Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo pretende fazer um relato do Programa de Formação Contínua em
Matemática (PFCM) para professores dos 1.º e 2.º CEB, implementado pela Escola
Superior de Educação de Santarém no distrito de Santarém, entre os anos 2005/2006
e 2008/2009. Será apresentado, além das finalidades e objectivos deste programa, o
modo como o PFCM foi operacionalizado focando o trabalho desenvolvido, quer pela
equipa de formadores, quer pelos formandos e formador nos diferentes tipos de
sessões de formação. Por último, serão feitas referências, quer ao processo de
avaliação baseado na construção de um portefólio individual, quer a alguns exemplos
de contributos deste Programa para o desenvolvimento profissional dos professores. - The aim of this article is to provide a report for the In-service Teacher Education
Programme in Mathematics for 1st and 2nd Cycles of Basic Education Teachers,
implemented by Escola Superior de Educação de Santarém in the district of Santarém,
between the school years of 2005/2006 and 2008/2009. The purposes and objectives
of this programme will be presented as well as the PFCM implementation by focusing on the work developed, by team trainers, the trainees and trainer in different types of
training sessions. Finally, there will be references to the contribution of this programme
to teachers’ professional development and to the evaluation based on a portfolio.
Description
Keywords
Formação Contínua de Professores Ensino da Matemática
Citation
COLAÇO, Susana; BRANCO, Neusa; REBELO, Cecília - O programa de formação contínua em matemática para professores dos 1º e 2º ciclos do ensino básico - 4 anos de experiência na ESE de Santarém. Revista Interacções. Nº12 (2009), p.23-43
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação