Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O programa de formação contínua em matemática para professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico: balanço possível

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
L1.pdf101.47 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo faz um balanço do desenvolvimento do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores do 1.º e 2.º ciclo (PFCM), desde a sua criação em 2005 até à totalidade. O artigo começa por caracterizar o PFCM, especificando os seus objectivos e princípios orientadores, a sua organização e a caracterização e intenção dos diferentes tipos de sessões. É feito um balanço quantitativo e qualitativo do desenvolvimento do PFCM nos últimos quatro anos, bem como enunciados os aspectos considerados mais positivos e aqueles que se consideram menos conseguidos. O artigo termina com um balanço global do PFCM bem como dos desafios que enfrenta. - This article presents a balance of the development of the Teacher In-service Education Programme in Mathematics for 1st and 2nd Cycle of Basic Education Teachers (PFCM), since it’s beginning in 2005 until now. The article begins with the characterization of PFCM by specifying its objectives and guided principles, its organization and the role of different types of training sessions. A quantitative and qualitative balance of PFCM development for the last four years is presented, as well as set the most positive aspects and those who feel less successful. The article ends with a global balance of PFCM and the challenges it faces.

Description

Keywords

Formação de professores Conhecimento matemático, didáctico e curricular Reflexão

Citation

SERRAZINA, Maria de Lurdes - O programa de formação contínua em matemática para professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico: balanço possível. Revista Interacções. Nº12 (2009), p.4-22

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação

CC License