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Advisor(s)
Abstract(s)
A formação dos estudantes de Enfermagem exige capacidade de articulação teórico prática.
Metodologias ativas a partir de cenários, como estímulo à integração dos resultados da investigação
são uma realidade. Com estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem, 1º Ciclo, 1º Ano,
Unidade Curricular – Fundamentos de Enfermagem II, mobilizamos estratégias pedagógicas para o
desenvolvimento de competências Instrumentais, Interpessoais e Sistémicas, sustentadas na
perspetiva da enfermagem enquanto disciplina do conhecimento, nas suas dimensões: Método,
Conceitos e Instrumentos. A conceção de enfermagem conforme Virgínia Henderson, promove a
estruturação e organização do pensamento para a avaliação das necessidades da pessoa, enquanto
ser singular, único e central no processo de cuidados, tendo em vista o desenvolvimento de
habilidades e pensamento crítico dos estudantes, perspetivando planear, implementar e avaliar
cuidados de enfermagem. Com recurso à conceção anteriormente referida, trabalhamos com o
estudante a mobilização e integração dos conhecimentos, numa perspetiva da centralidade do cidadão
no processo de cuidados.
Pretendemos partilhar as metodologias pedagógicas utilizadas com os estudantes no desenvolvimento
das suas capacidades e habilidades, na avaliação da satisfação das necessidades humanas básicas
com recurso ao método científico - processo de enfermagem.
Description
Keywords
Estratégias Pedagógicas Educação em Enfermagem Aprendizagem
Citation
Rosa, M., Amendoeira, J.,Barroso, I., Cunha ,F., Saragoila F., Silva, M.R. (2020) Didática da aprendizagem em estudantes de enfermagem: Estratégias de uma Unidade Curricular. Santarem. Instituto Politécnico de Santarem-6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior.