Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo analisa as ideias-chave do novo Programa de Matemática do ensino
básico (sentido de número, sentido espacial, pensamento algébrico, literacia
estatística e capacidades transversais) e mostra como podem concretizar-se na sala
de aula de modo a propiciar novas práticas de ensino e de aprendizagem. Para isso,
destaca a natureza das tarefas a propor e o tipo de comunicação a realizar na aula,
substituindo o paradigma de ensino expositivo por um paradigma de
ensino-aprendizagem exploratório. Debruça-se, igualmente, sobre as condições
necessárias para o sucesso do processo de implementação, dando especial atenção
aos materiais de apoio, à formação dos professores e à organização dos professores
nos agrupamentos e escolas. Conclui, apontando as oportunidades de mudança
proporcionadas por este programa e indicando que o seu sucesso dependerá acima
de tudo do protagonismo que os professores vierem a assumir na respectiva
implementação. - This paper examines the key ideas of the new mathematics curriculum for basic
education (number sense, spatial sense, algebraic thinking, statistical literacy and
transversal capacities) and shows how they can be implemented in the classroom
providing new teaching and learning practices. In order to do so, it highlights the nature
of the tasks proposed and the type of communication to be held in the classroom,
replacing the direct expository teaching paradigm for a new exploratory teaching and
learning paradigm. It also addresses the necessary conditions for a successful
implementation process of this new curriculum, with special attention to supporting
materials, teacher education and teacher organization in schools and local groups of
schools. It concludes pointing out the opportunities for change offered by this program
and stating that its success will depend above all on the role that teachers will play in
its implementation.
Description
Keywords
Programa de Matemática Ensino básico Desenvolvimento curricular Mudança curricular Formação de Professores
Citation
PONTE, João Pedro da - O novo programa de matemática como oportunidade de mudança para os professores do ensino básico. Revista Interacções. Nº12 (2009), p.96-114
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação