Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Ser formadora no âmbito de um Programa de Formação Contínua de
Professores que envolve uma forte componente de supervisão/acompanhamento em
sala de aula levanta algumas questões conducentes a uma necessidade de reflexão
sobre o processo supervisivo.
Neste artigo, procura-se mostrar como este processo pode contribuir, em
simultâneo, para o desenvolvimento profissional enquanto professores de Matemática,
quer do formando, quer do formador, desde que seja entendido e praticado numa
perspectiva reflexiva e de construção da autonomia científica, didáctica e curricular do
professor em formação. - Being a training teacher in an In-service Teacher Education Program, which
implies a strong supervision/coaching component in the classroom, raises some
questions leading to a need of reflection about the supervision process.
In this article, the author aims to show how this process may contribute,
simultaneously, to the professional development as Mathematics teachers, both for
trainees and the trainer. A reflexive perspective is taken on the construction of
scientific, didactic and curricular autonomy of the trainee.
Description
Keywords
Supervisão Acompanhamento Reflexão Questionamento
Citation
95p.
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação