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O estudo dos números racionais tem-se revelado ao longo da escolaridade
básica de difícil compreensão pelos alunos e também de difícil gestão didáctica pelos
professores. Muitos são os alunos que terminam o ensino básico sem terem
apreendido os diversos significados com que um número racional pode ser usado ou
as diferentes formas de o representar.
O Programa de Matemática do Ensino Básico, que no ano lectivo de 2010-2011
será implementado em todas as escolas, explicita de forma muito clara, quer nos
objectivos a atingir pelos alunos, quer nas indicações metodológicas destinadas aos
professores, que a abordagem aos números racionais deve ser feita tendo em atenção
estas componentes essenciais para uma verdadeira compreensão do sentido do
número racional.
Este artigo pretende exemplificar como é que uma tarefa matemática pode ajudar
a explicitar possíveis concepções erradas dos alunos acerca do sentido e da ordem de
grandeza dos números racionais e também como, através do conflito cognitivo, podem
ser confrontados com as suas concepções e terem a possibilidade de compreender
diferentes representações de um mesmo número. O artigo traduz a reflexão feita
acerca da tarefa por uma formadora do Programa de Formação Contínua em
Matemática, após acompanhamento de várias aulas em que a mesma foi desenvolvida
por diversas turmas do 6ºano de escolaridade e reflectida com os professores em
formação. - Rational numbers study has revealed to be difficult to understand by students
through basic school, as well as their didactic management by teachers.
Many students finish basic school without learning the different meanings in
which a rational number can be used, or the different representations.
Mathematics Programme for Basic Education, which will be implemented in all
Portuguese schools in 2010-2011, is very clear in the objectives to be attained by the
students, as well as in the methodology indications given to the teachers. The
approach to the rational numbers must attend these essential components to a true
understanding of meaning.
This article intends to exemplify how a mathematical task may help to explain
possible students’ misconceptions about the meaning and value of rational numbers
and also, as through cognitive conflict, they can be confronted with their
misconceptions and have the possibility to understand the different representations of a
number. The article presents teacher reflections about this task, implemented in 6th
grade classes, after several coaching and discussion sessions coordinated by
teachers’ trainers.
Description
Keywords
Formação de professores Reflexão do professor Prática lectiva Aprendizagem dos números racionais
Citation
BRITO, Maria Graciete Costa - Diferentes representações dos números racionais: explicitar as concepções dos alunos e gerir possíveis conflitos cognitivos. Revista Interacções. Nº12 (2009), p.65-76
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação