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São inúmeras as evidências científicas que demonstram que a prática de atividade física (AF) está associada a benefícios para a saúde e é reconhecida como um importante determinante do bem-estar físico e psicossocial das crianças. Contudo, atendendo às alterações, significativas, que os ambientes e contextos do quotidiano, da nossa sociedade, têm sofrido nos últimos anos, têm-se vindo a verificar níveis insuficientes de prática de AF, sobretudo, nas crianças, levando a problemas de saúde pública como por exemplo o excesso de peso e a obesidade infantil. Note-se que a obesidade infantil está no topo da agenda política da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é considerada uma grave condição de saúde pública, em todo o mundo.
Atentas a esta questão, várias entidades mundiais emanaram diversas orientações com o intuito de aumentar os níveis de prática de AF nas crianças. A OMS desenvolveu uma estratégia europeia de AF, que refere as escolas como um importante cenário-chave para implementar projetos de AF para aumentar os níveis de AF em crianças. Tendo em conta que as crianças e jovens passam a maior parte do dia na escola, este é o local ideal para implementar programas de AF que promovam uma vida ativa e saudável.
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Keywords
matemática 1ºciclo 2ciclo atividade física práticas pedagógicas
Citation
Ramos, L., Simões,V. & Franco,S. (2024). MatematicAtiva : aprender matemática de forma ativa atividade física e jogos lúdicos para conteúdos de matemática do 2.º ano - 1.ºciclo. Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Desporto de Rio Maior . ISBN 978-989-35287-7-8
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Desporto de Rio Maior