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Advisor(s)
Abstract(s)
Heading is an identitary skill of European football, that requires a balance between physical safety and acquisition, achievable through balloons with minimal impact and slow approach. This study aimed to investigate whether preschool children (P) (N=44, M=3.91±0.87 years, â=24) can perform self-heading using this educational solution and whether they demonstrate a performance similar to boys in football schools (F) (N=14, M=4,57±,65 years). They were asked to perform as many consecutive self-headings as possible with a balloon, in 3 trials, without attempt restrictions. The balloon afforded to head in 3-years-old, without gender differences, reinforcing the importance of equal gender opportunities for practice. A transition is observed from 3 to 4 years, with an increase in frequency and a reduction in the time between headings. At 4 and 5 years old, the F performs better than the P. In both groups, individualized motor competence occurred. The balloon should be used to explore heading in children aged 3, with advantages in P, compared to the limited recruitment capacity found in group F. The age of 3 years may be characterized as the beginning of the sensitive period for the acquisition of heading.
O cabeceamento Ă© uma habilidade identitĂĄria do futebol europeu, e carece de conciliação entre segurança fĂsica e aquisição, obtido com balĂ”es, com impacto quase nulo e aproximação lenta. Este estudo objetivou investigar se crianças do prĂ©-escolar (J) conseguem realizar autocabeceamentos atravĂ©s desta solução didĂĄtica (N=44, M=3,91±,87 anos, â= 24), e se apresentam uma prestação similar a meninos de escolinhas de futebol (E) (N=14, M=4,57±,65 anos). Foi-lhes pedido que realizassem o mĂĄximo de cabeceamentos consecutivos com um balĂŁo, por 3 ensaios, sem restriçÔes de tentativas. O balĂŁo propiciou cabecear a partir dos 3 anos, sem diferença entre gĂ©neros, reforçando importĂąncia de igualdade nas oportunidades de prĂĄtica. Dos 3 para os 4 anos, observa-se uma transição, com aumento da frequĂȘncia e redução de tempo entre cabeceamentos. Nos 4 e 5 anos, as E revelam melhor prestação. Em ambos os grupos, hĂĄ expressĂŁo de individualizada competĂȘncia motora. O balĂŁo deve ser usado para cabecear a partir dos 3 anos de idade, com vantagens no J, comparativamente com a limitada capacidade de recrutamento nas E. TrĂȘs anos de idade poderĂĄ ser o inĂcio do perĂodo sensĂvel para a aquisição do cabecear.
O cabeceamento Ă© uma habilidade identitĂĄria do futebol europeu, e carece de conciliação entre segurança fĂsica e aquisição, obtido com balĂ”es, com impacto quase nulo e aproximação lenta. Este estudo objetivou investigar se crianças do prĂ©-escolar (J) conseguem realizar autocabeceamentos atravĂ©s desta solução didĂĄtica (N=44, M=3,91±,87 anos, â= 24), e se apresentam uma prestação similar a meninos de escolinhas de futebol (E) (N=14, M=4,57±,65 anos). Foi-lhes pedido que realizassem o mĂĄximo de cabeceamentos consecutivos com um balĂŁo, por 3 ensaios, sem restriçÔes de tentativas. O balĂŁo propiciou cabecear a partir dos 3 anos, sem diferença entre gĂ©neros, reforçando importĂąncia de igualdade nas oportunidades de prĂĄtica. Dos 3 para os 4 anos, observa-se uma transição, com aumento da frequĂȘncia e redução de tempo entre cabeceamentos. Nos 4 e 5 anos, as E revelam melhor prestação. Em ambos os grupos, hĂĄ expressĂŁo de individualizada competĂȘncia motora. O balĂŁo deve ser usado para cabecear a partir dos 3 anos de idade, com vantagens no J, comparativamente com a limitada capacidade de recrutamento nas E. TrĂȘs anos de idade poderĂĄ ser o inĂcio do perĂodo sensĂvel para a aquisição do cabecear.
Description
Keywords
self-headings football children sensitive period gender futebol autocabeceamento crianças perĂodo sensĂvel gĂ©nero
Citation
MercĂȘ, C., Catela, D., Pereira, M., Teixeira, G., Figueiredo, M., Coelho, R., SerrĂŁo-Arrais, A., & BrĂgida, N. (2023). Affording heading in preschool and club children. In M.J. Lagoa, D. Coutinho, C. Carvalho, J.O. Santos, J. Viana & G. Silva (Eds). Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XVI (pp. 21-27). Centro de PublicaçÔes/Universidade da Maia. Centro de Investigação em Desporto, SaĂșde e Desenvolvimento Humano.
Publisher
Centro de PublicaçÔes/Universidade da Maia