Volume 5 - 2009 - nº12
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- A supervisão no âmbito do PFCM: reflexão de uma formadoraPublication . Brito, Maria GracieteSer formadora no âmbito de um Programa de Formação Contínua de Professores que envolve uma forte componente de supervisão/acompanhamento em sala de aula levanta algumas questões conducentes a uma necessidade de reflexão sobre o processo supervisivo. Neste artigo, procura-se mostrar como este processo pode contribuir, em simultâneo, para o desenvolvimento profissional enquanto professores de Matemática, quer do formando, quer do formador, desde que seja entendido e praticado numa perspectiva reflexiva e de construção da autonomia científica, didáctica e curricular do professor em formação. - Being a training teacher in an In-service Teacher Education Program, which implies a strong supervision/coaching component in the classroom, raises some questions leading to a need of reflection about the supervision process. In this article, the author aims to show how this process may contribute, simultaneously, to the professional development as Mathematics teachers, both for trainees and the trainer. A reflexive perspective is taken on the construction of scientific, didactic and curricular autonomy of the trainee.
- Reflexão sobre uma experiência de ensino no âmbito da formação contínua em matemática: a aprendizagem dos alunos e a prática do professorPublication . Ramos, Cecília; Branco, Neusa Cristina VicenteA Formação Contínua contribui para promover uma prática reflexiva nos professores muitas vezes centrada na sua prática lectiva e nas suas necessidades de formação específica como é exemplo o Programa de Formação Contínua em Matemática. Este artigo apresenta a análise do relato de uma aula de Matemática que consta do portefólio realizado pela primeira autora no âmbito da sua participação num grupo de formação deste Programa de Formação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, no ano lectivo 2007-08, do qual a segunda autora era formadora. Este artigo salienta a preparação da tarefa, o seu enquadramento curricular e a sua pertinência no âmbito do desenvolvimento da aprendizagem da Geometria, nomeadamente, do desenvolvimento da visualização e de compreensão das propriedades das figuras, bem como a análise das resoluções dos alunos realizada pela formanda. Uma vertente bastante significativa deste Programa de Formação é a reflexão sobre a prática lectiva que é fomentada nas sessões conjuntas e tem por base as sessões de acompanhamento. A formanda apresenta relativamente à concretização desta tarefa e da reflexão que promove contributos da participação nesta formação para o seu desenvolvimento profissional, nomeadamente a continuação de uma prática reflexiva sobre o desempenho e as aprendizagens dos alunos. - In-service teachers training programmes, such as the Teacher In-service Educational Programme in Mathematics, help to promote a reflective practice in teachers often focused on their teaching and their need for specific training. This article presents an analysis of a narrative of a math class written by the first author in her portfolio as part of her participation in the Teachers Training Programme from Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, in the academic year 2007-08. This article emphasizes the preparation of the task, its curriculum framework and its relevance for the development of geometry learning, namely the development of the visualization ability and the understanding of the properties of figures, like as the analysis of the students’ resolutions conducted by the teacher. A very significant aspect of this Educational Programme is the reflection fostered in joint sessions about the teaching practice observed in the supervision sessions. The teacher shows some impacts of this Programme on her professional knowledge, namely on her reflection competences about students’ learning and performance.
- Diferentes representações dos números racionais: explicitar as concepções dos alunos e gerir possíveis conflitos cognitivosPublication . Brito, MariaO estudo dos números racionais tem-se revelado ao longo da escolaridade básica de difícil compreensão pelos alunos e também de difícil gestão didáctica pelos professores. Muitos são os alunos que terminam o ensino básico sem terem apreendido os diversos significados com que um número racional pode ser usado ou as diferentes formas de o representar. O Programa de Matemática do Ensino Básico, que no ano lectivo de 2010-2011 será implementado em todas as escolas, explicita de forma muito clara, quer nos objectivos a atingir pelos alunos, quer nas indicações metodológicas destinadas aos professores, que a abordagem aos números racionais deve ser feita tendo em atenção estas componentes essenciais para uma verdadeira compreensão do sentido do número racional. Este artigo pretende exemplificar como é que uma tarefa matemática pode ajudar a explicitar possíveis concepções erradas dos alunos acerca do sentido e da ordem de grandeza dos números racionais e também como, através do conflito cognitivo, podem ser confrontados com as suas concepções e terem a possibilidade de compreender diferentes representações de um mesmo número. O artigo traduz a reflexão feita acerca da tarefa por uma formadora do Programa de Formação Contínua em Matemática, após acompanhamento de várias aulas em que a mesma foi desenvolvida por diversas turmas do 6ºano de escolaridade e reflectida com os professores em formação. - Rational numbers study has revealed to be difficult to understand by students through basic school, as well as their didactic management by teachers. Many students finish basic school without learning the different meanings in which a rational number can be used, or the different representations. Mathematics Programme for Basic Education, which will be implemented in all Portuguese schools in 2010-2011, is very clear in the objectives to be attained by the students, as well as in the methodology indications given to the teachers. The approach to the rational numbers must attend these essential components to a true understanding of meaning. This article intends to exemplify how a mathematical task may help to explain possible students’ misconceptions about the meaning and value of rational numbers and also, as through cognitive conflict, they can be confronted with their misconceptions and have the possibility to understand the different representations of a number. The article presents teacher reflections about this task, implemented in 6th grade classes, after several coaching and discussion sessions coordinated by teachers’ trainers.
- O programa de formação contínua em matemática para professores dos 1º e 2º ciclos do ensino básico - 4 anos de experiência na ESE de SantarémPublication . Colaço, Susana; Branco, Neusa Cristina Vicente; Rebelo, CecíliaEste artigo pretende fazer um relato do Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM) para professores dos 1.º e 2.º CEB, implementado pela Escola Superior de Educação de Santarém no distrito de Santarém, entre os anos 2005/2006 e 2008/2009. Será apresentado, além das finalidades e objectivos deste programa, o modo como o PFCM foi operacionalizado focando o trabalho desenvolvido, quer pela equipa de formadores, quer pelos formandos e formador nos diferentes tipos de sessões de formação. Por último, serão feitas referências, quer ao processo de avaliação baseado na construção de um portefólio individual, quer a alguns exemplos de contributos deste Programa para o desenvolvimento profissional dos professores. - The aim of this article is to provide a report for the In-service Teacher Education Programme in Mathematics for 1st and 2nd Cycles of Basic Education Teachers, implemented by Escola Superior de Educação de Santarém in the district of Santarém, between the school years of 2005/2006 and 2008/2009. The purposes and objectives of this programme will be presented as well as the PFCM implementation by focusing on the work developed, by team trainers, the trainees and trainer in different types of training sessions. Finally, there will be references to the contribution of this programme to teachers’ professional development and to the evaluation based on a portfolio.
- O novo programa de matemática como oportunidade de mudança para os professores do ensino básicoPublication . Ponte, JoãoEste artigo analisa as ideias-chave do novo Programa de Matemática do ensino básico (sentido de número, sentido espacial, pensamento algébrico, literacia estatística e capacidades transversais) e mostra como podem concretizar-se na sala de aula de modo a propiciar novas práticas de ensino e de aprendizagem. Para isso, destaca a natureza das tarefas a propor e o tipo de comunicação a realizar na aula, substituindo o paradigma de ensino expositivo por um paradigma de ensino-aprendizagem exploratório. Debruça-se, igualmente, sobre as condições necessárias para o sucesso do processo de implementação, dando especial atenção aos materiais de apoio, à formação dos professores e à organização dos professores nos agrupamentos e escolas. Conclui, apontando as oportunidades de mudança proporcionadas por este programa e indicando que o seu sucesso dependerá acima de tudo do protagonismo que os professores vierem a assumir na respectiva implementação. - This paper examines the key ideas of the new mathematics curriculum for basic education (number sense, spatial sense, algebraic thinking, statistical literacy and transversal capacities) and shows how they can be implemented in the classroom providing new teaching and learning practices. In order to do so, it highlights the nature of the tasks proposed and the type of communication to be held in the classroom, replacing the direct expository teaching paradigm for a new exploratory teaching and learning paradigm. It also addresses the necessary conditions for a successful implementation process of this new curriculum, with special attention to supporting materials, teacher education and teacher organization in schools and local groups of schools. It concludes pointing out the opportunities for change offered by this program and stating that its success will depend above all on the role that teachers will play in its implementation.
- Programa de formação contínua em matemática: experiências de três formadoras e contributos para o seu desenvolvimento profissionalPublication . Mercê, Célia; Santos, Hélia; Durão, MariaCom este artigo pretende-se fazer um relato de quatro anos de experiência de formação de três formadoras do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores dos 1.º e 2.º ciclos (PFCM). Começamos por partilhar a experiência da organização e preparação da formação. Partilhamos também, como decorreu a execução da formação e terminamos com uma reflexão e avaliação da nossa experiência de formação, bem como os contributos para o nosso desenvolvimento profissional. - In this article we intend to give an account of four years of experience with three trainers of the Teacher In-service Education Programme in Mathematics for 1st and 2nd Cycle of Basic Education Teachers (PFCM). We begin by sharing the experience of training preparation and organization. We also explain how training activities have occurred. Finally, we present a reflection and an evaluation of our training experience and its contributions to our professional development.
- O programa de formação contínua em matemática para professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico: balanço possívelPublication . Serrazina, MariaEste artigo faz um balanço do desenvolvimento do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores do 1.º e 2.º ciclo (PFCM), desde a sua criação em 2005 até à totalidade. O artigo começa por caracterizar o PFCM, especificando os seus objectivos e princípios orientadores, a sua organização e a caracterização e intenção dos diferentes tipos de sessões. É feito um balanço quantitativo e qualitativo do desenvolvimento do PFCM nos últimos quatro anos, bem como enunciados os aspectos considerados mais positivos e aqueles que se consideram menos conseguidos. O artigo termina com um balanço global do PFCM bem como dos desafios que enfrenta. - This article presents a balance of the development of the Teacher In-service Education Programme in Mathematics for 1st and 2nd Cycle of Basic Education Teachers (PFCM), since it’s beginning in 2005 until now. The article begins with the characterization of PFCM by specifying its objectives and guided principles, its organization and the role of different types of training sessions. A quantitative and qualitative balance of PFCM development for the last four years is presented, as well as set the most positive aspects and those who feel less successful. The article ends with a global balance of PFCM and the challenges it faces.