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Advisor(s)
Abstract(s)
Este documento pretende ser um apoio à actividade dos responsáveis pela supervisão de professores em contexto de formação contínua.
Construído numa lógica formativa, nele são fornecidas bases teóricas para a compreensão da actividade supervisiva nas suas várias dimensões e implicações, para depois se propor exercícios diversificados de caracterização e análise da realidade santomense, tanto a um nível macro, nomeadamente institucional e organizacional, como a um nível micro, de acompanhamento interpares, bem como exercícios de aplicação de diferentes técnicas e instrumentos de supervisão.
Para melhor promover uma reflexão adequada ao contexto de São Tomé e Príncipe, recorre-se, em diversos momentos, ao conteúdo de entrevistas grupais que foram realizadas a professores santomenses em diferentes contextos de formação (inicial, em exercício e de profissionalização em serviço).
Description
Keywords
formação contínua de professores supervisão São Tomé e Príncipe
Citation
Neto, A.; Branco, A.; Quintas, A.; Cunha, A.; Santos; A.; Sousa, M. I.; Costa, B.; Monte, I; Piscalho, I.; Santos, L.; Teixeira, M.; Colaço, S. (2016). Organização e Supervisão da Prática Pedagógica – Guia de formação continua. Projecto Reforço Institucional e Qualificativo do Ensino Básico – RIQUEB. República Democrática de São Tomé e Príncipe. Unidade Disciplina Trabalho. Ministério da Educação, Cultura e Ciência. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.