Livros e capítulos de livros_ESSS
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- PROMOÇÃO DA SAÚDE EM ENFERMAGEM - UM ENSAIOPublication . Figueiredo, Maria do Carmo; Amendoeira, JoséA enfermagem enquanto disciplina e profissão mobiliza conhecimentos científicos da Promoção da Saúde na sua área de intervenção. Esta foi relevada na Carta de Ottawa na prática comunitária, participação da comunidade sobre as políticas sociais e de saúde. A evidência científica salienta a abordagem de mudança de comportamento pelos enfermeiros e não a abordagem salutogénica. Este artigo surge no seguimento da tese de doutoramento em enfermagem, na qual emergiu a proposta de utilização do modelo de sistemas, integrando o modelo salutogénico.Objetivo: Propor uma reflexão crítica em torno destes modelos com contributo para a abordagem da Promoção da Saúde em enfermagem. Metodologia:Ensaio com exposição teórica, reflexiva e argumentativa. Resultados: Com os contributos do modelo salutogénico para o modelo de sistemas, a enfermagem tem um suporte orientador para a formação e prática da Promoção da Saúde, acompanhando a pessoa, num paradigma de transformação.
- Constrangimentos nos contextos de cuidados de saúde: entre profissionais de saúde, mediadores interculturais e imigrantesPublication . Reis, AlcindaNo artigo apresentado propomo-nos caraterizar constrangimentos nos contextos de cuidados de saúde – entre profissionais de saúde, mediadores interculturais e imigrantes. Partindo da análise de diversos estudos essencialmente focados na área da prática clínica dos enfermeiros com imigrantes, bem como do seu enquadramento normativo-legal, identificam-se três áreas de reflexão distintas, cuja articulação resulta clarificadora dos referidos constrangimentos: - O que é a multiculturalidade nos contextos de cuidados de saúde - Os enfermeiros e os contextos multiculturais de cuidados - O que acontece nos encontros com imigrantes; Conclui-se sobre a necessidade de mobilização de mediadores interculturais nos contextos multiculturais de cuidados, bem como da criação de unidades de saúde culturalmente recetivas.
- Values and Knowledge Education (VAKE) Appliedc to Nursing Care. Innovative Teaching Strategies and Methods Promoting Lifelong Learning in Higher EducationPublication . Pinto, Rosário; Spínola, Ana; Reis, AlcindaThe mobilization of the constructivist methodology of Values and Knowledge Education (VaKE) in nursing teaching area occurred during the 3rd year of Bachelor Degree, in a family clinical care context, chosen because it is a moment of the course when students are confronted with diverse types of dilemmas involving questions centred in personal, social, moral and ethical concerns, while developing competencies for decision making. The pilot was implemented during 3 weeks, with planned moments of 2 hours interaction following the eleven steps proposed. The added value of VaKE process in discussing these dilemmas related to nursing care revealed to be the possibility of integration, in the same process, of personal and professional dimensions. Beyond knowledge, the results of this piloting experience, highlight the importance of the incorporation of previous experiences, personal feelings, non-theoretical opinions and the perspectives of others. As previous research have identified, throughout VaKE methodology, a comprehensive, reflexive and motivating discussion is achieved, within searching for a non-existent absolute solution for a dilemma.
- Piloting VAKE (Values and Knowledge Education) in the Education for Practice of Nurses.Publication . Patry, Jean L.; Pinto, Rosário; Spínola, Ana; Reis, AlcindaImagine the following situation: You are a nurse for elderly people, going to the homes of your patients. A female patient tells you on our first visit after hospital discharge following a hip fracture surgery that she does not want to be at home, because she is not well enough to be alone and she needs therapy with oxygen in permanent basis until she recovers from a respiratory temporary infection situa¬tion. This kind of situations is the starting point for an educational sequence that ad-dresses both values (here: life, human dignity, respect, loneliness) and knowledge (different medical treatments, legal rules, etc.). The example shows how intensely interrelated the values and the facts are. Based on this example we introduce the constructivist didactical tool VaKE (Values and Knowledge Education) that permits to combine both issues, and present a pilot study using this method in the education of nurses.
- Comunicação intercultural em saúde: contributos para a formação e cuidados de enfermagemPublication . Spínola, Ana; Reis, AlcindaNeste capítulo apresenta-se uma investigação desenvolvida no âmbito das competências culturais nos enfermeiros e do processo de comunicação intercultural em saúde, cujos resultados foram posteriormente mobilizados no contexto do processo de ensino – aprendizagem dos estudantes da licenciatura em enfermagem. Neste contexto de formação definiram-se diferentes etapas – de acordo com as evidências anteriormente produzidas – visando despoletar-se o processo de construção das competências culturais nos estudantes; traçou-se como objetivo o de analisar a construção das competências culturais nos estudantes da licenciatura em enfermagem, partindo de situações estímulo em sala de aula – narrativas de enfermeiros.
- Revisão Preliminar ao Impacto das Ferramentas Mídias Sociais na Literacia em Saúde na População JovemPublication . Madeira, Filipe; Dias, Hélia
- Sono e repouso na AdolescênciaPublication . Figueiredo, Maria do Carmo; Ferreira, Maria Regina; Ferreira, Maria Emilia
- Multiculturalidade e doença agudaPublication . Reis, Alcinda; Madeira, AnaNos contextos de cuidados de saúde nacionais regista-se nos últimos anos uma afluência considerável de pessoas com diferentes origens culturais, enfatizada por diferentes autores (Fonseca, Silva, Esteves & McGarrigle, 2009; Reis, 2015) e que colocam aos profissionais, dificuldades específicas na interação e cuidados, relacionadas com o desconhecimento de caraterísticas étnicas e culturais e da sua mobilização em contexto clínico. Estas pessoas serão entendidas neste capítulo como imigrantes, isto é – pessoas originárias de um outro país diferente daquele que os acolhe – em relação às quais se espera que sejam detentoras ou estejam em processo de aquisição de título de residência, incluindo-se os estrangeiros a quem foi prorrogada a sua permanência com uma longa duração, procurando-se a sua integração em Portugal (SEF, 2015; 2017). O conceito de multiculturalidade, surge aqui enquadrado aos contextos de cuidados de saúde onde se pode constatar a diversidade cultural como uma situação de facto e/ou estado das coisas, como sugerem Reis e Costa (2014) e Reis (2015) nos diferentes contextos multiculturais.
- Technology in the decade of healthy aging (2020-2030)Publication . Arriaga, Miguel; Rosa, Marta; Filipe, Jessica; Mata, Francisco; Chaves, Nicole; Raposo, Beatriz; Silva, Carlota; Camara, Gisele; Horgan, Rita; Benvinda, Santos; Costa, AndreiaPurpose: The phenomenon of demographic aging appears in developed countries essentially due to an increase in longevity and a decrease in birth rates. This constitutes a challenge, due to the need for a balance between the definition of health promotion and social protection policies. The World Health Organization is preparing the development of a decade dedicated to healthy aging (2020-2030), where older people are at the center of concerted and sustained actions, in the face of the reality of increasingly long lives. In this context, this decade aims to build solid bases, with concrete actions, aligned with the 2030 agenda (Sustainable Development Goals), where the establishment of partnerships is essential for the development of a global change in the way we think, feel and acts against the elderly and aging. Evidence-based decision-making arises at the level of different sectors of society in optimizing the intrinsic capacity and functional capacity of the elderly, as well as in strengthening communities in response to the phenomenon of aging, with information and communication technologies being mentioned in this context. communication as essential. Design / methodology / approach: We developed a Scoping Review where we systematized evidence regarding the understanding of the importance of information and communication technologies as promoters of healthy aging. Findings and Originality/value: The evidence found demonstrates the potential of information and communication technologies in promoting personal training and improving the quality of life of the elderly, as well as favoring access and management of multidisciplinary health care, with the possibility of cost reduction.
- Didática da aprendizagem em estudantes de enfermagem: Estratégias de uma Unidade CurricularPublication . Rosa, Marta; Amendoeira, José; Barroso, Isabel; Cunha, Fátima; Saragoila, Fátima; Silva, Mário Ribeiro daA formação dos estudantes de Enfermagem exige capacidade de articulação teórico prática. Metodologias ativas a partir de cenários, como estímulo à integração dos resultados da investigação são uma realidade. Com estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem, 1º Ciclo, 1º Ano, Unidade Curricular – Fundamentos de Enfermagem II, mobilizamos estratégias pedagógicas para o desenvolvimento de competências Instrumentais, Interpessoais e Sistémicas, sustentadas na perspetiva da enfermagem enquanto disciplina do conhecimento, nas suas dimensões: Método, Conceitos e Instrumentos. A conceção de enfermagem conforme Virgínia Henderson, promove a estruturação e organização do pensamento para a avaliação das necessidades da pessoa, enquanto ser singular, único e central no processo de cuidados, tendo em vista o desenvolvimento de habilidades e pensamento crítico dos estudantes, perspetivando planear, implementar e avaliar cuidados de enfermagem. Com recurso à conceção anteriormente referida, trabalhamos com o estudante a mobilização e integração dos conhecimentos, numa perspetiva da centralidade do cidadão no processo de cuidados. Pretendemos partilhar as metodologias pedagógicas utilizadas com os estudantes no desenvolvimento das suas capacidades e habilidades, na avaliação da satisfação das necessidades humanas básicas com recurso ao método científico - processo de enfermagem.