there was a significant difference in CK between M3 and M2 (325.5 ± 155.0 and 194.4 ± 48.9). Moreover, there was a significant decrease in TL in the last day prior to a match, for all microcycles and all variables. There was no significant difference with respect to s-RPE. This study provides the first report of daily external and internal TLs and weekly accumulated load (training sessions and match demands) during one, two, and three-game week schedules in a group of elite soccer players. Expected significant differences are found in daily and accumulated loads for within- and between-game schedules. A similar pattern is exhibited for one- and two-game week microcycles regarding the day before the match, which exhibits a decrease in all variables. Despite the different number of games played per week, TL remain similar between microcycles for zone 2 and 5, plus s-RPE.
- Sleep and Neurochemical Modulation by DZNep and GSK-J1: Potential Link With Histone Methylation StatusPublication . Murillo-Rodríguez, Eric; Arankowsky-Sandoval, Gloria; Barros, Jorge Aparecido; Rocha, Nuno Barbosa; Yamamoto, Tetsuya; Machado, Sérgio; Budde, Henning; Telles-Correia, Diogo; Monteiro, Diogo; Cid, Luis; Veras, André BarcielaHistone methylation/demethylation plays an important modulatory role in chromatin restructuring, RNA transcription and is essential for controlling a plethora of biological processes. Due to many human diseases have been related to histone methylation/demethylation, several compounds such as 3-deazaneplanocin A (DZNep) or 3-((6-(4,5-Dihydro-1H-benzo[d]azepin-3(2H)-yl)-2-(pyridin-2-yl)pyrimidin-4-yl)amino)propanoic acid; N-[2-(2-pyridinyl)-6-(1,2,4,5-tetrahydro-3H-3-benzazepin-3-yl)-4-pyrimidinyl]-β-Alanine (GSK-J1), have been designed to inhibit histone methylase or suppress histone demethylase, respectively. In the present study, we investigated the effects on the sleep-wake cycle and sleep-related neurochemical levels after systemic injections of DZNep or GSK-J1 given during the light or dark phase in rats. DZNep dose-dependently (0.1, 1.0, or 10 mg/kg, i.p.) prolonged wakefulness (W) duration while decreased slow wave sleep (SWS) and rapid eye movement sleep (REMS) time spent during the lights-on period with no changes observed in dark phase. In opposite direction, GSK-J1 (0.1, 1.0, or 10 mg/kg, i.p.) injected at the beginning of the lights-on period induced no statistical changes in W, SWS, or REMS whereas if administered at darkness, we found a diminution in W and an enhancement in SWS and REMS. Finally, brain microdialysis experiments in freely moving animals were used to evaluate the effects of DZNep or GSK-J1 treatments on contents of sleep-related neurochemicals. The results showed that DZNep boosted extracellular levels of dopamine, norepinephrine, epinephrine, serotonin, adenosine, and acetylcholine if injected at the beginning of the lights-on period whereas GSK-J1 exerted similar outcomes but when administered at darkness. In summary, DZNep and GSK-J1 may control the sleep-wake cycle and sleep-related neurochemicals through histone methylation/demethylation activity.
- Affordances Lúdicas no Ambiente Familiar e Constrangimentos Intrínsecos e Extrínsecos em Crianças dos 18 aos 42 meses, no Concelho das Caldas da RainhaPublication . Rezendes, Pedro Miguel Inácio; Catela, DavidNos primeiros anos de vida, as affordances (oportunidades), disponibilizadas pelo ambiente familiar, constituem-se como recursos essenciais à promoção de ações motoras (Gabbard, 2008). Este estudo pretende analisar a relação entre as affordances lúdicas do ambiente familiar e características ontogenéticas das crianças dos 18 aos 42 meses, no concelho das Caldas da Rainha. Os dados foram recolhidos a partir das respostas ao questionário AHEMD – SR 18-42 meses (Rodrigues, Saraiva & Gabbard, 2005), complementadas com questões para caracterização ontogenética da criança. Os resultados revelaram que o género feminino tem oportunidades significativamente superiores para motricidade fina e grossa e no total das affordances lúdicas. O rendimento mensal foi a variável mais fortemente associada de modo positivo à pontuação total do AHEMD. A associação significativa inversa entre o número de irmãos e a pontuação total do AHEMD, permite deduzir que nas famílias com mais irmãos há uma oferta lúdica menos diversificada.
- Cenário de Aprendizagem: construção de um ambiente em MinecraftPublication . José, Mário; Lopes, Nádia; Cavadas, Bento; Correia, MarisaEsta proposta corresponde a um cenário de aprendizagem elaborado no âmbito da unidade curricular “Ambientes Educativos Inovadores”, do Mestrado em Recursos Digitais em Educação. Esta atividade, de natureza interdisciplinar e adequada a um ambiente educativo inovador, promove a articulação entre as disciplinas de Ciências da Natureza, Matemática, História e Geografia de Por-tugal e Tecnologias de Informação e Comunicação. A atividade tem como des-tinatários alunos do 5º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico e terá a duração mé-dia de duas semanas. As principais aprendizagens a desenvolver centram-se nas temáticas dos ambientes (terrestres e aquáticos) e das características do relevo, clima e vegetação. O produto final da atividade consiste numa maquete de um ambiente em Minecraft. A metodologia utilizada é Project-based Learning, em que os alunos adquirem conhecimento e habilidades decorrente da realização de uma atividade durante um período prolongado de tempo para investigar e responder a uma questão, partindo do problema: Como descreves o ambiente que observas? Será uma atividade desenvolvida em quatro ambientes educativos (Apresentar, Criar, Investigar e Interagir) e uma saída de campo. As tarefas são desenvolvi-das em grupo e pretende-se que os alunos desenvolvam competências como a pesquisa, avaliação, comunicação, trabalho em equipa, resolução de problemas e pensamento computacional. Nesta atividade os alunos irão: pesquisar acerca de ambientes inseridos na sua localidade, observando aspetos relacionados com o relevo, clima, hidrografia e vegetação; debater os resultados obtidos para um ecossistema nacional; construir em Minecraft um ambiente de Portugal atribuí-do pelo professor, sendo estas áreas protegidas de Portugal; calcular áreas ocupadas por cada espécie; e por fim, apresentar o resultado final.
- Expedição a Marte – Relato de um Projeto Interdisciplinar na Formação de ProfessoresPublication . Correia, Marisa; Maia E Carmo, Teresa; Santos, RaquelA sociedade em mudança em que vivemos devido ao avanço crescente das tecnologias exige a formação de cidadãos criativos, flexíveis e inovadores. A integração da programação e da robótica em projetos realizados pelos alunos permite-lhes desenvolver as competências do séc. XXI, a motivação e aprendizagens em diferentes áreas curriculares. Assim, é essencial formar professores aptos para integrar estas tecnologias nas escolas, em particular através da realização de projetos de natureza interdisciplinar. Nesta comunicação apresenta-mos as perspetivas de estudantes da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém sobre o projeto “Expedição a Marte”, que combinava a robótica com a aprendizagem de conteúdos de três unidades curriculares das áreas das Ciências, da Matemática e da Língua Portuguesa.
- ARTec - Aventura com rochas e tecnologiaPublication . Custódio, Elisabete; Nunes, Paulo; Antunes, Rafael; Cavadas, Bento; Correia, MarisaA proposta de atividade foi concebida no âmbito da unidade curricular Ambien-tes Educativos Inovadores, pertencente ao plano de estudos do Mestrado em Recursos Digitais em Educação do Instituto Politécnico de Santarém / Escola Superior de Educação de Santarém. Da adoção de metodologias ativas que favoreçam a mudança educativa e pos-sibilitem o desenvolvimento das competências-chave requeridas para o século XXI apresenta-se uma atividade que articula diferentes ambientes de aprendiza-gem, recursos tecnológicos e várias áreas do conhecimento do currículo do 7º ano de escolaridade. Destacam-se para este efeito os domínios Terra em Transformação: Dinâmica externa, Estrutura e dinâmica interna e Consequências da dinâmica interna (Ciências Naturais), Materiais, Números e Operações, Funções (Matemática), Áreas das Atividades Físicas e A Informação, o Conhecimento e o Mundo das Tecnologias. O objetivo geral consiste em promover aprendizagens significativas alicerçadas na utilização de dispositivos tecnológicos, mobilizando as áreas de competên-cias “Saber Científico, Técnico e Tecnológico” e “Relacionamento Interpesso-al” do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Pretende-se que os alunos identifiquem e classifiquem diferentes tipos de rochas, assim como reconheçam as suas utilizações. A metodologia é baseada no modelo Inquiry-Based Learning e os ambientes têm por base as zonas de aprendizagem da Future Classroom Lab (European Schoolnet), tendo-se operacionalizado em três momentos distintos: Pré-Saída, em sala de aula (Apresentar e Partilhar); Saída, exterior (Investigar, Desenvol-ver e Interagir) e Pós-Saída, em sala de aula (Apresentar, Criar, Partilhar).
- Exploratory study on maturation and competition level in young karate practitionersPublication . Branco, Marco A. C.; Brito, Antonio Vences; Seabra, Ana Paula; Mercê, Cristiana; Rodrigues Ferreira, Mário André; Milheiro, Vitor; Catela, DavidEmparelhar crianças propicia sucesso e reduz lesões no desporto. Apesar das diferenças de maturação entre crianças, a idade cronológica mantém-se o principal critério para equalizar os níveis de competição, mas com uma eficiência limitada. No entanto, no karaté, o peso também é considerado. Fomos verificar se existe associação entre a idade cronológica e os indicadores maturacionais e, encontrar modelos simples que permitam colocar em reflexão novas formas de avaliação da maturação. Foram recolhidos dados em 54 jovens praticantes de karaté (idade: 12,67 ± 2,49 anos; experiência: 4,99 ± 2,44 anos; altura: 150,45 ± 15,25cm; peso: 43,09 ± 14,17 kg, 20 raparigas). A idade correlacionou-se significativamente com auto-observação da maturação sexual (rho = 0,838; p < 0,01), e foi possível encontrar modelos de regressão simples que têm uma explicação moderada na maturação, apenas utilizando variáveis de medição simples, tal como a altura, o peso e o perímetro do braço. Estes resultados devem levar as entidades competentes a refletir acerca do modo de emparelhamento dos atletas nas competições de uma forma justa em termos de maturação.
- Intervenção profissional em contexto de campeonato nacional de iniciados: análise da influência da manipulação das condicionantes estruturais dos jogos reduzidos nos aspetos técnico-táticos do jogoPublication . Paraíso, João Miguel; Teixeira, EduardoO presente trabalho visa a elaboração de um relatório de estágio com vista a obtenção do grau de Mestre em Desporto, com especialização em Treino Desportivo. Este relatório aborda uma intervenção técnico-profissional no Sport Clube Leiria e Marrazes, durante a época desportiva 2017/2018, onde foi desempenhada a função de treinador adjunto na equipa de Juniores C (Sub-15, Campeonato Nacional). O relatório encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte é dedicada à intervenção no estágio e a segunda está orientada para o desenvolvimento de um estudo relacionado com a manipulação das condicionantes estruturais em jogos reduzidos. Na primeira parte procurámos avaliar o contexto através da análise da atividade, do envolvimento, dos recursos e a equipa de intervenção. Abordámos os objetivos e estratégias de intervenção adotadas no contexto do estágio, nomeadamente ao nível do planeamento, periodização, operacionalização e caracterização do processo de treino, bem como o protocolo de jogo e a observação da competição. Por conseguinte, esta parte foca-se na concretização de uma rigorosa e profunda análise ao processo de treino da equipa, discriminando os métodos de treino utilizados numa relação de proximidade constante com o modelo de jogo adotado pela equipa, bem como a periodização para a época desportiva em causa. O estudo teve como objetivo analisar a influência técnico-tática na manipulação de condicionantes estruturais em jogos reduzidos. A amostra foi constituída por 12 jogos, onde intervieram 8 jogadores pertencentes à equipa de intervenção, iniciados sub-15 do Sport Clube Leiria e Marrazes. A metodologia utilizada teve por base a Metodologia Observacional sustentada num sistema de observação constituído por indicadores de performance. Os resultados indicam que as dimensões do campo, a relação numérica e as regras do jogo aplicadas influenciam as ações e o comportamento dos jogadores. No entanto, mais estudos devem ser realizados abordando, essencialmente, a temática das condicionantes informacionais.