Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo faz um balanço do desenvolvimento do Programa de Formação
Contínua em Matemática para professores do 1.º e 2.º ciclo (PFCM), desde a sua
criação em 2005 até à totalidade. O artigo começa por caracterizar o PFCM,
especificando os seus objectivos e princípios orientadores, a sua organização e a
caracterização e intenção dos diferentes tipos de sessões. É feito um balanço
quantitativo e qualitativo do desenvolvimento do PFCM nos últimos quatro anos, bem
como enunciados os aspectos considerados mais positivos e aqueles que se
consideram menos conseguidos. O artigo termina com um balanço global do PFCM
bem como dos desafios que enfrenta. - This article presents a balance of the development of the Teacher In-service
Education Programme in Mathematics for 1st and 2nd Cycle of Basic Education
Teachers (PFCM), since it’s beginning in 2005 until now. The article begins with the
characterization of PFCM by specifying its objectives and guided principles, its
organization and the role of different types of training sessions. A quantitative and
qualitative balance of PFCM development for the last four years is presented, as well
as set the most positive aspects and those who feel less successful. The article ends
with a global balance of PFCM and the challenges it faces.
Description
Keywords
Formação de professores Conhecimento matemático, didáctico e curricular Reflexão
Citation
SERRAZINA, Maria de Lurdes - O programa de formação contínua em matemática para professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico: balanço possível. Revista Interacções. Nº12 (2009), p.4-22
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação