Loading...
6 results
Search Results
Now showing 1 - 6 of 6
- Formar para incluir: um programa nacional de capacitação de formadoresPublication . Piscalho, Isabel; Colaço, Susana; Pappámikail, Lia; Correia, Marisa; Cardoso, InêsNeste artigo, dar-se-á conta da experiência de construção e implementação de um programa de capacitação, com base nos resultados do seu processo de avaliação, em particular os inquéritos por questionário preenchidos pelos formandos. Esta experiência resultou de um conjunto de opções, centradas no princípio de coconstrução de um processo formativo que incluiu a aferição da sua pertinência no quadro da promoção da qualidade e eficiência do sistema de educação e formação, designadamente no que concerne à problematização e disponibilização de instrumentos para a concretização de uma escola plenamente organizada, em todas as suas dimensões, numa perspetiva inclusiva. Abordar-se-ão dois eixos fundamentais: i. produção de recursos de apoio à educação inclusiva, concebidos na ótica da capacitação de docentes, numa perspetiva não prescritiva, mas no sentido da reflexão, da tomada de decisão consciente e da adoção de práticas educativas com suporte efetivo no conhecimento disponível; ii. reforço do investimento na capacitação de docentes - incluindo, naturalmente, os que presentemente desempenham funções de administração - em matéria de equidade, segundo critérios de inclusão e justiça escolar, por forma a contribuir para o reconhecimento das dimensões política, ética e deontológica do exercício profissional de funções públicas, para o apoio à ação das escolas, nomeadamente, para a promoção de ambientes educativos e de práticas mais inclusivas.
- Resolução de problemas matemáticos em contexto colaborativo na infância: experiência(s) de regulação partilhada e autorregulação da aprendizagem na formação inicialPublication . Piscalho, Isabel; Colaço, SusanaNeste artigo apresenta-se uma linha de investigação em que se procura analisar, no âmbito de uma experiência de formação, a forma como futuros educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico (CEB) percecionam a regulação partilhada e a autorregulação da aprendizagem (ARA) e como, a partir dessa experiência, promovem essas competências nas crianças, nomeadamente, na resolução de problemas matemáticos. Debruçar-nos-emos sobre a primeira fase da regulação partilhada a “antevisão do processo formativo”. Participaram no estudo cinco estudantes que frequentam o mestrado de educação pré-escolar e ensino do 1.º CEB e os respetivos grupos de crianças com que trabalharam nos contextos de estágio. Atendendo à natureza qualitativa deste estudo exploratório, que envolveu diferentes métodos e técnicas - grupo focal e narrativas de formação -, a análise dos dados assume-se como descritiva e interpretativa. Os resultados apontam que as estudantes identificam aspetos facilitadores na regulação partilhada das tarefas, tendo o suporte do grupo um papel relevante. Consideram que o educador de infância ou o professor do 1.º CEB poderá intervir, tendo um papel ativo na promoção destas competências, na medida em que pode criar condições para que as crianças aprendam em conjunto a resolver problemas, nomeadamente, matemáticos.
- Organização e Supervisão da Prática Pedagógica – Guia de formação continuaPublication . Neto, Adriana; Branco, Ana; Quintas, Anastácio; Cunha, Armanda; Santos, Álvaro; Sousa, Maria Inácia; Costa, Bleizy; Monte, Isidoro; Piscalho, Isabel; Santos, Leonor; Teixeira, Madalena; Colaço, SusanaEste documento pretende ser um apoio à actividade dos responsáveis pela supervisão de professores em contexto de formação contínua. Construído numa lógica formativa, nele são fornecidas bases teóricas para a compreensão da actividade supervisiva nas suas várias dimensões e implicações, para depois se propor exercícios diversificados de caracterização e análise da realidade santomense, tanto a um nível macro, nomeadamente institucional e organizacional, como a um nível micro, de acompanhamento interpares, bem como exercícios de aplicação de diferentes técnicas e instrumentos de supervisão. Para melhor promover uma reflexão adequada ao contexto de São Tomé e Príncipe, recorre-se, em diversos momentos, ao conteúdo de entrevistas grupais que foram realizadas a professores santomenses em diferentes contextos de formação (inicial, em exercício e de profissionalização em serviço).
- HANDBOOK do Curso Literacia Digital para o Mercado de Trabalho 2018-2020Publication . Potes Barbas, Maria; Torres, Ana Luísa Mateus Oliveira Chança; Rodrigues, Ana; Cavadas, Bento; Novo, Cristina; Linhares, Elisabete; Hamido, Gracinda; Helena, Luis; Piscalho, Isabel; Samartinho, João; Soares, José; Dias, José; Teixeira, Madalena; José, Mário; Uva, Marta; Silva, Miguel; Lopes, Nádia; Branco, Neusa Cristina Vicente; Matos, Pedro; Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz; Colaço, Susana; DA SILVA, AnaO presente Relatório reúne um conjunto de informações sobre a 1.a Edição do Curso em Literacia Digital para o Mercado de Trabalho (LD_MT).
- Organização e Supervisão da Prática Pedagógica – Guia de formação inicialPublication . Neto, Adriana; Branco, Ana; Quintas, Anastácio; Cunha, Armanda; Santos, Álvaro; Sousa, Maria Inácia; Costa, Bleizy; Monte, Isidoro; Piscalho, Isabel; Santos, Leonor; Teixeira, Madalena; Colaço, SusanaEste documento pretende ser um apoio à actividade dos responsáveis pela supervisão de professores em contexto de formação inicial. Construído numa lógica formativa, nele são fornecidas bases teóricas para a compreensão da actividade supervisiva nas suas várias dimensões e implicações, para depois se propor exercícios diversificados de caracterização e análise da realidade santomense, tanto a um nível macro, nomeadamente institucional e organizacional, como a um nível micro, de acompanhamento interpares, bem como exercícios de aplicação de diferentes técnicas e instrumentos de supervisão. Para melhor promover uma reflexão adequada ao contexto de São Tomé e Príncipe, recorre-se, em diversos momentos, ao conteúdo de entrevistas grupais que foram realizadas a professores santomenses em diferentes contextos de formação (inicial, em exercício e de profissionalização em serviço).
- Conjunto de materiais: educação inclusiva. Módulo 3: gestão da educação inclusivaPublication . Piscalho, Isabel; Colaço, Susana; Seixas, Sónia; Silva, FranciscoO Projeto Educação Inclusiva1 , coordenado pelo Ministério de Educação, através da Direção-Geral da Educação, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, da Inspeção-Geral da Educação e Ciência e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional I.P., alicerça-se na qualidade e eficiên cia do sistema de educação e formação para a promoção do sucesso escolar, designadamente no que concerne aos instrumentos para a concretização de uma escola plenamente organizada, em todas as suas dimensões, numa perspetiva inclusiva, e desenvolve-se em três eixos fundamentais: i. Produção de recursos de apoio à Educação Inclusiva – concebidos na ótica da capacitação de docentes para a reflexão, a tomada de decisão e a adoção de práticas educativas com suporte efetivo no conhecimento disponível; ii. Reforço do investimento na capacitação de docentes, incluindo, naturalmente, os que pre sentemente desempenham funções de administração e coordenação, e outros agentes edu cativos e sociais, em matéria de equidade, segundo critérios de inclusão e justiça escolar, por forma a contribuir para o reconhecimento das dimensões política, ética e deontológica do exercício profissional de funções públicas, para o apoio à ação das escolas, nomeadamente, para a promoção de ambientes educativos e de práticas mais inclusivas; iii. Acompanhamento e apoio de (e à) proximidade entre escolas e comunidades, através de pro jetos de investigação-ação a desenvolver nas escolas, sendo, numa primeira fase, dedicados à elaboração e aplicação de guias de reflexão sobre Educação Inclusiva e, numa segunda fase, ao planeamento, intervenção e monitorização em áreas identificadas pelas comunidades educa tivas e locais como deficitárias no âmbito da equidade e inclusão em educação. O Conjunto de Materiais apresentados neste terceiro e-book enquadra-se, pois, no ponto i) Produção de re cursos de apoio à Educação Inclusiva e procura gerar reflexão e iniciativas concretas de ação e envolvimento de diferentes interlocutores das comunidades educativas, através de lentes multidimensionais correspon dentes aos pontos de vista e experiências de que são portadores (Brussino, 2021; Cerna et al., 2021).