Livros e capítulos de livros_ESSS
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Livros e capítulos de livros_ESSS by Title
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- Comunicação intercultural em saúde: contributos para a formação e cuidados de enfermagemPublication . Spínola, Ana; Reis, AlcindaNeste capítulo apresenta-se uma investigação desenvolvida no âmbito das competências culturais nos enfermeiros e do processo de comunicação intercultural em saúde, cujos resultados foram posteriormente mobilizados no contexto do processo de ensino – aprendizagem dos estudantes da licenciatura em enfermagem. Neste contexto de formação definiram-se diferentes etapas – de acordo com as evidências anteriormente produzidas – visando despoletar-se o processo de construção das competências culturais nos estudantes; traçou-se como objetivo o de analisar a construção das competências culturais nos estudantes da licenciatura em enfermagem, partindo de situações estímulo em sala de aula – narrativas de enfermeiros.
- Constrangimentos nos contextos de cuidados de saúde: entre profissionais de saúde, mediadores interculturais e imigrantesPublication . Reis, AlcindaNo artigo apresentado propomo-nos caraterizar constrangimentos nos contextos de cuidados de saúde – entre profissionais de saúde, mediadores interculturais e imigrantes. Partindo da análise de diversos estudos essencialmente focados na área da prática clínica dos enfermeiros com imigrantes, bem como do seu enquadramento normativo-legal, identificam-se três áreas de reflexão distintas, cuja articulação resulta clarificadora dos referidos constrangimentos: - O que é a multiculturalidade nos contextos de cuidados de saúde - Os enfermeiros e os contextos multiculturais de cuidados - O que acontece nos encontros com imigrantes; Conclui-se sobre a necessidade de mobilização de mediadores interculturais nos contextos multiculturais de cuidados, bem como da criação de unidades de saúde culturalmente recetivas.
- Didática da aprendizagem em estudantes de enfermagem: Estratégias de uma Unidade CurricularPublication . Rosa, Marta; Amendoeira, José; Barroso, Isabel; Cunha, Fátima; Saragoila, Fátima; Silva, Mário Ribeiro daA formação dos estudantes de Enfermagem exige capacidade de articulação teórico prática. Metodologias ativas a partir de cenários, como estímulo à integração dos resultados da investigação são uma realidade. Com estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem, 1º Ciclo, 1º Ano, Unidade Curricular – Fundamentos de Enfermagem II, mobilizamos estratégias pedagógicas para o desenvolvimento de competências Instrumentais, Interpessoais e Sistémicas, sustentadas na perspetiva da enfermagem enquanto disciplina do conhecimento, nas suas dimensões: Método, Conceitos e Instrumentos. A conceção de enfermagem conforme Virgínia Henderson, promove a estruturação e organização do pensamento para a avaliação das necessidades da pessoa, enquanto ser singular, único e central no processo de cuidados, tendo em vista o desenvolvimento de habilidades e pensamento crítico dos estudantes, perspetivando planear, implementar e avaliar cuidados de enfermagem. Com recurso à conceção anteriormente referida, trabalhamos com o estudante a mobilização e integração dos conhecimentos, numa perspetiva da centralidade do cidadão no processo de cuidados. Pretendemos partilhar as metodologias pedagógicas utilizadas com os estudantes no desenvolvimento das suas capacidades e habilidades, na avaliação da satisfação das necessidades humanas básicas com recurso ao método científico - processo de enfermagem.
- Epidemiology of tick-borne diseases - Lyme disease and nodular Scar Fever - epidemiological data from the years 2012 and 2021 in the Regional Health Administration of Lisbon and Tagus ValleyPublication . Rosa, Marta; Amaro, Sandra; Monterroso, LígiaDiseases transmitted by ticks constitute a problem within the scope of community health and public health. Over the years, national authorities have been making efforts to reduce these diseases, increasing the literacy of the Portuguese population regarding this problem. Diseases transmitted by these vectors have been appearing or reappearing in the national territory, because of different climatic, demographic, and social changes, associated with genetic changes in the vectors themselves. Therefore, we developed a literature review in several available computer sources and physical collections, supported by epidemiological and biostatistical data at national level (Portugal), in the years 2012-2021, focusing on the region of the Regional Administration of Lisbon and Vale do Tejo, for convenience. of researchers. Therefore, we intend to alert and sensitize the academic and care provider community to the need to be aware and respond to specific norms and indications regarding the approach of users, implementing nursing interventions based on national strategies and guidelines, to raise awareness among the population, hoping that in the future the number of diseases transmitted by ticks would decrease.
- Hospitalização DomiciliáriaPublication . Ferreira, Isilda; Almeida, Ângela; Malaca, Sónia; Abuowda, Yahia; Teixeira, DelfinaAs unidades de hospitalização domiciliária este modelo de internamento é considerado uma alternativa válida ao internamento hospitalar convencional. Este modelo de assistencial hospitalar, proporciona uma abordagem personalizada e adaptada à realidade individual de cada doente no seu meio natural.
- Innovative Educational Approach in Healthcare-Associated Infection Prevention and Control. Results of a European StudyPublication . Pinto, Maria do Rosário; Simões, Joaquim; Reis, Alcinda; Cunha, Fátima; Caseiro, Helena; Patrzała, Amelia; Bączyk, Grazina; Jankowiak-Bernaciak, Aleksandra; Basa, Anna; Valverde, Eva; Yurrebaso-Macho, Amaia; Guzman-Ordaz, Raquel; Méndez, Juan; Mayens, Alexander Ward; Iglesias, Jose Perez; Canelo, Jose Miron; Silén-Lipponen, Marja; Korhonen, Ulla; Koponen, Leena; Myllymäki, Mikko; Costa, Paulo S.; Serambeque, Beatriz; Fernandes, Eva; Pardal, João; Oliveira, Anabela S.; Graveto, João; Parreira, PedroPrevent and control healthcare-associated infections (HAIs) is a priority in healthcare assistance, not only due to present COVID-19 pandemic. Annually, around 3.2 million patients are affected by one of these infections and it is estimated that without controlling them, by 2050, 10 million more people could die every year, with especial relevance among elderly with infectious situations representing a third of mortality in people over 65 years old. Higher Education Institutions (HEI) in healthcare area have an important role in this panorama, by preparing students to be future professionals, stimulating them to have an innovative and entrepreneurial approach to today’s real-life challenges. A mixed-methods research was conducted, at European level (in Portugal, Finland, Poland and Spain), to facilitate learning of good practices on HAIs prevention and control while developing innovative solutions. 1475 participants were enrolled, from all partner HEI: 79 professors and mentors were interviewed (individual or focus group), 1326 final year nursing students made a self-report inventory (application of InovSafeCare Scale) and 70 students participated on focus group (agile piloting of the Model). The result of this research is a pedagogical model that mixes dimensions and methods that take nursing students closer to the demands of HAIs prevention and control and capacitates them to transfer knowledge to work settings with an innovative and entrepreneurial perspective – the InovSafeCare Model.
- Multiculturalidade e doença agudaPublication . Reis, Alcinda; Madeira, AnaNos contextos de cuidados de saúde nacionais regista-se nos últimos anos uma afluência considerável de pessoas com diferentes origens culturais, enfatizada por diferentes autores (Fonseca, Silva, Esteves & McGarrigle, 2009; Reis, 2015) e que colocam aos profissionais, dificuldades específicas na interação e cuidados, relacionadas com o desconhecimento de caraterísticas étnicas e culturais e da sua mobilização em contexto clínico. Estas pessoas serão entendidas neste capítulo como imigrantes, isto é – pessoas originárias de um outro país diferente daquele que os acolhe – em relação às quais se espera que sejam detentoras ou estejam em processo de aquisição de título de residência, incluindo-se os estrangeiros a quem foi prorrogada a sua permanência com uma longa duração, procurando-se a sua integração em Portugal (SEF, 2015; 2017). O conceito de multiculturalidade, surge aqui enquadrado aos contextos de cuidados de saúde onde se pode constatar a diversidade cultural como uma situação de facto e/ou estado das coisas, como sugerem Reis e Costa (2014) e Reis (2015) nos diferentes contextos multiculturais.
- Piloting VAKE (Values and Knowledge Education) in the Education for Practice of Nurses.Publication . Patry, Jean L.; Pinto, Rosário; Spínola, Ana; Reis, AlcindaImagine the following situation: You are a nurse for elderly people, going to the homes of your patients. A female patient tells you on our first visit after hospital discharge following a hip fracture surgery that she does not want to be at home, because she is not well enough to be alone and she needs therapy with oxygen in permanent basis until she recovers from a respiratory temporary infection situa¬tion. This kind of situations is the starting point for an educational sequence that ad-dresses both values (here: life, human dignity, respect, loneliness) and knowledge (different medical treatments, legal rules, etc.). The example shows how intensely interrelated the values and the facts are. Based on this example we introduce the constructivist didactical tool VaKE (Values and Knowledge Education) that permits to combine both issues, and present a pilot study using this method in the education of nurses.
- Plano estratégico de prevenção rodoviáriaPublication . Rosa, Marta; Lopes, Beatriz; Monterroso, LígiaA segurança rodoviária é um problema do âmbito da saúde comunitária e da saúde pública. A autoridade nacional para a segurança rodoviária (ANSR), ao longo das últimas décadas, em conjunto com diversos organismos governamentais e não governamentais da comunidade tem desenvolvido campanhas elucidativas e educativas visando aumentar a literacia da população portuguesa para esta problemática. A morte ou incapacidade física com um grau de dependência elevado tem um impacto familiar, económico e social que altera significativamente os padrões de qualidade da população em geral. Face aos dados apresentados pela (Autoridade Nacional Segurança Rodoviária, 2023), que divulgou no seu relatório do primeiro semestre entre janeiro e junho deste ano civil, suscitou-nos a curiosidade de investigar sobre este assunto e tentar perceber por que razão a divulgação destes relatórios e as ações desenvolvidas na comunidade não tem impacto positivo mais evidente, reduzindo significativamente o número de acidentes rodoviários por ano. Assim sendo, desenvolvemos um estudo exploratório recorrendo à revisão de literatura, nas diversas fontes informáticas e acervos físicos disponíveis, apoiados em dados epidemiológicos e bioestatísticos a nível nacional (Portugal), particularizando o Distrito de Santarém, por conveniência dos investigadores. Ao longo da pesquisa foram surgindo achados relevantes para o estudo que relacionam o nosso país com os restantes da comunidade europeia. Assim, pretendemos alertar e sensibilizar a comunidade académica e prestadora de cuidados para a necessidade de dar resposta aos determinantes de saúde relevantes para o fenómeno, incrementando a implementação de intervenções de enfermagem sustentadas em estratégias nacionais e regionais, de modo a sensibilizar nomeadamente a população mais jovem, esperando que futuramente o número de mortos e feridos graves por acidente rodoviários diminuía significativamente.
- Prática baseada em evidência: experiência dos cursos conducentes a microcredenciais do IPSantarém-ESSSPublication . Marques, Andréa Ascenção (Coord. editorial); Santos , Eduardo José Ferreira dos (Coord. editorial); Amendoeira, José (Coord. editorial)A investigação em saúde tem aumentado exponencialmente fruto do compromisso e investimento dos profissionais, investigadores e docentes para melhorar os resultados em saúde. A Enfermagem, tendo por base a sua missão disciplinar e social, tem também realizado um contributo ímpar dado a natureza particular do seu objeto de estudo. Devido a este crescimento a síntese da evidência passou a ocupar um lugar muito particular no dia-a-dia dos profissionais, investigadores e docentes, exigindo um esforço adicional no sentido de fortalecer as evidências primárias, sintetizando-as e fazendo-as chegar à implementação o mais precocemente possível. Naturalmente é exigido uma efetivação ou desenvolvimento de competências específicas nesta área. Ainda que neste momento exista muita formação na área da Revisão Sistemática da Literatura/ Síntese da Evidência, reconhecemos que os modelos formativos clássicos não dão suporte a um verdadeiro desenvolvimento de competências. Por um lado, por maior carga horária que tenham há necessidades individuais de tempo para consolidar as diferentes competências, é necessário implementar metodologias “how to do it”, sobretudo demonstrativas, e em boa verdade o “modelo ideal” exige que o formando execute todos os passos de uma Revisão Sistemática da Literatura de preferência tutelado/mentorado por uma equipa capaz e que o acompanhe desde a criação da questão de investigação à publicação efetiva da revisão. Imbuídos desta filosofia pedagógica o Instituto Politécnico de Santarém – Escola Superior de Saúde, aproveitando estrategicamente o Plano de Recuperação e Resiliência, propôs um conjunto estruturado de cinco Cursos conducentes a Microcredenciais intitulados “A prática Baseada em Evidência: Pessoa e família ao longo do Ciclo de Vida” com a duração de cerca de 1 ano. As Microcredenciais foram: I - Estrutura Concetual para Pesquisa de Evidência; II - Revisão Sistemática de Literatura Protocolo; III -Elaboração de Projeto; IV- Prática Baseada em Evidência-Relatório; V - Disseminação dos resultados-Apresentação. Este livro corporiza o compromisso da efetivação dos protocolos de revisão sistemática pelos seus formandos e corpo docente acompanhante. É por isso um marco que de certa maneira atesta o modelo formativo e, por outro lado, pode servir de modelo e/ou inspiração a outros que a queiram replicar.