Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Didática da aprendizagem em estudantes de enfermagem: Estratégias de uma Unidade Curricular

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CNaPPES2019-147-152.pdf162.42 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A formação dos estudantes de Enfermagem exige capacidade de articulação teórico prática. Metodologias ativas a partir de cenários, como estímulo à integração dos resultados da investigação são uma realidade. Com estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem, 1º Ciclo, 1º Ano, Unidade Curricular – Fundamentos de Enfermagem II, mobilizamos estratégias pedagógicas para o desenvolvimento de competências Instrumentais, Interpessoais e Sistémicas, sustentadas na perspetiva da enfermagem enquanto disciplina do conhecimento, nas suas dimensões: Método, Conceitos e Instrumentos. A conceção de enfermagem conforme Virgínia Henderson, promove a estruturação e organização do pensamento para a avaliação das necessidades da pessoa, enquanto ser singular, único e central no processo de cuidados, tendo em vista o desenvolvimento de habilidades e pensamento crítico dos estudantes, perspetivando planear, implementar e avaliar cuidados de enfermagem. Com recurso à conceção anteriormente referida, trabalhamos com o estudante a mobilização e integração dos conhecimentos, numa perspetiva da centralidade do cidadão no processo de cuidados. Pretendemos partilhar as metodologias pedagógicas utilizadas com os estudantes no desenvolvimento das suas capacidades e habilidades, na avaliação da satisfação das necessidades humanas básicas com recurso ao método científico - processo de enfermagem.

Description

Keywords

Estratégias Pedagógicas Educação em Enfermagem Aprendizagem

Citation

Rosa, M., Amendoeira, J.,Barroso, I., Cunha ,F., Saragoila F., Silva, M.R. (2020) Didática da aprendizagem em estudantes de enfermagem: Estratégias de uma Unidade Curricular. Santarem. Instituto Politécnico de Santarem-6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License